Marcado pelo pioneirismo e inovação, ocorreu o 1º Congresso Médico Unimed Fortaleza, nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2017, no Centro de Eventos do Ceará. Foi um sucesso de público e de troca de conhecimento. Mais de 700 profissionais, entre médicos, profissionais da área da saúde e palestrantes circularam, todos os dias, nos corredores do evento.
Foram dias de conferências, painéis, mesas de debate e o estímulo à valorização do trabalho conjunto entre especialidades médicas. A iniciativa foi uma realização do Instituto Unimed, que juntamente com as sociedades e cooperativas de especialidades médicas ajudaram a construir essa iniciativa inédita. Na ocasião, ocorreu também o 1º Encontro Multiprofissional do HRU.
A abertura do evento contou com a apresentação do Coral Unimed Fortaleza e presença do Dr. João Borges, presidente da Unimed Fortaleza, da Dra. Regina Portela, gestora de governança corporativa da Unimed Fortaleza, do Dr. Carmelo Leão, presidente da Associação Médica Cearense, do Dr. Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira, da Mayra Isabel Correia, presidente do Sindicato dos Médicos (Simec), além de parceiros que contribuíram para o sucesso do evento. Pelos corredores, os participantes se mostravam animados com a programação científica, que contou com mais de 40 especialidades médicas.
?Este evento foi construído com muito zelo para falar sobre cooperação e integralidade. Queremos atualizar o médico cooperado e trazer propostas de inovação e modelos de gestão, bem como a judicialização na relação com a saúde, que é um tema que compõe o congresso?, disse o Dr. João Borges, presidente da Unimed Fortaleza.
No primeiro dia do evento, um dos pontos altos foi a palestra da Dra. Ana Escobar, médica pediatra que participa do programa Bem Estar, da Rede Globo. Ela palestrou para uma sala repleta de pediatras e outros profissionais da saúde, trazendo atualidades da sua especialidade. Já no dia 02 de junho, a palestra com o tema “Noções de aplicações financeiras: o que todo profissional deve saber”, ministrada pelo Dr. Elias Leite, diretor comercial da Unimed Fortaleza, lotou o auditório, reunindo médicos e demais interessados no assunto.
Um espaço de convivência foi montado, exclusivamente, para promover integração entre os participantes. Na Praça Viver Bem foram oferecidos smothies e frutas fresquinhas para os inscritos no Congresso. Também houve a divulgação do Mini Bicicletar e o Espaço Instituto Unimed, com venda dos produtos Ecos do Mangue e do livro ?À tardinha?.
Dr. Fábio Dantas, médico cooperado urologista, participou do Congresso Médico e definiu o evento como sendo uma proposta inédita e diferente, que trouxe assuntos de várias especialidades. ?Não se faz medicina sem ter uma percepção da judicialização e corrupção na saúde, pois há muitas demandas e, por meio do debate, é possível ter uma perspectiva mais clara e justa?, afirmou.
Paralelo ao congresso, no dia 01 de junho, ocorreram ações sociais, que levaram à população um ganho real advindo do Congresso. No Shopping Iguatemi Fortaleza, houve treinamento de reanimação cardiopulmonar e engasgo, com a participação de profissionais do serviço de Urgência e Emergência Unimed Urgente; alunos da Liga Acadêmica de Medicina de Emergência da Unichristus (LAME) e Liga Acadêmica da Universidade Federal do Ceará (Programa de Educação e Reanimação Cardíaca – PERC).
Na Beira Mar, durante os dias 1 e 2 de junho, das 6h às 10h e 16h às 20h, a equipe multiprofissional da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza marcou presença na Praça dos Stressados, na Beira Mar, para atender a população, impactando positivamente a vida de aproximadamente 400 pessoas. Foi realizado atendimento clínico com foco na prevenção de doenças crônicas degenerativas e obesidade. ?O Congresso agregou na parte científica e inovou com ações sociais?, complementa o Dr. Fábio.
Para inspirar os participantes do Congresso, um convidado especial contou sua história de persistência e confiança: o velejador Lars Grael, medalhista olímpico que perdeu a perna em um acidente no ano de 1998, quando ele participava de uma regata em Vitória, no Espírito Santo, mas retornou às competições e hoje motiva muitas pessoas a seguirem em frente, independente das circunstâncias.
Em sua palestra, cujo tema era ?Viver é como velejar, vale vencer?, o atleta contou sua trajetória, como passou pelo futebol, handball, atletismo, box e até tênis, até fazer parte de uma escolinha de vela e ter a certeza que era o esporte da sua vida. Na jornada, ele conta sobre a motivação de treinar. ?Quanto mais se treina, mais confiança se adquire?, disse.
Quando falou do acidente, Lars Grael repetiu a palavras ?sorte? diversas vezes. Para ele, uma sequência de acontecimentos importantes, logo após o acidente, foram essenciais para que sua vida fosse salva. ?A virada do jogo ocorreu no pós-cirúrgico, quando uma enfermeira que usava prótese me motivou a voltar com seu exemplo de vida?, confessou. Lars Grael retornou às competições seis meses após o acidente. Em sua vida, ele conquistou dois títulos mundiais, um antes e outro após o acidente. ?32 anos separam a conquista dos dois títulos, frutos de muita persistência?, declara.
Neste ano, o evento ocorreu dentro da programação do Congresso, no dia 02 de junho, trazendo como tema principal: Remuneração Baseada em Performance.
A Faculdade Unimed marcou presença durante o 1° Congresso Médico Unimed Fortaleza, que aconteceu na cidade entre os 01 e 3 de junho. Durante o evento, os participantes puderam conhecer os cursos oferecidos pela instituição e fazer as inscrições para a Pós-graduação em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva, que será realizada na capital cearense e está com as inscrições abertas.
A pós-graduação tem como objetivo formar profissionais aptos ao atendimento das urgências e emergências e terapia intensiva em todos os ciclos de vida humana, por meio da apresentação de novos procedimentos e tecnologias existentes para o tratamento dos pacientes graves. Além de preparar residentes da área de clínica e cirurgia para a prova de título da Associação de Medicina Intensiva Brasileira ? AMIB.
Mais informações pelo telefone 0800 70 21 301 ou pelo e-mail faleconosco@faculdadeunimed.edu.br.
O encerramento do Congresso foi celebrado com a tradicional festa junina promovida pela Associação Médica Cearense, no dia 3 de junho, reunindo mais de 600 pessoas. A festa contou com as seguintes atrações: Luiz Marcelo e Gabriel, Karla Tomé e Estrela do Norte.
O 1º Congresso Médico Unimed Fortaleza foi uma realização do Instituto Unimed Fortaleza. A Associação Médica Cearense (AMC) e a Unimed Fortaleza assinaram a promoção do evento. Estavam inseridos no evento o XXIX Congresso da AMC, III Semana Cearense do Aparelho Digestivo e o 1º Encontro Multiprofissional do Hospital Regional da Unimed.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.