Uma noite para falar de superação, coragem e mudança de vida. Uma noite para falar de novas histórias, conhecer o depoimento de quem deixou o cigarro para trás e também de quem, infelizmente, ainda o carrega no bolso. Assim foi o II Seminário contra o tabagismo realizado pela Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza na noite da última quarta-feira, 30 de agosto, no auditório da Sede. Esse ano o evento debateu a temática “Cigarro eletrônico: Método de cessação ou estratégia da indústria tabageira?”. E, além de informações, levou para os mais de 60 clientes presentes, uma reflexão sobre mudança de hábitos.
Durante o Seminário o pneumologista da Unimed Fortaleza, Dr. Flávio Mac Dowel, fez um passeio pela história do cigarro e seus riscos à saúde. Ele deixa claro que o cigarro eletrônico é uma armadilha que deve ser evitada, pois a indústria quer vender a imagem de uma opção positiva, sendo que na verdade, não é bem assim. ?O cigarro eletrônico é extremamente tóxico, os perigos estão mascarados, mas ele causa dependência e câncer também?, explica.
Uma das clientes mais animada presente era a dona Mércia Costa de Araújo, de 61 anos, que chegou cedo e tinha um grande motivo para comemorar, pois ela está há oito anos sem fumar. ?O cigarro levou pessoas que eu amava muito e quando eu vi que a próxima seria eu, resolvi parar e lutar pela minha vida. Estou há oito anos longe desse mal e de tudo que eu já fiz na vida essa foi uma das decisões que eu mais me orgulho?, conta emocionada.
Já o senhor Francisco Félix Gomes, de 60 anos, está na luta para deixar o vício. Ele conta que o cigarro é um problema antigo que ainda não conseguiu resolver, mas agora recebeu um pedido muito especial da sua esposa, dona Marta Gomes, o de não fumar perto dela, e para não ter que ficar longe de sua amada, ele está disposto a diminuir cada vez mais a quantidade de cigarros. E ela própria complementa. ?Estamos casados há 30 anos e além de um marido eu ganhei de brinde o cigarro, fui fumante passiva durante muito tempo, mas agora essa situação vai mudar. Espero que ele cumpra o que me prometeu e se afaste cada vez mais desse mal?, pontua.
E o que não faltou foi interação com o público durante o encontro. Um divertido quiz com perguntas, tendo como respostas placas de ?mito? ou ?verdade?, animou e interagiu a plateia. Os esclarecimentos desse momento ficaram por conta do Dr. Flávio Mac e da Sra. Danúbia Rocha, assistente social da Medicina Preventiva.
Após sanadas todas as dúvidas relativas ao tema, os participantes que já pararam de fumar foram homenageados com uma simbólica medalha. A noite terminou de forma leve. Foram distribuídos brindes, servido um delicioso café e um convite foi lançado: convidem os amigos que são clientes Unimed Fortaleza para conhecer a Medicina Preventiva e conhecer os grupos e oficinas oferecidos para os usuários.
A Unimed Fortaleza disponibiliza importantes ações de Medicina Preventiva para os seus clientes. Com o objetivo de disseminar a adoção de práticas saudáveis a todos e evitar o aumento de ocorrências de doenças crônicas, são oferecidos aos clientes meios de auxílio e de prevenção como grupos psicoeducativos, oficinas e módulos informativos.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.