Inovações, projetos, ações e melhorias tecnológicas direcionadas não faltaram em 2024 para a Unimed Fortaleza, sempre com o objetivo de melhorar a experiência dos seus clientes e tornar o trabalho de colaboradores e médicos cooperados mais eficiente.
O foco dos trabalhos desenvolvidos foi a transformação digital, o fortalecimento da inovação corporativa e da segurança da informação, a melhoria dos canais digitais e da comunicação com clientes, pacientes e cooperados, além da modernização tecnológica e de arquitetura de TI.
A partir da implantação da governança de TI em 2023, a Unimed Fortaleza atuou de forma mais estreita nas gestões estratégica, de processos, de serviços de TI, de indicadores e de projetos de TI, garantindo que as entregas estivessem alinhadas com os objetivos estratégicos corporativos e promovendo melhor acompanhamentos dos resultados, maior agilidade e qualidade no atendimento das solicitações de suporte e gestão de incidentes.
Internamente, alguns processos foram selecionados e submetidos a revisões, como fluxo de atendimento de demandas; fluxo de gestão de projetos de TI; fluxo do processo de avaliação e seleção de soluções de software e revisão do catálogo de serviços.
Além da revisão e otimização de processos, a Governança também desempenhou um papel fundamental na implantação do acompanhamento dos projetos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), o que possibilitou mais transparência e controle. Com o PDTI, foi possível alinhar as ações de TI aos objetivos estratégicos da empresa, resultando em ganhos significativos em termos de eficiência, priorização de recursos e entrega de soluções tecnológicas mais eficazes e integradas.
O ano de 2024 foi marcado pelo fomento à cultura de inovação na Unimed Fortaleza.
Pílula de InovaçãoEvento mensal em que a Unimed Fortaleza busca reforçar a cultura de inovação, tendo 100 participantes em média por ação. Os temas são:
O foco foi estimular a cultura da inovação e o empreendedorismo dentro da empresa, incentivando os participantes a pensar de forma criativa e a buscar constantemente novas soluções para os desafios do mercado de saúde. Foram quatro desafios propostos para as seguintes áreas: Unimed Lar; Cadeia Medicamentosa; Inovação na Coordenação do Cuidado da Saúde do Trabalhador; e Estratégias de Prevenção e Combate a Fraudes em Saúde Suplementar.
Iniciativa inédita que aconteceu em paralelo ao V Fórum Técnico da Unimed Equatorial, no Hotel Gran Marquise, com participação aproximada de 300 pessoas, a Feira de Tecnologia foi idealizada para facilitar o encontro entre médicos cooperados da Unimed, gestores de clínicas e fornecedores do setor de tecnologia. O evento proporcionou uma vitrine para soluções inovadoras em saúde, sendo uma oportunidade para parceiros da Unimed apresentarem soluções na área da saúde diretamente ao seu público-alvo.
O objetivo do programa é a captação de talentos para impulsionar o desenvolvimento de habilidades, fomentar a inovação e contribuir para a criação de um ambiente mais inclusivo e dinâmico. Na primeira edição, participaram 19 estudantes de quatro diferentes escolas profissionalizantes, sendo alocados em oito áreas da Unimed Fortaleza. Em convênio com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), os estudantes têm a oportunidade de participar do programa pelos próximos quatro anos.
No início do último trimestre do ano, foi realizada a Semana de Inovação, cujo objetivo foi explorar e promover o uso da Inteligência Artificial (IA) para aumentar a produtividade, melhorar processos e alcançar melhores resultados. Combinando apresentações teóricas e atividades práticas, o momento buscou fortalecer a cultura de inovação e criar um ambiente que impulsione o desenvolvimento do setor de saúde suplementar.
Com o tema geral "Integrando Inovação e a Transformação Digital para Impulsionar o Setor da Saúde Suplementar", o evento totalizou 11 horas de atividades distribuídas em cinco painéis, quatro palestras e dois laboratórios práticos conduzidos pela Google.
Ainda no último trimestre de 2024, foi aplicado o formulário de Cultura e Empreendedorismo ICR (Innovation Culture Readiness), desenvolvido pela Strategyzer, empresa referência no ramo. O formulário avalia cultura de inovação e empreendedorismo na organização, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. Os resultados serão essenciais para orientar estratégias que fortaleçam esse ambiente, promovendo a inovação e o crescimento sustentável nos próximos anos da cooperativa.
Desde 2018, a Unimed Fortaleza participa do programa Lei do Bem, apresentando anualmente projetos inovadores com excelência. A iniciativa do Governo Federal oferece incentivos fiscais a empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, com o intuito de impulsionar o crescimento do setor privado e o avanço científico e tecnológico nacional.
