(G4-14, G4-56, G4-LA6, G4-LA9, G4-LA10, G4-PR5 e G4-PR1)
O cuidado, o engajamento, o reconhecimento, a transparência e a valorização ao médico cooperado são imprescindíveis para a Unimed Fortaleza. Por isso, 2022 foi um ano de estratégias em prol desse público, que seguiu superando desafios e cumprindo o propósito de cuidar com excelência das pessoas.
(Dados até 31.12.2022)
(G4-14)
A Unimed Fortaleza continuou promovendo qualidade de assistência de saúde aos seus cooperados, como forma de garantir cuidado e integridade à vida e promover momentos de bem-estar.
Em 2022, a cooperativa ofetou checkup da saúde aos seus cooperdados. Os médicos que se inscreveram passaram por um atendimento especializado com os médicos da família, nutricionistas e educadores físicos, sendo possível a realização de exames laboratoriais com foco na prevenção.
A ação fez parte da programação da Semana do Cooperado 2022 e contou com mais de 60 atendimentos, distribuídos em dois dias, nas unidades de Saúde Integral do Hospital Unimed e Espaço Saúde.
(G4-56)
O compromisso em transmitir informações confiáveis e transparentes e garantir os interesses dos cooperados se manteve presente em 2022. Em todas as oportunidades possíveis, os médicos foram incentivados a manifestarem também suas opiniões nas decisões da cooperativa.
O ano de 2022 foi desafiador para a Unimed Fortaleza, que manteve seu foco na sustentabilidade do negócio. Com a chegada da nova diretoria e presidência da Unimed Fortaleza, foram realizadas ações para valorizar, reconhecer e engajar ainda mais o médico cooperado. Todos os movimentos foram pautados no comprometimento da atual gestão no que tange à transparência quanto à tomada de decisões assertivas.
A estratégia de comunicação e aproximação com os médicos cooperados se intensificou ainda mais em 2022, mantendo os seguintes canais de comunicação: Portal Minha Unimed Cooperado, Aplicativo Minha Unimed Cooperado, WhatsApp Business, SMS, e-mails corporativos, Mural do Cooperado e InfoCooperado WhatsApp.
Durante o ano, os médicos cooperados receberam atualizações sobre assuntos como:
Também foi realizada comunicação intensa para convite aos médicos cooperado participarem dos eventos: Tour guiado no Hospital Unimed Sul, Fóruns para Médicos Cooperados, AGO (Assembleia Geral Ordinária), AGE (Assembleia Geral Extraordinária), Fórum ESG, happy hour dos Médicos Aniversariantes e Semana do Cooperado.
Em 2022, a utilização do Canal de Ética e do Código de Conduta foi reforçada por meio de comunicações direcionadas para todos os cooperados através dos principais canais: whatsapp, e-mail, cartazes, Portal do Cooperado e App Minha Unimed Cooperado.
Ao longo do ano, foram revisados mais de 140 documentos corporativos e os que tinham relação com os cooperados foram disponibilizados no Portal do Cooperado. Os membros do Conselho de Administração (CAD) tiveram ainda a oportunidade de realizar o curso de Conselheiros de Administração do IBGC. Em novembro de 2022 aconteceu o Fórum ESG para os cooperados e clientes da cooperativa.
A Unimed Fortaleza, utilizando a metodologia de modelagem de decisões, iniciou a implantação de uma cultura voltada para a importância da documentação de regras e negócio minimizando riscos de concentração de conhecimento e facilitando as implementações de processos e automatizações.
Nesse exercício, realizou as análises e sugestões de melhorias referentes a doze exames genéticos, elaborando nove formulários com base nas Diretrizes de Utilização (DUTs) da ANS referentes a exames laboratoriais genéticos para facilitar o processo de autorização junto aos médicos solicitantes e agilizar a análise do médico auditor e o tempo de atendimento ao cliente, podendo ser objeto de melhorias no sistema Consultório On-line por parte da área de negócio responsável.
No desenvolvimento de suas atividades, a organização elaborou também o manual de regras referente à funcionalidade do Programa GUIA - Remuneração Variável, com a utilização da metodologia de modelagem de decisões e regras de negócio (identificação, priorização, modelagem e validação), que teve como objetivo sistematizar, documentar e disponibilizar às áreas de negócio afins a estrutura de regras existentes nessa plataforma.
Foram desenvolvidas modelagens de decisões e regras de negócio de 26 críticas do Sistemas Sabius, com o objetivo de fornecer mais controle das regras nesse sistema, melhor qualidade, integralidade, disponibilidade de documentação, minimizando os riscos de concentração de conhecimentos e perdas de informações.
Além disso, foram inventariadas mais 48 regras de negócio e modeladas mais 38 regras, conforme gráficos abaixo, com perspectivas de aumentar essa capacidade de entregas no ano de 2023, contribuindo ainda mais na mudança cultural voltada para os controles internos da cooperativa.
(G4-LA9 e G4-LA10)
Alinhada aos princípios do cooperativismo, a Unimed Fortaleza oportunizou o desenvolvimento de seus cooperados por meio de especializações, cursos de aperfeiçomento, treinamentos e envolvimento em programas importantes dentro dos muros verdes.
