4.182
Médicos cooperados
2.463
Homens
1.719
Mulheres
4.229
Médicos cooperados
2.497
Homens
1.732
Mulheres
Por mais um ano, a Unimed Fortaleza realizou uma série de ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida com seus médicos cooperados. O objetivo é cuidar, também, de quem cuida dos clientes da operadora.
Em todos os meses de outubro, período em que se comemora o Dia do Médico, a cooperativa promove uma extensa programação em alusão à data. Em 2024, esses eventos ultrapassaram o período de uma semana e, por isso, a tradicional Semana do Cooperado se tornou Mês do Cooperado.
E dentro dessa grade, foi realizado o tradicional Check-up dos Cooperados, que, nessa última edição, ganhou três dias, um a mais que nos anos anteriores, devido à grande procura.
O atendimento especializado incluiu médicos de família, nutricionistas e educadores físicos, avaliação física com exame de bioimpedância, avaliação nutricional, exames complementares como eletrocardiograma, ecocardiograma e laboratoriais.
Foram 167 médicos atendidos por uma equipe de médicos, nutricionistas e educadores físicos, em três Clínicas de Saúde Integral (Hospital Unimed, Espaço Saúde e BS Tower).
A Unimed Vacinas realizou em 2024 uma forte campanha para vacinação contra influenza, envolvendo conteúdos educacionais nas redes sociais da Clínica de Imunização e também uma ação de vacinação gratuita para médicos cooperados com descontos diferenciados para dependentes de cooperados e colaboradores da cooperativa. A equipe da Unimed Vacinas esteve também presente no Happy Hour de Cooperados aniversariantes para imunização espontânea de cooperados que estiveram na confraternização. Ao final da campanha foram imunizados 867 cooperados gratuitamente.
A Unimed Fortaleza está constantemente empenhada em estreitar sua relação e manter uma comunicação assertiva e eficaz com seus cooperados. Por isso, em 2024, a disseminação de informações e as ações de engajamento foram prioridades para a gestão, que manteve um diálogo transparente e pautado sempre na ética e integridade. A iniciativa possibilitou o fortalecimento de uma relação mais sólida e de maior confiança com os médicos que fazem a cooperativa.
A opinião dos cooperados é de grande valor para a Unimed Fortaleza. Dessa forma, para avaliar e compreender a visão desses médicos sobre sua atuação, a operadora aplicou, em dezembro de 2024, sua Pesquisa de Satisfação referente ao último ano, que foi respondida por 646 cooperados.
Alguns pontos avaliados ganharam destaque pela alta porcentagem de aprovação. De acordo com a pesquisa, 91,42% dos cooperados estão satisfeitos com a gestão e 93,57% confiam na atual Diretoria. Sobre a Gestão dos Processos, 94,48% dos respondentes estão satisfeitos com os treinamentos, atualizações e capacitações; 92,22% definem a Comunicação como ótima e 91,51% aprovam a Gestão Financeira.
Outro destaque foi a Transparência das Informações, sobre a qual 90% dos cooperados avaliam como ótima. E acerca da Gestão dos Recursos Próprios, 92,28% consideram boa ou muito boa.
O NPS foi de 71,40%, resultado dentro da zona de qualidade e 9,81% maior do que o mesmo item da pesquisa do ano-base de 2023. Já com relação à satisfação do médico em ser cooperado da Unimed Fortaleza, 93,69% dos respondentes se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos, nota quase 4% maior que a do ano anterior.
A respeito da importância de ser um médico cooperado da Unimed Fortaleza, 94,30% afirmaram que é importante ou muito importante, e 85% consideram que é melhor ou muito melhor trabalhar na Unimed Fortaleza em comparação a outras operadoras de saúde.
A Unimed Fortaleza acredita que a comunicação deve ser trabalhada em diversas frentes e em formatos variados, seja por meio de canais e produtos personalizados para ou por ações e eventos que impactem positivamente no engajamento e na aproximação com a Diretoria.
Portanto, a estratégia de comunicação com os cooperados manteve o princípio de aproximá-los mais da cooperativa e valorizar sua atuação. Foram executadas ações diversas, sempre pautadas na escuta ativa e transparência.
Em 2024, foi criado o Giro da Diretoria, um novo produto de comunicação para informar o cooperado. Todos os meses, um dos diretores apresenta um tema, em formato de vídeo, enfatizando alguma unidade da rede própria, ou um assunto relevante no momento para conhecimento dos cooperados. Ao todo, foram ao ar 10 episódios.
Em paralelo, os canais de comunicação já existentes se fortaleceram, como o Portal Minha Unimed Cooperado, o Aplicativo Minha Unimed Cooperado, o WhatsApp Comunicação Unimed Fortaleza, SMS, e-mails marketing, Mural do Cooperado e o Instagram Gestão da Conexão.
GRI 2-17
Por mais um ano, o cooperado foi incentivado a aprimorar suas competências e, neste contexto, a educação médica continuada foi uma estratégia adotada em 2024. Dessa forma, foram promovidos diversos treinamentos complementares para ampliar e consolidar esse aprendizado, sempre alinhados aos princípios cooperativistas.
Em 2024, a Unimed Fortaleza implementou ações de conscientização sobre conceitos e boas práticas acerca da proteção de dados pessoais para seus cooperados. Essas iniciativas visam garantir a segurança das informações, dar luz à importância da privacidade e assegurar que todos os procedimentos estejam em conformidade com as legislações vigentes.
No mês de agosto, foi realizado o Coopera LGPD, evento anual que objetiva conscientizar quanto à importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na área da saúde. Foram dois encontros e cerca de 400 médicos participantes. Foi um grande passo no fortalecimento da confiança entre a Unimed Fortaleza e seus cooperados.
Também foi iniciado o processo de formalização do Termo de Confidencialidade e Não Revelação com todos os médicos, atividade que busca garantir o sigilo e a confidencialidade das informações tratadas pelos médicos, estabelecendo responsabilidades para ambas as partes.
Além de fortalecer a confiança entre as partes, trata-se de uma evidência do cuidado com as informações dos pacientes, premissa muito relevante para os processos de certificação pleiteados pela cooperativa.
Para ampliar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento dos cooperados e de outros profissionais, a Unimed Fortaleza promoveu diversas qualificações em 2024. Foram ofertados cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento, que buscaram capacitar os médicos em temáticas variadas, como tecnologia, gestão, finanças, comunicação e marketing, além de fortalecer os princípios do cooperativismo, aproximando-os ainda mais da instituição.
As aulas permaneceram em formato on-line durante o ano de 2024, por meio da plataforma de ensino Mais Unimed, que facilitou o acesso dos médicos às qualificações oferecidas pela Universidade Corporativa. Além disso, foram realizados eventos corporativos e de engajamento também no formato a distância, obtendo excelente aceitação entre os participantes.
Os temas dos cursos ofertados foram definidos com base em pesquisas de opinião realizadas junto aos cooperados, o que permitiu identificar os conteúdos de maior interesse e relevância. Entre os assuntos abordados, destacam-se:;
Também foram realizados cursos de pós-graduação, como Nutrologia, em parceria com a Faculdade Unimed, e Gestão de Negócios em Saúde, certificado pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
Em 2024, houve, ainda, a estruturação do Centro de Pesquisa Clínica e Tecnologia, por meio do Centro Nacional de Pesquisas Clínicas e Tecnologias (CNPCT), vinculado à Faculdade Unimed. A parceria visa expandir a prática de pesquisa clínica e tecnológica, além do desenvolvimento de um repositório e da promoção da macrogestão de todas as pesquisas realizadas no âmbito do Sistema Unimed.
O principal resultado alcançado pela Unimed Fortaleza foi a continuidade bem-sucedida na oferta de cursos de curta duração, eventos corporativos, atividades de engajamento, pós-graduações e eventos técnicos e científicos. No formato online, esses programas registraram números ainda mais expressivos, promovendo maior participação dos cooperados em todas as categorias mencionadas e reduzindo significativamente as taxas de desistência. Além disso, observou-se um maior comprometimento dos médicos com os conteúdos oferecidos, indicando que o conhecimento foi adquirido de forma satisfatória.
Com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/CE), a Unimed Fortaleza lançou o Conexão do Conhecimento, programa que estimula o crescimento e a qualificação técnica dos médicos por meio de duas linhas de atuação. A primeira custeou a passagem e hospedagem de 25 cooperados para congressos nacionais de suas especialidades, e a segunda promoveu uma formação in company, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. O curso "Gestão Financeira para Médicos: Clínicas e Consultórios" foi ministrado em novembro, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, para 76 cooperados, divididos em cinco turmas.
No mês de janeiro, foi inaugurado o Polo Fortaleza da Faculdade Unimed, instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. A parceria objetiva expandir e fortalecer a educação continuada na cooperativa por meio de uma plataforma que disponibiliza mais de 200 cursos.
Por mais um ano, a Unimed Fortaleza seguiu investindo na valorização de seus médicos cooperados por meio de medidas que visam tornar possível a implementação de benefícios e reajustes financeiros.
Após aprovação na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em março de 2024, foram deliberados alguns reajustes. Em abril de 2024, o valor da consulta teve um aumento de 12% e as visitas realizadas na rede própria foram reajustadas em 8%. No caso dos cooperados plantonistas da rede própria, os honorários foram reajustados em 5% nesse mesmo mês. Em dezembro de 2024, foi aplicado um novo reajuste de 7% nos exames e procedimentos de cooperados.
Durante o ano, foi realizada comunicação intensa para convidar os cooperados a participarem dos eventos idealizados para eles, como Assembleia Geral Ordinária (AGO), Assembleia Geral Extraordinária (AGE), Happy Hour dos Médicos Aniversariantes, Mês do Cooperado, Festa de Encerramento, entre outros.
No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, data em que a Unimed Fortaleza se dedica a celebrar por meio da realização da Semana do Cooperado. Em 2024, a programação se estendeu para além de uma semana e, por isso, passou a se chamar Mês do Cooperado.
Com empolgação, as comemorações iniciaram com a 17ª Corrida Unimed Fortaleza, no dia 13 de outubro. Mais de 3.800 atletas participaram das provas com 5 km, 10 km e 21 km, a edição bateu recorde de inscrições e promoveu saúde e sustentabilidade. Sem contar no lounge exclusivo preparado para nossos médicos, proporcionando conforto durante o evento.
Os cooperados atuantes na rede própria da Unimed Fortaleza e os que estiveram, pessoalmente, na área de Relacionamento com o Cooperado, no dia 18 de outubro, receberam um presente simbólico.
No dia 17 de outubro, um legado de competência, liderança e dedicação foi honrado com a inauguração da Galeria dos Presidentes. O espaço fica localizado na Sede e homenageia os ex-presidentes que contribuíram para a trajetória da cooperativa ao longo de seus 46 anos: Dr. Almir Santos Pinto (1978), Dr. Othon Chaves Bastos (1979-1986), Dr. Darival Bringel de Olinda (1986-1998), Dr. José Franco de Magalhães (1998-2002), Dr. João Mairton Pereira de Lucena (2002-2014), Dr. João Cândido de Souza (2014-2018) e Dr. Elias Bezerra Leite (2018-2022).
O Check-up dos Cooperados se fez presente em mais um ano e estimulou nossos médicos a colocarem em dia seus exames de rotina e avaliações em saúde. Os serviços foram ofertados no Hospital Unimed e no Espaço Saúde, nos dias 23 e 24 de outubro. Devido à grande procura, houve ainda um dia extra, 25 de outubro, na Clínica de Saúde Integral do BS Tower.
O espetáculo "Meu Nordeste" foi uma das programações mais especiais do Mês do Cooperado, um grande show realizado no Teatro RioMar, no dia 24 de outubro, ao som de vozes que homenagearam a música cearense, além da presença do Coral Unimed Fortaleza. A ocasião ficou marcada na memória.
