Desde o início de 2015, o Hospital Regional Unimed está passando por um novo processo de Acreditação internacional. O nosso HRU está sendo avaliado pela metodologia QMentum International, empresa líder do mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde.
A Qmentum orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança. Utiliza critérios internacionais com validação mundial.
Participante do processo de acreditação, o Hospital segue incluso em um grupo de elite de hospitais avaliados.
Para ser merecedor do selo, é necessário que uma série de boas práticas sejam realizadas no Hospital para garantir a segurança do paciente. Essas práticas são chamas de ROPS (Práticas Organizacionais Exigidas). Confira quais são e conheça essas práticas já realizadas no HRU:
A importância de notificar inconformidades
O HRU possui o sistema JIRA, onde podem ser notificados os incidentes inesperados e indesejáveis, que tenham causado algum tipo de lesão ou complicação no paciente. O objetivo da notificação é acompanhar os procedimentos e assim aprender com o evento, evitar recorrências e garantir a segurança do paciente.
HRU tem plano que visa garantir a segurança do paciente
O Escritório de Qualidade elaborou um Plano de Segurança do Cliente com todas as informações pertinentes para certificar a segurança e as necessidades do paciente do HRU. Com um Plano de Segurança eficaz e a garantia da segurança do paciente, a excelência do atendimento do HRU é uma consequência.
Os nossos gestores emitem relatórios sobre a segurança dos clientes
Os gestores do Hospital Regional Unimed são responsáveis porcomunicar aos colaboradores de suas respectivas áreas o resultado da ação da equipe referente à segurança do cliente. Ou seja, através de um relatório trimestral, produzido pelo gestor, os colaboradores tomam conhecimento das melhorias do setor, do acompanhamento de uma possível falha, e de qualquer outra informação acerca da área que seja determinante para a excelência da assistência prestada.
Análise Prospectiva reduz e previne erros que podem vir a acontecer
Embasada em análises e evidências, o HRU realiza uma análise prospectiva relativa à segurança do paciente e implementa melhorias visando reduzir ou até mesmo evitar possíveis erros futuros.
Os colaboradores do HRU informam aos pacientes e familiares o importante papel que eles mesmos têm para a manutenção da segurança
Na admissão do cliente, os colaboradores do HRU orientam no importante papel que eles mesmos e os familiares têm para a manutenção da segurança. Os próprios clientes e familiares são protagonistas na prevenção de eventos adversos. Além disso, um painel colocado no leito faz com que haja uma constante interação entre o colaborador e o cliente.
A importância da identificação do paciente
Você sabe como o HRU identifica o paciente? É através de uma pulseira no pulso, no qual todos os profissionais utilizam dois identificadores: nome completo do paciente e data de nascimento, pois é a partir daí que poderá fornecer qualquer serviço ou procedimento.
As abreviações são perigosas, mas HRU preparou uma lista para que elas sejam usadas corretamente
Erro de medicação é um evento que pode ser evitado, pois 5% desses erros foram atribuídos ao uso de abreviação. Abreviaturas mal interpretadas podem resultar em erros de omissão, doses extras ou impróprias, entre outros erros. Como resultado, isso pode levar a um aumento no tempo de permanência e mais exames de diagnóstico.
HRU faz a reconciliação dos medicamentos corretamente
Reconciliação Medicamentosa como uma Prioridade Estratégica é um processo estruturado em que os profissionais de saúde trabalham em parceria com clientes, famílias e cuidadores para uma transferência de informação sobre medicamentos completa e precisa nas transições do cuidado. No HRU esse processo se dá na admissão ou início do atendimento, com o envolvimento do paciente e familiares, o que garante a segurança do paciente.
A coleta de informações sobre medicamentos deve ser feita na admissão
É necessário evidenciar a importância da conciliação medicamentosa ser realizada no momento de internação no Hospital. A comunicação exata do tratamento farmacológico através do próprio paciente evita erros e garante a segurança dele.
Protocolo de Cirurgia Segura garante a segurança dos procedimentos cirúrgicos
Com o objetivo de discutir as ações voltadas à segurança dos pacientes no período operatório, esta ROP busca melhorar a coordenação e eficácia da comunicação entre os profissionais da saúde e o paciente em todo fluxo assistencial, visando prevenir procedimentos errados. O HRU dispõe de um protocolo para impedir que uma cirurgia seja realizada no local errado, na pessoa errada, com o procedimento errado ou com eventuais falhas que podem ser evitadas previamente.
