A Unimed Fortaleza acredita que para sua sustentabilidade e crescimento é necessário ter em seu quadro pessoas que possuem valores, atributos pessoais e profissionais alinhados à cultura organizacional. Por isso, no processo de seleção, são avaliados comportamentos técnicos e atitudes que possam assegurar que os valores da cooperativa (segurança, respeito, cortesia, eficiência e senso de dono) e os elementos culturais/comportamentais esperados (paixão, colaboração, autonomia, proatividade e objetividade) possam ser vivenciados no dia a dia.
Com respeito à pluralidade de identidades e sempre trabalhando para promover uma cultura inclusiva, a Unimed Fortaleza não faz distinção de raça, cor, religião, identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade, deficiência ou idade em nenhuma etapa do processo seletivo, reforçando o compromisso de uma empresa fundamentada no cooperativismo e que valoriza seus clientes internos e externos.
Desde 2022, a cooperativa vem renovando o selo "Empresa que dá feedback", da plataforma Gupy. Em 2024, foram contabilizadas 64.287 inscrições destinadas às vagas ofertadas para o mercado e internamente, totalizando cerca de 176 inscrições por dia, um reforço também para a atratividade da marca no mercado.
Durante o ano, foram conduzidas 805 vagas efetivas, das quais 568 foram elegíveis para seleção interna e destas, 415 foram fechadas com talentos internos, entre as quais, 37 foram vagas de liderança. Assim, reforça-se o indicador estratégico de aproveitamento interno, que tem como meta ter 65% das vagas abertas e elegíveis para seleções internas, fechadas com os talentos da cooperativa. Em 2024, esse número chegou a 74% das vagas internas. Além dessas, também foram trabalhadas 734 vagas temporárias.
Com vistas à inclusão e à diversidade em seus processos, a Unimed Fortaleza sempre realiza mutirões de vagas destinadas a pessoas com deficiência, em parceria com instituições especializadas como Centro de Profissionalização Inclusivas Para Pessoas com Deficiência (Cepid) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT). Um total de 204 candidatos foram avaliados e, das vagas abertas para esse público em 2024, 71 contratações foram efetivadas.
Além disso, com a inauguração do Pronto Atendimento Aldeota, foi realizado um processo seletivo com 197 profissionais médicos para vagas em diversas áreas e especialidades, como Consultório da Emergência, Área Crítica, Ortopedista e Traumatologista.
A Unimed Fortaleza promoveu treinamentos para as equipes assistenciais, visando à capacitação de seus profissionais e a um atendimento de excelência. Em 2024, os principais foram:
Outros treinamentos para as equipes assistenciais também merecem destaque, como: boas práticas de uso do cateter venoso central (CVC) nas UTIs; campanha de higienização das mãos; paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); bundle de Pneumonia Associada à Ventilação (PAV); protocolo de prevenção de Infecção do Trato Urinário (ITU); e treinamento da equipe de UTI pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, durante o Setembro Verde.
A Unimed Fortaleza conduziu ativamente o movimento "Eu pratico ROPs", utilizando metodologias inovadoras para engajar o time assistencial. Houve uma intensa capacitação nas 31 Práticas Organizacionais exigidas listadas no manual da Qmentum, em alusão ao "Abril pela Segurança do Paciente", favorecendo parcerias com as áreas de Farmácia, Qualidade, SESMT e Centro de Estudos para o fortalecimento da cultura de segurança do Hospital Unimed. A ação começou como uma capacitação para a equipe de Enfermagem, mas serviu de ponte para outras áreas da cooperativa, contribuindo para o resultado de acreditação em rede.