Na mesma noite, como um presente, houve o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos do Hospital Unimed, momento emocionante que retrata a trajetória e os desafios desse grande equipamento de saúde.
No dia 30 de outubro, cooperados participaram do Fórum dos Médicos Cooperados. O evento aconteceu de forma híbrida e debateu as novidades da saúde suplementar e do Sistema Unimed, além de outras pautas importantes.
Para marcar o encerramento do Mês do Cooperado, no dia 22 de novembro, tivemos a grande Festa de Encerramento, no Iate Clube Fortaleza. Ao som dos mais diversos estilos musicais protagonizados pelos artistas Vinny Fist, Marcos Lessa e SuperBanda, mais de mil cooperados fecharam com chave de ouro mais um ano que merece ser celebrado.
Em 2024, o programa de visitação realizado pelas executivas de Relacionamento com o Cooperado alcançou 3.416 médicos. A iniciativa busca estreitar o vínculo dos cooperados com a Unimed Fortaleza, oportunizando sua participação nas estratégias da empresa e treinamentos acerca de programas, como Remuneração Variável, e de ferramentas, como o Consultório On-line.
Em média, foi alcançado um índice de 99% de satisfação dos cooperados nas visitas realizadas em locais de atendimento, hospitais e clínicas da rede credenciada.
As executivas de Relacionamento com o Cooperado têm uma função essencial, atuando como ponto de contato entre os cooperados e as áreas técnicas, que se dedicam ao desenvolvimento de ferramentas e à execução de ações e estratégias direcionadas para os médicos.
A Unimed Fortaleza lançou o Clube Mais Vantagens Cooperado, uma versão especial do programa de benefícios para os médicos da cooperativa. Com uma plataforma renovada e uma nova identidade visual, a iniciativa, já consolidada entre os clientes, possui mais de 300 parceiros e condições diferenciadas em estabelecimentos de diversos segmentos como gastronomia, educação, entretenimento, saúde, shoppings, serviços, conveniência e muito mais.
A novidade reforça o compromisso da Unimed Fortaleza com a valorização dos seus cooperados, oferecendo a eles a oportunidade de usufruir de experiências únicas e condições exclusivas. Até 31 de dezembro de 2024, 318 médicos estavam inscritos no Clube Mais Vantagens Cooperado.
Analisando o ano de 2024, houve um aumento de 1,88% na relação de clientes por cooperado ativo, se comparado aos 12 meses de 2023.
A quantidade de cooperados diminuiu em 1,23% se comparado ao ano passado. A quantidade de cooperados ativos com produção diminuiu em 2,57%, passando de 3.423 cooperados em 2023 para 3.335 em Dezembro de 2024.
Comparando as informações dos 12 meses de 2024, observou-se uma queda de 1,71% em relação ao número dos 12 meses de 2023.
Nos 12 meses de 2024 houve um aumento de 5,53%, se comparado aos 12 meses de 2023.
Atrelado à elevação na frequência de exames por consulta, observa-se um aumento no custo de exames por consulta, na ordem de 6,83%.
Sempre com o objetivo de garantir melhor poder aquisitivo para os cooperados, a atual gestão vem conseguindo manter índices de remuneração média do cooperado com produção sempre acima da inflação. No ano de 2024 a remuneração média elevou-se em 47,18% em relação a 2020.
A produção global dos cooperados aumentou 51,25% em 2024 em comparação a 2020, ressaltando a valorização dos cooperados ativos no ano corrente.
Participação das especialidades médicas na produção da cooperativa em 2024, com ênfase nas 10 maiores produções.
Representatividade da quantidade de cooperados por especialidade no ano de 2024.
(Dados até 31.12.2024)
GRI 401-1
(Dados até 31.12.2024)
(Dados até 31.12.2024)
GRI 403-1, 403-2, 403-3, 403-4, 403-5, 403-6, 403-7, 403-8, 403-9
Em 2024, as práticas de saúde e segurança foram da Unimed Fortaleza com seus colaboradores foram ampliadas, contribuindo ainda mais para um clima de bem-estar e melhores condições laborais.
As atividades que expõem os trabalhadores à periculosidade são identificadas pela análise na elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGRO), em conformidade com as Normas regulamentadoras nº 01 e 16. Anualmente, a Unimed Fortaleza realiza uma revisão para identificar se houve alterações nos processos e, dessa forma, faz uma reavaliação da atividade. Além disso, quando uma nova função é incluída no roll de funções, existe uma análise em conjunto com o Sesmt e a gestão sobre as tarefas que serão desempenhadas e os possíveis riscos gerados.
Todos esses processos são revistos periodicamente e a análise é feita pelo corpo técnico do Sesmt, que sempre questiona se há meios de evitar ou novas formas de trabalho mais seguras, incluindo a automatização de tarefas que reduzam a exposição ao risco.
Os trabalhadores eletricistas estão comumente expostos a situações de perigo e, por isso, utilizam equipamentos específicos. Esses profissionais também passam por treinamentos periódicos, em conformidade com a NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade), sendo orientados sobre o direito de recusa quando constatarem uma situação de trabalho com risco grave e iminente para a sua vida ou saúde.
A Política Interna de Saúde e Segurança sobre o uso do calçado fechado discorre sobre o tipo correto de calçado que deve ser utilizado nas áreas administrativas e assistenciais da Unimed Fortaleza, incluindo exemplos ilustrativos e advertindo os colaboradores sobre o não cumprimento. Além de estar alinhada com a NR-32, é uma forma de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores contra riscos que possam existir nos ambientes hospitalares e áreas assistenciais.
Essa norma interna é amplamente divulgada para todos os profissionais pelo Sesmt e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), durante o treinamento de integração, no Diálogos de Saúde e Segurança (DSS), nas ações de prevenção como blitz, Sipat, Abril verde etc. O objetivo é levar o conhecimento a todos os colaboradores e terceiros.
A Unimed Fortaleza conta com um formulário em sistema informatizado que serve como um guia durante a investigação dos acidentes e incidentes de trabalho, onde são registradas as informações importantes sobre as ocorrências. Os dados coletados alimentam uma base que posteriormente é analisada, visando propor melhoria nos processos, sejam elas medidas administrativas (treinamentos, limitação de acesso, mudança de processos ou insumos etc) ou adoção de equipamentos de proteção individual.
O serviço de saúde do trabalho da Unimed Fortaleza atua na prevenção de doenças e de problemas relacionados ao trabalho, tanto físicos quanto mentais, muitas vezes causados pela rotina e/ou ambiente laborais. A empresa desenvolve estratégias e ações para proporcionar boas condições para assegurar a saúde e a qualidade de vida do colaborador, como a realização de exames ocupacionais e visitas para analisar as condições de trabalho, além de oficinas para levar orientação e informação sobre saúde.
É uma comissão formada por colaboradores eleitos e um representante do empregador, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Na Unimed Fortaleza, a Cipa possui um calendário de reunião mensal ordinário e, em casos excepcionais, pode convocar uma reunião extraordinária. Todos os colaboradores regidos pela CLT estão representados por essa comissão, exceto os recursos que não se enquadram no Quadro I da NR- 05.
Compostos por profissionais multidisciplinares representados por todos os setores que são acionados durante situações de emergência, desastres e atendimento a múltiplas vítimas, os Comitês de Crise contam com reuniões que acontecem de forma sistemática.
É um comitê composto por profissionais multidisciplinares, representado por setores indicados pela NR 32 e setores convidados (identificado como setor importante nas discussões). Atua na prevenção de acidentes com material biológico e perfuro cortante. As reuniões acontecem a cada dois meses, com o objetivo de planejar e implementar estratégias para prevenir e intervir em situações de acidente.
As necessidades de capacitação são avaliadas com base nos riscos ocupacionais avaliados de cada setor, nos requisitos legais das normas ou ainda por solicitação do gestor da área, e elaboradas conforme a legislação e as normas reguladoras vigentes. Os treinamentos internos são ministrados pelos profissionais do Sesmt e consistem na formação de cipeiros e de brigada de incêndio e na integração de saúde e segurança. Já os externos são realizados por empresas contratadas. Todas as capacitações são gratuitas e acontecem, em sua maioria, durante a jornada de trabalho.
Para além dos atendimentos ocupacionais com a realização de atestados de saúde ocupacional (admissional, demissional, retorno ao trabalho, mudança de função e periódico), há uma parceria com a Medicina Preventiva para encaminhar colaboradores para médico da família, nutricionista, educador físico e psicólogo, durante a consulta com o médico do trabalho.
A Unimed Fortaleza adota medidas de prevenção para eliminar, reduzir ou controlar os riscos, conforme previsto em Normas Regulamentadoras (NRs), na classificação dos riscos ocupacionais constantes no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGRO) ou quando houver evidências de associação, por meio do controle médico da saúde, entre as lesões e os agravos dos trabalhadores com os riscos e as situações identificadas.
Entre as medidas adotadas, são preferencialmente escolhidas às de proteção coletiva (EPCs), sendo que outras medidas de prevenção podem ser adotadas quando os EPCs não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação ou, ainda, em caráter complementar ou emergencial, obedecendo a seguinte hierarquia: 1 - Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; 2 - Utilização de equipamento de proteção individual (EPI).
No ano de 2024, a Unimed Fortaleza, por meio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), seguiu com o calendário de realização de consultas ocupacionais admissionais, periódicas, de mudança de função, demissionais e retorno ao trabalho, totalizando 5.500 atendimentos.
Por meio de palestras e ações de sensibilização sobre o câncer de mama e de colo de útero, a Unimed Fortaleza distribuiu guias de mamografia para colaboradoras acima de 40 anos que tiveram interesse em fazer o exame da campanha, no mês de outubro, sem coparticipação. Ao todo, foram realizados 194 procedimentos. Também foram promovidas palestras na sede e nos Hospitais Unimed e Hospital Unimed Sul para colaboradores, terceiros e cooperados.
Durante todo o ano, foram registradas mais de 15 mil participações nas sessões da ginástica laboral em todas as unidades da cooperativa, momento conduzido por profissionais de educação física que proporciona alongamentos das diversas partes do corpo e tipos diferentes para cada função exercida pelo trabalhador
Todos os colaboradores, terceiros e cooperados da Unimed Fortaleza têm à disposição atendimento psicológico de emergência, cujo intuito é garantir todo cuidado a cada um que se doa à cooperativa. Durante o ano de 2024 até o mês de dezembro, foram atendidos mais de 600 colaboradores e realizadas aproximadamente 1.800 sessões.
O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio em todas as unidades. A Unimed Fortaleza desenvolveu ações como: palestras, momentos com os gestores dos Hospitais Unimed e Unimed Sul, blitze de distribuição do material em alusão à campanha e reforço da importância do tema. No total, foram alcançados 4.426 colaboradores.
A Semana da Saúde 2024 ocorreu entre os dias 3 e 6 de dezembro, com ações que visam à qualidade de vida e ao bem-estar dos colaboradores. A abertura contou com a palestra "Saúde Integral como cuidado para o colaborador", ministrada pelo Dr. Yuri Brito. No decorrer da programação, foram realizadas diversas atividades, como feirinhas e blitze nas unidades, além de momentos de autocuidado e um treinamento funcional.
