GRI 2-22
Trabalho e orgulho são algumas das palavras que podem definir o ano de 2024 para a Unimed Fortaleza. Tivemos muitas entregas importantes, resultados positivos e conquistas alcançadas. Tudo isso, graças à dedicação e ao compromisso de todos que fazem a nossa cooperativa.
Apesar de estarmos em um cenário ainda difícil para a saúde suplementar, soubemos, com muito equilíbrio e competência, driblar as adversidades e seguir entregando serviços de excelência aos nossos clientes.
Entre as principais vitórias do ano, está a conquista da acreditação de nossa rede com nível Ouro pela metodologia Qmentum, um feito inédito no Brasil. Além do reconhecimento, pela mesma avaliação, do Hospital Unimed Sul com nível Platinum.
Também entregamos duas novas unidades. A primeira foi o Pronto Atendimento Aldeota, que está em pleno funcionamento, atendendo 24 horas na região onde há maior concentração dos nossos beneficiários. Foi um grande investimento no qual apostamos como um diferencial e um fortalecedor de nossa rede própria. A segunda foi a Clínica Rui Barbosa, que concentra três importantes serviços: Unimed Lar, Clínica de Reabilitação Pulmonar e Clínica de Especialidades Médicas.
Ainda em 2024, celebramos os 25 anos do Hospital Unimed, nosso gigante que é referência nacional em casos de alta complexidade e considerado um dos melhores hospitais do mundo. Foram muitas comemorações merecidas e o sentimento geral de orgulho.
Com nossos colaboradores, tivemos mais um ano em que priorizamos o cuidado e o desenvolvimento de todos, oferecendo benefícios, boas condições de trabalho, atenção à saúde e mais oportunidades de crescimento e qualificação. Tudo isso, em paralelo à nossa busca constante por inovação e sustentabilidade.
Quanto aos nossos cooperados, estreitamos ainda mais nossa relação, por meio de uma comunicação assertiva e transparente, e de ações especialmente planejadas e realizadas para eles. Ficamos extremamente felizes com o aumento na adesão de nossos médicos aos muitos eventos que promovemos e com a participação ativa em nossas tomadas de decisão, sempre prezando pela democracia e pelos princípios cooperativistas.
Em um cenário desafiador para a saúde suplementar no Brasil, a Unimed Fortaleza buscou superar obstáculos com inovação, eficiência e compromisso com seus cooperados, clientes e colaboradores. O ano de 2024 foi repleto de conquistas: avançamos na transformação digital com a implantação do Google Workspace e o uso de Inteligência Artificial; fortalecemos a governança corporativa; modernizamos processos assistenciais com melhorias no Consultório Online e automatizações como o Auditor Virtual de IA; e alcançamos resultados financeiros expressivos com inadimplência reduzida a 0,70%.
Entre as principais entregas, destacamos a implantação de novos fluxos para auditoria e reembolsos, a reestruturação da Cadeia de Suprimentos com economia significativa e a implementação de soluções tecnológicas inovadoras que fortaleceram nossa eficiência operacional e qualidade assistencial.
Essas conquistas reforçam nosso compromisso de transformar desafios em oportunidades, consolidando a Unimed Fortaleza como referência em inovação, qualidade e cuidado com as pessoas.
O ano de 2024 foi desafiador. O mercado de saúde suplementar continuou exigindo novas estratégias comerciais. Adotamos uma postura mais agressiva, especialmente na prospecção de clientes empresariais, o que resultou em ganhos significativos, incluindo a entrada de 8 mil novas vidas, provenientes dos contratos com o Banco Central e a ArcelorMittal.
Além de crescer de forma expressiva, alcançando importantes metas, a Unimed Fortaleza fortaleceu seu relacionamento com clientes corporativos por meio de iniciativas de promoção à saúde e eventos consolidados no calendário do setor. Inovamos no atendimento aos beneficiários com ações de humanização, qualificação da força de vendas e um forte compromisso com a satisfação e o sucesso dos nossos clientes.
Destacamos, ainda, grandes entregas para a comunidade, como as novas edições do Café com RH, da Corrida Unimed Fortaleza e do Prêmio Empresas que Cuidam, além de campanhas de grande impacto como "Um Grande Plano" e a inauguração do Pronto Atendimento Aldeota.
Em 2024, mantivemos a austeridade no controle do custo assistencial. Apesar da difícil fase pós-pandemia e a notória "demanda reprimida" ter ficado para trás, estamos focados na melhora da jornada na assistência, sem desperdícios e cada vez mais precisos no que realmente faz diferença para cuidar das pessoas.
