Nossa Gestão

Mensagem da Presidência

GRI 2-22

Trabalho e orgulho são algumas das palavras que podem definir o ano de 2024 para a Unimed Fortaleza. Tivemos muitas entregas importantes, resultados positivos e conquistas alcançadas. Tudo isso, graças à dedicação e ao compromisso de todos que fazem a nossa cooperativa.

Apesar de estarmos em um cenário ainda difícil para a saúde suplementar, soubemos, com muito equilíbrio e competência, driblar as adversidades e seguir entregando serviços de excelência aos nossos clientes.

Entre as principais vitórias do ano, está a conquista da acreditação de nossa rede com nível Ouro pela metodologia Qmentum, um feito inédito no Brasil. Além do reconhecimento, pela mesma avaliação, do Hospital Unimed Sul com nível Platinum.

Também entregamos duas novas unidades. A primeira foi o Pronto Atendimento Aldeota, que está em pleno funcionamento, atendendo 24 horas na região onde há maior concentração dos nossos beneficiários. Foi um grande investimento no qual apostamos como um diferencial e um fortalecedor de nossa rede própria. A segunda foi a Clínica Rui Barbosa, que concentra três importantes serviços: Unimed Lar, Clínica de Reabilitação Pulmonar e Clínica de Especialidades Médicas.

Ainda em 2024, celebramos os 25 anos do Hospital Unimed, nosso gigante que é referência nacional em casos de alta complexidade e considerado um dos melhores hospitais do mundo. Foram muitas comemorações merecidas e o sentimento geral de orgulho.

Com nossos colaboradores, tivemos mais um ano em que priorizamos o cuidado e o desenvolvimento de todos, oferecendo benefícios, boas condições de trabalho, atenção à saúde e mais oportunidades de crescimento e qualificação. Tudo isso, em paralelo à nossa busca constante por inovação e sustentabilidade.

Quanto aos nossos cooperados, estreitamos ainda mais nossa relação, por meio de uma comunicação assertiva e transparente, e de ações especialmente planejadas e realizadas para eles. Ficamos extremamente felizes com o aumento na adesão de nossos médicos aos muitos eventos que promovemos e com a participação ativa em nossas tomadas de decisão, sempre prezando pela democracia e pelos princípios cooperativistas.

Para 2025, as expectativas são ainda maiores, pois sabemos todo o nosso potencial de fazer acontecer e acreditamos que bons ventos nos esperam para seguirmos sendo referência no cuidado com excelência.

Mensagens da Diretoria Executiva

Em um cenário desafiador para a saúde suplementar no Brasil, a Unimed Fortaleza buscou superar obstáculos com inovação, eficiência e compromisso com seus cooperados, clientes e colaboradores. O ano de 2024 foi repleto de conquistas: avançamos na transformação digital com a implantação do Google Workspace e o uso de Inteligência Artificial; fortalecemos a governança corporativa; modernizamos processos assistenciais com melhorias no Consultório Online e automatizações como o Auditor Virtual de IA; e alcançamos resultados financeiros expressivos com inadimplência reduzida a 0,70%.

Entre as principais entregas, destacamos a implantação de novos fluxos para auditoria e reembolsos, a reestruturação da Cadeia de Suprimentos com economia significativa e a implementação de soluções tecnológicas inovadoras que fortaleceram nossa eficiência operacional e qualidade assistencial.

Essas conquistas reforçam nosso compromisso de transformar desafios em oportunidades, consolidando a Unimed Fortaleza como referência em inovação, qualidade e cuidado com as pessoas.

Seguimos avançando juntos, com propósito e dedicação, para construir um futuro ainda mais sustentável e eficiente.

O ano de 2024 foi desafiador. O mercado de saúde suplementar continuou exigindo novas estratégias comerciais. Adotamos uma postura mais agressiva, especialmente na prospecção de clientes empresariais, o que resultou em ganhos significativos, incluindo a entrada de 8 mil novas vidas, provenientes dos contratos com o Banco Central e a ArcelorMittal.

Além de crescer de forma expressiva, alcançando importantes metas, a Unimed Fortaleza fortaleceu seu relacionamento com clientes corporativos por meio de iniciativas de promoção à saúde e eventos consolidados no calendário do setor. Inovamos no atendimento aos beneficiários com ações de humanização, qualificação da força de vendas e um forte compromisso com a satisfação e o sucesso dos nossos clientes.