Total de colaboradores: 3.830
Colaboradores cobertos por esse sistema: 3.830
Percentual de colaboradores cobertos por esse sistema e auditado internamente: 100%
Percentual de colaboradores cobertos por esse sistema e que tenha sido auditado internamente ou certificado por uma parte externa: 100%
Total de colaboradores: 4.053
Colaboradores cobertos por esse sistema: 4.053
Percentual de colaboradores cobertos por esse sistema e auditado internamente: 100%
Percentual de colaboradores cobertos por esse sistema e que tenha sido auditado internamente ou certificado por uma parte externa: 100%
Total de colaboradores: 4.159
Colaboradores cobertos por esse sistema: 4.159
Percentual de colaboradores cobertos por esse sistema e auditado internamente: 100%
Percentual de colaboradores cobertos por esse sistema e que tenha sido auditado internamente ou certificado por uma parte externa: 100%
Cerca de 46% dos acidentes registrados na Unimed Fortaleza são de trajeto. No Hospital Unimed, foi registrado o maior número de acidentes, com 89 ocorrências, o que representa 5,25% dos colaboradores da unidade. Em 2024, a empresa não registrou nenhum óbito por acidente de trabalho. Sobre incidentes de trabalho, 15 foram relatados, porém, nenhum com alto potencial de causar um acidente de trabalho com consequência grave.
As avaliações ambientais são realizadas com base nas legislações trabalhistas e previdenciárias, além das Normas Regulamentadoras. Também são utilizadas nas avaliações as Normas de Higiene Ocupacional (NHO), da Fundacentro.
Para fortalecer a cultura de integridade, a Unimed Fortaleza promoveu a ética entre seus colaboradores, estabelecendo diretrizes e princípios que orientam os processos e sistemas presentes na rotina de todas as áreas.
A Auditoria Interna da Unimed Fortaleza atua no âmbito contábil, administrativo e financeiro da cooperativa, e completou 25 anos em setembro de 2024. Em sua atuação, são observadas importantes resoluções normativas, além de recomendações de sistemas de governança importantes.
As principais ações e trabalhos realizados em 2024, inclusive de auditoria de Compliance, em consonância com o Plano Anual de Auditoria Interna, aprovado pelo Conselho de Administração, incluiu:
Auditorias nas seguintes áreas e/ou operações: Indicadores Táticos e Estratégicos; Administração de Pessoal do Hospital Unimed; Terceirização de Mão de Obra; Gestão dos Estoques; Faturamento da Operadora Pessoas Jurídicas; Cadastro de Beneficiários; Reajustes Contratuais; Compras; Gastos de Marketing; OPME (pagamentos manuais); Cooperado (documentação e produção); Produção Prestadores Pessoas Jurídicas; e Controles Internos da RN 518/2022;
Auditoria no âmbito dos Recursos Próprios da Cooperativa e das empresas controladas: Unimed Vacinas (geral); Laboratório Unimed (faturamento/contas a receber particular); Unimed Lar (da prescrição à devolução de MAT/MED); e Unimed Corretora (geral);
Atendimento a demandas pontuais solicitadas pelas Diretorias, Superintendências e por parte de outros órgãos sociais;
Investigações, apurações e/ou apoio na averiguação de algumas denúncias recebidas pelo Canal de Ética e por outras instâncias;
Apoio a projetos estratégicos da Cooperativa (manutenção da RN 518/2022, implementação da RN 507/2022, entre outros);
Promoção da palestra, intitulada "Comitê de Auditoria, Auditoria Interna e Governança", realizada pelo convidado Rodrigo Siqueira, diretor da Deloitte e de um vídeo sobre a Teoria das Restrições, com debate e orientações, como contribuição à capacitação dos colaboradores.
GRI 205-2
No cumprimento do pilar Treinamento e Comunicação, a Unimed Fortaleza conta com um Canal de Ética e temas Anticorrupção, Antissuborno e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Em 2024, foram realizados treinamentos presenciais para cerca de 400 colaboradores, além de treinamentos virtuais para 274, por meio de uma plataforma on-line.
Como parte do Plano de Conscientização e Treinamento para 2024, a Unimed Fortaleza promoveu, no Dia Mundial da Privacidade (28 de janeiro), uma mesa redonda com encarregados pela Proteção de Dados Pessoais dos Grupos Camed e Fiec. Foi uma oportunidade para discutir ideias e temas relevantes sobre a proteção de dados, reunindo empresas que aplicam boas práticas e que possuem programas reconhecidos no cenário regional.
Em maio, foram abertas as inscrições para mais uma edição do Guardiões LGPD, com mais de 120 interessados. O programa busca disseminar conceitos básicos de proteção de dados pessoais e privacidade, e identificar riscos à privacidade. Ao todo, foram selecionados 40 colaboradores, priorizando as áreas que necessitam de mais capilarização do tema, especialmente a assistencial. A nova turma prevê a execução de um cronograma de treinamentos de seis meses, até dezembro/2024, com encontros presenciais e on-line, atividades práticas e teóricas no escopo de suas atividades.
A fim de trazer ainda mais dinamismo para o programa, foi desenvolvido o "Compete LGPD", uma competição para testar o conhecimento da turma em prol de soluções para alguns casos de usos relacionados à LGPD e processos seguros. O momento envolveu os guardiões LGPD das edições anteriores como jurados das soluções propostas.
Com a estratégia de estar mais próximo das equipes assistenciais, o "Privacidade In Foco" visitou as clínicas, laboratórios e hospitais a fim promover a conscientização acerca da temática. Foram realizados encontros nos Centros de Terapia Especializados do WSTC, do Espaço Saúde e da Bezerra de Menezes, envolvendo os atendentes, as equipes multidisciplinares e coordenações. Tudo para identificar melhorias nos processos atuais e chamar a atenção para o assunto.
Ainda em 2024, o projeto "LGPD na Área", voltado para as equipes em geral, consistiu em um treinamento sobre os riscos de incidentes com dados pessoais e boas práticas de segurança. Além disso, foram ministrados, mensalmente, momentos de integração para profissionais residentes e estagiários, totalizando 12 encontros em que foram apresentados conceitos e dicas sobre como proteger as informações tratadas por esses novos profissionais. Alguns eventos estratégicos foram realizados a fim de disseminar a cultura da proteção de dados pessoais por meio dos processos implementados, como por exemplo, treinamento presencial com os lojistas e on-line com as executivas de Relacionamento com o Cooperado.
GRI 404-1
Em 2024, com o intuito de promover o desenvolvimento de seus colaboradores, a Unimed Fortaleza implementou iniciativas de fortalecimento de carreira, mapeando oportunidades de aprendizagem e ensino.
Ao longo do ano foram realizadas:
105.747,03
horas de treinamento/ano
8.812,25
horas de treinamento/mês
1.218
colaboradores capacitados/mês
4.988
colaboradores capacitados/ano
A média calculada é com base no quantitativo de colaboradores envolvendo os terceiros. Levando em consideração apenas os celetistas, em 2024, a Unimed Fortaleza registrou uma média de 22h de treinamento para líderes e de 25h de treinamento, considerando todos os colaboradores.
A cooperativa intensificou o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), focando na evolução da liderança de alta performance. Para isso, foram estabelecidas parcerias com instituições renomadas, como o Instituto Albert Einstein, Fundação Dom Cabral, Hospital Oswaldo Cruz e Consultoria Santo Caos, além de uma mentoria com Caroline Marcon.
O público-alvo incluiu diretores, conselheiros administrativos, conselheiros técnicos, superintendentes, gerentes, coordenadores e supervisores. Os temas abordados foram projetados para integrar o desenvolvimento técnico e o aprimoramento de competências comportamentais, alinhando as necessidades estratégicas da cooperativa. Os principais tópicos discutidos incluem:
Accountability
Tomada de Decisão para Alta Performance
Diversidade, Equidade e Inclusão
Gestão de Desempenho
Rituais de Liderança
Inteligência Emocional
Estratégia Baseada em Dados
Governança Digital
O programa teve um índice de adesão de 91% e uma taxa de satisfação de 92%, evidenciando sua eficácia e aceitação entre as lideranças da Unimed Fortaleza.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/CE) passou a ser o principal mantenedor financeiro das ações de capacitação. Dessa forma, em 2024, foi possível ampliar as iniciativas de desenvolvimento, fortalecer a governança e as práticas de excelência em parceria com instituições renomadas, como o Instituto Albert Einstein, a Fundação Dom Cabral, o Hospital Oswaldo Cruz e as consultorias Santo Caos, PUC/RS e Caroline Marcon.
Os treinamentos de qualificação foram estruturados com base no Mapa Estratégico e no levantamento das necessidades com foco no desenvolvimento setorial. O público-alvo abrangeu toda a Unimed Fortaleza, especialmente as áreas estratégicas. Um dos destaques foi o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atingiu 100% de satisfação e formou 98 intérpretes. Os cursos de Inteligência Emocional e Negociação de Conflito foram abertos a todos os colaboradores, visando promover um ambiente colaborativo e fortalecer as relações interpessoais.
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): 9 executivos estão realizando a formação.
Pós Einstein: Excelência Operacional na área de Saúde (Lean Six Sigma): 19 colaboradores estão realizando a formação.
Curso Gestão em Saúde 5.0 pelo Hospital Oswaldo Cruz: 26 colaboradores participaram da formação.
Programa de Revisão de Governança Corporativa (IPA): Consultoria do especialista Eduardo Bock
Capacitar e Crescer é um programa de incentivo à pós-graduação que viabiliza até 50% do valor da mensalidade de cursos de pós-graduação (pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado) para os colaboradores. Em 2024, 21 pessoas foram contempladas e a cerimônia de reconhecimento contou com a presença do presidente Dr. Marcos Aragão, diretores e superintendentes.
O Treinamento de Integração Institucional da Unimed Fortaleza busca acolher, encantar e engajar os novos colaboradores, além de promover a socialização com as rotinas, os valores e a cultura organizacional. Em 2024, foi revisado todo o processo e adotada uma nova metodologia 4Cs (Conformidade, Clarificação, Cultura e Conexão), tornando-o mais claro e mais prático de conduzir.
E para aperfeiçoar ainda mais, foi elaborado o Manual do Colaborador, que visa comunicar as informações necessárias relacionadas ao trabalho e à instituição para acolher todas as normas e procedimentos internos, propósito, visão, benefícios e as Chaves da Excelência que norteiam o negócio, bem como os direitos e deveres.
Em 2024, 521 colaboradores foram treinados, obtendo 93% de adesão e 99% de satisfação.
GRI 404-3
A Gestão de Desempenho é um conjunto de práticas e processos que visam monitorar, avaliar e melhorar a atuação dos colaboradores. Para além de uma avaliação anual, trata-se de um ciclo contínuo que busca alinhar os objetivos individuais aos estratégicos da cooperativa, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador.
Como parte do conjunto de práticas da gestão de desempenho, é realizada Avaliação de Desempenho, uma prática fundamental que permite medir e analisar o desempenho dos colaboradores em relação às expectativas e metas estabelecidas. O processo acontece em várias etapas com a metodologia 360° para os cargos de liderança, sendo avaliadas as competências transversais e de gestão e resultados (Indicadores), e 180° para demais cargos, sendo avaliadas as competências transversais e os desempenho técnico na função, garantindo uma avaliação justa, objetiva e eficaz.
No último ciclo avaliativo (2023/2024), finalizado em outubro de 2024, foram obtidos os seguintes percentuais de adesão por etapa:
Autoavaliação: 79,27%
Avaliação do Gestor: 99,79%
Reunião de Feedback: 98,02%
Visto do colaborador: 72,02%
A média geral do ciclo de Avaliação de Desempenho da Unimed Fortaleza 2023/2024 de 4,01. Todos os colaboradores contratados até novembro de 2023, que foram avaliados pelo seu gestor, obtiveram uma nota/média. Essa nota é utilizada como critério para alguns processos da cooperativa, como o Processo Seletivo e o Programa de Sucessão.
Seguindo com as práticas da gestão de desempenho, foi iniciado o processo para o Programa de Sucessão, uma iniciativa estratégica que identifica, seleciona, monitora e desenvolve pessoas para assumir novas oportunidades, de forma a trabalhar a sustentabilidade e mitigar riscos para o negócio. O Programa iniciou na Diretoria de Recursos Próprios e será estendido às demais Diretorias.