Durante o ano, a Unimed Fortaleza desempenhou um papel estratégico no suporte à modernização, inovação e segurança dos sistemas, promovendo eficiência operacional e alinhamento às melhores práticas. A modernização da infraestrutura e atualizações tecnológicas foram fundamentais para garantir estabilidade, escalabilidade, disponibilidade e alinhamento às demandas do ambiente tecnológico moderno, consolidando uma base robusta para a transformação digital, além de serem essenciais para garantir segurança, compatibilidade com novas demandas e acesso a novas funcionalidades.
Um exemplo foi a modernização da infraestrutura que acarretou na substituição dos servidores dedicados às aplicações por máquinas com tecnologia de última geração.
A maior parte dos investimentos em tecnologia foi direcionada para segurança da informação, com o objetivo de fortalecer a proteção dos dados e os sistemas da empresa. Foi estabelecido um padrão robusto de senhas para prevenir acessos não autorizados e reforçar a segurança.
No contexto de desenvolvimento seguro, iniciou-se a adoção de novas práticas para melhorar a segurança no ciclo de vida do desenvolvimento, alinhando-se a padrões internacionais. Foram aprimorados a gestão de vulnerabilidades, o monitoramento de eventos de segurança das atuais soluções implementadas, os módulos de proteção do antivírus de última geração e os processos e políticas de segurança da informação.
Também foram elaboradas soluções de prevenção de perda de dados pela internet, automação de operações de segurança, campanha de conscientização sobre riscos cibernéticos e criação do plano de enrobustecimento de segurança de ativos de TI. Essas ações promovem inovação, mitigam riscos e impulsionam a transformação digital, garantindo maior resistência contra incidentes cibernéticos e protegendo os ativos mais valiosos, alinhando a Unimed Fortaleza às melhores práticas de segurança da informação e regulatórias.
Foi concluída a implantação da plataforma do Google Workspace, que contempla um conjunto de ferramentas de colaboração, como e-mail e arquivos na nuvem, videoconferência, agenda, documentos, planilhas e apresentações, todos dentro do ecossistema Google, que proporciona maior produtividade, fácil integração entre as ferramentas, segurança e conformidade.
O projeto representa um avanço da Unimed Fortaleza no processo de transformação digital, aprimora a eficiência operacional e possibilita a utilização de soluções de inteligência artificial.
Em 2024, ocorreram investimentos significativos com foco em transformar a experiência de médicos cooperados, clientes e colaboradores. No Consultório On-line, esse investimento permitiu o acompanhamento pré-natal e a integração eficiente de exames laboratoriais. A plataforma centralizou os dados dos pacientes, facilitando diagnósticos mais rápidos e precisos, além de proporcionar um atendimento mais ágil e personalizado.
Melhorias nos processos de solicitações oncológicas e de OPME foram feitas, tornando-os mais ágeis e claros, o que aumentou a eficiência dos médicos e reduziu o tempo de espera para autorizações. A introdução dos Certificados Digitais ViDaaS e BirdId fortaleceu a segurança das transações digitais, garantindo a proteção dos dados sensíveis.
O sistema já foi adequado para a digitalização completa das guias, cujo objetivo é, ao longo do tempo, eliminar o uso de papel, agilizando o atendimento e reduzindo o impacto ambiental. Além disso, o sistema agora permite a visualização dos resultados de exames realizados nos recursos próprios, promovendo mais agilidade e eficiência nos atendimentos.
Foi implementada uma ferramenta de IA generativa (Co-pilot), que alcançou melhorias significativas na produtividade, tanto na entrega de códigos-fonte como na criação de fluxos de teste automatizados e eficientes.
O trabalho foi realizado de forma abrangente, contemplando as três principais camadas de desenvolvimento: front-end, back-end e banco de dados. Essa abordagem possibilitou maior consistência nas entregas, redução de retrabalhos e maior foco da equipe em soluções estratégicas, consolidando o uso da IA como um diferencial competitivo no processo de desenvolvimento.
Em 2024, foram realizadas melhorias no Agendamento Virtual. Uma plataforma integrada passou a ser adotada, focando na experiência do cliente e na eficiência operacional dos processos internos. Com isso, as agendas de especialidades críticas passaram a estar disponíveis para os pacientes em canais como aplicativo e portal, facilitando o acesso e reduzindo o trabalho operacional.
Outro avanço foi a criação do Painel do Prestador Externo, que automatiza o processo de confirmação de atendimentos e autorizações, possibilitando que eles visualizem suas agendas e confirmem atendimentos diretamente na plataforma, de forma a eliminar o antigo processo manual e ganhar mais agilidade. Além disso, foi implementado o módulo de criação de escalas e geração de agendas, antes realizado exclusivamente no sistema MV. Agora centralizadas, essas funções permitem que os gestores organizem as agendas com mais autonomia e flexibilidade.
