O Hospital Unimed alcançou um marco histórico ao realizar com êxito o seu primeiro transplante de fígado, na última quinta-feira (4). Essa conquista representa um avanço significativo para a operadora de saúde e oferece novas esperanças para pacientes que necessitam desse procedimento tão delicado.
A autorização para a realização de transplantes hepáticos foi concedida ao Hospital Unimed em janeiro deste ano, por meio da Portaria nº 108, de 31 de janeiro de 2023. Desde então, as equipes médica e administrativa se empenharam em preparar todas as etapas necessárias para o sucesso desse processo.
A direção do Hospital Unimed junto ao Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente da Unimed Fortaleza já vêm se preparando para este transplante há alguns meses, passando pelo credenciamento do Hospital junto ao Ministério da Saúde, construindo os fluxos necessários e envolvendo inúmeros profissionais de várias áreas.
Dr. Marcos Aurélio, cirurgião principal e responsável técnico pelo Serviço de Transplante Hepático no Hospital Unimed, destacou a dedicação da equipe ao longo dos últimos meses. “Foram realizados vários treinamentos com os diferentes setores envolvidos, desde assistencial ao administrativo. Todos esses fatores contribuíram para a fluidez, eficácia, agilidade e sucesso na realização do 1o transplante de fígado no Hospital Unimed” afirmou.
Sobre o processo cirúrgico, Dr. Marcos conta ainda que “a doação de órgãos é o que precede todo o transplante. Nesse processo, a Central de Transplante de Estado tem papel fundamental; ela identifica o potencial doador e aborda a família para efetivar a doação. Após efetivada a doação, a equipe de captação do hospital Unimed se desloca para o Hospital onde será realizada a retirada do órgão a ser transplantado”.
A equipe assistencial responsável contou com o apoio e a experiência do médico e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Huygens Garcia, que já realizou mais de 2000 transplantes, bem como do Dr. Gustavo Rêgo, médico cooperado da Unimed Fortaleza. A equipe cirúrgica responsável pelo primeiro transplante de fígado foi composta pelos médicos Dr. Marcos Aurélio Barros (cirurgião principal), Dra. Denissa Mesquita, Dr. Amaury Castro e Dr. Alberto Leite (cirurgiões auxiliares), além do anestesista Dr. Naeff Oliveira. Também foram essenciais para o sucesso da cirurgia o Dr. Alberto Leite, Dr. João Ivo e o enfermeiro Bartolomeu Neto, que foram responsáveis pela captação do órgão.
Além dos profissionais mencionados, outros membros da equipe desempenharam papéis cruciais para garantir o sucesso do procedimento. Entre eles estão o Dr. Nelson Simas, coordenador médico do Centro Cirúrgico do Hospital Unimed, Vicente Araújo, coordenador de Enfermagem do Bloco Cirúrgico, Lívia Nogueira, analista da Qualidade e Segurança do Paciente, Karine Vasconcelos, enfermeira da Central de Material e Esterilização, Antônio Carlos e Jeane Alves, enfermeiros, Márcia Melo, enfermeira, Gabriel Queiroz e Vanderlanio Braga, profissionais de apoio, Janille Uchôa, enfermeira, e João Paulo Melo, instrumentador.
O Hospital Unimed é referência em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de medula óssea e renais.
Em 2014, o Hospital Unimed passou a realizar transplantes de medula óssea e até este ano, já foram realizados 164 transplantes de medula óssea. Já a realização de transplantes renais em adultos teve início em outubro de 2020, somando 10 transplantes de rins realizados até hoje. Em dezembro de 2021, o Hospital Unimed começou a fazer transplantes renais em pacientes pediátricos, que passaram a ser realizados no Hospital Unimed Sul após a sua inauguração. Contando com a data de início no Hospital Unimed até os dias atuais no Hospital Unimed Sul, já foram feitos 15 transplantes de rins em pacientes pediátricos.
Para Dra. Ivelise Brasil, cirurgiã de transplante do Hospital Unimed, o principal diferencial do Hospital em relação à realização de transplantes está na sua estrutura física completa e adequada e em toda sua infraestrutura de exames complementares e diagnósticos, podendo realizar desde um hemograma a uma ressonância magnética dentro da própria unidade, sem a necessidade de deslocamento do Hospital.
“A equipe multiprofissional trabalha com protocolos e processos acreditados, que passam pela constante rigorosa avaliação de acreditadores do Canadá, pela Quality Global Alliance (QGA). Com certeza, o cliente da Unimed Fortaleza que está sendo transplantado no Hospital Unimed tem a completa vantagem de receber uma assistência personalizada e de excelência”, ressaltou.
O Hospital Unimed é referência nacional em procedimentos de alta complexidade e o hospital privado com o maior número de leitos do Ceará. Possui Certificação Internacional em proteção e segurança do paciente pelo processo de acreditação, sendo avaliado pela empresa líder do processo de Acreditação – Quality Global Alliance (QGA) – estando incluído em um grupo seleto de hospitais certificados. Conta com um corpo clínico de excelência, time de resposta rápida para atendimento de urgência e emergência, além de contar com centro de imagem e laboratório.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.