Ao longo do ano, a Diretoria da Unimed Fortaleza manteve uma comunicação próxima e transparente com os médicos cooperados, realizando três fóruns estratégicos:
Em abril: V Fórum dos Médicos Cooperados, on-line, com o tema "Atual cenário econômico-financeiro da Unimed Fortaleza e as estratégias de enfrentamento";
Em agosto: VI Fórum para Médicos Prescritores de Imunobiológicos e Antineoplásicos;
Outubro: VII Fórum Estratégico, durante a Semana do Cooperado.
Educação médica continuada e pós-graduação
Durante todo o ano, a cooperativa promoveu qualificações com foco no desenvolvimento profissional e na educação médica continuada do cooperado por intermédio de cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento. Estimulando, assim, os princípios do cooperativismo alinhado às estratégias da cooperativa.
Após a pandemia, houve uma maior presença dos cooperados nos cursos on-line, com isso, as aulas continuaram nesse formato no ano de 2022. Foram realizados também eventos corporativos e de engajamento de forma virtual, obtendo-se, em todas as categorias, excelente aceitação por parte dos participantes e surpreendendo mais uma vez positivamente os resultados.
Principais temáticas abordadas
De forma análoga aos anos anteriores, os temas para os cursos oferecidos pela Universidade Corporativa no ano de 2022 foram o resultado de levantamento junto aos cooperados, por meio de pesquisas de opinião. Os conteúdos de interesse e relevância para os médicos são: cuidado emocional, imposto de renda, empreendedorismo em saúde, inovações em saúde, neuronutrição, comunicação empresarial, investimentos financeiros, plataformas digitais, lei geral de proteção de dados, marketing médico, administração do tempo, gestão de consultório, planejamento estratégico pessoal e governança corporativa, além da realização de quatro cursos de pós graduação, terapia intensiva, cuidados paliativos e bioética, auditoria em saúde e gestão de negócios de saúde, os dois últimos cursos tiveram duas novas turmas de pós-graduação abertas.
Sendo assim, houve a participação de 6.912 cooperados em cursos de curta duração e pós-graduação oferecidos, 23 cooperados nos cursos de formação para o CAD, CTE e CFI, 1.411 cooperados na Assembleia Geral Ordinária (AGO), 2.840 cooperados nos eventos educativos e sociais, sendo 510 nas comemorações dos aniversariantes e 2.330 nos três fóruns realizados, totalizando 9.775 concludentes.
em cursos de curta duração e pós-graduação oferecidos
nos cursos de formação para o CAD, CTE e CFI, 1.411 cooperados na Assembleia Geral Ordinária (AGO)
nos eventos educativos e sociais, sendo 510 nas comemorações dos aniversariantes e 2.330 nos três fóruns realizados, totalizando 9.775 concludentes.
Programa de Privacidade Médicos Cooperados
Um tema também trabalhado com este público foi a Lei Geral de Proteção de Dados. Em 2 encontros, os cooperados aprenderam sobre o Programa de Privacidade da Unimed Fortaleza para os médicos cooperados e como eles podem ser apoiados em seus processos de adequação. Ao todo, mais de 190 cooperados participaram do momento, tiraram dúvidas e estão conscientes sobre o assunto.
Atualização para pediatras e anestesistas
Alinhada ao quadro de necessidades da cooperativa, a Unimed Fortaleza promoveu ainda um curso de atualização para pediatras do Hospital Unimed Sul, com o objetivo de implantar protocolos clínicos. Além disso, iniciou um curso de aperfeiçoamento em cuidados pós-operatórios para 30 anestesistas cooperados.
Planejamento financeiro
Com o propósito de mais uma vez protagonizar o médico cooperado e auxiliá-los a conhecer algumas estratégias de gestão econômica, um almoço foi oferecido a cooperados convidados, em parceria com o Sindicato dos Médicos Cooperados (SIMEC), com palestra e consultoria sobre planejamento financeiro.
(G4-LA10)
Para a Unimed Fortaleza, o médico cooperado deve cada vez mais ser valorizado e se sentir parte do negócio. Por isso, iniciativas como celebrações, palestras, projetos e melhorias em processos fizeram parte das ações de 2022 que os reconheceram.
A Assembleia Geral Ordinária, AGO 2022, ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2022, 100% digital. Entre as pautas do dia, foram discutidos os seguintes temas: Aclamação da chapa CAD e CTE, Resultado da eleição do CFI e Prestação de Contas do exercício 2021.
A Unimed Fortaleza conta com uma central de múltiplos atendimentos presenciais e virtuais para atendimento ao cooperado. Há também uma equipe de executivas de relacionamento que visitam constantemente esse público em seus locais de atendimento.
O Índice de Satisfação com a área de Relacionamento com o Cooperado, segundo pesquisa realizada com os Médicos Cooperados em 2022, foi de 95%. Além disso, a área apresenta um resultado de 103% para o indicador que reflete a consolidação do programa de visitas, realizando neste ano um total de 3.246 visitas a médicos cooperados.
O resultado é reflexo de várias iniciativas, afinal, esse trabalho atinge um público extremamente importante: os donos do negócio. É essencial que os cooperados se apropriem e participem de todas as estratégias que envolvem a Unimed Fortaleza. Algumas das ações realizadas foram:
Semana do Cooperado 2022
A Semana do Cooperado ocorre desde 2018 e proporciona aos médicos cooperados da Unimed Fortaleza momentos de networking e aprendizado. Além de simbolizar a comemoração do "Dia do Médico", que é celebrada no mês de outubro. Com a retomada das atividades pós-pandemia da Covid-19, a expectativa era que o evento fosse uma grande celebração e que atingisse o maior número possível de médicos cooperados.