Em 2024, a Unimed Fortaleza despendeu esforços para modernizar e otimizar o Sistema Totem e, assim, aprimorar a experiência do paciente e a eficiência dos processos nas unidades de saúde. Entre as principais realizações, destaca-se a criação do Totem Unificado, uma inovação que solucionou a fragmentação dos sistemas de totem, antes divididos em diferentes dispositivos para clínica, emergência, laboratório e CAC.
Em unidades onde existiam múltiplos serviços, a iniciativa reduziu custos e simplificou o fluxo de atendimento tornando-o mais intuitivo. Com o Totem Unificado, todas as funcionalidades foram centralizadas em um único dispositivo, que pode ser configurado para atender às necessidades específicas de cada unidade e permitir ajustes flexíveis de acordo com a demanda local.
Complementando essa transformação, foi desenvolvido o Painel de Gerenciamento dos Totens, uma ferramenta essencial que permite configurar as funcionalidades dos dispositivos de forma personalizada para cada unidade. O painel também fornece um relatório detalhado das negativas de autorização, possibilitando à equipe responsável identificar as causas mais comuns dessas negativas e agir de maneira proativa para resolver problemas recorrentes. Com essa funcionalidade, a gestão tem uma visão mais clara sobre o fluxo de atendimento e consegue ajustar rapidamente as regras e políticas.
Também foi implementada a validação por biometria facial, uma inovação que oferece mais segurança e praticidade. Com essa tecnologia, os pacientes podem se autenticar e realizar a autorização de serviços por meio do reconhecimento facial, agilizando o processo de identificação e tornando a experiência mais segura e moderna.
Também em 2024, a Unimed Fortaleza promoveu uma mudança na tecnologia-base utilizada para os assistentes virtuais, com o principal objetivo de reduzir custos operacionais.
Foi lançada a nova assistente virtual "Eva", uma evolução da "Roberta", com uma navegação guiada por botões, oferecendo uma interação mais intuitiva e ágil aos usuários. A novidade transformou a interface, tornando o atendimento mais fluido, eficiente e alinhado às necessidades dos beneficiários. Foi desenvolvido, ainda, um novo Assistente Virtual para vacinas, que simplifica o processo de agendamento e gestão das imunizações para os usuários.
Essas entregas foram fundamentais para a transformação digital da Unimed Fortaleza, oferecendo soluções mais rápidas, seguras e com uma experiência de atendimento mais simples e eficaz para os clientes.
Algumas implementações foram feitas no Portal Minha Unimed, como melhorias relacionadas à segurança no processo, na prevenção contra requisições excessivas e no uso demasiado de últimas senhas, melhorando a proteção dos dados de usuários.
Foi configurado o novo Programa Cooperativo 2024, permitindo atualizações alinhadas às necessidades dos cooperados, e implementado um portal exclusivo para corretores, que incentiva vendedores por meio de um sistema de pontuações.
Algumas atualizações foram feitas visando aprimorar a experiência do usuário (cliente e cooperados):
Em 2024, ações referentes ao desenvolvimento mobile da Unimed Fortaleza obtiveram resultados significativos, como no processo de agendamento, que otimizou o fluxo de atendimento e a experiência do usuário, e a implementação do Registro Eletrônico de Saúde (RES), modernizando e agilizando o acesso às informações médicas.
No que diz respeito aos beneficiários, foi implantado o acesso à teleconsulta de terapias, ampliando as opções de atendimento e oferecendo mais comodidade. A facilidade de acesso aos resultados de exames, por sua vez, agilizou o monitoramento da saúde e permitiu mais autonomia aos pacientes. Avanços significativos em segurança e melhorias na acessibilidade para deficientes visuais também foram implementados, reforçando o compromisso da Unimed Fortaleza com a inclusão e a segurança da informação.
Foram desenvolvidos indicadores e disponibilizados dados relevantes para transparência e produção médica, permitindo ao cooperado um acompanhamento mais preciso e estratégico de suas atividades. Novidades no aplicativo, incluindo a otimização dos avisos do Consultório On-line e a inserção da tela para acompanhamento de honorários de quimioterapia, aprimoraram a comunicação e a gestão financeira.
A Unimed Fortaleza também aprimorou o aplicativo de pesquisa de satisfação, expandindo seu alcance para beneficiários de outras Unimeds e pacientes particulares, com insights valiosos para a melhoria contínua dos serviços.
Por fim, a implementação da validação de rosto vivo na biometria reforçou a segurança do acesso às informações da operadora e as evoluções no painel de dados proporcionaram uma visualização mais clara e estruturada, facilitando a análise e a tomada de decisões.
Veja o conteúdo completo