A Páscoa chegou um pouco mais cedo para os clientes oncológicos do Hospital Regional da Unimed (HRU) e seus familiares. Além do ovo chocolate, o primeiro Roda de Vida de 2019, que aconteceu sábado (06/04), na Sablet Diamant Patisserie, trouxe vivências únicas e multiplicou o amor e o cuidado uns com os outros.
Entre coelhos de pelúcia e ovos de Páscoa, o momento contou com depoimentos reais e emocionantes de pessoas que enfrentam o câncer e continuam com o sorriso no rosto, mensagens sobre o significado da Páscoa e encenação teatral da Trupe do Riso, tornando a manhã mais leve, harmoniosa e feliz.
Segundo a coordenadora da Oncologia e Hematologia do HRU, Dra. Beatriz Stela Araújo, o Roda de Vida faz as pessoas enxergarem a vida com outros olhos. “A vida ganha um novo significado com as pequenas conquistas. Aprendemos a valorizar e sermos mais gratos. Sou muito feliz com esse encontro”.
Para a psicóloga hospitalar do HRU, Natália Barros Maia, o Roda de Vida é um encontro muito especial, pois é um momento em que os pacientes se divertem, interagem e esquecem um pouco a doença, permitindo-se viver e sorrir. “Podemos dizer que somos um grupo social com efeito terapêutico. Compartilhamos histórias de várias pessoas que servem de motivação para outras. É gratificante, em meio a lágrimas, notarmos tantos sorrisos e abraços de gratidão”, disse Natália.
Mesmo diante dos desafios é preciso manter a fé e acreditar que tudo dará certo. Para Cristina Pegado, 40 anos, que enfrenta um câncer de mama, a cura depende 50% da medicina e 50% de você. “Pensar positivo já é grande passo para alcançar a cura. O apoio que recebemos da família, amigos, da equipe médica e de pessoas que nunca nem vimos nos fortalece e faz acreditar que é possível. Às vezes, chego a esquecer que estou doente”, comenta Cristina.
Diante de toda essa experiência que a vida trouxe à Cristina, ela resolveu ajudar ao próximo e fará, em breve, um chá beneficente de lenços. “Quero retribuir um pouco o amor e cuidado que recebo. Essa foi a forma que encontrei”, diz Cristina.
Essa foi a primeira vez que Felipe Freitas, 31 anos, participou do Roda de Vida e disse estar muito feliz com todo esse cuidado que a Unimed Fortaleza tem com as pessoas. Ele luta há 2 anos contra um linfoma e confessou que já passou por momentos que pensou em desistir e que a vida acabaria para ele.
“Quando soube da notícia achei que fosse morrer. Lia sobre a doença e não era nada animador. Mas, com o tratamento e apoio de toda a equipe da Unimed e da família, meu pensamento mudou. O resultado da primeira quimioterapia já foi bem animador. Hoje, não me abalo e confio que vai dar tudo certo. Acredito que esse já seja o primeiro passo para a cura” afirma Felipe.
O Roda de Vida é um grupo de apoio a pacientes e familiares da Unidade de Oncologia e Hematologia do HRU. O evento acontece a cada três meses propiciando encontros marcados pelo desejo de acolhimento das dores e pela celebração da vida. Trata-se de uma iniciativa que apoia às dificuldades de todos aqueles envolvidos neste processo, muitas vezes difícil, da superação ao adoecimento e que buscam um suporte, ou mesmo um alívio. De forma descontraída e lúdica, o Roda de Vida acontece sempre em lugares externos à rotina do hospital.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.