Curiosidade e expectativa eram os sentimentos mais visíveis entre os idosos que foram, na tarde do último dia 03, para o segundo encontro do projeto Ativa Idade que aconteceu na sede da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.
O tema da vez foi ?Tecnologia?, para muitos um caminho ainda inexplorado, para outros, um recente conhecido que já virou companhia certa.
?No começo, aprender a mexer no computador não foi fácil porque foi uma experiência nova. Mas, de acordo com o contato que fui tendo, manuseando todo dia, eu fui aprendendo. Hoje já sinto facilidade em digitar e entrar nas redes sociais? descreve Fátima de Freitas, 72 anos.
A vontade de aprender a mexer no computador veio depois que uma amiga disse que o equipamento poderia servir para ocupar a mente e também prevenir doenças que poderiam ser ocasionadas pela ociosidade. Ela não pensou duas vezes: as netas ficaram encarregadas de ensinar ?o caminho das pedras? para desbravar o ambiente tecnológico.
Estar conectada foi se tornando aos poucos parte da rotina da aposentada. Hoje, quase que diariamente, ela dedica algumas horas do seu dia para entrar nas redes sociais e em sites de notícias. Além de ocupar o tempo, as redes socias também preencheram a saudade do coração. ?Falo com minhas filhas que moram em outra cidade e com as minhas amigas. Sempre busco escrever correto e de forma clara para que as pessoas entendam, não me acostumo com as abreviações que a juventude inventa?, explica.
Para Augusto Cesár Coelho, supervisor de mídias sociais da Unimed Fortaleza e um dos palestrantes do evento, a interação dos idosos e o nível das dúvidas o surpreendeu. ?Eu fiquei muito feliz de falar sobre esse mundo da tecnologia e mais ainda de ver como eles receberam as informações. Eles estavam muito interessados no assunto e a maturidade das dúvidas foi surpreendente?, finaliza.
Entre as atrações da noite, os óculos de realidade virtual fez muito sucesso entre os participantes, e quem experimentou recomenda. ?Foi uma experiência maravilhosa, parecia mesmo que os dinossauros estavam aqui dentro da sala, nunca mais vou esquecer?, conta Lúcia Soares de 65 anos.
Outro que chegou animado para aprender a dominar as redes foi o seu José Edvar Sousa, de 65 anos. ?Eu estou usando o WhatsApp há alguns meses por pressão dos amigos, eu era o único que não tinha, mas não sou a favor do uso desregrado não, hoje em dia as pessoas preferem bater papo no celular e não mais pessoalmente, eu não me acostumo com isso?, explica.
A denominação ?melhor idade? diz tudo. É quando passamos dos 60 anos que podemos nos dedicar aos benefícios que a vida nos oferece sem grandes preocupações. Entretanto, para que elas (as preocupações) não surjam, é necessário manter-se informado. Neste sentido, a Unimed Fortaleza lançou, em parceria com o Grupo O Povo, o Ativa Idade, projeto exclusivo para clientes Unimed Fortaleza, que visa sanar toda e qualquer dúvida relativa a bem-estar, prática esportiva e lazer na melhor idade.
Basta ligar para o número (85) 3208.2900. Para realizar inscrição é necessário ser cliente Unimed Fortaleza e ter idade maior a de 60 anos, mas corra, pois as vagas são limitadas.
Dia: 10/Fevereiro
Assuntos: a síndrome do ?ninho vazio?, a superação do luto e o lazer e atividades como um novo despertar.
Facilitadores: Jamille Carvalho (Psicóloga), Danúbia Rocha (Assistente Social) e Camila Dantas (Nutricionista).
Dia: 17/Fevereiro
Carnaval na Praça – Bloco Ativa Idade – Participantes dos encontros, facilitadores e público em geral.
Local: Praça Luíza Távora – Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.