Sábado, dia 23 de junho. O dia amanheceu ensolarado, parecia estar sorrindo por saber que iniciaria com um festejo cheio de energia daqueles que, embora com muitas lutas na vida, insistem em transbordar alegria. Foi o dia de São João do Roda de Vida – grupo de pacientes oncológicos do Hospital Regional Unimed (HRU).
O salão de festas do restaurante Dallas foi escolhido para o momento. E bem ali iam chegando, com sorrisos iluminados e trajes caprichados, os pacientes animados para mais um encontro pra lá de bão.
E o que é que um bom São João pede? Um salão bem colorido, comidas típicas, brincadeiras juninas, um engraçado casamento matuto e uma quadrilha bem animada! E no Roda de Vida teve isso, cumpadi?! Teve sim, cumadi! Quer saber como foi? Abre bem os zói e se atenta aí nas próximas linhas.
Os pacientes saborearam um delicioso café da manhã e, depois, já bem acomodados em suas cadeiras, foram chamados a participar de um teste de conhecimento sobre o período junino. Afinal de contas, já que todo encontro pede uma atividade interativa, para esse, uma brincadeira temática de São João foi assertiva.
E começou o quiz junino! A psicóloga responsável por conduzir o grupo, Natália Barros, iniciou o momento, que foi de grande interação entre os pacientes – quem acertasse as perguntas, ganhava um doce. A ação deixou todos muito animados e, claro, bem afiados no assunto ?festa junina?.
Então surgiu um convite no salão: ?quem aqui quer casamento matuto??. E os pacientes, empolgados que só eles, em coro, disseram: ?eu!!!?. Foi quando todo o rebuliço de organização começou. Depois de decidido quem seria o noivo, a noiva, os pais do noivo, os pais da noiva, o padre, o delegado e o homem rico, o casório começô!
E lá vem o padre a procura dos noivos. Então chega a noiva ao lado de seu pai e sua mãe e começa o vai e não vai; o pai diz que não vai ter casório, mas a mãe diz que vai. Chega a família quase toda e a confusão toma conta do salão. Mesmo com tanta indecisão, todo mundo se resolveu e o casório aconteceu. Seu padre abençoou, a família se animou e o forró começou!
Formar os pares! Cada um foi se achegando no outro que estava ao lado e segurando as mãos. Chegam os noivos e, também, a rainha e o rei do milho. Logo, para acontecer uma boa quadrilha, a voz surge de novo – em alto e bom som – no meio do salão e começa a narração… olha o túnel!
Marminino, a disposição foi tanta que quase não se acaba a dança. Todos os passos que uma boa quadrilha tem direito foram devidamente feitos. E pense em uns pacientes arretados! Deixaram o encontro de São João com os corações cheinhos de sentimento bão. A alegria no meio do salão era daquelas que contagia e espanta para longe tudo o que for de baixa energia.
Para encerrar, alguns pacientes – de forma espontânea – foram à frente levar ao público depoimentos de satisfação com o grupo Roda de Vida, com a Unimed Fortaleza e com o HRU. A emoção invadiu a fala e as vozes saíram embargadas seguidas de comoventes lágrimas. Nessa invasão, o sorriso virava o centro das atenções. É que ali, não era momento de tristeza, não. Era de alegria, por fazerem parte e serem bem acolhidos.
?Eu gosto muito de falar, mas nessas horas as palavras me faltam. É que eu não sei como agradecer o cuidado que recebo seja da Unimed Fortaleza como um todo, do hospital, ou dessa equipe maravilhosa que de nós, cuida tão bem – minha segunda família. Participo dos encontros do Roda de Vida desde o início e cada um me surpreende mais ainda?, declarou a doce e alegre dona Alda Carvalho.
Aélio Monteiro é paciente oncológico há sete anos e em cada palavra que fala é possível sentir sua gratidão. ?Esses encontros nos animam; deixam-nos deliciar de momentos prazerosos em harmonia com todos. Sempre que recebo o convite, alegro-me! Já sei que vem um dia cheio de coisas boas em que vou fazer parte. Esse evento é um presente maravilhoso para nós, pacientes?.
É um grupo de apoio a pacientes e familiares da Unidade de Oncologia e Hematologia do HRU. O evento acontece a cada três meses, propiciando encontros marcados pelo desejo de acolhimento e pela celebração da vida. Trata-se de uma iniciativa de apoio às dificuldades de todos aqueles envolvidos neste processo, muitas vezes difícil, da superação ao adoecimento e que buscam um suporte, ou mesmo um alívio. De forma descontraída e lúdica, o Roda de Vida acontece sempre em lugares externos à rotina do hospital.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.