Chegou dezembro e com ele a magia do Natal tomou conta da última edição do Roda de Vida de 2018, realizada na manhã de sábado (01/12), na Forneria Coriolano. Entre enfeites, ao som harmonioso de um violinista tocando os corações com músicas natalinas e a presença ilustre do Papai Noel, a emoção e gratidão tomaram conta dos colaboradores e pacientes oncológicos do Hospital Regional Unimed (HRU). Foi difícil conter as lágrimas a cada história de superação e agradecimento pelo dom da vida, que compartilharemos com você!
Já no início do evento as emoções se afloraram com a exibição do vídeo de um comercial de Natal (clique aqui e assista ao vídeo) de uma de rede de supermercados da Alemanha, que a psicóloga Maisse Catunda compartilhou e trouxe para reflexão de todos. A mensagem nada mais era do que ?aproveitar mais os nossos dias, os momentos, as oportunidades e valorizar as pessoas enquanto estão vivas?. ?Precisamos valer a pena a nossa vida. Um simples sorriso pode mudar a vida das pessoas?, disse Maisse.
Em seguida, a Dra. Beatriz Stela Araújo, coordenadora da Oncologia e Hematologia do HRU, agradeceu a presença de todos e falou da importância do Roda de Vida para a vida das pessoas, tanto para os profissionais que organizam, quanto para os clientes. ?Esse é meu primeiro evento e estou muito feliz em fazer parte. Que venham muitos outros?, disse Beatriz.
Por muitas vezes, achamos que aquele desafio que estamos enfrentando é tão pesado e impossível de suportar, não é verdade? Acreditando que ao compartilhar situações e conhecer um pouco do outro a vida passa a ser mais leve, foi realizada a dinâmica da ?Gratidão?, em que os participantes escreviam algo que eles tinham a agradecer neste ano. Foram muitos depoimentos tocantes e trouxemos três histórias de pacientes oncológicos do HRU que, mesmo diante do desafio de enfrentar o câncer, conseguem ter um coração grato e muitos motivos para viver.
Com os olhos cheios de lágrimas, dona Maria Alda Alves de Carvalho, participante do Roda de Vida desde a primeira edição, agradeceu a Deus por sua vida. ?Quando descobri o câncer de mama já estava em um estágio bastante avançado. Minha esperança foi em Deus e no profissionalismo da equipe da Unimed Fortaleza durante o meu tratamento, em especial, ao Dr. Herbert. Talvez, por isso, eu nunca me senti doente e nem tive nenhuma reação às quimioterapias. Sempre fui muito bem acolhida e cuidada por todos da Unimed. O Hospital, para mim, é uma extensão da minha casa. Ir para lá é uma alegria e um presente de Deus. Já estou perto de completar os 5 anos após o término do tratamento, mas sinto dentro de mim que já estou curada.?.
Portadora de uma deficiência congênita, Kátia Maria de Sousa Vasconcelos diz ter recebido o câncer como mais um presente em sua vida e agradeceu a toda a equipe da Unimed que, pra ela, são família e não apenas profissionais da saúde. ?Não me vitimo. Não encaro o câncer como uma doença, mas uma oportunidade que Deus me presenteou para que eu me tornasse uma pessoa melhor. Concluí meu tratamento em 2016 e estou ótima. Minha recuperação dependeu muito de mim, mas encontrei muito apoio e amor em meus amigos, família e nos profissionais que cuidaram de mim. Sou só gratidão a Deus e aos profissionais da Unimed, que se tornaram minha família?.
Contrariando a frase de que ?homem não chora?, João Batista Vieira Portela, emocionado, arrancou lágrimas de muitas pessoas ao relatar a descoberta do câncer de sua esposa, Deia Aderaldo Portela, fazendo valer os votos feitos no dia do casamento, que diz: ?Prometo-te ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença… por todos os dias da vida?. ?Fomos surpreendidos com a descoberta do câncer da minha esposa. Foi muito difícil (neste momento, ele parou, respirou e deixou a emoção fluir. Logo em seguida continuou). Ficamos sem pernas, literalmente. Mas, graças a Deus encontramos muitas pessoas e anjos em forma de profissionais para nos dar forças e iluminar nossas vidas. A equipe da Unimed Fortaleza é preparada para cuidar de nós e não apenas da doença. Ela nos ergueu e nos ajudou a lutar e superar esse momento. Deus há de ouvir o nosso clamor!?.
O Roda de Vida é um grupo de apoio a pacientes e familiares da Unidade de Oncologia e Hematologia do HRU. O evento acontece a cada três meses propiciando encontros marcados pelo desejo de acolhimento das dores e pela celebração da vida. Trata-se de uma iniciativa que apoia às dificuldades de todos aqueles envolvidos neste processo, muitas vezes difícil, da superação ao adoecimento e que buscam um suporte, ou mesmo um alívio. De forma descontraída e lúdica, o Roda de Vida acontece sempre em lugares externos à rotina do hospital.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.