Destacamos, ainda, grandes entregas para a comunidade, como as novas edições do Café com RH, da Corrida Unimed Fortaleza e do Prêmio Empresas que Cuidam, além de campanhas de grande impacto como "Um Grande Plano" e a inauguração do Pronto Atendimento Aldeota.

Olhamos para 2025 com otimismo e prontos para continuar crescendo, com a qualidade e o cuidado sempre como nossos principais pilares.

Em 2024, mantivemos a austeridade no controle do custo assistencial. Apesar da difícil fase pós-pandemia e a notória "demanda reprimida" ter ficado para trás, estamos focados na melhora da jornada na assistência, sem desperdícios e cada vez mais precisos no que realmente faz diferença para cuidar das pessoas.

Este ano, aprimoramos nossa Comissão de Governança Clínica baseada em números do DRG (grupo de indicadores que nos comparam a outras organizações de saúde e mensuram a qualidade assistencial da rede própria e rede credenciada ) e, ainda, a Comissão de Padronização de OPMEs com o fortalecimento do NOPME (Núcleo de OPME), concentrando mais ainda a alta complexidade em nossa rede com uma maior organização e controle das etapas de utilização de cada material nos nossos equipamentos próprios. Inauguramos, em 2024, o novo Pronto Atendimento Aldeota, um equipamento que atende às melhores práticas de gestão hospitalar, organizando a jornada do paciente e direcionando-o de acordo com nossas linhas de cuidado.

E, por fim, confirmamos os bons resultados de novos modelos de remuneração com prestadores da rede credenciada utilizando o Capitation e a Orçamentação, no qual medimos com mais precisão a qualidade assistencial desses parceiros comerciais. Em muito breve isso se estenderá aos cooperados na rede própria, vamos aos poucos implantando um modelo de pagamento por performance, mais justo e centrado no desfecho satisfatório do atendimento ao nosso cliente.

Assim, entramos em 2025 mais confiantes, atentos ao mercado e ao controle regulatório exercido pela ANS, para que a Unimed Fortaleza cada vez mais se consolide como uma das maiores e melhores Unimeds do Sistema nacional.

O ano de 2024 marcou o terceiro ano de nossa gestão, com avanços estratégicos consolidados e desafios significativos superados. Entre as principais conquistas, destacam-se a inauguração do Pronto Atendimento Aldeota e da Clínica de Especialidades Rui Barbosa, além da reestruturação do 4º andar do Hospital Unimed e da estruturação do Eixo Cardio Neuro.

A Acreditação Qmentum Nível Ouro de toda a rede de recursos próprios foi um marco decisivo rumo à excelência em qualidade e segurança do paciente, sendo inédita nas Américas. Em destaque, o Hospital Unimed Sul alcançou o Nível Platinum, um dos maiores níveis da certificação. Já o Centro de Oncologia e Centro de Terapias especializadas completaram um ano de operação, com significativo aumento no número de pacientes atendidos, reafirmando nosso compromisso com o cuidado integral e humanizado.

Os desafios de trabalhar em rede, com eficiência e mantendo o cliente no centro do cuidado, reforçaram nossa busca incessante pela sustentabilidade e excelência no "jeito de cuidar Unimed". Unidos, seguimos firmes no propósito de cuidar das pessoas para que elas vivam mais e melhor.

As vitórias e aprendizados de 2024 nos preparam e fortalecem para enfrentar os novos desafios de 2025.

Nossos Conselhos

Conselho Administrativo

Conselho Técnico

Conselho Fiscal

Efetivos:

Suplentes:

  • Comitês de Assessoramento
  • Adriano Adeodato Accioly
  • Gustavo Rego Coelho
  • Hissa Tavares De Lima
  • Vanda Freire Belmino Costa
  • Comitê Gestor
  • Anderson Lima dos Santos
  • Flávio Clemente Deulefeu
  • Mariana Muniz Soares de Matos
  • Maria Isabelle Marques Araújo
  •  
  • Paula Vasconcelos Pereira
  • Pedro Jorge Fernandes Pinto
  • Rômulo da Silva Bezerra
  • Vicente Freire Gonçalves Júnior