A participação se dá por meio da indicação do líder e de uma análise feita em conjunto com o RH. Além da indicação, são avaliados critérios de elegibilidade (nota na Avaliação de Desempenho, tempo de casa, formação, etc.) e demais variáveis que envolvam a área do indicado.
Veja o conteúdo completoA Unimed Fortaleza tem como propósito cuidar das pessoas e, dessa forma, está sempre buscando formas de reconhecimento dos seus colaboradores, pois entende que são eles que constroem seu legado de excelência.
A comunicação com o colaborador é essencial para fortalecer e consolidar a cultura organizacional e possibilitar que as pessoas se sintam parte do propósito da empresa. Assim, ao longo do ano, a Unimed Fortaleza desenvolveu estratégias de comunicação interna para manter os colaboradores bem informados e alinhados ao planejamento estratégico. Entre essas iniciativas, destacam-se campanhas e divulgações diárias no Voz e no Google Chat.
A Unimed Fortaleza consolidou seu principal canal de comunicação, o Voz, uma rede social corporativa que funciona, ainda, como repositório de documentos e arquivos úteis para download. Também implementou o uso do Google Chat, com o grupo Comunicação Oficial, para reforçar a disseminação das informações. A estratégia de implantação e comunicação do Google Chat deu certo, tornando-o um dos canais mais bem avaliados pelos colaboradores que o utilizam.
Entre as principais campanhas de comunicação interna com o colaborador, destacam-se a Acreditação da Rede Própria, Novos Negócios, 25 anos do Hospital Unimed, Clube Mais Vantagens, Hackathon da Unimed Fortaleza e a Avaliação de Desempenho.
GRI 401-2
Benefícios oferecidos a empregados em tempo integral:
Assistência médica e odontológica
Vale-alimentação e vale-refeição
Auxílio-creche/babá
Incentivos ao desenvolvimento
A campanha de comunicação dos Novos Negócios teve como estratégia relembrar o surgimento da Unimed Soluções, o conceito de ecossistema de proteção e os primeiros novos negócios. Além disso, foi lançada a série "Conheça de Perto", que abordou as principais informações sobre a Unimed Vacinas, Área Protegida, Corretora Unimed Fortaleza, Exames Ocupacionais e SOU (Serviço Ocupacional Unimed).
Foi feita uma ambientação temática nas unidades próprias e a série de vídeos "Novos Negócios Responde", em que cada diretor falou sobre um novo produto de forma simples e objetiva aos colaboradores.
De forma lúdica e descontraída, os colaboradores participaram de um game no estilo "Passa ou Repassa", em que respondiam, em duplas, perguntas sobre a Unimed Soluções e os novos negócios. Também foi elaborada a campanha "Se indicar e o cliente fechar, 20% você vai ganhar!".
Para celebrar os 25 anos do Hospital Unimed, foi produzida uma campanha institucional que reforça o compromisso e as entregas da unidade para a sociedade, clientes, médicos e colaboradores. Além disso, um livro comemorativo foi lançado com a proposta de documentar a evolução do Hospital ao longo do tempo, contando a trajetória e as principais conquistas relatadas por quem viveu a história de perto.
A Unimed Fortaleza tem se destacado, ao longo dos anos, como referência na valorização de seus colaboradores e do clima organizacional, reafirmando seu compromisso com o cuidado e bem-estar das pessoas, promovendo ações e projetos que refletem diretamente nos resultados obtidos na pesquisa de clima organizacional GPTW (Great Place to Work).
Em 2024, a empresa investiu fortemente em ações que promovessem a integração entre os objetivos organizacionais e o propósito de cuidar das pessoas para que vivam mais e melhor. Esse esforço contínuo reflete nos excelentes resultados conquistados que consolidaram a Unimed Fortaleza como a 34ª melhor empresa de grande porte para se trabalhar no Brasil, a 4ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil na categoria Planos de Saúde e a 1ª melhor empresa para se trabalhar no Ceará.
Com uma extensa e diversa programação dedicada exclusivamente aos colaboradores, a "Semana do Colaborador" reafirmou o compromisso da Unimed Fortaleza com a valorização das pessoas, promovendo um ambiente de trabalho ainda mais integrado e motivador. O evento buscou intensificar a divulgação da estratégia da cooperativa, ao mesmo tempo em que proporcionou momentos de celebração e descompressão. Tudo foi cuidadosamente elaborado para que todos se sentissem reconhecidos e conectados aos valores da empresa.
Um dos destaques foi o Café com Diretores, um bate-papo descontraído com a Diretoria, que possibilitou aos participantes conhecerem mais profundamente as decisões estratégicas da Unimed Fortaleza, fortalecendo o alinhamento e a comunicação transparente. E para encerrar, dois dias de happy hour foram organizados para celebrar as conquistas de 2024 e proporcionar momentos de lazer e integração para mais de 1.500 colaboradores.
Quanto aos rituais de fortalecimento da cultura e engajamento, a Unimed Fortaleza realizou as seguintes ações no Hospital Unimed: encontro "Integra enfermagem e Semana de Enfermagem Hospital Unimed, evento científico na "I Semana de Enfermagem DRP", entrega de pins (forma de reconhecimento entre colaboradores), aniversariantes do mês, simpósio Hospital Unimed 25 anos, tempo de empresa, "Pratas da Casa", colaboradores elogiados, promoção de colaboradores, recepção de novos colaboradores no Pronto Atendimento Aldeota, entre outras.
A Unimed Fortaleza foi palco de celebrações emocionantes e reconhecimentos especiais, reafirmando o compromisso com as pessoas que constroem a história da cooperativa:
Foi celebrado o aniversário de um ano do Centro de Oncologia, entrega que representa inovação e cuidado. O momento foi dedicado a reconhecer cada colaborador, peça fundamental para o sucesso do projeto que reforça a missão da Unimed Fortaleza de cuidar da vida com excelência e humanização.
O Hospital Unimed completou 25 anos e, durante a celebração, a cooperativa homenageou as Pratas da Casa: 11 colaboradores e 5 médicos que, como o Hospital Unimed, completaram 25 anos de dedicação dentro dos muros verdes. Na ocasião, também foi destacado o legado dos ex-diretores, com a presença de líderes que contribuíram para a trajetória do equipamento de saúde. Cada homenageado recebeu um pin de 25 anos, símbolo de gratidão e reconhecimento.
Outro marco foi o aniversário do Centro de Terapias, mais um espaço dedicado à promoção do cuidado integral e bem-estar. No evento de comemoração, foram reconhecidos os colaboradores que tornam possível oferecer serviços de excelência e atendimento humanizado, sempre alinhados ao propósito da Unimed Fortaleza.
No Hospital Unimed e Hospital Unimed Sul, foram entregues os certificados de "Estrela do Cuidado", iniciativa que reconhece colaboradores indicados por comportamentos extraordinários na atenção e assistência aos pacientes, proporcionando uma jornada humanizada e de excelência aos beneficiários atendidos nas unidades próprias.
O Café com Diretores é um ritual de fortalecimento da cultura já consolidado que acontece a cada três meses e tem, em média, 50 inscritos, dos quais 15 são sorteados. Na edição de 2024 da Semana do Colaborador, foram mais de 70 inscrições, comprovando o sucesso da iniciativa.
O presidente e os diretores iniciam o evento falando sobre o mapa estratégico e a pauta segue livre, permitindo que os colaboradores tirem suas dúvidas e apresentem suas críticas e sugestões. É uma das formas de acolher, cuidar e fortalecer a confiança na empresa, além de proporcionar momentos de comunicação e transparência.
No mês das crianças, os filhos dos colaboradores e cooperados da Unimed Fortaleza viveram um dia inesquecível em um parque inflável cheio de diversão. Com uma programação especialmente pensada para proporcionar momentos de alegria e convivência, o evento reuniu 151 participantes e foi marcado por brincadeiras, gargalhadas e muitas memórias especiais.
A Unimed Fortaleza deu um importante passo rumo à implementação da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), em 2024. Em parceria com a Santo Caos, consultoria renomada com grande expertise na temática e juntamente com o Sescoop/CE, a empresa iniciou uma jornada de entendimento, desenvolvimento e implantação de ações que promovam a diversidade.
Algumas das iniciativas entregues foram: diagnóstico, sensibilização da liderança, estruturação da governança de diversidade, grupos de trabalho, capacitação do RH, comunicação e integrantes do grupo de trabalho e governança, criação do planejamento estratégico de diversidade para os próximos três anos, elaboração da política de diversidade e planejamento tático para 2025.
Com essas atividades e tantas outras previstas, a Unimed Fortaleza reconhece a importância da diversidade e da inclusão como alicerce para a inovação, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. O movimento reflete o compromisso da cooperativa em valorizar as diferenças, promover a equidade e fortalecer ainda mais uma cultura organizacional que acolhe e respeita todas as pessoas.
O "Em festa" é uma tradição da Unimed Fortaleza. Prática que visa presentear e celebrar o aniversário das pessoas que fazem a cooperativa. E como presente, em 2024, foram distribuídas mais de 4.000 lancheiras térmicas para os colaboradores em celebração a mais um ano de suas vidas.
A cooperativa garante remuneração e benefícios alinhados às melhores práticas de mercado, o que favorece a atração e a retenção de talentos. A Unimed Fortaleza valoriza uma política de remuneração justa e competitiva, baseada em um plano estruturado de cargos e salários e na negociação de Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) com 12 entidades sindicais.
Sempre com o objetivo de oferecer remuneração justa e reter talentos, a Unimed Fortaleza realiza negociações salariais coletivas com 12 sindicatos. As negociações são realizadas com base em um plano de cargos e salários e negociações de Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs).
Em 2024, foram negociados os seguintes reajustes de benefícios:
A Unimed Fortaleza renovou, em 2024, as parcerias já existentes com faculdades e universidades, a fim de conceder descontos em cursos de educação continuada, graduação e pós-graduação aos seus colaboradores. Realizou também novas parcerias com o Colégio Darwin, e as Faculdades CDL e Fametro. No total, já são 30 parcerias, entre instituições de ensino e segmentos diversos.
O contrato com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE) se manteve durante o ano de 2024. O convênio consiste em descontos, para colaboradores e dependentes, nos serviços ofertados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Em contrapartida, a Unimed Fortaleza realiza a doação de 800 kg de alimentos, mensalmente, para o programa Mesa Brasil.
Também em 2024, a cooperativa negociou com a Unimed Odonto, fornecedor responsável pela disponibilização de plano odontológico aos colaboradores, a renovação do contrato sem reajuste financeiro por mais um ano.
No mês de outubro, foi lançado um novo fluxo de atendimento para colaboradores no Hospital Unimed: o Novo Jeito de Cuidar. Com a novidade, aqueles que buscarem a emergência da unidade e forem classificados com pulseira azul ou verde, sendo indicados para a especialidade de Clínica Médica, serão direcionados para um atendimento exclusivo na Clínica de Saúde Integral e acompanhados pela equipe de Medicina da Família (enfermeiros e médicos), com menor tempo de atendimento, sem cobrança de coparticipação.
Ainda em 2024, foi concedida uma ajuda de custo mensal no valor de R$100,00 aos colaboradores que atuaram em regime de home office.
GRI 405-1
A consultoria interna de Recursos Humanos da Unimed Fortaleza se dedica a fomentar uma cultura organizacional sólida e alinhada ao propósito de "cuidar das pessoas para que vivam mais e melhor", por meio de quatro pilares estratégicos: cultura/experiência do colaborador; liderança; eficiência organizacional; e negócio e estratégia.