Os colaboradores do HRU compartilham informações de forma efetiva com os profissionais de saúde nos pontos de transição
As informações dos nossos pacientes são transferidas corretamente pelos nossos colaboradores. Eles transferem informações entre turnos, entre departamentos e até mesmo após a alta. O estado do paciente, seus medicamentos, planos de tratamento, diretivas avançadas e mudanças substanciais em seu estado de saúde são algumas das importantes informações que não deixam de ser transferidas de um colaborador para outro. Essa transferência correta das informações nas transições é uma das práticas realizadas para garantir a segurança do nosso paciente.
Programa de uso racional de agentes antimicrobianos otimiza seu uso
No HRU, é praticado o uso racional de agentes antimicrobianos, em que há a seleção, dosagem, via e duração correta da terapia antimicrobiana. O enfoque principal do programa de uso racional de agentes antimicrobianos é aperfeiçoar o uso de agentes antimicrobianos para produzir os melhores resultados em pacientes, reduzir o risco de infecções multirresistentes, reduzir ou estabilizar os níveis de resistência a antibióticos e assim promover a segurança do paciente.
HRU avalia e limita a disponibilidade de eletrólitos concentrados
Para garantir o uso seguro de medicamentos de alto risco, o HRU realiza o Controle de Eletrólitos Concentrados, com a finalidade de removê-los das áreas de serviço ao paciente. São estabelecidos critérios e realizadas auditorias de acompanhamento sobre o uso de eletrólitos concentrados nas áreas de atendimento ao paciente, além de evitar a estocagem de tantos outros. Caso seja necessária a disponibilidade de eletrólitos nas unidades de atendimento, é feita uma justificativa e definidas barreiras para minimizar o risco de erro. O cuidado com as soluções de eletrólitos concentrados é devido ao perigo que estes trazem, tendo em vista que a administração imprópria de soluções de eletrólitos concentrados pode gerar deficiências e até mesmo a morte.
Medicamento heparina não deve estar em áreas de prestação de serviço ao cliente
O medicamento heparina é considerado de alta vigilância, ou seja, necessita de atenção e cuidado por conta dos riscos que pode trazer ao paciente. No HRU a disponibilidade do medicamento é limitada nas áreas onde se presta serviço ao cliente.
Entenda a importância da administração correta dos medicamentos de alto risco
A prescrição, dispensação e administração dos medicamentos de alto risco, para que não causem nenhum dano ao paciente durante o tratamento, é uma prática realizada no HRU. No Hospital da Unimed Fortaleza são definidas quais as medicações de alto risco, de acordo com uma lista detalhada desenvolvida pelo Instituto para Práticas Seguras de Medicação. Esses medicamentos são identificados com etiquetas na cor vermelha, sendo a dispensação realizada por paciente e de acordo com a prescrição médica. Além disso, a administração é feita pela enfermagem seguindo a dupla checagem. Dessa forma, o HRU trabalha para assegurar a segurança do paciente.
Treinamento de Bomba de Infusão é realizado periodicamente no HRU
O treinamento contínuo e eficaz em bombas de infusão é necessário para minimizar riscos. No HRU, a gerência de Enfermagem, através da sua educação continuada, está realizando treinamentos de Bomba de Infusão com a sua equipe. Tudo para que os nossos colaboradores estejam qualificados para um atendimento de qualidade.
HRU limita a disponibilidade dos narcóticos
O HRU avalia e limita a disponibilidade de narcóticos com o objetivo de assegurar que os medicamentos e as substâncias com o potencial de causar incidentes perigosos não sejam estocados nas áreas de prestação de serviços aos clientes.
HRU possui Programa de Manutenção Preventiva de equipamentos
O HRU criou um programa de manutenção preventiva eficaz que ajuda o Hospital a garantir que dispositivos, equipamentos e tecnologia médica estejam seguros e funcionais, além de identificar e direcionar potenciais problemas com equipamentos que podem resultar em lesões aos colaboradores e pacientes.
HRU capacita seus colaboradores em segurança do paciente
Buscando utilizar uma abordagem didática e prática, o HRU oferece um programa de formação e educação frequente em segurança do paciente que aborda, no mínimo, as seguintes quatro competências de segurança do paciente: aplicação de conhecimentos focados na segurança do paciente, habilidades e valores para o trabalho diário, trabalho em equipe para prestar cuidados aos pacientes, comunicação eficaz, e reconhecer, notificar, analisar e divulgar eventos sentinelas. O objetivo desse treinamento é capacitar todos os colaboradores da cooperativa por uma assistência de excelência.