Portanto, a programação incluiu:
Celebrar e reconhecer também faz parte da cultura da Unimed Fortaleza, por isso, para comemorar o Dia do Médico, os médicos que trabalham na rede própria da Unimed Fortaleza foram presenteados com um presente simbólico. Os médicos cooperados que estiveram presentes na área de Relacionamento com Cooperado, na Sede, também receberam o presente.
Confiabilidade e atendimento humanizado são pilares da Corretora. Em 2022, a empresa completou 30 anos no mercado, promovendo facilidade e comodidade para pessoas físicas e jurídicas com seguros nos mais diversos segmentos.
Como parte principal da celebração, a Corretora reuniu diretores do Sistema Unimed, médicos cooperados e promoveu um coquetel de aniversário. O encontro contou com uma palestra do escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi, com o tema "Escolhas inteligentes para o seu bolso e sua vida".
Os médicos cooperados tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, as instalações do Hospital Unimed Sul em uma visita guiada à mais nova unidade de atendimento da Unimed Fortaleza. Foram quatro turmas de visita guiada.
Veja o conteúdo completo
As pessoas são o maior patrimônio da Unimed Fortaleza. 2022 foi um ano para aflorar ainda mais a sensação de pertencimento à cooperativa e o orgulho de uma equipe compromissada com a alta performance que, além de tudo, exerce a sua vocação para cuidar todos os dias.
(Dados até 31.12.2022)
(G4-14 e G4-LA6)
Como operadora de saúde que valoriza a integridade física e mental das pessoas, dentro dos muros verdes os dias foram marcados por autocuidado, conscientização e iniciativas de segurança que envolveram colaboradores de todas as unidades.
Semana da Saúde
Aconteceu de 16 a 20 de agosto com o objetivo de proporcionar aos colaboradores práticas de incentivo à saúde e autocuidado no ambiente pessoal e profissional. Durante a semana, foram promovidos momentos de autocuidado com os colaboradores, como checkup de saúde, aulas de ginástica laboral, aulas de yoga, blitz ergonômica e educativa, feirinha de serviços e promoção da saúde, além de campeonato interno de vôlei e beach tênis.
Plantão Psicológico, ginástica laboral e massoterapia
Dentro dos muros verdes, o plantão psicológico funciona como um tipo de intervenção psicológica, um acolhimento de forma pontual do que dói e demanda mais atenção naquele momento. Todos os colaboradores e terceirizados têm acesso a esse benefício, que é gratuito, sem cobrança de coparticipação e sigiloso. Durante o ano de 2022, até o mês de outubro, foram atendidos mais de 450 colaboradores e realizadas aproximadamente 1.390 sessões.
Já a ginástica laboral e a massoterapia estimulam ao colaborador o cuidado e momentos de relaxamento do corpo. Até o mês de outubro, foram mais de 65 mil participações de colaboradores nas sessões da ginástica laboral, somando todas as unidades da cooperativa.
Campanhas de vacinação
Foram realizadas importantes campanhas de vacinação, como Influenza e Sarampo, durante o mês de junho, para todos os colaboradores da cooperativa (aplicação das doses no Hospital Unimed, além de clínicas e laboratórios), totalizando de 2.008 doses aplicadas.
Veja o conteúdo completo(G4-56)
Promovendo uma cultura de integridade, a cooperativa orientou e garantiu a ética de seus colaboradores por meio de diretrizes e princípios no desempenho de processos e sistemas que fazem parte da rotina de todas as áreas.
A Unimed Fortaleza atua em conformidade com as determinações da Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) n° 443/2019 e do Estatuto Social da Cooperativa, como também com as recomendações do Programa de Integridade da Lei Anticorrupção, do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Nesse sentido, algumas auditorias realizadas foram:
(G4-LA9 e G4-LA10)
A Unimed Fortaleza investiu fortemente na capacitação de seus colaboradores por meio de programas, integrações, avaliações e processos que garantiram desenvolvimento e preparo para os desafios de cada papel dentro da organização.
Ao longo do ano foram realizadas:
mais de
horas de treinamentos
horas de treinamento por mês
colaboradores capacitados
colaboradores por ano
A seguir, veja outras capacitações que contribuíram para o desenvolvimento dos colaboradores da cooperativa:
Programa Capacitar e Crescer
Buscando incentivar o desenvolvimento profissional, o programa Capacitar e Crescer viabiliza até 50% do valor da mensalidade de cursos de pós-graduação (pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado) para os colaboradores. Para participação, os colaboradores se inscrevem durante período estabelecido e devem atender aos critérios: nota de avaliação de desempenho igual ou superior a 3, não possuir medidas disciplinares no último ano e ter mais de 2 anos de contratação. A classificação é estabelecida através de critérios descritos na politica. No ano de 2022, foram beneficiados mais de 44 colaboradores.
Integração
Após pausa nos encontros presenciais por prevenção da Covid-19, em 2022 a integração institucional retornou ao formato presencial. O novo modelo foca na cultura e na segurança, promovendo o acolhimento, o encanto e o engajamento do novo colaborador e o prepara para seus primeiros dias dentro dos muros verdes. Com retorno em novembro, a adesão foi de 91%.