Nossa Estratégia e Governança

Gestão Estratégica

A estratégia da Unimed Fortaleza é também dividida em 4 temas com seus objetivos:

Estrutura de Governança

e sua Composição

GRI 2-9, 2-10, 2-19, 2-20, 2-21

Organograma

A Unimed Fortaleza está comprometida com a melhoria contínua de suas práticas, especialmente no que se refere à governança corporativa. Seus recursos são direcionados para promover a transparência, a justiça, a sustentabilidade, a educação dos cooperados e a autogestão. Em 2024, a estrutura organizacional foi estabelecida da seguinte maneira:

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Conselho de Administração (9 membros)

4 conselheiros:

  • Adriano Adeodato Accioly

  • Gustavo Rego Coelho

  • Hissa Tavares De Lima

  • Vanda Freire Belmino Costa

5 membros diretores, que além da Diretoria Executiva (Direx), compõem também o Conselho de Administração:

  • Marcos Aragão

  • Flávio Ibiapina

  • Fernanda Colares

  • Fabrício Martins

  • Francisco Assis

Os 4 membros do CAD são assessorados por 4 Comitês de Assessoramento:

  • Comitê de Orçamento, Custos Assistenciais e Novas Tecnologias em Saúde

  • Comitê ESG

  • Comitê de Pessoas Remuneração e Performance

  • Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance

O Comitê Gestor é um órgão de governança formado por 7 superintendentes diretamente subordinados à Diretoria Executiva:

  • Anderson Lima dos Santos

  • Flávio Clemente Deulefeu

  • Mariana Muniz Soares de Matos

  • Maria Isabelle Marques Araújo

  • Paula Vasconcelos Pereira

  • Pedro Jorge Fernandes Pinto

  • Rômulo da Silva Bezerra

  • Vicente Freire Gonçalves Júnior

O sistema de governança da Unimed Fortaleza está estruturado de acordo com os requisitos das melhores práticas do mercado e em consonância com as orientações, os normativos e as indicações da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para fortalecer a parceria com o IBGC, foi realizado um evento para celebrar a Governança Corporativa, oportunidade em que mais de 70 associados do Instituto se reuniram para conhecer o case de governança da Unimed Fortaleza. Dentre os assuntos apresentados, destacam-se os princípios de governança e temas estratégicos do IBGC.

Seguindo o Estatuto Social da Unimed Fortaleza, a Assembleia Geral é o principal órgão de governança da cooperativa, tendo caráter deliberativo e sendo constituída por médicos, os quais têm direito de voto, independentemente do seu capital social investido.

As eleições para o Conselho de Administração e Conselho Técnico ocorrem a cada quatro anos por meio de chapas definidas previamente e compostas por cooperados. No Conselho Fiscal, as candidaturas têm caráter individual, ocorrem anualmente e somente cooperados podem se candidatar. Em todos os casos, as assembleias dos cooperados elegem seus respectivos representantes dos órgãos de governança.

Na chapa eleita para o Conselho de Administração, cinco conselheiros são nomeados para as Diretorias Executivas e os outros quatro formam os Comitês de Assessoramento.

A remuneração dos membros da Diretoria e dos Conselhos de Administração,Técnico e Fiscal é fixada por meio de votação durante a Assembleia Geral, conforme definido no Estatuto Social da cooperativa. A comparação da remuneração média por categoria profissional de trabalho por gênero pode ser consultada no Balanço Social (anexo), item 2.23.

Orgãos de governança cooperativa e suas atribuições.

GRI 2-11, 2-12, 2-13

A governança participa do desenvolvimento, da aprovação e atualização dos valores, estratégias, políticas e objetivos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Em 2024, foram realizadas, em março, uma Assembleia Geral Ordinária e uma Assembleia Geral Extraordinária.

Avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança

GRI 2-18

Não é realizada a avaliação de desempenho do mais alto órgão de governança, pois esta ação não está prevista no Estatuto Social da cooperativa.

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Conformidade com leis e regulamentos

GRI 2-27

As informações relacionadas às não conformidades relacionadas às leis e regulamentos podem ser consultadas no Balanço Social, nos Indicadores Sociais Internos, itens 5.19.1 a 5.20.2, e em Outras Informações, item 7.10, valor total (R$ mil) de indenizações no período, por determinação de órgãos de defesa do consumidor e/ou justiça)