Uma pausa na rotina para cuidar do coração. Foi assim que o dia começou para mais de 80 pessoas que foram, na manhã da última terça-feira, 20 de setembro, até a sede da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.
Uma das mais animadas era a dona Eluzai Neves, de 65 anos, que chegou cedo e foi uma das primeiras a medir suas taxas de glicemia e pressão arterial. ?Eu já participei de dois grupos aqui. O primeiro foi sobre obesidade e o segundo sobre estresse e só tenho elogios?. Após medir suas taxas e com o resultado da glicemia em mãos, uma surpresa: dona Eluzai descobriu que está com os níveis de glicemia elevados e já saiu de lá com a recomendação para participar do grupo voltado para o tratamento de diabetes.
Já a dona Ana Márcia, de 80 anos, era só sorrisos após medir suas taxas, afinal, estar com saúde em dia é a melhor notícia que se pode ouvir. Ela dá a receita para tanta vitalidade: ?Eu me preocupo com minha saúde, faço exercícios e tento manter uma alimentação equilibrada?. Sobre o coração, a receita é ainda mais simples: trocando um olhar cúmplice com seu esposo, ela responde que ?amar e ser amada mantém meu coração sempre saudável?.
A manhã foi recheada de atividades e quem foi não se arrependeu. Os clientes foram recepcionados com um delicioso café da manhã, puderam avaliar a pressão e a glicemia e, para completar, participaram de uma roda de conversa sobre os cuidados com o coração, conduzida pelo cardiologista da Unimed Fortaleza, Dr. Cézario Martins.
Para o cardiologista, o brasileiro precisa ter mais atenção com o coração, pois as pessoas são muito resistentes às mudanças de comportamento, sejam alimentares ou contra o sedentarismo, e isso dificulta o tratamento. Ele ressalta que a prevenção ainda é o melhor remédio contra os males cardíacos. ?Temos que trabalhar do ponto de vista preventivo, já que os tratamentos envolvem outros fatores. A prevenção tem menor custo e resultados mais satisfatórios?, finaliza.
Além das orientações cardiológicas, os participantes também receberam dicas nutricionais (com a nutricionista Lineuda Lima) e psicológicas (com a psicóloga Bruna Lemos), participaram de sorteios de brindes e de uma aula animada de alongamentos com educador físico Abel Sousa.
No final da tarde, a prevenção e os cuidados com a saúde continuaram. Oferecendo teste de estresse, serviços de medição de pressão arterial e cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea), além de um aulão com exercícios aeróbicos de baixo impacto, sob orientação de um educador físico do grupo Movimente-se, a Medicina Preventiva levou a mensagem de cuidado para todos que passavam pela Praça Luíza Távora.
Maria Irenilde Costa, de 75 anos, foi a primeira a receber atendimento gratuito. Cliente da Unimed Fortaleza, ela conta que já participa do novo grupo da Medicina Preventiva, direcionado para clientes que são pré diabéticos, diabetes tipo 1 ou tipo 2. ?Aprendo muitas coisas e recebo orientações para realizar exames. Com a Medicina Preventiva eu fico por dentro das informações sobre a minha saúde?, disse.
No apoio à prevenção dos problemas cardíacos, a unidade de Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza disponibiliza a todos os clientes, o grupo Super Vida, voltado diretamente para o auxílio no tratamento de clientes com doenças cardiovasculares.
Os participantes são acompanhados durante os encontros, por médico, nutricionista e psicólogo. Estes profissionais incentivam as pessoas na busca por hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, aferição frequente da pressão arterial e práticas de exercícios físicos.
Para mais informações sobre como participar das atividades da Medicina Preventiva, localizada na Av. Santos Dumont, Aldeota, 1463 é só entrar em contato pelo telefone (85) 3208-2900.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.