Estudos demonstram que o aleitamento materno, exclusivo até o 6º mês de vida, pode evitar mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos por ano nos países em desenvolvimento. Os bebês até esta idade não precisam de complementos como: chás, sucos, outros leites e nem mesmo de água.
O leite materno é o alimento que dá proteção à criança contra doenças e promove um crescimento saudável. Em 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação e o Hospital Regional Unimed (HRU) disponibiliza para as mamães clientes Unimed Fortaleza um serviço exclusivo, trata-se do Posto de Coleta de Leite Humano, que tem como objetivo dar assistência às mamães, sejam elas de primeira viagem ou não.
O serviço dá suporte aquelas mães que tem alguma dificuldade de amamentação ou mesmo não sabem qual o melhor posicionamento para amamentar o seu bebê. Além disso, o Posto funciona como apoio às mamães que necessitam fazer ordenha manual do seu leite.
O Posto de Coleta de Leite do HRU fica situado no 6º andar do Hospital, conta com uma profissional de enfermagem que orienta as mamães dando dicas e esclarecendo dúvidas que surgem durante a amamentação e o pós-parto.
Parceria com a MEAC
O HRU foi o primeiro hospital privado a disponibilizar um Posto de Coleta de Leite Humano, que existe desde 2004. Além das orientações e treinamento, após receberem alta, caso as mães tenham excesso de leite, podem fazer a coleta em sua residência que o Hospital Regional Unimed recolherá o excedente para, em parceria com a Maternidade Escola Assis Chateaubriand – MEAC, realizar a pasteurização e doar para os bebês que estejam nas UTIs Neonatal do Hospital. O HRU é o maior hospital doador de leite materno para a MEAC.
As clientes que desejam doar leite devem entrar em contato com a enfermeira responsável pela maternidade, nos telefones 3277.7762 ou 3277.7761. O leite doado passa por um processo de pasteurização na MEAC. Após essa fase, é enviado ao lactário (área destinada ao preparo e distribuição do leite) da entidade e da UTI neonatal do HRU. Após isso, o leite está pronto para consumo dos bebês.
Conheça a Samta
Resultado de uma parceria da Unimed Fortaleza com o Ministério da Saúde, o Posto de Coleta de Leite funciona também como uma Sala de Apoio às Mães colaboradoras que Amamentam (SAMTA). A sala é destinada também às mães que trabalham na Unimed Fortaleza e acabaram de voltar da licença maternidade e necessitam fazer a ordenha manual de seu leite.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.