O rostinho cansado mostra o quanto a luta foi sacrificada, mesmo para uma guerreira tão nova. Giovanna foi diagnosticada com câncer (Leucemia Linfoide Aguda) quando tinha apenas 1 aninho e 8 meses.
A mãe, Kelri Carvalho, que mesmo após o nascimento da filha não se sentia preparada para assumir este papel, veio sentir seu coração bater mais forte pela pequenina quando descobriu o diagnóstico do câncer da filha. Desde então, a sua vida se resumiu a sua filha, ao tratamento e a busca de sua cura. ??Hoje eu sei o que as mulheres sentem quando geram os seus filhos. Quando acabou a quimioterapia, nós nascemos de novo. O tratamento foi a minha gravidez, a minha preparação como mãe. A verdadeira escola da vida??, conta Kelri.
Ainda sem entender, Giovanna iniciou a sua missão e o que ela mais precisava era ter força e apoio de sua família. Kelri, que cursava a faculdade de direito e trabalhava, largou tudo para se dedicar à filha. Até pensou em fazer o tratamento fora do país, mas em conversa com alguns profissionais de saúde, ela entendeu que o tratamento feito em Fortaleza é o mesmo feito em qualquer parte do mundo e foi quando ela veio ao Hospital Regional Unimed (HRU) para iniciar a saga.
O rosto de preocupação e aflição não negava o desespero e ansiedade da mãe. Ao chegar no quarto andar do hospital, ela foi recebida pelos profissionais para fazer os exames e iniciar o tratamento. ??O atendimento que recebemos aqui foi indescritível, eu me confortei, pude ter mais fé e acreditar que minha filha sairia daqui melhor e quem sabe até curada. Eu me senti à vontade com os profissionais e depositei minha confiança neles??, relata Kelri Carvalho.
No HRU, Giovanna fez novas amizades, aproveitou o acolhimento do hospital e participou de diversas ações, além de fazer as quimioterapias. Inclusive, a cada sessão de quimioterapia realizada, o cansaço, o sono e a vontade de ir para casa sempre falavam mais alto. Aos poucos, essa rotina foi se tornando cada vez mais comum e um hábito para a pequena guerreira.
Sem entender, Giovanna percebia que estava ficando igual seus novos amiguinhos. Com uma beleza especial, diferente e com mais charme. Tudo isso por que ela estava trocando as escovinhas de cabelo e o pente por lenços criativos, coloridos e charmosos.
A cada etapa do tratamento, Giovanna foi superando e mostrando que sua vitória estava cada vez mais próxima e que essa batalha estava chegando ao fim. Afinal, ela respondia ao tratamento de maneira muito positiva e que tão breve ela estaria de alta.
A mãe não via a hora desse momento chegar. E, até que fim, chegou! Ao entrar no HRU, no dia 23 de julho de 2018, o olhar já não era mais de preocupação e, sim, de gratidão e de felicidade.
A última quimioterapia era muito mais do que o fim tão sonhado de um tratamento árduo. Era, também, o novo aniversário de sua filha; um renascimento, o fechamento de um ciclo, era a vitória tão esperada dessa guerreira em uma batalha imponente entre a vida e a morte.
A mãe e avó de Giovanna não escondiam as lágrimas. Elas prepararam uma festinha em comemoração a mais esta vitória. A mãe conta que a filha também ajudou nos preparativos. Um mural de fotos recordando as principais etapas do tratamento foi exposto na parede da recepção do sétimo andar do hospital que acolheu a festinha com muito carinho.
Toda a equipe, que esteve acompanhando a Giovanna no tratamento, e alguns familiares se fizeram presentes e puderam comemorar ao lado dela este momento tão significativo. Uma contagem regressiva foi realizada nos últimos segundos em que ela recebia a sua última quimioterapia e, após isso, uma salva de palmas tomou conta do espaço com uma chuva de confetes coloridos. Uma corrente de oração foi realizada em prol da pequena guerreira e, claro, mãe e avó agradeceram e se emocionaram muito.
??O que eu posso transmitir durante esse período de doença é para as pessoas não olharem o câncer apenas como uma doença do corpo, mas a oportunidade que Deus deu para você mudar o seu interior??, emocionada e com lágrimas nos olhos, compartilha Kelri.
Mas não para por aí. Um certificado de bravura foi entregue à Giovanna como forma de simbolizar a sua vitória frente a toda sua jornada durante o tratamento de quimioterapia realizado no HRU. ??A gente fica tão feliz e emocionada quanto ficam os familiares e a própria criança. Entregar o certificado de bravura é um ato que parece ser simples mas que na verdade representa uma grande vitória e isso nos enche de alegria e orgulho??, ressalta a psicóloga Aline Garcia da Psicologia Hospitalar.
E agora, livre do tratamento de quimioterapia, a mãe fala com muita felicidade e orgulho que vai poder fazer com a filha tudo que ela sempre quis fazer e que, momentaneamente, não podia para não atrapalhar o tratamento. ??Primeiramente, vamos viajar eu e minha filha para Fátima em Portugal e agradecer todas as bênçãos e intercessão de Nossa Senhora diante desse tratamento e pela sua alta. Depois, vamos marcar mais viagens e praias, vou aproveitar ao máximo o tempo que tiver com minha filha e fazer cada segundo valer a pena??, conta empolgada a mãe.
Para a Giovanna, o mundo volta a ser um lugar para ser explorado como toda criança saudável faz. Brincar de verdade em um parquinho, ao lado de várias crianças, passear e tomar sorvete podem parecer ações simples e rotineiras, mas para ela será um sonho realizado e possível de se concretizar.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.