Programa de Desenvolvimento Evoluir
Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-CE), encerrou-se o ciclo iniciado em 2019 focado nos elementos culturais, que buscou disseminar as estratégias da cooperativa e a cultura da cortesia com resultado com o módulo "Senso de dono e lidera pelo exemplo", ministrado pela consultora Caroline Marcon. Em 2022, iniciou-se, então um novo ciclo no desenvolvimento dos gestores, ministrado pelo Albert Einstein, com o primeiro módulo "Tendências no setor da Saúde", buscando, especialmente, o alinhamento à estratégia da cooperativa.
Avaliação de Desempenho
É uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações, fornecendo instrumentos aos gestores para acompanhar e administrar o desempenho de seus subordinados e incentivar práticas baseadas em diálogos, visando o desenvolvimento profissional das equipes.
Para melhor eficiência da operacionalização, a avaliação foi dividida em 2 ciclos: o primeiro com foco na gestão (superintendentes, gerentes e coordenadores) utilizando o modelo 360°. O segundo com foco nos colaboradores, utilizando o modelo 90º. Foram avaliados mais de 3.500 colaboradores e 98% dos avaliados receberem feedback e construíram seus programas de desenvolvimento individuais junto com suas lideranças.
Colaboradores avaliados
dos avaliados receberem feedback e construíram seus programas de desenvolvimento individuais junto com suas lideranças.
Plataforma Sábios Journey
A plataforma disponibiliza conteúdo on-line que promove a vivência do aprendizado em programas de capacitação de colaboradores em que jornadas de aprendizagem e suas trilhas imersivas são customizadas com base nas necessidades específicas do colaborador, tornando o aprendizado autêntico, consistente e inovador. Em 2022, foram oferecidas mais de 75 experiências de aprendizagens, entre elas Compliance e Riscos Corporativos, Código de Conduta, LGPD e SIPAT, gerando 14.100 horas de desenvolvimento até outubro.
Parceria Sescoop-CE
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará investiu em ações de desenvolvimento para a alta liderança, como Amana-Key, HSM e visitas de benchmarketing para conhecer as melhores práticas na área da saúde. Para a média gestão, houve o Programa de Desenvolvimento Evoluir, com aproximadamente 233 gestores treinados, investindo na estrutura logística de todo o desenvolvimento do programa. Ainda em 2022, houve o início da parceria com o Albert Einstein, também facilitada pelo Sescoop. Foram mais de 50 ações realizadas a partir da parceria.
Guardiões e Momento LGPD
Em 2022, houve um ciclo de treinamentos focados nos Guardiões LGPD e o resultado foi além das expectativas. O apoio dessa turma nas rotinas da área de proteção de dados pessoais e privacidade é fundamental. O reporte de incidentes se tornou mais ágil e descomplicado. A partir disso, dentro dos muros verdes, todos passaram e acionar os Guardiões da LGPD quando o assunto foi segurança de dados pessoais na Unimed Fortaleza. O programa se tornou um sucesso e virou benchmarking no Brasil, contribuindo com a disseminação da LGPD dentro e fora da cooperativa.
Simplificou-se a forma de falar sobre LGPD com os colaboradores. Uma das iniciativas foi a criação de uma série de vídeos, de aproximadamente 3 minutos cada, no qual foram explicadas, de forma leve, as condições para que o tratamento de dados pessoais ocorra dentro da lei, quais são os princípios que norteiam qualquer atividade que envolva dados pessoais e, principalmente, uma visão geral sobre termos e definições previstos. O treinamento é obrigatório para os colaboradores e está disponível na plataforma de ensino Sábios Journey. Outra maneira de ensinar sobre o tema foi um quadro fixo, publicado no principal canal de comunicação da instituição, o Workplace: o Momento LGPD. Em novembro de 2022, a série ganhou uma nova edição com postagens diária durante 2 semanas levando novas informações e curiosidades importantes.
Processo de adequação de entidades
O Programa de Privacidade da Unimed Fortaleza cresceu e passou a incluir a Universidade Corporativa, a Corretora Unimed Fortaleza e o Instituto Unimed em suas atividades. Iniciou-se o processo de adequação dessas entidades que inclui, principalmente, o mapeamento das atividades que tratam dados pessoais, a avaliação de contratos com colaboradores e fornecedores, a disponibilização do portal de privacidade para os titulares de dados, a elaboração de política de privacidade e a conscientização de tudo isso junto aos colaboradores.
Compliance
Mais de 140 documentos corporativos foram revisados em 2022 e disponibilizados no Workplace para que os colaboradores tivessem acesso.
Veja o conteúdo completo(G4-LA10)
Na Unimed Fortaleza, a valorização de talentos internos é importante. Além disso, reconhecer e agradecer também faz parte de cuidar de quem cuida. As ações de 2022 refletiram essas premissas e garantiram que o colaborador sentisse esse cuidado de perto.
Marketing, Comunicação e Growth
No início de 2022, a área de Marketing e Comunicação passou por uma reestruturação e duas das quatro coordenações, que anteriormente ficavam divididas entre Publicidade e Propaganda e Marketing Digital, passaram a atuar de forma 360° com focos de atuação distintos. Com isso, foi criada a coordenação de Gestão de Marcas e Clientes, voltada à valorização da marca e comunicação com clientes, e a coordenação de Growth Marketing, que fica à frente de ações relacionadas à aquisição de novos clientes e aumento de receita.
