Comer bem. Essas duas palavras unidas parecem soar de forma subjetiva, afinal, o que é uma boa alimentação para uns nem sempre é a mesma para outros. Mas, para a Unimed Fortaleza, existe apenas uma que é a ideal: a saudável. Para nossa equipe de Nutrição é essencial atuar de forma educativa, incentivando os bons hábitos alimentares e a melhor forma de fazer isso é começando desde cedo.
Em setembro, os pequenos pacientes internados no Hospital Regional Unimed (HRU) ganharam um projeto especial cujo objetivo principal é fazê-los aderir ao bom hábito alimentar desde já. Para conquistá-los, a equipe de Nutrição e Dietética do Hospital, em parceria com a Psicologia Hospitalar e a Sodexo, iniciaram o projeto de educação alimentar com muitas brincadeiras e atividades de interação.
A cada 15 dias, a equipe prepara uma ação diferente sobre a alimentação adequada que as crianças devem ter, com encontros no hall do 4º andar do HRU. Até então, os pequenos já foram vendados para descobrirem as frutinhas que estavam comendo e já tiveram o “desfile dos alimentos”. Nesta última atividade, eles eram convidados a escolher um dos alimentos saudáveis ou não-saudáveis disponíveis na bancada para desfilar com eles enquanto uma nutricionista narrava sobre os benefícios e malefícios de cada um.
Leia também: o que dizem os nutricionistas sobre o método BLW de introdução alimentar?
A cada encontro, a equipe de Nutrição prepara um cenário interativo para as crianças e as frutinhas sempre são cortadas de formas diferentes, enfeitadas e bem coloridas para chamar a atenção de todos. São esses pequenos detalhes dentro do projeto que fazem toda a diferença e ganham os corações dos pequenos.
A coordenadora do serviço de Nutrição do HRU, Roberta Galvão, explica sobre como surgiu a ideia de iniciar o projeto e qual a grande importância de tratá-lo bem já na infância de forma lúdica. “Observamos que os hábitos alimentares das crianças declinam durante a internação devido ao desconforto causado pelos medicamentos e procedimentos. Com o projeto, atuamos na prevenção de doenças com iniciativas simples de educação nutricional.”
Ester Ferreira, uma das pequeninas internadas no Hospital, participou da última atividade e conta sobre sua satisfação em fazer parte de um momento como esse. “Eu gostei muito de participar e agradeço por todas as brincadeiras que fizeram aqui, porque eu tive a oportunidade de conhecer mais frutas e saber como elas me fazem bem. Também aprendi que não devemos tomar refrigerante e comer ‘xilitos’ demais porque pode nos fazer muito mal.”
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.