Um dos principais instrumentos utilizados para fomentar essa conexão é a Pesquisa de Clima Organizacional, realizada anualmente e cujos resultados são aprofundados no Canal Aberto, espaço dedicado à escuta ativa e ao diagnóstico em áreas específicas. Em 2024, 41 setores participaram da iniciativa, permitindo um diálogo com os colaboradores para compreender suas percepções, seus desafios e colher suas sugestões. Com base nesses insights, os líderes desenvolvem planos de ação, que são compartilhados e discutidos com suas equipes, promovendo um ciclo contínuo de melhoria e construção de confiança no ambiente de trabalho.
A agenda do Business Partner (BP) é outro ponto forte desse trabalho. Atualizada mensalmente para atender superintendentes, gerentes e coordenadores, aborda temas essenciais que garantem o alinhamento estratégico.
A área de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) também é parte integrante dessa agenda, atuando em frentes como indicadores de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e vacinação, absenteísmo médico, reabilitação de colaboradores, projetos de bem-estar e iniciativas como o Protagonista da Saúde. O BP, em conjunto com o SESMT, realiza fóruns e comitês para aprofundar esses temas, garantindo que a gestão seja mais consciente, eficiente e humanizada.
Com todos esses esforços, a consultoria interna em RH da Unimed Fortaleza se posiciona como um agente de transformação, comprometido em construir uma experiência organizacional inspiradora, em que líderes e colaboradores trabalhem juntos para alcançar um ambiente de confiança, desenvolvimento e bem-estar.
Veja o conteúdo completo412
Entre hospitais, clínicas, laboratórios e bancos de sangue
360.429
Clientes
210.673
Titulares
148.933
Dependentes
(Dados até 31.12.2024)
A Unimed Fortaleza tem na sua essência a vocação para cuidar das pessoas, e esse caminho começou lá atrás. Essa história é marcada por tradição, mas é a excelência que consolida a cada dia e fortalece a marca no cuidado oferecido pelos médicos cooperados e colaboradores a todos os clientes que confiam suas vidas à operadora. A missão, sem dúvidas, é importante e vai muito além: levar bem-estar e saúde para que toda a sociedade conheça o jeito Unimed de cuidar, ampliando o reconhecimento dos diferenciais da Unimed Fortaleza e consolidando a percepção de qualidade e cuidado da marca.
Com o conceito "Nosso Cuidado Onde Você Estiver", a Unimed Fortaleza lançou, em março de 2024, a divulgação do Pronto Atendimento Virtual. O intuito foi educar as pessoas sobre a comodidade e segurança do serviço, estimulando seu uso para casos de sintomas leves iniciais e reduzindo a procura por unidades hospitalares. A campanha, que reforça o compromisso da operadora com a inovação e a proximidade no cuidado à saúde dos clientes, foi veiculada em rádios, TVs indoor, mackbus, Mall, painéis de LED, front lights e publieditoriais em grandes veículos.
Em abril, a estratégia focou no digital, com publicações em redes sociais e ações de marketing de influência para ampliar o alcance e o engajamento. Além disso, foram realizadas blitze no Colégio Farias Brito, promovendo o serviço de atendimento pediátrico virtual diretamente aos pais e responsáveis da instituição de ensino.
Em 2024, foi realizada uma campanha institucional com o objetivo de reafirmar o compromisso da Unimed Fortaleza com o cuidado integral de seus clientes, destacando os diferenciais que tornam seu plano de saúde único. Com o conceito "Um grande plano em todos os detalhes", a iniciativa evidenciou, de forma bem humorada, a amplitude e a qualidade do plano, mostrando que o cuidado da operadora está presente tanto nos grandes aspectos quanto em sua estrutura e seus serviços, como nos pequenos detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia dos clientes.
Os atributos destacados foram pilares que consolidam a liderança da Unimed Fortaleza no mercado: ampla rede credenciada e própria, que oferece acesso diferenciado e abrangente; unidades próprias acreditadas, reconhecidas pela excelência no atendimento; serviços exclusivos para clientes; gestão feita por médicos, refletindo a vocação para o cuidado; e constante investimento em estrutura, garantindo qualidade e inovação.
Lançada no dia 12 de junho, a campanha foi divulgada em um robusto plano de mídia, que garantiu alcance e impacto significativos. A estratégia contemplou TV, rádio, jornal, TVs indoor, mobiliário urbano, shoppings, backbus, busdoor e empena, além de uma agressiva presença digital. Com essa diversificação de canais, a mensagem foi levada a diferentes públicos.
Confira o vídeoEm 2024, o Clube Mais Vantagens da Unimed Fortaleza ganhou uma nova plataforma, oferecendo ainda mais benefícios em mais de 300 marcas parceiras. Além dessa atualização, o programa passou por um rebranding, com uma identidade visual renovada e um novo conceito: "A vida merece um desconto".
As novidades foram apresentadas por meio de uma campanha de comunicação integrada, que incluía mídia out-of-home, rádio, anúncios em revistas, ativações em eventos, ações em social media e parcerias com influenciadores.
No ano de 2024, a Unimed Vacinas contou com algumas campanhas, como "Quem se protege vive melhor", para promoção da vacina influenza tetravalente 2024; a Semana da Imunização, que promoveu a conscientização sobre a importância da vacinação; e uma campanha de Black Friday. Em todas as iniciativas, foram criadas peças direcionadas para a comunicação com clientes Unimed Fortaleza, médicos cooperados, colaboradores e público geral.
Os principais canais utilizados foram o Instagram @unimedvacinas, e-mail marketing e mensagens de SMS para a base de clientes da Unimed Fortaleza, além de jornal mural e banners nos portais Minha Unimed e Minha Unimed Cooperado. Além disso, durante todo o ano, foram promovidas ações com influenciadores nas redes sociais a fim de expandir ainda mais o conhecimento da marca.
A Unimed Fortaleza inaugurou o novo Pronto Atendimento Aldeota, nova unidade que oferece atendimento de urgência adulto 24 horas, nas áreas de Clínica Médica e Ortopedia, em uma uma área de 1.500 m². O investimento no projeto foi de aproximadamente R$14 milhões. O equipamento conta com uma estrutura moderna de dois andares, tecnologia avançada para atender mais de 5 mil pacientes por mês e um sistema de controle de acessos com catracas de reconhecimento facial e check-in via aplicativo, oferecendo maior autonomia e segurança para os clientes.
O atendimento é voltado para os casos de média e baixa complexidade e sua estrutura inclui leitos para medicação e observação, consultórios, sala para pequenos procedimentos, unidade de terapia de urgência e ambulância para transferências em casos de internação. Localizada em uma região estratégica, onde reside boa parte dos clientes Unimed Fortaleza, a unidade também dispõe de um estacionamento com 30 vagas para clientes.
A implantação do novo recurso transcorreu sem falhas ou incidentes de grande impacto, desde sua abertura. Com uma média em torno de 100 atendimentos diários e pesquisa de satisfação com usuários se mantendo superior a 95%, a operação foi muito bem sucedida.
Assista ao vídeo sobre o Pronto Atendimento AldeotaCom capacidade de 3.500 consultas por mês, a Clínica Rui Barbosa foi inaugurada no mês de novembro, oferecendo três serviços principais: Unimed Lar, Clínica de Reabilitação Pulmonar e Clínica de Especialidades Médicas. O Unimed Lar realiza atendimento domiciliar para pacientes que necessitam de cuidados médicos, de Enfermagem, Fisioterapia e outros acompanhamentos especializados, proporcionando suporte no conforto do lar e reduzindo a necessidade de internações.
A Clínica de Reabilitação Pulmonar disponibiliza serviços como fisioterapia respiratória, exercícios de condicionamento físico, monitoramento clínico, promovendo a recuperação e a qualidade de vida de pacientes com problemas pulmonares. Já a Clínica de Especialidades Médicas atende adultos e crianças em Endocrinologia, Hematologia, Neurologia, Nutrologia, Pneumologia, Reumatologia e Psiquiatria, além de contar com Geriatria, Genética e Gastroenterologia Pediátrica.
Em 2024, a Unimed Fortaleza lançou uma nova versão do Clube Mais Vantagens, plataforma de benefícios para os clientes, que oferece condições especiais e descontos em diversos estabelecimentos conveniados de todo o Brasil. O programa também ganhou uma nova marca e uma versão para os médicos cooperados.
São descontos em marcas de vários segmentos, como gastronomia, educação, entretenimento, saúde, shopping, serviços e conveniência. Além das vantagens financeiras, os usuários que se cadastrarem no programa têm a oportunidade de concorrer a sorteios mensais de prêmios diversos, incluindo eletrônicos, vales-compras, entre outros.
Assessoria especializada na prática de corridas e caminhadas ao ar livre, a Unimed Ativa proporciona, por meio do esporte, hábitos de qualidade de vida saudável, e convívio social a clientes, médicos cooperados e colaboradores. O ano de 2024 foi marcado por um grande crescimento do programa. Em 2023, foram atendidos 357 alunos. Já em 2024, foram 430, resultado de um trabalho de renovação da marca, plano de comunicação robusto e melhorias constantes.
O Roda de Vida visa proporcionar apoio e conforto aos pacientes do Centro de Oncologia, promovendo momentos de partilha e aproximação. Nesses encontros, a Unimed Fortaleza busca criar um ambiente acolhedor e encorajador, onde os pacientes possam compartilhar experiências, receber apoio emocional e fortalecer os laços com a equipe de saúde e entre si.
O programa objetiva não apenas nutrir o corpo com um café da manhã nutritivo, mas também alimentar o espírito, promovendo momentos de conexão e esperança durante o difícil processo de tratamento contra o câncer. Durante o ano, foram realizados quatro encontros, contemplando aproximadamente 200 pacientes.
Para comemorar os 25 anos de história do principal equipamento da rede própria da Unimed Fortaleza, o Hospital Unimed, celebrado em setembro, foi lançada a campanha "Grandes cuidados viram história", que destacou a trajetória da unidade como referência no Ceará e no sistema Unimed. A iniciativa reforçou os valores de excelência, inovação e humanização que acompanham o hospital desde sua fundação, em 1999, até seu reconhecimento como um dos melhores do mundo, consolidado por importantes marcos e conquistas.
A campanha explora momentos históricos que o definem, como o pioneirismo ao realizar o primeiro transplante de medula óssea em um hospital privado do Ceará, a conquista da acreditação internacional de boas práticas assistenciais no nível Diamante (Qmentum), o reconhecido pela Newsweek como um dos melhores do mundo e o melhor do sistema Unimed, e, claro, a resiliência demonstrada durante a pandemia, quando a unidade ampliou mais de 300 leitos e contratou 1.700 novos profissionais para atender às demandas emergenciais.
Veja o conteúdo completoEm mais um ano em que o cenário do mercado de saúde suplementar se manteve desafiador, foram realizadas campanhas comerciais e uma institucional com sequência comercial, que trouxeram grandes oportunidades com descontos e condições especiais para que novos clientes chegassem à Unimed Fortaleza.
Nas campanhas, foram comercializados os produtos da Linha Multi e Linha Salute, com foco em planos empresariais, mas também ofertando o produto individual com condições diferenciadas, incluindo o novo produto Personal, com venda exclusiva para planos individuais e familiares.
Os Dias Imperdíveis são um evento anual que tem por premissa ser a melhor oportunidade do ano para adquirir um plano de saúde Unimed Fortaleza. São três dias de duração e, em 2024, ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de maio (data que varia todos os anos para manter o fator surpresa da campanha).
A campanha é dividida em três fases e as equipes se dividem em duas frentes principais: venda externa com representantes autorizados e venda interna com a equipe própria comercial e de vendas digitais. Durante os três dias, foi montada uma força-tarefa de todas as equipes que acompanham os resultados em tempo real.
A iniciativa foi um verdadeiro sucesso, com mais de 3.500 novas vidas que aderiram à campanha.