A reestruturação de toda a área contribuiu com resultados expressivos no fortalecimento da marca e na estratégia comercial.
Arquitetura de Negócios e Inovação
Com o objetivo de explorar novas oportunidades de mercado e fomentar a cultura de inovação na Unimed Fortaleza, foi criada em junho de 2022 a Gerência de Arquitetura de Negócios e Inovação. A nova gerência surge com a missão de aproximar a cooperativa dos grandes ecossistemas de inovação brasileiros e assim trazer vantagens competitivas ao negócio. Os grandes desafios da área também passam pela modernização dos processos internos e a maximização dos resultados financeiros da cooperativa. A área já nasceu totalmente alinhada ao plano estratégico da companhia que carregará, em 2023, em um dos seus objetivos estratégicos o compromisso de "estimular a cultura de inovação e intraempeendedorismo".
A Unimed Fortaleza entende que para sua sustentabilidade e crescimento é necessário ter em seu quadro pessoas que possuem valores, atributos pessoais e profissionais alinhados à cultura organizacional.
Por isso, já no processo de seleção são avaliados comportamentos técnicos e atitudes que possam assegurar que os valores da cooperativa (cortesia, agilidade, segurança e respeito) e os elementos culturais/comportamentos esperados (paixão, colaboração, autonomia, proatividade e objetividade) possam ser vivenciados no dia a dia.
De janeiro a outubro de 2022 foram trabalhadas 611 vagas, das quais 328 foram fechadas com talentos internos, entre elas 57 vagas de liderança. Assim, reforça-se o indicador de aproveitamento interno, que tem como meta ter 60% das vagas abertas e que são elegíveis para seleções internas fechadas com os talentos da cooperativa. Atualmente, esse indicador já soma 69,35% no acumulado do ano.
Visando a inclusão e diversidade em seus processos, a operadora realizou em fevereiro de 2022 um mutirão de vagas destinadas a pessoas com deficiência. Ao todo, foram avaliados 195 candidatos e, das vagas abertas para esse público nesse período, todas foram fechadas com candidatos oriundos do mutirão. Além disso, com a inauguração do Hospital Unimed Sul foram realizadas 182 avaliações em profissionais médicos para ocuparem vagas em diversas áreas e especialidades: chefe de equipe, anestesista, clínica médica, neonatologia, entre outros.
A cooperativa foi destaque no Selo Gupy como empresa que dá feedback para seus candidatos, recebendo o selo da plataforma em sua página de carreira. Já contabilizaram-se, em 2022, 58.487 inscrições na Gupy destinadas às vagas ofertadas para o mercado e internamente, totalizando cerca de 176 inscrições por dia, um reforço também para a atratividade da marca no mercado.
A comunicação interna foi essencial para manter os colaboradores alinhados às mensagens-chaves da cooperativa e ao planejamento estratégico. Para que isso fosse possível, a Unimed Fortaleza manteve seu principal canal de comunicação, o Workplace, além de fortalecer um novo canal de comunicação com as lideranças e continuar com os demais canais com colaboradores e médicos cooperados.
Workplace
Foi reforçada a estratégia de comunicação interna tendo como principal canal de comunicação o Workplace, plataforma da Meta. O canal conta com 3.715 contas ativas, o que representa 72% dos colaboradores da singular.
Em pesquisa aplicada de 03 a 18/11/2022, com colaboradores da Unimed Fortaleza, o Workplace foi avaliado da seguinte forma:
O ano fechou com mais de 925 grupos criados, incluindo grupos de projetos estratégicos, equipes e unidades da cooperativa.
Campanhas de comunicação
Campanha "Um novo capítulo da nossa história de Cortesia com Resultado".
Em 2022, foi trabalhado um plano de comunicação para o público interno para divulgação da nova diretoria, empossada em fevereiro de 2022. A proposta de comunicação foi acolher as pessoas e destacá-las como verdadeiras protagonistas da cultura da Unimed Fortaleza, mostrando que, independente da mudança na diretoria, a cultura dentro dos muros verdes é forte e está nas pessoas.
Com uma linguagem próxima e leve, os novos diretores e o presidente foram convidados a se apresentarem no âmbito pessoal, por meio de vídeos, contando sobre família, hobbies favoritos, o tipo de música que gostam de ouvir, curiosidades, dentre outras informações pessoais que aproximam.
O Workplace, principal canal de comunicação da cooperativa, foi fundamental no fortalecimento da estratégia de comunicação interna em relação ao plano de transição da nova diretoria. A plataforma permite proximidade com os colaboradores, que são constantemente informados a respeito dos assuntos mais relevantes dentro dos muros verdes, e, claro, são também estimulados a publicarem no canal, exercendo autonomia e protagonismo. Os números comprovam o engajamento com as publicações relacionadas à nova diretoria:
Reações às postagens
(curtidas)
Comentários nas publicações
Compartilhamentos
Visualizacões
Participação na live de apresentação da nova gestão
Comunicação com as lideranças
Líder Comunicativo é um programa exibido exclusivamente para líderes da Unimed Fortaleza. A cada mês, um vídeo é publicado com notícias do mercado, giro pelas notícias da cooperativa, pauta sobre um assunto estratégico e um case de líder inspirador. Além disso, um boletim on-line é disponibilizado, com um resumo das principais notícias que podem ser repassadas à equipe.
