?Eu amo amamentar. É o momento que fico mais próxima do meu filho e eu sei que para a saúde dele não existe nada melhor que isso?. O depoimento é da Sara Albuquerque, cliente da Unimed Fortaleza e mãe do recém-nascido Davi de 2 meses e do Marcelo de 6 anos de idade.
Sua primeira gestação veio após 2 anos de casamento e de forma inesperada. Além da mudança no corpo, a notícia fez Sara mudar os hábitos diários e a rotina. A amamentação foi seu principal desafio. Ela fala da dificuldade que teve para encarar esta fase, que mesmo em meio aos percalços, tornou-se um dos momentos mais marcantes de sua vida. Para ela, este é um ato de amor.
?Como era tudo novo para mim, procurei conhecer os dois lados da amamentação. Conversei com mães que diziam que era um período doloroso e com as mães que viam nesta fase um momento importante para a saúde do filho?, relembra. Ela não se imaginava mãe. ?Mas depois que o Marcelo nasceu, o lado materno aflorou. Meu marido sempre sonhou em ser pai. Então, apesar do susto da primeira gravidez, posso afirmar que o Marcelo foi uma benção em nossas vidas?.
Seis anos depois, Sara engravidou do Davi, hoje com 2 meses de idade. A amamentação tornou-se mais fácil por ser sua segunda gravidez, mas a sensação de amor, segundo ela, é a mesma da primeira gestação. ?É um amor que só quem é mãe vai entender?, cita emocionada.
Os dois partos de Sara foram realizados no Hospital Regional Unimed (HRU). Foi onde ela conheceu a importância de amamentar e o quanto o leite materno é fundamental para a saúde de seus filhos. Com a ajuda da técnica de enfermagem, Helenita Castro, Sara pôde contribuir para salvar a vida de outros bebês também. E faz isso até hoje.
?Eu tive muito leite durante as minhas duas gravidezes, mas não tinha dimensão que eu poderia doar e que isso poderia salvar outras vidas. Lembro-me de uma situação, na gravidez do Marcelo, da quantidade de leite que meus seios estavam produzindo e minha mãe olhou para mim emocionada dizendo que este leite poderia salvar outras crianças?.
O comentário emocionado citado por Sara é da Fátima Albuquerque, sua mãe, que esteve presente durante nossa conversa, fazendo menção ao período em que ela estava grávida de Sara e da dificuldade que teve em amamentá-la. ?Trinta anos atrás, que é o período que fiquei grávida da Sara, eu não tinha a dimensão da importância do aleitamento materno. Isso não era tão discutido como é nos dias de hoje. Lembro que para conseguirmos leite para amamentar tínhamos que ir a locais bem distantes. Hoje tudo é mais fácil. É por isso que fico emocionada quando a vejo amamentando o Davi e da quantidade de leite que ela produz.?
Sara doou leite materno durante sua primeira gestação. E hoje, na maternidade do Davi, voltou a doar também. Ao chegarmos a sua casa, lugar onde ocorreu nosso encontro para este diálogo, ela já nos esperava com três garrafinhas cheias de leite para fazer a doação ao hospital.
Durante nossa conversa, Sara Albuquerque mencionou o uso da desmamadeira elétrica utilizada por ela na amamentação do Davi. O recurso foi recomendado pela técnica de enfermagem, Helenita Castro para facilitar o aleitamento.
?Todas as mães que encontro, a primeira recomendação que faço é o uso da desmamadeira elétrica. Sério! Se na época que eu estive grávida do Marcelo tivesse tido conhecimento dessa desmamadeira, a dificuldade em amamentá-lo teria sido menor. Recomendo as mamães que tiverem condições de adquirir uma ou até mesmo alugar para este período da amamentação, que não tenham dúvidas do quanto nos ajuda para a retirada do leite materno?, afirma.
O exemplo de Sara nos mostra que amamentar é um ato de amor e, mais que isso, que o leite materno pode salvar vidas. Doe!
Para doar o leite materno, procure o Posto de Coleta do Hospital Regional Unimed, na Av. Visconde do Rio Branco, 4000, São João Tauape – Fortaleza/CE ou ligue para agendar a coleta do leite em sua casa pelo telefone (85) 3277. 7735.
É importante ficar atenta a alguns cuidados e técnicas para a retirada do leite. Confira o passo-a-passo abaixo:
Sabemos que a maternidade é um período importante e marcante na vida de uma mulher. Por isso, a Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza oferece às mamães clientes a Oficina do Primeiro Ano de Vida do seu Bebê e a Oficina de Gestantes que dão dicas com especialistas da área sobre esta fase importante para as mães. Ficou interessado em participar? Clique no banner abaixo ou entre em contato no telefone 85 3208.2900.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.