Com o objetivo de garantir uma comunicação mais assertiva e coesa, a campanha corporativa foi criada como uma extensão da campanha institucional. Enquanto na versão institucional, foram trabalhados os atributos da marca Unimed Fortaleza pensando nos serviços assistenciais, no formato corporativo, o foco foram os atributos da operadora enquanto solução empresarial para retenção de talentos. Além de uma assinatura mais comercial, foram ofertados descontos de até 25% e isenção de carência para consultas e exames simples. O formato de uma campanha integrada fortaleceu a presença da marca e otimizou recursos, mostrando-se um modelo atrativo para ser replicado.
Veja o filme da campanhaA Semana de Vantagens chegou à sua terceira edição em 2024 e, pela primeira vez, a campanha teve um rosto definido: a influenciadora Mila Costa (do Instagram @nocasomila), que se destaca pelo humor com situações cotidianas e da vida adulta.
A campanha, que acompanha a tendência das promoções de black friday em todo o mundo, foi veiculada, principalmente, no formato digital (redes sociais e influenciadores) e indoor (TVs em elevadores), com o acréscimo de mídia OOH (out of home), em painéis de LED localizados estrategicamente, e mídia de mall em dois dos grandes shoppings da cidade.
Nessa edição da campanha, o prazo foi estendido até parte do mês seguinte. Considerando o recebimento de solicitações de propostas dentro desse período, a campanha obteve bons resultados, sendo responsável pelo alcance de 97% da meta de solicitações para os meses de novembro e dezembro.
A edição 2024 da Convenção Comercial contou com o tema "Conexões". O objetivo foi fortalecer a conexão entre pessoas, produtos e a Unimed Fortaleza.
O evento, realizado em janeiro, além de uma retrospectiva de 2023 e de projeções para 2024, foi palco para falas importantes da Diretoria e de uma palestra sobre vendas como ciência, com Lúcia Haracemiv, sócia fundadora da
Consultoria DNA de Vendas. Com a participação de 400 vendedores, também foram lançados os programas de incentivo às vendas com foco no aprendizado e na recompensa por boa performance comercial. E no fim do dia, foi lançada uma campanha especial com descontos para novos clientes.
Confira o vídeoCuidar de quem vende também faz parte do jeito de cuidar da Unimed Fortaleza e, ao longo do ano, além das ações de incentivo a vendas e do calendário de ações comemorativas, a empresa também investiu na fachada e ambientação de lojas parceiras, ativando a marca e levando seu verde para as paredes do revendedores autorizados.
Foi criada, também, uma programação especial no mês de outubro em comemoração ao Dia do Vendedor. Todas as equipes próprias e parceiras receberam ações com tabuleiro doce, fotos profissionais, edição especial do Unimed Class e um torneio esportivo em um evento exclusivo e totalmente dedicado aos vendedores Unimed Fortaleza.
O Unimed Class é o programa de educação continuada para a força de vendas da Unimed Fortaleza lançado na Convenção Comercial de 2024. Como pontapé inicial, foi realizada, em fevereiro, uma Masterclass de abertura com o Dr. Elias Leite, diretor Comercial, de Produtos e Marketing da Seguros Unimed.
Após o início do programa, foram realizados mini-cursos ao longo do ano, que contaram com mais de 900 inscrições. Os treinamentos tiveram o incentivo de contar pontos para o programa Vendedor TOP 30 e eram voltados ao aperfeiçoamento das técnicas de venda, conhecimento dos produtos Unimed Fortaleza e para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O ano de 2024 também foi marcado pelo retorno do TOP 30 de Vendas, programa de benefícios para os melhores vendedores Unimed Fortaleza que se destacaram em sua performance tanto no número de vendas, como também na participação no programa Unimed Class. Com isso, a iniciativa reconhece e valoriza o desempenho nas vendas e o compromisso com o desenvolvimento profissional dos participantes. Os TOP 30 de vendas foram anunciados durante as comemorações do Mês do Vendedor Unimed Fortaleza e receberam um kit especial de boas vindas.
De janeiro a dezembro de 2024, a Unimed Fortaleza obteve 1.539 citações positivas e orgânicas na imprensa local. E dentre os temas de maior impacto, destacam-se:
Também foram realizadas cobertura de imprensa em eventos de inauguração de novas unidades, como o Pronto Atendimento Aldeota e a Clínica Rui Barbosa, além de registrada a presença de colunistas sociais em eventos festivos realizados para médicos cooperados.
A Unimed Fortaleza busca estar sempre próxima dos jornalistas, reconhecendo o papel essencial que desempenham na sociedade. No Dia do Jornalista, a operadora presenteou esses profissionais com um brinde especial para homenageá-los e fortalecer essa parceria.
A Unimed Fortaleza, em sua busca constante por estabelecer conexões significativas e se consolidar como referência em saúde, reconhece as redes sociais como um canal essencial de comunicação com clientes e a sociedade em geral.
A estratégia segue fundamentada na produção de conteúdo relevante e transparente que agregue valor ao público e fortaleça a confiança na marca. Isso consolidou a Unimed Fortaleza como uma referência em saúde e o melhor plano do estado, impulsionando a atração de novos clientes.
Em 2024, além de comunicar sobre serviços, projetos e ações, a cooperativa manteve uma abordagem bem sucedida, compartilhando experiências de humanização proporcionadas pelas equipes assistenciais e momentos significativos vividos pelos clientes nas unidades próprias, o que permitiu maior engajamento e interação com o público nas redes sociais.
Com diversos projetos e investimento em conteúdo de qualidade, o ano foi encerrado com um alcance significativo no número de seguidores:
Os números representam um aumento de 2% no Facebook e 12% no Instagram, em comparação a 2023, consolidando estas redes como as principais plataformas de interação com o público.
No ano de 2024, a Unimed Fortaleza deu continuidade ao seu compromisso com a inovação e a conexão com diversos públicos por meio do podcast Plano Business. Após o sucesso da primeira temporada, o programa lançou uma nova, com 15 episódios. Assim como na edição anterior, o podcast foi apresentado por Camila Coutinho, Daniel Demétrio e Pompeu Vasconcelos, e continuou a oferecer insights valiosos e conhecimento a empreendedores, líderes corporativos e profissionais do mundo dos negócios.
A nova temporada registrou um total de 4.351 visualizações no YouTube, com destaque para o episódio com Roberta Grangeiro, do Grupo BSPAR, que alcançou 558 visualizações.
Confira o vídeoA Reputação da Marca continua sendo um dos indicadores estratégicos de marketing da Unimed Fortaleza, refletindo como é a imagem da cooperativa no meio digital e na imprensa. Esse indicador expressa o sentimento do público em relação às ações e aos posicionamentos da marca em seus canais de comunicação.
Utilizando a ferramenta BuzzMonitor para a coleta de menções nas redes sociais, é possível categorizar individualmente cada item em uma conversa, ampliando a amostra de menções obtidas. Também foram incluídas as marcações do perfil da Unimed Fortaleza no Instagram e as avaliações no Google Meu Negócio.
Durante o período de janeiro a dezembro de 2024, a Unimed Fortaleza recebeu um total de 37.445 menções nas redes sociais. No que diz respeito à imprensa, a cooperativa foi mencionada 1.674 vezes nesse mesmo intervalo. Com esses dados, a Reputação da Marca até então é de 77,09%, um reflexo das percepções do público sobre a cooperativa e suas iniciativas.
77,09%
Saúde da marca
A Unimed Fortaleza manteve, ao longo de 2024, sua estratégia de produção de conteúdo para o YouTube, alinhada à abordagem de inbound marketing, resultando em um crescimento contínuo e significativo. O canal Viver Bem se destacou ao apresentar vídeos com dicas de especialistas, além de campanhas comerciais, que visam promover a saúde e o bem-estar da comunidade.
Durante o período de janeiro a dezembro de 2024, o canal acumulou 147.442,6 horas de visualizações e conquistou 29.083 novos inscritos. Com esse crescimento, já são 357.399 inscritos no YouTube.
354.594
Inscritos no YouTube
De acordo com dados do Google Analytics 4 (GA4), de janeiro a dezembro de 2024, o Portal Unimed Fortaleza obteve cerca de 14 milhões de visualizações totais do conteúdo das páginas. O número de usuários que visitaram o site foi de 3,2 milhões, dos quais 3,1 milhões foram novos, recorrentes no período de 30 dias.
A área Minha Unimed dentro do Portal são as páginas que registram mais visualizações, com cerca de 2 milhões e mais de 300 mil usuários ativos. Os maiores canais de acesso são a pesquisa orgânica, o acesso direto e o referencial.
Conheça o portalCom um papel fundamental na aquisição de tráfego orgânico da Unimed Fortaleza, o blog é o principal canal de produção de conteúdo da estratégia de Inbound Marketing e está envolvido em todas as etapas da estratégia, desde atrair o público-alvo até gerar a conversão.
Por meio de posts posicionados na primeira página do Google, novos visitantes são atraídos para o domínio da empresa e impactados pelas comunicações. O objetivo é construir um relacionamento sólido e posicionar a operadora como uma escolha relevante para esses usuários. Para isso, a Unimed Fortaleza busca alinhar os interesses de suas personas com os conteúdos adequados ao estágio em que se encontram na jornada de compra.
No terceiro trimestre, a partir de um novo direcionamento para trabalhar com o público empresarial, a Unimed Fortaleza passou a priorizar posts sobre negócios, gestão e recursos humanos, mantendo os temas relacionados à saúde e bem-estar.
Do total de usuários visitantes, 95% tiveram origem orgânica, ou seja, foram atraídos de forma espontânea, sem qualquer tipo de anúncio, o que significa a redução de custos com divulgações.
E para continuar prezando pela qualidade e confiabilidade das informações passadas ao público, a Unimed Fortaleza convida seus cooperados e demais profissionais de saúde para contribuir com os posts publicados, oferecendo também uma oportunidade de visibilidade para eles.
Conheça o Blog Confira tudo sobre os eventosO projeto de bicicletas compartilhadas em Fortaleza, com 80 estações para adultos e 13 para crianças, já alcançou mais de 7 milhões de viagens, evitando a emissão de 2.907 toneladas de CO? e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e saudável na capital cearense.
Além de oferecer uma alternativa de transporte acessível, o projeto fortalece a imagem da Unimed Fortaleza como uma marca que cuida da comunidade, alinhando-se aos seus valores de responsabilidade social e inovação. Com grande circulação na cidade, o serviço gera visibilidade orgânica, economiza em investimentos de publicidade e reforça o compromisso da empresa com o bem-estar da população e a sustentabilidade urbana.
A Unimed Fortaleza, em parceria com a Guarda Municipal de Fortaleza e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, continuou, em 2024, investindo na segurança e no bem-estar da comunidade, tanto dentro como fora de seu espaço físico. Isso inclui a manutenção dos Postos Guarda-vidas na Praia do Futuro e na Avenida Beira Mar.
São 16 pontos distribuídos pela capital, estrategicamente planejados para proporcionar aos guardas uma visão ampla da costa e do litoral, garantindo mais eficiência em seu trabalho e maior segurança para os banhistas que frequentam essas praias.
Há 13 anos, a Unimed Fortaleza patrocina os dois maiores clubes de futebol do estado: o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, parceria que permite à marca uma conexão direta e emocional com o público, gerando alta visibilidade e identificação regional. Em 2024, o Ferroviário também foi incluído e ações criativas com os mascotes dos times e a distribuição de ingressos aproximaram a marca dos torcedores, por meio de experiências exclusivas e reforçando a presença no cotidiano da torcida.
A aplicação da logo nas camisas dos jogadores garante exposição constante e orgânica, com ampla cobertura midiática, fortalecendo o reconhecimento da marca em eventos locais e nacionais. Essa visibilidade e o vínculo emocional com os valores do futebol contribuem para uma imagem sólida, autêntica e bem alinhada com a paixão dos cearenses.