Profilaxia com antibióticos evita complicações cirúrgicas
Para evitar complicações cirúrgicas graves por conta de infecções no sítio cirúrgico, os membros da equipe médica do HRU realizam profilaxia com antibióticos. Essa é uma prática amplamente reconhecida por reduzir infecções pós-cirúrgicas.
Lavagem das mãos é uma das práticas mais importantes para redução de infecções
A prática de higiene das mãos é uma das mais importantes para a redução de infecções associadas ao atendimento de saúde. Para que a higiene das mãos seja realizada de forma contínua pelos colaboradores, o HRU dispõe de dispositivos de álcool em gel localizados nos mais diversos locais do Hospital, mas fundamentalmente a um metro de distância dos locais de atendimento.
CCIH realiza auditorias para verificar o cumprimento da higiene das mãos
O Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HRU realiza periodicamente observações nos Postos, registrando o comportamento dos colaboradores e informando quais os cinco momentos para a eficácia da lavagem das mãos.
HRU oferta treinamento em lavagem das mãos
O HRU realiza de forma continua treinamentos com recomendações sobre quando lavar as mãos, com base nos cinco momentos para higiene das mãos, que são: 1. Antes do contato inicial com o cliente ou seu ambiente. 2. Antes de um procedimento limpo/asséptico. 3. Após o risco de exposição a fluidos corporais. 4. Após tocar um cliente ou seu ambiente. 5. Após o contato com as áreas próximas ao paciente.
HRU desenvolve as melhores práticas para o controle da infecção
O desenvolvimento e a implementação de diretrizes abrangentes de prevenção e controle de infecções reduzem os riscos de infecções associadas ao atendimento de saúde e contribuem para a segurança dos pacientes, essas normas e procedimentos devem ser claros e concisos. O HRU possui normas e procedimentos alinhados com regulamentos aplicáveis, evidências, melhores práticas e prioridades organizacionais.
Controle de Infecção é responsabilidade de todos, para isto o HRU divulga as taxas de infecção para colaboradores e médicos
O HRU identifica quais as infecções mais comuns na população de cliente, e através de um rastreamento de informações, identifica surtos e tendências sobre infecção. A divulgação aos médicos e colaboradores se dá através da apresentação de indicadores nos quadros de Gestão à Vista. Esta prática
Boas práticas de reprocessamento
O HRU monitora seus processos de reprocessamento de equipamentos, que incluem os processos de limpeza, desinfecção e esterilização de acordo com os riscos de infecção associado ao dispositivo ou equipamento em questão.
Boas práticas garantem Injeção Segura
O HRU segue recomendações de protocolos que garantem a segurança nas aplicações de injeções, evitando, assim, riscos à segurança dos pacientes e dos profissionais da assistência. Lembrando que eliminando injeções desnecessárias são evitadas as infecções.
A importância das estratégias para prevenção de quedas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou a prevenção de quedas como um problema importante de saúde global. Redução de quedas e ferimentos de queda pode aumentar a qualidade de vida para os pacientes e reduzir os custos associados com ferimentos graves devido a quedas. No HRU, a equipe implementa e avalia uma estratégia de prevenção de quedas para minimizar ferimentos por quedas através de quadros, sinalizações e aplicação de protocolo.
HRU possui práticas para Prevenção por Úlceras por Pressão
Estratégias de prevenção de úlcera de pressão eficazes podem reduzir substancialmente a incidência e é uma indicação de maior qualidade de atendimento e serviços. Uma das práticas para o bom funcionamento desta ROP no HRU é a avaliação do risco de cada paciente e a partir de uma abordagem interdisciplinar, os colaboradores desenvolvem e implementam intervenções para prevenir o desenvolvimento de úlcera por pressão.
Prevenção de Suicídio no HRU
O suicídio é uma preocupação global, por isso a equipe de psicologia do HRU avalia e monitora os clientes em risco de suicídio. A avaliação do risco pode ajudar a prevenir o suicídio através do reconhecimento precoce dos sinais da ideação suicida e da adoção de intervenções apropriadas.
Protocolo sobre tromboprofilaxia e sua relevância
A TEV (Tromboembolismo venoso) é uma complicação grave e comum para pacientes hospitalizados. O HRU possui um protocolo sobre tromboprofilaxia, que identifica pacientes em risco e estabelece medidas especificas para eles. Nesse protocolo, o paciente é classificado quanto ao risco em baixo, médio ou alto. A partir dessa classificação são promovidas ações de prevenção que pode ser tanto medicamentosa quanto mecânica.
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