Este ano, aprimoramos nossa Comissão de Governança Clínica baseada em números do DRG (grupo de indicadores que nos comparam a outras organizações de saúde e mensuram a qualidade assistencial da rede própria e rede credenciada ) e, ainda, a Comissão de Padronização de OPMEs com o fortalecimento do NOPME (Núcleo de OPME), concentrando mais ainda a alta complexidade em nossa rede com uma maior organização e controle das etapas de utilização de cada material nos nossos equipamentos próprios. Inauguramos, em 2024, o novo Pronto Atendimento Aldeota, um equipamento que atende às melhores práticas de gestão hospitalar, organizando a jornada do paciente e direcionando-o de acordo com nossas linhas de cuidado.
E, por fim, confirmamos os bons resultados de novos modelos de remuneração com prestadores da rede credenciada utilizando o Capitation e a Orçamentação, no qual medimos com mais precisão a qualidade assistencial desses parceiros comerciais. Em muito breve isso se estenderá aos cooperados na rede própria, vamos aos poucos implantando um modelo de pagamento por performance, mais justo e centrado no desfecho satisfatório do atendimento ao nosso cliente.
O ano de 2024 marcou o terceiro ano de nossa gestão, com avanços estratégicos consolidados e desafios significativos superados. Entre as principais conquistas, destacam-se a inauguração do Pronto Atendimento Aldeota e da Clínica de Especialidades Rui Barbosa, além da reestruturação do 4º andar do Hospital Unimed e da estruturação do Eixo Cardio Neuro.
A Acreditação Qmentum Nível Ouro de toda a rede de recursos próprios foi um marco decisivo rumo à excelência em qualidade e segurança do paciente, sendo inédita nas Américas. Em destaque, o Hospital Unimed Sul alcançou o Nível Platinum, um dos maiores níveis da certificação. Já o Centro de Oncologia e Centro de Terapias especializadas completaram um ano de operação, com significativo aumento no número de pacientes atendidos, reafirmando nosso compromisso com o cuidado integral e humanizado.
Os desafios de trabalhar em rede, com eficiência e mantendo o cliente no centro do cuidado, reforçaram nossa busca incessante pela sustentabilidade e excelência no "jeito de cuidar Unimed". Unidos, seguimos firmes no propósito de cuidar das pessoas para que elas vivam mais e melhor.
A estratégia da Unimed Fortaleza é também dividida em 4 temas com seus objetivos:
Fundamentado em três pilares: pessoas, transformação digital e cultura organizacional. A ideia é engajar mais o médico cooperado como dono, promover o desenvolvimento dos nossos colaboradores e fortalecer cada vez mais a cultura de encantamento do cliente, colocando-o no centro. Entre os objetivos que permeiam esses pilares estão: ser reconhecida como a melhor empresa para trabalhar, melhorar a jornada do cliente e os processos internos.
Eficiência em custos e despesas será a base para alavancarmos o nosso resultado, possibilitando competitividade de preço para crescermos. Para isso, definimos alguns objetivos, como a expansão das nossas estruturas próprias e eficiência no controle das despesas administrativas.
Com preços competitivos, focaremos em atender todos os públicos, ampliando o nosso canal de vendas, com a construção de um modelo de negócio que possibilitará vender mais com menor custo de aquisição. Ou seja, além de crescer como operadora de saúde, nosso desejo é fidelizar clientes e, claro, ser a marca preferida por quem busca cuidado e soluções em saúde.
Temos um sonho: ser um ecossistema de saúde com participação de mercado em outros serviços e negócios. Portanto, trabalharemos para expandir nossa atuação, aumentando a rentabilidade, garantindo um crescimento de forma sustentável e a ampliação do mix de receitas. O objetivo é usar como força a promoção de saúde de todas as maneiras possíveis.
GRI 2-9, 2-10, 2-19, 2-20, 2-21
A Unimed Fortaleza está comprometida com a melhoria contínua de suas práticas, especialmente no que se refere à governança corporativa. Seus recursos são direcionados para promover a transparência, a justiça, a sustentabilidade, a educação dos cooperados e a autogestão. Em 2024, a estrutura organizacional foi estabelecida da seguinte maneira:
Baixe o pdf completoAdriano Adeodato Accioly
Gustavo Rego Coelho
Hissa Tavares De Lima
Vanda Freire Belmino Costa
Marcos Aragão
Flávio Ibiapina
Fernanda Colares
Fabrício Martins
Francisco Assis
Comitê de Orçamento, Custos Assistenciais e Novas Tecnologias em Saúde
Comitê ESG
Comitê de Pessoas Remuneração e Performance
Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance
Anderson Lima dos Santos
Flávio Clemente Deulefeu
Mariana Muniz Soares de Matos
Maria Isabelle Marques Araújo
Paula Vasconcelos Pereira
Pedro Jorge Fernandes Pinto
Rômulo da Silva Bezerra
Vicente Freire Gonçalves Júnior
O sistema de governança da Unimed Fortaleza está estruturado de acordo com os requisitos das melhores práticas do mercado e em consonância com as orientações, os normativos e as indicações da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Para fortalecer a parceria com o IBGC, foi realizado um evento para celebrar a Governança Corporativa, oportunidade em que mais de 70 associados do Instituto se reuniram para conhecer o case de governança da Unimed Fortaleza. Dentre os assuntos apresentados, destacam-se os princípios de governança e temas estratégicos do IBGC.