Em 2024, foi renovada a parceria com um dos principais teatros da cidade, para oferecer aos clientes Unimed Fortaleza 50% de desconto nos ingressos de qualquer espetáculo. A colaboração manteve seu sucesso ao longo do ano, com números que comprovam o impacto: até dezembro de 2024, foram 16.649 clientes que aproveitaram o benefício e 207 sessões de espetáculos assistidas com desconto, proporcionando visibilidade à marca nos vídeos de abertura. Além disso, dois grandes eventos foram realizados no Teatro Rio Mar: um voltado para clientes e comunidade, e outro para médicos cooperados. Ao todo, mais de 151 mil pessoas foram impactadas.
O Ceará Natal de Luz é um projeto artístico-cultural que traz em sua essência a energia dos artistas locais traduzida em música e teatro, tornando-se destaque nacional e, impulsionando, assim, o turismo, a cultura e a economia cearenses. O projeto contou com apoio da Lei Rouanet e, por mais um ano, levou a magia do Natal para os fortalezenses e visitantes.
Em 2024, a Unimed Fortaleza buscou inovar e, além da tradicional rota com o caminhão itinerante, pensou em uma programação cultural gratuita para toda a família, com mensagens de amor, união e saúde, fortalecendo seu compromisso de cuidar. A programação aconteceu durante sete dias na Praça Portugal e no anfiteatro da Av. Beira Mar.
Para celebrar o Dia das Mães, a Unimed Fortaleza preparou uma série especial de vídeos em homenagem às mães que inspiram com suas histórias e experiências. Os vídeos, veiculados nas redes sociais da empresa, destacaram relatos inspiradores de mulheres incríveis: clientes, colaboradoras e cooperadas.
Clique e assista ao vídeoA comemoração do Dia do Cliente, em 2024, foi realizada em quatro unidades: Central de Atendimento ao Cliente (CAC) do BS Tower, Laboratório Hospital Unimed Sul, Espaço Saúde e Clínica Bezerra de Menezes, com o objetivo principal de fortalecer o relacionamento com os clientes presentes.
Durante a ação, foram servidos 800 cafés gourmet e as unidades tiveram as entradas decoradas. Na CAC, dois atores recepcionaram os clientes oferecendo uma experiência diferenciada e acolhedora. Nos laboratórios e Clínicas de Saúde Integral, foram entregues mini brownies, agregando valor à experiência e reforçando o compromisso da Unimed Fortaleza com o cuidado e o bem-estar de todos.
Para os canais digitais, foi produzida a ação ??Delivery do Cuidado??, na qual alguns clientes receberam uma entrega especial durante sua consulta em algumas unidades, tudo registrado e divulgado por meio de um videocase.
Assista ao videocase "Para cuidar a gente entrega"No dia 12 de outubro, a Unimed Fortaleza realizou uma ação especial para comemorar o Dia das Crianças, levando alegria e acolhimento aos pacientes do Hospital Unimed Sul. A iniciativa contou com a participação dos mascotes dos times patrocinados pela operadora (Ceará, Fortaleza e Ferroviário), que visitaram crianças internadas e na emergência. Mais de 150 pessoas, entre pacientes, familiares, médicos e colaboradores, foram impactadas.
Para tornar o ambiente ainda mais descontraído, os funcionários foram convidados a vestir a camisa de seus times preferidos, demonstrando apoio e entusiasmo. No período da tarde, a equipe responsável pelo transporte dos pacientes se caracterizou como super-heróis e promoveu um momento lúdico para todas as crianças em atendimento.
GRI 3-3
O crescimento da carteira de clientes da Unimed Fortaleza nos últimos anos é resultado de uma estratégia comercial eficiente, focada no crescimento das vendas de planos coletivos, na qualificação destas vendas e na fidelização de clientes. Essa combinação de fatores permitiu à operadora aumentar sua base de beneficiários de forma sustentável e consolidar sua posição no mercado.
Em apenas um ano, a Unimed Soluções transformou-se em um pilar estratégico para a Unimed Fortaleza, levando inovação e crescimento a novas áreas de atuação. Desde sua constituição, a empresa já absorveu com sucesso a Corretora e a Unimed Vacinas.
Nesse período, também trouxe dois grandes lançamentos: o SOU, um produto que cuida da saúde ocupacional dos colaboradores das empresas; e o Área Protegida, que garante atendimento imediato em locais específicos, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde.
Ainda em 2024, a Unimed Soluções realizou sua primeira aquisição de participação societária do Grupo Neuropsicocentro, empresa já consolidada no setor de saúde como um dos principais players especializados do Brasil no tratamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Outro passo importante é a implementação de um modelo de governança corporativa robusto e alinhado às melhores práticas do mercado, reforçando o compromisso da empresa com a transparência, a integridade e a eficiência na gestão de seus processos, e garantir, assim, decisões estratégicas mais seguras e sustentáveis.
Com esses passos, a Unimed Soluções mostra que seu propósito é levar cada vez mais cuidado e inovação à vida das pessoas. E esse é apenas o começo.
A Unimed Soluções fica localizada na Rua Gonçalves Ledo, 777 - Bs Tower, 9º andar.
Veja o conteúdo completoCom um faturamento expressivo já alcançado, a Corretora de Seguros Unimed Fortaleza passou a contar, em 2024, com o apoio e a visão inovadora da Unimed Soluções, potencializando suas oportunidades de crescimento. Essa união amplia as possibilidades de expansão e desenvolvimento, reforçando a capacidade de oferecer ao mercado soluções completas de seguros e produtos que atendem todas as necessidades dos clientes, proporcionando uma proteção 360°.
Em 2024, a Unimed Vacinas passou por uma reestruturação estratégica que fortaleceu o negócio e preparou a clínica para novos patamares de atendimento e faturamento. Entre as principais mudanças e conquistas, destacam-se:
Reestruturação organizacional: o organograma da Unimed Vacinas foi redesenhado e a empresa contratou um gerente dedicado exclusivamente ao negócio, garantindo foco e liderança especializada.
Time comercial exclusivo: foi montada uma equipe de vendas especializada, com atuação receptiva e ativa, voltada a maximizar a presença e as oportunidades de negócio.
Melhoria nos procedimentos operacionais: os processos de aquisição e armazenamento de vacinas foram reestruturados, aperfeiçoando, assim, o serviço ao cliente e assegurando mais eficiência, segurança e qualidade em cada etapa.
Rebranding da marca: uma nova identidade visual foi criada e campanhas de publicidade implementadas nas redes sociais, juntamente com a campanha de vendas, reforçando a presença e o posicionamento da clínica no mercado.
Recorde de vendas, desde o início da operação, atingindo faturamento mensal superior a R$ 1 milhão nos tês últimos meses de 2024.
Essas transformações renderam resultados expressivos e a Unimed Vacinas encerrou o ano com faturamento de R$ 9,9 milhões. (R$ 9.927.391)
Apostando no mercado empresarial, a Unimed Soluções, em parceria com a Unimed Urgente, lançou o produto Área Protegida, nova solução criada para atender empresas que desejam oferecer suporte imediato em situações de emergência. Com a novidade, as empresas têm a garantia de um atendimento de emergência ágil e eficiente, com qualidade e confiança.
Trata-se de um serviço de cobertura assistencial feito por ambulâncias da Unimed Fortaleza. A empresa contratante tem acesso a um atendimento especializado, rápido e eficiente de urgência e emergência para situações que possam ocorrer com seus colaboradores, clientes fornecedores e visitantes, dentro de seu espaço físico.
A Unimed Soluções, em parceria com a Unimed Brasil, também lançou um produto voltado para a saúde ocupacional, o SOU, cujo objetivo é atender às necessidades das empresas e de seus colaboradores, sendo uma solução completa de cuidado, prevenção e bem-estar no ambiente de trabalho.
Com o intuito de diversificar e ampliar o portfólio da Unimed Fortaleza, bem como estimular a utilização da rede credenciada nos municípios de atuação e seguindo uma perceptível tendência de mercado (planos com abrangência reduzida), em outubro de 2024, foram lançados dois novos produtos: Salute Uni e Personal.
O Salute Uni é exclusivo para contratações coletivas, com 30% de coparticipação, opções de acomodação em enfermaria e apartamento, e abrangência em grupo de municípios (Fortaleza e Região Metropolitana). Já o Personal é, especificamente, para contratação individual ou familiar, com 30% de coparticipação, opções de acomodação em enfermaria e apartamento, e abrangência também em grupo de municípios (Fortaleza e Região Metropolitana).
No ano de 2024, a Unimed Fortaleza elevou o relacionamento com seus clientes empresariais a um novo patamar, com soluções que fortaleceram vínculos e geraram mais confiança em seus serviços. Foram implementadas ações personalizadas que entenderam profundamente os valores e as motivações de cada cliente, resultando em benefícios significativos para suas organizações e seus colaboradores.
O time de executivos de Relacionamento passou a agir como parceiro de negócios das empresas clientes, com o objetivo de fazer uma gestão estratégica dos contratos. Dessa forma, diversas iniciativas foram estruturadas com foco em sustentabilidade, percepção de valor e manutenção das parcerias comerciais.
Essas iniciativas incluíram, além do aprofundamento das análises estratégicas, as ações de promoção da saúde, contribuindo para o fortalecimento da marca e para o bem-estar e a produtividade dos beneficiários das empresas clientes. Ações como a entrega de brindes personalizados e visitas de relacionamento contribuíram para essa aproximação, enquanto treinamentos técnicos qualificaram equipes e otimizaram o uso dos serviços de saúde. Eventos e formações criaram oportunidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento conjunto, envolvendo clientes e potenciais clientes.
Com essa abordagem centrada no cliente, a Unimed Fortaleza não apenas atendeu às demandas, mas também promoveu experiências que agregam valor e promovem uma melhor satisfação e a fidelização da carteira.
A Unimed Fortaleza conduziu, durante todo o ano, uma série de campanhas de saúde exclusivas para seus clientes empresariais, com abordagem sobre, entre vários temas, o uso consciente do plano e campanhas alusivas às cores: Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Essas iniciativas impactaram um número significativo de clientes, abrangendo 15.742 pessoas, 284 empresas e um total de 332 ações, que incluíram palestras, rodas de conversa, oficinas e atendimentos personalizados, todos realizados por uma equipe multidisciplinar dedicada.
As ações de promoção da saúde foram cuidadosamente planejadas e executadas de acordo com critérios comerciais e estratégicos, e ênfase no crescimento sustentável, na rentabilidade da carteira e no sucesso do cliente.
Em 2024, com a área de Growth estruturada e com processos definidos, esse indicador possibilitou um desenvolvimento melhor das estratégias de campanhas, ações, eventos e análises comerciais. O desafio foi qualificar as solicitações de proposta e aumentar as contratações empresariais. Ainda assim, considerando o resultado de janeiro a dezembro de 2024, houve um atingimento de 115% da meta para o período.
Ainda em 2024, as estratégias comerciais foram intensificadas, aumentando a participação da operadora em licitações e credenciamentos, e realizando campanhas personalizadas para os clientes empresariais. Assim, a Unimed Fortaleza oxigenou contratos antigos e evoluiu em negociações importantes, melhorando a rentabilidade da carteira corporativa.
Por meio da melhoria dos processos internos, a cooperativa esteve ainda mais atenta à sinistralidade dos clientes, sempre sugerindo estratégias sustentáveis e flexíveis de negociação, entendendo as necessidades e particularidades em cada caso. Foi realizado, também, um trabalho de aproximação dos clientes corporativos, focando na maximização dos resultados para ambas as partes e utilizando como principal estratégia a celebração de negociações colaborativas.
A Unimed Fortaleza implementou painéis de gestão de utilização dos beneficiários, gerando benefícios tanto para clientes como para a operadora. A análise de sinistralidade em saúde permite monitorar tendências e identificar anomalias, como surtos de doenças ou alta utilização de serviços, ajudando a antecipar riscos e implementar ações preventivas.
