Em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos (08/10), a área de Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza promoveu a VI Jornada de Cuidados Paliativos nos últimos dias 29 e 30 de setembro. O evento, que é realizado há mais de seis anos, visa provocar discussões acerca do tema e sensibilizar a sociedade sobre a importância da assistência às pessoas que enfrentam doenças crônicas, que ameaçam a continuidade da vida.
No primeiro dia de evento, aconteceu uma palestra sobre o Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil, conduzida pelo presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos Dr. Rodrigo Castilho. Já no dia 30, aconteceu uma série de palestras e mesa redonda com abordagem dos temas:
“O serviço de Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza é um braço forte no cuidado de excelência prestado aos nossos pacientes. E a realização de um evento como esse, para fomentar o assunto na sociedade, é de extrema relevância para criarmos e sustentarmos uma cultura desse serviço e para que todos entendam, essencialmente, a diferença que esse cuidado faz na vida das pessoas.” Dr. Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza
Neste ano, a Unimed Fortaleza também celebra os 15 anos de existência do Serviço de Cuidados Paliativos, que foi o primeiro serviço de Cuidados Paliativos implantado no Ceará, em 2008, e um dos primeiros no Brasil.
Em 15 anos, 15.667 pacientes receberam assistência da área de Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza. Foram 15.667 famílias impactadas pela humanização que esse serviço proporciona durante o atendimento.
Para Dra. Rita Fausto, coordenadora dos Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza, “Celebrar 15 anos de serviço é afirmar o quão temos evoluído e o quão temos conquistado cada vez mais espaço na sociedade. Os números existem para respaldar esse fato e esse cuidado existe porque milhares de famílias são impactadas positivamente em meio a momentos de dor. É com o coração cheio de gratidão e alegria que celebramos os anos de existência do nosso serviço e que realizamos mais uma Jornada de Cuidados Paliativos.”
O evento foi direcionado a convidados da área da saúde de todo Ceará e os participantes inscritos foram incentivados a doarem fraldas geriátricas para contribuir com outra forma de cuidado, que é abraçando a causa social de ajudar instituições beneficentes.
Foram arrecadadas 2.200 fraldas em dois dias de evento, que serão doadas às instituições Toca de Assis e Amigos Voluntários em Ação (AVA).
Cuidados Paliativos é a área assistencial que atua com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que não têm mais tratamento e que ameacem a continuidade da vida. Os cuidados são voltados para o alívio da dor física, emocional e espiritual.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.