Episódios
Vizualizações
Comentários
Reações
% média lida da publicação
Satisfação do colaborador com a comunicação interna
Em 2022, foram aplicadas duas pesquisas para mensurar o nível de satisfação do colaborador com a comunicação interna da cooperativa. No primeiro semestre, obteve-se 561 respondentes e o nível de satisfação em 85,5%. No segundo semestre, a pesquisa foi novamente aplicada, desta vez com com mais de 627 colaboradores, o resultado apontou que 85,6% estão satisfeitos com a comunicação interna.
Veja o conteúdo completo
O propósito da Unimed Fortaleza é cuidar. Por isso, a jornada de 2022 trouxe mais um ano de atenção dedicada aos seus clientes. A cooperativa também continuou trabalhando no relacionamento de respeito e ética com seus públicos de interesse.
Dentre hospitais, clínicas, laboratórios e bancos de sangue.
(Dados até 31.12.2022)
(G4-PR5)
Em 2022, a marca Unimed Fortaleza abraçou novamente o compromisso de promover o bem-estar, não só aos seus clientes, mas à sociedade como um todo, mostrando o quanto a vocação para cuidar dá resultado. Mais uma vez, a marca seguiu um coerente planejamento estratégico de comunicação para definir como agir e se comunicar com seus públicos de interesse, apresentando tudo que a operadora oferece e reforçando valor em cada serviço, produto ofertado, experiência marcante e relacionamento construído.
Um dos reconhecimentos frutos dessa referência no cuidado prestado foi conquistar o título de hospital particular mais lembrado na categoria Hospitais, em menção ao Hospital Unimed, de acordo com a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-23. Para ampliar o orgulho, a Unimed Fortaleza realizou a entrega histórica do seu novo gigante: o Hospital Unimed Sul. E, com ele, o propósito de cuidar com excelência cresceu.
A seguir, confira as principais estratégias de marketing e entenda como elas reforçam e promovem o nosso propósito de cuidar das pessoas.
Campanhas publicitárias
Em um ano em que foi reforçada uma postura com foco em crescimento no número de vidas, foram realizadas quatro campanhas comerciais e uma institucional. Todas as comerciais tiveram condições especiais voltadas aos produtos da Linha Salute e Multiplan com coparticipação, incentivando a venda de produtos completos e estratégicos para Unimed Fortaleza.
Campanha Fases com desconto progressivo
Em reedição especial da campanha veiculada em 2020, a Campanha Fases foi veiculada em março de 2022 com uma condição comercial voltada para planos empresariais de até 29 vidas, estimulando a inclusão de mais pessoas no plano empresarial.
Para a divulgação da campanha foi realizado investimento em TV aberta e fechada, além de rádio, mídia exterior e impulsionamento digital redirecionando para a landing page criada, especificamente, para a Campanha Fases. Além das adaptações das peças para comunicação com foco na condição comercial, o conceito da Campanha Fases representa a importância de cuidar das pessoas como um investimento importante no seu negócio e, seja qual for o tamanho da empresa, a Unimed Fortaleza estará sempre ali para cuidar de quem confia nela.
Dias Imperdíveis
O Dias Imperdíveis é um evento anual da Cooperativa que tem por premissa ser a melhor oportunidade do ano para adquirir um plano de saúde Unimed Fortaleza. Com poucos dias de duração e uma data que varia todos os anos para manter o fator surpresa, em 2022, o Dias Imperdíveis aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de maio.
O evento se divide em duas frentes principais: venda externa com representantes autorizados e venda interna com nossa equipe comercial e de vendas digitais. Foram mais de 700 vendedores na prospecção de novas vidas com metas desafiadoras e com o mesmo objetivo: realizar excelentes vendas com condições imperdíveis, o maior desconto do ano.
A estratégia de divulgação iniciou 10 dias antes dos Dias Imperdíveis para gerar expectativa e alimentar um banco de leads interessados para serem contatados após a revelação da condição especial que é feita no início do evento.
A performance atingiu 7.444 vendas digitadas e 3.764 novas vidas, alcançando o resultado expressivo de 298% da meta. O mês em que aconteceram os Dias Imperdíveis teve um alcance de 171% da meta para todo mês de maio, a maior do ano, já por considerar a campanha como a maior oportunidade de captação de solicitação de propostas do ano.
Joga Junto
2022 foi um ano de protagonismo para o futebol tanto mundialmente, com a Copa do Mundo, quanto localmente com os dois maiores clubes do estado, patrocinados pela cooperativa há mais de 10 anos em competições importantes: o Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club. Foi a oportunidade perfeita para a Unimed Fortaleza potencializar sua parceira e patrocínio, dando mais visibilidade à operadora como apoiadora do futebol, uma paixão cearense e brasileira. A parceria sólida vai ao encontro do entendimento da operadora que o esporte e a prática de atividades físicas são fundamentais para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Ao longo dos últimos 11 anos, a cooperativa contribuiu de diversas formas com os clubes. Desde o início da parceria, os médicos e socorristas da operadora têm estado ao lado do campo, através do serviço da Unimed Urgente, mantendo uma ambulância de UTI móvel em todos os jogos disputados na capital para dar segurança e cuidado quando necessário.
Os atletas profissionais têm acesso à rede própria e credenciada sempre que precisam de cuidados especializados e, no início de todo ano, os jogadores dos dois clubes realizam os exames de pré-temporada nas unidades da rede, dentre eles testes laboratoriais, cardíacos (eletrocardiograma e ecocardiograma), além de densitometria por dupla emissão de raios-X (DEXA) do corpo inteiro que avalia a composição corporal dos atletas.
