No dia 25/10, Médicos Cooperados e colaboradores conversaram sobre governança e sustentabilidade. O encontro, que aconteceu no Marina Park, contou com a presença de convidados que, de forma dinâmica, mostraram a responsabilidade de cada um na construção de um ambiente corporativo e social mais sustentável. O evento fez parte da Semana do Cooperado, que aconteceu de 22 a 26 de outubro.
Para iniciar o assunto, o presidente da empresa W-Energ, Wagner Cunha, conversou com os convidados sobre a Importância da Ética na Comunicação Organizacional, por meio da sustentabilidade humana.
Durante a palestra, Wagner ressaltou que somos o país que possui mais água doce no mundo, mas isso não significa que temos o direito de desperdiçar. E que para mudar a realidade atual do planeta, a mudança deve partir de cada um. “Percebe que é um desastre atrás do outro e o planeta emite sinais, mas parece que todo mundo está no automático. Precisamos puxar a responsabilidade para nós”, destacou.
Wagner também pontuou sobre a necessidade de sermos pessoas mais proativas e menos reativas. Agir antes que o problema aconteça e para isso, o ato de questionar deve ser sempre praticado, porque quando não questionamos não conseguimos mudar as situações adversas.
Ao fim da palestra, o presidente da W-Energ destacou a importância de um evento como o Fórum de Sustentabilidade. “Fiquei muito feliz em participar do Fórum, porque conseguimos apresentar a sustentabilidade humana com a delicadeza e sensibilidade que ela merece. A Unimed Fortaleza está de parabéns, porque mais do que dizer o que tem que ser feito, é preciso dizer porque tem que ser feito. O planeta agora pede socorro e nunca foi tão necessário a regeneração da natureza, e por isso precisamos chamar atenção das pessoas, para elevar a consciência humana em relação as nossas ações”.
O questionamento associado a uma transformação cultural sustentável feita por meio de exemplos, é a chave para uma mudança assertiva. E para mostrar como ter a iniciativa faz a diferença, o Hospital Regional Unimed (HRU) conseguiu economizar 51% na conta de água, após a implantação do Programa de Gestão de Eficiência Hídrica.
O Hospital recebeu o certificado de mérito ambiental pela iniciativa eficaz de sustentabilidade ambiental e financeira. Com esse projeto em ação, a Unimed Fortaleza mostra que faz o uso responsável dos recursos naturais.
Um bate-papo sobre Governança Corporativa
Para conversar sobre Governança Corporativa na Prática, Leandro Silva, Analista Sr. de Prevenção à fraudes e lavagem de dinheiro do Itaú Unibanco, destacou que é uma boa governança depende de como a organização é dirigida para garantir a sustentabilidade. “Todo mundo busca ser sustentável, mas é preciso ter boas práticas”, ressaltou.
E essas boas práticas, de acordo com Leandro, deve ser embasada em quatro princípios: transparência, equidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas. “É interessante que a empresa leve ao público o que acha importante que a sociedade saiba sobre você”, pontuou.
Leandro ainda explicou que ao executar boas práticas, a empresa mostra que tem responsabilidade corporativa e está prestando contas com a sociedade. E os benefícios da boa governança surgem naturalmente. “Ao agir de forma correta a empresa torna-se sustentável, tem uma boa imagem na sociedade, além de ter um ambiente de controle mais apropriado e seguro com informações corretas”, finalizou.
A última palestra da manhã de sexta-feira, foi sobre os Três Elementos de Competência nas Organizações. E quem conversou com o público sobre o assunto foi o psicólogo, escritor e consultor da Rede Globo Rossandro Klinjey.
De forma bem humorada, o psicólogo falou sobre ética, cidadania e profissionalismo. Durante a sua fala, ele destacou a necessidade de entendermos que o Brasil não precisa se tornar um país rico, pois isso já somos, mas sim de nos desenvolvermos. E essa evolução deve seguir princípios éticos.
“Não se aprende ética intelectualmente. A aprendizagem intelectual não surte efeito na transformação do indivíduo e da sociedade, somente a construção de emoção promove mudança. O conhecimento, por si só, é insuficiente para transformar a atitude individual e coletiva. É preciso um conjunto de forças que se somam e nos direcionem para o melhor”, destacou.
E para que a mudança individual e coletiva seja efetiva dentro da sociedade, Rossandro destacou que precisamos apontar o dedo para nós mesmos e mudar as atitudes. “Eu consigo ver a má conduta do outro, mas não enxergo a minha. Se eu fizer a minha parte, vou influenciar um grupo de pessoas a fazer o mesmo. E ao mudar meu comportamento, os outros começam a ver que é possível agir da mesma forma”.
“Precisamos entender que é ético, da minha parte enquanto profissional, escutar quem chegar para se lamentar. E é isso que nos torna humano e empático. E mesmo que eu não possa dizer como fazer, eu posso prometer a parceria. A construção de um novo país e de um desenvolvimento é o compromisso com o outro, com o coletivo”, finalizou.
Ao fim da fala de Rossandro, o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite comentou que para realizar a Semana do Médico a proposta era fazer uma ação que deixasse as pessoas se sentindo melhores do que quando começaram. “A sensação que tenho é que foi uma semana muito boa e esse foi ano que mais tivemos Médicos Cooperados e agradecer a todos que tornaram esse evento possível”, finalizou.
A coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental (RSA) Verbena Medeiros, falou que um evento como esse mostra como a Unimed Fortaleza se coloca como vanguardista ao debater sobre sustentabilidade, governança e compliance. “Esse evento contribui socialmente e de forma responsável, para que os nosso públicos tenham um alinhamento e posicionamento sobre o que a Cooperativa acredita”, finalizou.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.