Seguindo o Estatuto Social da Unimed Fortaleza, a Assembleia Geral é o principal órgão de governança da cooperativa, tendo caráter deliberativo e sendo constituída por médicos, os quais têm direito de voto, independentemente do seu capital social investido.
As eleições para o Conselho de Administração e Conselho Técnico ocorrem a cada quatro anos por meio de chapas definidas previamente e compostas por cooperados. No Conselho Fiscal, as candidaturas têm caráter individual, ocorrem anualmente e somente cooperados podem se candidatar. Em todos os casos, as assembleias dos cooperados elegem seus respectivos representantes dos órgãos de governança.
Na chapa eleita para o Conselho de Administração, cinco conselheiros são nomeados para as Diretorias Executivas e os outros quatro formam os Comitês de Assessoramento.
A remuneração dos membros da Diretoria e dos Conselhos de Administração,Técnico e Fiscal é fixada por meio de votação durante a Assembleia Geral, conforme definido no Estatuto Social da cooperativa. A comparação da remuneração média por categoria profissional de trabalho por gênero pode ser consultada no Balanço Social (anexo), item 2.23.
GRI 2-11, 2-12, 2-13
A governança participa do desenvolvimento, da aprovação e atualização dos valores, estratégias, políticas e objetivos relacionados ao desenvolvimento sustentável.
Assembleia Geral: é o órgão supremo da cooperativa e pode ser ordinária ou extraordinária, tendo poderes dentro dos limites da lei e do Estatuto Social, para deliberar toda e qualquer decisão de interesse geral. Os ocupantes de cargos sociais, bem como os cooperados, não podem votar nas decisões sobre assuntos que a eles se refiram de maneira direta ou indireta.
Conselho de Administração: órgão deliberativo composto pelo presidente, diretor administrativo-financeiro, diretor comercial, diretor de Provimentos de Saúde, diretor de Recursos Próprios e mais quatro conselheiros, por um mandato de quatro anos. Compete a este órgão atender as decisões ou recomendações da Assembleia Geral, planejar e executar ações, traçar normas para as vendas, operações e serviços, bem como controlar os resultados, visando estabilidade e crescimento da cooperativa. O Conselho de Administração também delega a responsabilidade pela gestão dos impactos ESG para o Comitê ESG e o presidente, que tem o apoio da Diretoria Executiva na gestão e operacionalização dos processos. O presidente do Conselho de Administração não atua na Diretoria Executiva da cooperativa.
Conselho Fiscal: formado por seis cooperados, com mandato de um ano. Fiscaliza a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas do Conselho de Administração, recomendando ou não sua aprovação à Assembleia Geral.
Conselho Técnico: formado por seis cooperados, compete ao órgão avaliar a admissão de médicos cooperados, além de receber e apurar denúncias que envolvam cooperados e supervisioná-los.
Comitês de Assessoramento: são quatro comitês para temas considerados críticos pelo Conselho de Administração, sendo cada um composto por quatro conselheiros. Os comitês assessoram e apoiam o Conselho de Administração em estudos, levantamentos, informações, pareceres e reuniões, em discussões de ordem técnica.
Diretoria Executiva: delibera e executa as normas para cumprimento dos objetivos da cooperativa, atendendo às recomendações e determinações da Assembleia Geral e do Conselho de Administração.
Comitê Gestor: auxilia na gestão da cooperativa, bem como assessora a Diretoria Executiva nas decisões estratégicas da organização. Composto atualmente por oito profissionais executivos (superintendentes de Planejamento e Gestão Empresarial, de Controladoria e Finanças, de Provimento de Saúde, de Recursos Próprios, de Recursos Próprios Hospitalares, de Tecnologia da Informação, de Mercado, e Administrativo). É limitada a participação de, no máximo, três cooperados em sua composição.
Em 2024, foram realizadas, em março, uma Assembleia Geral Ordinária e uma Assembleia Geral Extraordinária.
GRI 2-18
Não é realizada a avaliação de desempenho do mais alto órgão de governança, pois esta ação não está prevista no Estatuto Social da cooperativa.
Veja o conteúdo completoGRI 2-27
As informações relacionadas às não conformidades relacionadas às leis e regulamentos podem ser consultadas no Balanço Social, nos Indicadores Sociais Internos, itens 5.19.1 a 5.20.2, e em Outras Informações, item 7.10, valor total (R$ mil) de indenizações no período, por determinação de órgãos de defesa do consumidor e/ou justiça)