Atire a primeira pedra aquele que nunca teve medo de uma injeção ou sentiu o coração bater mais forte antes de fazer um exame de sangue. Se até para os adultos essas sensações são comuns, imagine para as crianças.
E foi para amezinhar o medo das agulhas que a Unimed Fortaleza resolveu inserir a Realidade Virtual na rotina do Centro Pediátrico e dos seus laboratórios. O projeto é inédito no Sistema Unimed e visa usar a tecnologia a favor da saúde tornando os exames mais divertidos.
A criança chega a unidade, passa pela consulta médica, e se o médico avaliar que é necessário um exame de sangue, ela é direcionada para o laboratório, lá ela recebe um óculos. Nesse momento começa a aventura, com direito a voar em um balão, conhecer o Pólo Norte, ver pinguins e baleias e muito mais tudo em 360°. Enquanto o pequeno paciente faz essa viagem, o exame é feito. O resultado: em vez de choro, alegria!
E não são só as crianças que estão felizes com a novidade. Os pais, que normalmente ficam apreensivos e nervosos na hora dos exames dos pequenos, também estão vibrando com a novidade. Para Sinara Moura, professora, a experiência foi ótima e sem traumas para sua pequena. “Eu estava apreensiva com exame da minha filha, pois foi a primeira vez que ela precisou tirar sangue. Achava que ela ia chorar, mas ela ficou tão à vontade com os óculos que até eu me surpreendi. Achei essa ideia sensacional”, comenta.
O pequeno Rafael Gomes, de apenas 6 anos, também aproveitou para testar a novidade e estava ansioso para ver de perto os bichinhos e a neve. Assim que sentou na cadeira e recebeu os óculos a diversão começou. Ele conta que achou o filme divertido e seu personagem preferido foi a baleia. “Eu gostei da história, tinha pinguim e tigre, mas eu gostei mais da baleia”, conta.
Márcio Gomes, pai do Rafael, confirma o poder dos óculos. “Ele ficou tão concentrado que nem parecia que estava no hospital, fiquei impressionado”.
Para o Dr. João Borges, presidente da Unimed Fortaleza, essa novidade vem para reforçar uma das grandes marcas da sua gestão, que é a excelência no atendimento, seja adulto ou infantil. “Se temos a possibilidade de tornar a experiência dos nossos pacientes melhor, vamos aproveitar. Com as crianças, temos um cuidado ainda mais especial para que elas se sintam confortáveis, relaxadas e acolhidas. Assim, os exames poderão ser realizados da maneira mais tranquila possível”, pontua.
Para o Gerente da Tecnologia da Informação da Unimed Fortaleza, Marcelo Almendra, esse projeto vem para minimizar os transtornos na hora de ir ao hospital. “Levar as crianças para realizar exames laboratoriais é um grande desafio para muitos pais. A ansiedade e o receio da agulha são alguns dos fatores que deixam os pequenos apreensivos. Para amenizar essa situação, desenvolvemos essa estratégia para tranquilizar e acalmar os nossos pequenos pacientes”, finaliza.
Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de driblar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.
Inicialmente o projeto de Realidade Virtual está acontecendo no Centro Pediátrico e em alguns laboratórios da Unimed Fortaleza. Na ocasião, as crianças que precisam fazer exames de sangue estão tendo a oportunidade de experimentar os óculos ?mágicos? e viajar para um mundo lúdico e cheio de encantos.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.