Depressão tornou-se uma das palavras mais usadas para descrever estados de ânimo momentâneos. O que acontece de forma errônea, pois a condição não deve ser confundida com tristeza, sentimento comum e intrínseco ao ser humano. Depressão é uma doença como qualquer outra, que precisa de tratamento médico e, principalmente, de apoio.
O acolhimento é superimportante. E foi em busca de ajuda que Francisca Clébia Carneiro, 56 anos e servidora pública, procurou a Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, logo ter sido chamada atenção por um outdoor na rua.
Após entrar em contato com a Medicina Preventiva, Francisca Clébia descobriu o Grupo Dez que tem como missão orientar os clientes quanto ao enfrentamento da depressão e a consequente minimização dos sintomas depressivos.
?Me inscrevi preenchendo o questionário online disponível no Portal Unimed Fortaleza. Prontamente entraram em contato comigo e fui chamada para participar dos encontros do grupo que se iniciaram em junho de 2016 Todos os profissionais da Medicina Preventiva foram ótimos e me trataram super bem?, afirma Francisca.
Dona Francisca participou de seis sessões, com frequência de um encontro por semana. O grupo é facilitado por uma profissional de psicologia, Roberta Vieira, que no primeiro encontro realiza um acolhimento e promove a integração entre os participantes.
?Quando começaram os encontros, percebi que não estava sozinha. Outras pessoas passavam pelo mesmo que eu. Ouvi tantas histórias e descobri tantos métodos de superação, que percebi melhoras no meu astral, bem como caminhos para superar o que sentia?.
Ouvir. Esta é a palavra mais importante na depressão. Ser ouvido e ouvir outras histórias podem curar, são exemplos que ensinam. O Grupo Dez trabalha nessa perspectiva.
?O que mais sentia falta era de ser ouvida e conhecer mais sobre a depressão. Entender o que eu tenho para assim buscar melhoras. Com a psicóloga Roberta Vieira aprendi sobre os fundamentos da depressão, autoconhecimento e autocuidado, além de entender meus sintomas?, afirma. Acolher, acompanhar e principalmente ouvir sem julgamentos são passos importantes para a recuperação ou melhora da depressão.
?Poucos sabem que o fato de compartilharmos o que sentimos é a chave para viver melhor?, relata.
Dona Francisca, mesmo tendo finalizado o grupo, ainda é acompanhada via telefone por um profissional de psicologia, e reitera a importância do trabalho da Medicina Preventiva. ?O Grupo Dez mudou bastante a minha vida. Hoje, já busco participar de outros grupos e oficinas, a próxima será a oficina de combate de estresse e ansiedade?.
Os clientes interessados em participar do grupo podem realizar a inscrição de forma presencial na Sede da Medicina Preventiva (Av. Santos Dumont, 1463 – Aldeota), pelo telefone (85) 3208.2900 ou preenchendo o questionário online disponível aqui.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.