Empolgadas e cheias de dúvidas para sanar, mais de 40 mães e seus respectivos acompanhantes se reuniram no último sábado, dia 31.08, no Dia do Aleitamento Materno, no BsTower.
Logo na chegada, as convidadas foram surpreendidas com o espaço “Mamãe e Bebê”, destinado à fotos instantâneas e recebimento de brindes pensados para simbolizar esse momento tão especial que é a gestação. O evento, que faz alusão ao Agosto Dourado, mês que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação, iniciou com a roda de conversa comandada por uma equipe multidisciplinar da Unimed Fortaleza formada pela enfermeira Francineide Pereira, a psicóloga Heliane Teixeira, a médica Alba Pinheiro, a nutricionista Camila Rafaelly e a fisioterapeuta Isabelle Albuquerque.
O momento foi cheio de perguntas e respostas esclarecedoras que envolviam o universo da amamentação. Dúvidas como “a amamentação pode contribuir no desenvolvimento psicológico do bebê e no vínculo afetivo mãe e bebê?”, “existem alimentos que podem aumentar a quantidade de leite materno?” ou “como passar pelo processo inicial da amamentação e pela fase do desmame sem traumas?” fizeram parte do debate.
Dra. Alba Cardoso comemora pelo momento ter sido bem proveitoso. “Senti que foi extremamente rico, não apenas para as gestantes, mas também para nós, profissionais. Houve uma participação bem intensa das mães e, tecnicamente, acredito que tenhamos atingido nosso objetivo.”
Para a mamãe Larissa da Silva Moreira, a experiência foi bem intensa, já que foi sua primeira vez no evento. “Essa também é minha primeira gestação. Foi um grande divisor de águas, pois já estou aprendendo como tudo funciona. É um mundo novo que eu não tinha conhecimento e que pretendo aprender cada vez mais”.
A mamãe Vanelly Rocha emocionou a todos com seu depoimento. Ela conta que conseguiu ordenhar e manter o aleitamento exclusivo por seis meses, mesmo após retornar ao trabalho. “Para mim, essa é uma grande vitória. Tive muitas dificuldades, mas o apoio do meu marido e o amor pela minha filha foram fundamentais para me dar a força necessária”.
As mamães de primeira viagem ficaram alertas ao segundo momento do dia, que contou com uma oficina de aleitamento. As enfermeiras da Medicina Preventiva, Ana Patrícia Alves e Silvia Gomes, demonstraram todas as posições e técnicas adequadas de ordenha, para garantir que esse seja um momento prazeroso para a mãe e o bebê.
“A pega correta é muito importante, isso não quer dizer que a amamentação não vá dar certo se o bebê não pegar de primeira. As mamães devem ter paciência e perseverança. Além disso, procurar seguir as técnicas ensinadas será fundamental para evitar dores”, esclareceu Ana Patrícia.
Ao final, todas as mamães saíram com certificado de participação e muito animadas para o momento em que irão aplicar os ensinamentos mostrados.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.