O mês mais azul do ano está chegando ao fim, mas quando o assunto é saúde e prevenção, todos os dias são importantes. E para reforçar essa ideia e driblar o preconceito, a Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza realizou, no dia 28 de novembro, na Sede da cooperativa, um bate-papo educativo sobre saúde do homem. E, além de informações, levou para os mais de 80 clientes presentes, uma reflexão sobre preconceito e mudança de hábitos.
A conversa foi animada e conduzida pelo Dr. Fábio Dantas, urologista e gerente da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, e pela Dra. Ticiana Autran, especialista em sexologia.
No decorrer do encontro, assuntos como impotência sexual, exames de toque, sexo na terceira idade e, principalmente, como se prevenir do câncer de próstata estiveram presentes. Entre um tema e outro os clientes e colaboradores puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências.
Aos 73 anos, o aposentado Luís de Castro sempre teve cuidado com a saúde, procurando fazer exames anualmente. E, em uma ida dessas ao médico, descobriu que estava com câncer de próstata e deveria se submeter a uma cirurgia.
Para o aposentado, o homem não deve se descuidar, deixando para procurar o médico somente quando estiver doente, pois o resultado pode ser fatal. “É importante que todos procurem um médico, tanto os mais velhos quanto os mais jovens, porque uma doença identificada no início tem mais chance de cura?, afirmou.
Segundo o Dr. Fábio Dantas, a doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma pode ser tarde demais. ?A sorte é que é possível prevenir. Um simples exame de sangue conhecido como PSA pode salvar uma vida. O ideal é que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer familiar?, esclarece.
A noite foi recheada de conhecimento e reflexão. O cliente da Unimed Fortaleza, Arlindo Teixeira, de 78 anos, aceitou o convite e foi compartilhar sua experiência. ?Eu conheço bem essa doença, já estou na segunda batalha contra ela e acredito que um evento desse estimula que muitos homens venham aprender mais e se prevenir?, conta. E sua esposa, dona Maria de Jesus Teixeira, apoia. ?Eu sempre acompanho, pois sei que esse apoio é muito importante para ele. Vamos vencer mais uma vez juntos?, explica.
Para esclarecer dúvidas sobre a saúde masculina, no dia 24/11, os colaboradores do Hospital Regional Unimed (HRU) assistiram uma palestra com o psicológico Roberval Brasileiro. Ao final, os participantes foram agraciados com um relaxante spa facial e das mãos.
A cooperativa entende o valor de ações preventivas para a promoção de saúde e atua na oferta de serviços educativos de apoio, cuidado e acompanhamento dos seus clientes e colaboradores.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.