Sobre a campanha
Como uma forte estratégia de venda e de exposição desta importante parceria, a campanha foi ao ar de 20 de julho a 31 de agosto, período que se relacionava com a data comemorativa de Dia dos Pais, envolvendo os clubes de futebol Ceará e Fortaleza. Ao aderir à campanha promocional, além de adquirir o plano de saúde com descontos especiais, o novo cliente também ganhava uma camisa oficial do time do coração, Ceará ou Fortaleza.
Com um investimento em mídia em TV aberta e fechada, rádio, mídia exterior e impulsionamento digital redirecionando para a landing page criada especificamente para a campanha, cada tipo de mídia foi utilizado de forma individual, atendendo à estratégia comercial. O filme principal para a TV teve como foco, apresentar as vantagens de ter Unimed Fortaleza, além de apresentar a mecânica da campanha. Para a rádio foi criado um jingle reforçando as condições especiais.
Com estratégias pensadas especificamente para o meio digital, além de trabalhar o aspecto afetivo que os dois times de futebol representam, também foi trazido à cena um personagem importante para os mais aficionados por futebol, o jornalista e apresentador Evaristo Nogueira, que trouxe proximidade com esse público. O resultado foi o melhor possível, buzz orgânico da campanha, divulgação dos clubes de futebol com landing page exclusivas para cada time, atingindo 257% da meta estipulada para o número de solicitação de propostas para a campanha. Falando em vendas, o resultado também impressiona nas vendas com o cumprimento de 269% da meta de vendas definida para a campanha.
Semana de Vantagens
De 18 a 25 de novembro, aproveitando o movimento do mercado aquecido de modo geral em volta do dia dedicado às promoções extraordinárias da Black Friday, a Unimed Fortaleza lançou uma campanha apenas em formato digital com a Semana de Vantagens Unimed Fortaleza. A decisão de redução de carência para novos clientes foi tomada atendendo a uma demanda dos prospects que foi identificada em consulta à força de vendas interna. Apesar de um período curto de realização, e considerando o recebimento de solicitações de propostas até 30 de novembro, a campanha trouxe bons números, sendo responsável por trazer uma quantidade de solicitações de proposta equivalente a 86% do total da meta prevista para todo o mês de novembro.
Veja o conteúdo completo
Nossas redes
As redes sociais da Unimed Fortaleza se consolidam cada vez mais como os principais canais de comunicação da cooperativa com os clientes e toda a sociedade. Assim como também são uma importante vitrine, espaços de grande alcance para apresentação das ações e dos projetos da marca, reforçando os principais atributos da marca Unimed Fortaleza e os grandes diferenciais dos seus serviços e do seu atendimento.
Uma estratégia pautada na produção de conteúdo relevante, transparente e que gera valor para o público, o que reflete no fortalecimento da confiança de marca e posiciona a Unimed Fortaleza cada vez mais com uma referência em saúde e como o melhor plano de saúde do estado, contribuindo, assim, para as estratégias de atração de novos clientes, gerando valor para os clientes e à sociedade com informações importantes sobre saúde.
Neste ano, além de utilizar as mídias digitais para comunicar os seus serviços, projetos e ações, a Unimed Fortaleza seguiu apostando em uma fórmula que vem dando certo e contribuindo para o engajamento nas redes: a publicação das ações de humanização praticadas pelas equipes assistenciais e dos momentos marcantes vivenciados pelos clientes nas unidades próprias da cooperativa.
Com todos os projetos e o investimento em produção de conteúdo de qualidade, a Unimed Fortaleza encerrou o ano de 2022 somando 79.746 mil seguidores no Facebook, 84.954 no Instagram, 110.602 no LinkedIn e 3.689 no Twitter.
79.7 mil
Seguidores no Facebook
84.9 mil
Seguidores no Instagram
110 mil
Seguidores no LinkedIn
3.6 mil
Seguidores no Twitter
Saúde da Marca
Um dos indicadores estratégicos do marketing para a cooperativa, a Saúde da Marca expressa a reputação da Unimed Fortaleza no meio digital e na imprensa. O indicador é calculado a partir do sentimento do público, positivo ou negativo, diante dos posicionamentos e ações da marca que repercutem nos canais de comunicação.
Em 2022, com o objetivo de ampliar ainda mais a captação das menções nas redes sociais e aperfeiçoar a sentimentalização dos comentários, houve uma mudança na ferramenta que coleta as menções nas redes sociais da cooperativa, mudando da Torabit para o Buzzmonitor. A mudança aconteceu em agosto de 2022, com isso, tornou-se possível classificar item por item de uma conversa, o que aumenta a amostra de menções coletadas. Além de coletar as marcações do perfil da Unimed Fortaleza no Instagram e as avaliações no Google Meu Negócio.
No período de janeiro a dezembro de 2022, a Unimed Fortaleza recebeu 39.725 menções totais nas redes sociais. Já na imprensa, durante o mesmo período, a Unimed Fortaleza foi citada 2.872 vezes.
SAÚDE DA MARCA 2022: 88%
(G4-PR5)
Sempre atenta à satisfação de seus clientes e alinhada às melhores práticas do mercado, a cooperativa buscou recursos para proporcionar satisfação e melhorar cada vez mais a sua assistência, seja interna ou externa.