A ferramenta também possibilita segmentar beneficiários por perfil de risco, promover saúde preventiva aos clientes e planejar campanhas e programas específicos para as empresas. Além disso, melhora a experiência do beneficiário ao personalizar serviços, facilita negociações com prestadores e ajusta contratos com base em dados históricos. Com indicadores robustos, a gestão acompanha KPIs essenciais, embasando decisões estratégicas, como reajustes e novas políticas, para atender às reais necessidades da população e otimizar recursos.
Veja o conteúdo completoGRI 3-3
A Unimed Fortaleza tem expandido seu cuidado de forma contínua, com destaque para sua rede própria, que cresceu em 2024 para oferecer um atendimento ainda mais qualificado. Essa expansão acompanha o crescimento da cidade e reforça o compromisso da operadora em garantir a satisfação de seus clientes, proporcionando a melhor assistência possível.
Para acompanhar a satisfação de seus clientes ao longo do ano, a Unimed Fortaleza realiza, de forma independente, pesquisas de satisfação em sua rede própria e credenciada, promovendo um constante processo de evolução.
Dessa forma, a satisfação com o atendimento na rede própria é de 95%, enquanto o NPS da mesma rede é de 86%. Já a satisfação em toda a rede (própria e credenciada) é de 94% e o NPS é de 84%.
Em 2024, nas unidades de atendimento presencial, houve um aumento significativo no volume de atendimentos em comparação a 2023, refletindo a confiança crescente dos clientes. Além disso, o patamar de satisfação chegou a 98,71% sob o olhar dos clientes que se disseram "muito satisfeitos" e "satisfeitos". Essa pesquisa é realizada após cada atendimento, em totens instalados nas unidades, os clientes podem registrar suas avaliações de maneira prática e direta.
Além do atendimento presencial, as unidades oferecem serviços de autoatendimento por meio de totens, nos quais os clientes podem emitir a 2ª via da fatura, declarações e demonstrativos. Entre janeiro e dezembro de 2024, os totens registraram 11.782 atendimentos, contribuindo para a agilidade e conveniência no suporte ao cliente. Esse desempenho reforça o compromisso da Unimed Fortaleza em proporcionar um atendimento de excelência, alinhado às necessidades e expectativas dos beneficiários.
O Call Center recebeu, em 2024, 792.524 chamadas. O setor, que continua sendo um dos principais canais dos clientes com a operadora, é responsável por atender uma ampla gama de demandas, incluindo fornecimento de informações, registro de elogios e gestão de reclamações. Com um compromisso de resolver 85% das solicitações de forma imediata, a área seguiu, rigorosamente, o decreto Nº 11.034/2022 para situações que exigem análise detalhada, assegurando ao cliente uma solução definitiva no prazo máximo de 7 dias após a data da manifestação.
Em 2024, a operadora investiu significativamente na modernização de seu atendimento, com a implementação de uma nova URA, com opções de autoatendimento. Por meio desse sistema, os clientes podem, de forma ágil e eficiente, verificar a autorização de procedimentos, emitir a segunda via de fatura e obter a declaração de imposto de renda. Paralelamente, o menu de serviços da assistente virtual foi redesenhado, otimizando as funcionalidades de autoatendimento com um layout mais intuitivo, prático e dinâmico, focando sempre na melhor experiência para o beneficiário.
A área está preparada para garantir um atendimento rápido e eficiente, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa estrutura permite conquistar a confiança e a satisfação dos clientes, reforçando o compromisso da Unimed Fortaleza em atender com agilidade e cortesia. O alto nível de satisfação e confiabilidade é comprovado pelo indicador "Nível de Satisfação", cujo índice atingido foi de 94%, em 2024.
94%
Nível de Satisfação do Call Center
Canal de atendimento exclusivo para pequenas e médias empresas (PMEs), registrando cerca de 61.400 chamadas anualmente, o Call Center Empresarial é um serviço especializado que abrange uma ampla gama de solicitações, incluindo questões financeiras, portabilidade, inclusão de dependentes, emissão de declarações e orientações diversas, além de oferecer suporte personalizado e soluções alinhadas às necessidades específicas desse segmento.
A área está estruturada para oferecer um atendimento ágil e eficiente, disponível durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira. A equipe atua com excelência, transmitindo confiança e segurança aos clientes e contribuindo diretamente para a valorização da marca Unimed Fortaleza. O desempenho é avaliado por meio do indicador de "Nível de Satisfação", que atingiu um expressivo índice de 96%.
96%
Nível de Satisfação do Call Center Empresarial
Para situações em que o cliente prefere o suporte humano, basta acionar a assistente virtual no WhatsApp e digitar "FALAR COM ATENDENTE". O atendimento é transferido em tempo real para um dos especialistas, garantindo um suporte rápido e eficiente. Atualmente, esse canal atende, em média, 11 mil clientes por mês, consolidando-se como uma das principais opções de interação virtual.
Veja o conteúdo completoCuidar das pessoas para que vivam mais e melhor é o propósito que guia a Unimed Fortaleza todos os dias. Por isso, a cooperativa se orgulha de tudo o que foi realizado em 2024 para cumprir esse objetivo.
A Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza centraliza as ações de Atenção Primária à Saúde (APS) na operadora com o objetivo de cuidar com excelência e de forma integral da saúde das pessoas, estimulando hábitos saudáveis, contribuindo para uma entrega de valor ao seus clientes, colaboradores, cooperados e para sua sustentabilidade.
Os serviços e ações são focados na promoção da saúde e na prevenção de doenças em todos os níveis: primário, secundário, terciário e quaternário. Os profissionais se organizam entre as equipes de Saúde Integral, Gestão do Cuidado e Multiprofissional. São médicos, enfermeiros, psicólogos, educador físico e nutricionistas que recebem, continuamente, capacitações para ofertar um cuidado cada vez mais centrado nas necessidades do paciente, atualizado e com a qualidade e excelência da Unimed Fortaleza.
Em 2024, os temas debatidos foram atualização em diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, saúde da criança e puericultura, saúde do idoso, saúde baseada em evidências e transtornos mentais.
As equipes de Saúde Integral atuam nas unidades BS Tower, Hospital Unimed, Maracanaú, Bezerra de Menezes, Espaço Saúde, Parangaba e M Dias Branco/Unifor. Os atendimentos podem ser realizados de forma presencial ou por teleconsulta, conforme o desejo do paciente. Os agendamentos estão disponíveis nas plataformas digitais, como aplicativo do cliente (App Cliente Unimed Fortaleza), site (www.unimedfortaleza.com.br/medicinapreventiva) e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Em 2024, foram realizadas:
Os pacientes acompanhados na Medicina Preventiva, a depender da necessidade, também são telemonitorados pela equipe de Gestão do Cuidado, composta por enfermeiros que acompanham os pacientes crônicos por meio de ligações e mensagens entre as consultas. O objetivo é orientar e acompanhar o andamento do plano terapêutico.
Em 2024, foi implementada a plataforma de mensageria Nilo Saúde, para tornar a comunicação com o cliente mais acessível e assertiva. O uso da ferramenta, além de facilitar os contatos, aprimora o monitoramento da adesão às linhas de cuidados, otimizando a continuidade dos tratamentos com uma assistência mais personalizada e direcionada.
Os pacientes portadores de doenças crônicas receberam orientações preventivas por meio de ligações telefônicas e mensagens para conscientizá-los sobre sua condição de saúde, estimular o autocuidado e promover mudanças para um estilo de vida adequado às suas patologias.
Os serviços são estruturados nas seguintes linhas: Cardiovascular, Diabetes e Síndrome Metabólica, Obesidade, Saúde Mental, Saúde do Idoso, e Promoção e Prevenção em Saúde.
Em 2024, foram realizados 20.148 atendimentos de Gestão do Cuidado.
Na Medicina Preventiva, uma equipe multidisciplinar, composta por profissional de Educação Física, nutricionistas e psicólogos, complementa o plano de cuidados dos pacientes crônicos acompanhados pela Saúde Integral, trabalhando de forma integrada. O objetivo é agregar os cuidados necessários à manutenção da saúde dos pacientes, estabelecendo planos terapêuticos e reforçando medidas de educação em saúde e o acompanhamento sistemático personalizado.
Em 2024, foram realizados:
De forma a completar as ações de educação em saúde de 2024, a Medicina Preventiva deu seguimento à realização das oficinas terapêuticas, abertas a todos os beneficiários da Unimed Fortaleza. A prática visa fornecer orientações psicoeducativas para a adoção de hábitos saudáveis e melhoria da qualidade de vida dos clientes, integrada com a atividade assistencial da Saúde Integral. O trabalho é feito por meio de sessões que podem ser pontuais ou semanais, em oficinas conduzidas por uma equipe formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e educador físico. São elas: Gerenciamento da Ansiedade, Depressão, Movimente-se e Saúde da Gestante.
Em 2024, foram impactados:
A Medicina Preventiva também atua junto à área de Relacionamento Corporativo, proporcionando às suas empresas clientes palestras e rodas de conversa em formato on-line e presencial acerca de temas diversos que promovam a conscientização e levem informações relevantes sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida.
Em 2024, foram realizadas 161 ações de saúde nas empresas, com 7.036 clientes impactados pelo suporte dos profissionais da Medicina Preventiva.
Com o projeto da acreditação em rede da Qmentum, em parceria com o instituto QGA, a Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza passou por várias revisões e ajustes em processos internos, visando ao aperfeiçoamento dos serviços, de forma a garantir mais qualidade e segurança aos pacientes, com foco no cuidado centrado na pessoa e consequente obtenção do selo ouro.
Nesse contexto, processos que englobam desde o atendimento até as consultas com os profissionais especialistas e a equipe multidisciplinar foram aprimorados e adequados. Comissões foram implantadas ou renovadas na área, como as de Dilemas Bioéticos, Revisão de Prontuários e Segurança do Paciente. As diretrizes de acompanhamento dos pacientes crônicos foram revisadas, tornando o trabalho mais consolidado e alinhado com o projeto terapêutico estabelecido e seguindo as melhores evidências científicas disponíveis.
Por tudo isso, a Medicina Preventiva segue com um dos maiores índices de aprovação entre todos os serviços oferecidos pela Unimed Fortaleza. Em 2024, os clientes manifestaram índices de satisfação sempre superiores a 95% com as unidades de Saúde Integral.
Durante todo o ano, o nível de satisfação com os serviços da Medicina Preventiva foi de 99,11%.
Na Unimed Fortaleza, a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos clientes é prioridade.
Com o objetivo de promover uma cultura de transparência e confiança cada vez mais consolidada, foram desenvolvidas diversas atividades e iniciativas que visam esclarecer e orientar os clientes sobre o tratamento de suas informações. As ações não apenas reforçam o compromisso com a segurança dos dados, mas também buscam empoderar os beneficiários com o conhecimento necessário para que se sintam seguros e informados quanto ao uso de suas informações pessoais.
Em 2024, a Unimed Fortaleza fez uma atualização significativa na sua Política de Privacidade, que incorporou novos cenários e processos desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2023 e do ano de 2024. O objetivo é fornecer um documento atual e claro, que reforce a transparência e os cuidados com cada informação.
O Portal da Privacidade também passou por melhorias em resposta às diretrizes mais rigorosas da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD), que enfatizaram a regulamentação do tratamento internacional de dados e a atuação do encarregado de dados pessoais.
Conheça aqui!No Portal, foi disponibilizado um novo canal para que os clientes possam esclarecer dúvidas sobre a transferência internacional de seus dados e, claro, para que exerçam seus direitos. Com essas alterações, há garantia de que eles estejam plenamente informados sobre os dados controlados pela Unimed Fortaleza e as situações em que estão sendo compartilhados com empresas fora do Brasil, reforçando o compromisso com a transparência e a ética da operadora.