“A vida é uma eterna batalha, existem perdas e ganhos, mas se a gente esmorecer, vão-se embora os nossos sonhos”.
É sobre a vida de Humberto Ferreira Oriá que queremos falar hoje. Senta um pouquinho e lê a história inspiradora de quem, há 21 anos, luta contra o câncer de próstata com um sorriso largo no rosto.
Professor Humberto, como gosta de ser chamado, enxerga a vida da melhor forma possível. Ele é cliente Unimed Fortaleza, pai do colaborador Humberto F. Oriá Filho – gerente da Auditoria Interna – e resolveu aproveitar o Novembro Azul, mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata, para contar o que já enfrentou nesse processo.
Aos 88 anos de idade, ele luta contra a 4ª recidiva da doença. A primeira descoberta veio aos 57 anos, em 1998, quando foi fazer alguns exames de rotina. Professor Humberto lembra claramente desse momento e de como reagiu. “Sou farmacêutico bioquímico sanistarista, aposentado como professor titular da UFC, mas sempre tive em mente a importância da prevenção, por isso fiz esses exames e descobri o câncer no início. Quando me deparei com o cenário, meu pensamento foi apenas um: não reclamar, mas sim vencer, afinal os bem humorados vivem mais”.
Ele venceu a primeira batalha, mas a luta recomeçou em 2003 ao descobrir o retorno da doença. Venceu novamente, mas em 2015 a doença retornou. A voz chega a ficar trêmula ao lembrar que já se foram 57 sessões de radioterapia e várias cirurgias.
É fácil imaginar uma pessoa que enfrenta uma doença tão difícil reagindo de uma forma triste à situação, mas se engana quem pensa que os dias do Professor Humberto são assim. Ele é conhecido por seu bom humor e prova que é possível ter uma vida feliz apesar do caminho turbulento, mas aproveita para deixar o recado sobre o ponto principal nisso tudo: a prevenção.
“A primeira vez que eu descobri o câncer de próstata foi previamente. Se não fosse isso, imagino que não estaria aqui para contar a história. O câncer é uma doença perigosa. Não espere chegar ao ponto de um sintoma aparecer para ir se cuidar. O mais importante é ser mais esperto que a doença”.
Ele alerta ainda que a cura é possível sim, mas que alguns cuidados, como alimentação saudável, são essenciais. “Evite alimentos que te deixam mais vulnerável à doença. Foi algo que mudei muito depois de tudo isso. Outra coisa importante são os exercícios físicos, não deixo de lado”.
Como cliente da nossa Cooperativa há muitos anos, ele afirma que durante todo esse tempo o tratamento que recebeu fez a diferença em cada dia hospitalizado que teve de enfrentar. “Eu sempre fiz questão de tratar todo mundo com muita gentileza e, em contrapartida, sempre recebi esse carinho de volta no Hospital Regional Unimed; fiz até amigos que levo comigo até hoje. Sou extremamente grato à Unimed Fortaleza que me acolheu da melhor forma possível, nunca me faltou nada. Minha família, então, nem se fala, é o meu maior apoio”.
“Que não nos falte fé, gratidão e bom humor”
Essa é a frase de ouro de seu Humberto. Ele faz questão de deixar claro que seu combustível é a generosidade e que, exatamente por isso, o tratamento se torna menos doloroso. “Quem muito ajuda é como fazer poupança. Um dia, lá no futuro, vai ter saldos de esperança”.
Nesse meio tempo ele se dedicou a fazer o bem como voluntário no Instituto do Câncer do Ceará e transformou seus sentimentos em um monte de talentos. Gosta de lembrar que, apesar da infância e adolescência difícil, voltou aos estudos e fez a quinta série do colegial somente aos 23 anos de idade e não parou mais de estudar. Sua dedicação o tornou professor universitário com mestrado na USP, além de escritor.
Oriá já escreveu três livros, entre eles o “Trajetória de Luta e Conquista”, e lá conta toda a sua história em detalhes. “Eu nunca estou sem um sorriso no rosto. Bom humor e fé não podem faltar pra mim e pra ninguém, seja em casa ou no leito de um hospital. O que vale é aproveitar cada minuto da vida. Para que se estressar? Prefiro trocar versos! Sou feliz, tenho orgulho da minha história e do que já venci. Meu maior sentimento hoje é a gratidão”.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.