Assim como gentileza gera gentileza, amor gera amor. Esta é a essência do projeto que conquista os grandes corações dos nossos pequeninos.
Eles têm quatro patas, pelos macios e distribuem lambidas cheias de amor; são os cachorrinhos do projeto Pet Amigo, que há um ano extrai o melhor dos nossos pequeninos: sorrisos largos e olhares cheios de emoção. Cada visita se caracteriza por um momento de troca de sentimentos puros e abraços calorosos: é como estar em um espaço encantado, onde não existe dor nem picadas de agulhas; toda tristeza some, como em um toque de mágica.
Em um dia como qualquer outro no hospital, acamados por alguma doença que insiste em tentar entristecê-los, entre medicações e exames acompanhados de palavras de afago daqueles que estão por perto, os pequenos elevam seus olhos e surpresos veem chegando os super pets. É neste momento que começa a chamada Terapia Assistida por Animais, que acontece no Centro Pediátrico e no Hospital Regional Unimed (HRU), todas as terças-feiras.
A visita dos cães não promete a cura das doenças, mas promete arrancar muitos sorrisos e melhorar uma série de sintomas, sem precisar de remédio ou injeção. A ação ajuda na diminuição de ansiedade; na redução de sentimentos depressivos; a dar mais resistência para o sistema imunológico; a aumentar a autoestima e a sociabilidade. E é assim, que os dias de visita dos pets levam alívio aos pequenos, curando a alma de sentimentos tristes, espalhando sintomas de alegria e amor.
A pequenina Ana Alícia, 4, que já passou por 13 internações no HRU em três anos por possuir imunodeficiência, é uma das crianças que ama receber os cachorrinhos. Ela lembra da emoção e até da expressão que fez ao ser surpreendida com a chegada dos cachorrinhos pela primeira vez no hospital no dia das crianças.
?Quando eu vi os cachorrinhos chegando eu nem acreditei e corri para abraçá-los; foi um dia bem diferente no hospital e eu me diverti bastante porque eu gosto muito de cachorros?, disse Ana Alicia.
Picadas de agulha, soro na veia, medicações e vários exames exaustivos. É sabendo dessa rotina que os pequenos rejeitam a estadia no hospital. Por isso, Cecília Ileana, mãe de Ana Alícia, que a acompanha em cada internação, acredita que o projeto Pet Amigo é importante, pois ele carrega uma magia sem igual fazendo com que as crianças esqueçam até que estão em um hospital.
?Se ficar em um hospital realizando procedimentos invasivos é triste para adultos, para crianças é mais ainda. Quando os cachorrinhos chegam para visitá-los eu não sei quem fica mais alegre, se somos nós acompanhantes ou nossos pequenos. É uma injeção, mas de conforto e amor; Ana Alícia ama e eu fico satisfeita ao vê-la feliz?, declara Cecília.
Ao perguntar para Ana Alícia o que a visita dos pets representa, ela diz: ?cuidado, porque eles dão amor para a gente e lambidas também?. Ela, que jamais pensou em ver cachorros em um hospital afirma que quando eles vêm a fazem se sentir mais em casa, já que em sua casa tem dois cachorrinhos.
E é neste sentido, que a Unimed Fortaleza se apropria cada vez mais de suas Chaves da Excelência, buscando a satisfação, alegria e bem-estar de seus clientes; levando sempre o cuidado e o conformo em maior consideração.
Em parceria com a Unimed Fortaleza o Instituto Cão Vida Lui, busca promover atividades sociais e terapêuticas mediadas por cães. A ação está regularizada pelo Centro de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional Unimed.
O projeto teve início no dia 12 de outubro de 2016, para comemorar o Dia das Crianças dos pequenos pacientes que passaram pelo Centro Pediátrico e os que estavam internados no HRU. Confira o vídeo:
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.