Em 2022, um dos maiores objetivos da Unimed Fortaleza foi investir na evolução, expansão e fortalecimento da sua rede própria de atendimento para cuidar com excelência da saúde das pessoas.
Neste sentido, a operadora ganhou ainda mais força com a chegada do Hospital Unimed Sul. Com uma área total de 28 mil m², equipamentos modernos e tecnologia avançada, a unidade chegou para ampliar os muros verdes e proporcionar uma acolhida sem igual aos pacientes da operadora. Por isso, o Hospital Unimed Sul já nasceu trazendo em cada metro quadrado o DNA do cuidado de excelência da Unimed.
O novo hospital foi lançado para oferecer um atendimento amplo e completo. Por isso, possui Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), incluindo UTIs Pediátricas e Neonatais; exames de imagem e laboratório; atendimento de urgência e emergência, incluindo pediatria e obstetrícia; Centro Cirúrgico de Ponta com cirurgias eletivas de baixa e média complexidade; Centro de Imagem; Laboratório; e receberá, em breve, um Centro de Oncologia e Infusão.
Na obstetrícia, por exemplo, as mamães contam com o novo Centro Obstétrico, um espaço completo com urgência e emergência obstétrica, três quartos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP) e salas cirúrgicas para cesárea, com janelas de vidro para familiares e/ou acompanhantes assistirem ao parto. Além de leitos de internação, tendo ainda à disposição um quarto VIP - um quarto de internação diferenciado, amplo e ultramoderno para as mamães que desejarem ter ainda mais conforto.
A Emergência Pediátrica conta com fluxos de acolhimento e espera bem definidos. A estrutura inclui salas de acolhimento, 24 leitos de observação e 30 poltronas para medicação, além de uma sala separada para inalação.
As UTIs Pediátricas e Neonatais oferecem 20 leitos cada e boxes separados, amplos e modernos. O Centro de Imagem realiza atendimento eletivo ao público adulto e pediátrico com tomografia, raio-x, densitometria óssea, mamografia e ultrassom.
Saiba mais
O plano de transferência dos pacientes internados no Hospital Unimed para o Hospital Unimed Sul abrangeu ações que foram planejadas em várias frentes de trabalho com o intuito de organizar a dinâmica da abertura do hospital. No dia 14 de outubro de 2022 iniciou-se o processo de transferência dos pacientes pediátricos internados, que foram recebidos com kits de pintura e desenhos e um ambiente decorado com balões regado a muitos aplausos.
No decorrer dos meses, outras ações para melhorar a experiência dos pacientes foram implementadas, como a instalação do sino da vitória para comemorar as altas da oncologia pediátrica, passeio com pacientes internados ao solarium, rodas de música na brinquedoteca, bênção religiosa no leito do paciente, cinema especial, jogos de tabuleiro e visitas animadas.
Com a transferência de pacientes para o Hospital Unimed Sul, houve uma reestruturação e modernização do Hospital Unimed, com ampliação em 30% da capacidade de atendimento adulto, com foco em procedimentos de alta complexidade, após a transferência dos serviços dos eixos obstétrico e pediátrico para o Hospital Unimed Sul.
Sempre focando na segurança e satisfação do cliente, as principais entregas incluíram a implantação do serviço de ressonância magnética, revitalização do Centro de Imagem, revitalização completa da Urgência e Emergência, modernização dos halls dos pavimentos do 4º andar e modernização dos elevadores (E6 Paciente, E7 Transporte, E1 Social, E2 Social). Para melhorar a segurança, foi realizada também a entrega do Sistema Elétrico de Emergência (em caso de sinistros).
Além disso, mais iniciativas foram realizadas para expandir o cuidado dentro dos muros verdes. Entre as principais, estão:
Humanização e melhorias
A cooperativa continuou investindo em algumas das suas principais ações de humanização: o Passatempo do Cuidado e as Visitas Virtuais, especialmente, durante os picos da pandemia de Covid-19. Outras iniciativas de humanização que marcaram positivamente 2022 foram o Troféu Pega da Medula, o Certificado de Bravura, o Toque do Sino - que representa a remissão do cancer, e o Roda de Vida - grupo de apoio a pacientes e familiares da Unidade de Oncologia e Hematologia.
Projetos como Alta no Tempo Certo e o Meu Cuidado Seguro, que visam trabalhar a orientação dos acompanhantes dos pacientes durante a internação, foram iniciados para que os pacientes se sentissem preparados para a desospitalização, auxiliando na redução do tempo de permanência do paciente no hospital e, consequentente, no bem-estar.
A execução do Projeto "Meu Cuidado Seguro", cujo foco é envolver familiares e cuidadores no plano de cuidados do paciente também está entre as entregas de 2022. Além disso, foram realizadas várias auditorias internas para programar futuras ações de melhorias e proporcionar a disseminação de boas práticas relacionadas à segurança do paciente.
A Unimed Fortaleza participou do programa de mentoria em parceira com o Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe do estado de Curitiba/PR, hospital referência mundial no serviço de acompanhamento de antimicrobianos em pediatria. A participação rendeu ao Hospital Unimed a classificação entre os 10 hospitais a serem aptos a participarem do programa, o que trará melhorias na segurança do uso de medicamentos, especialmente, os antimicrobianos, nas áreas de Pediatria e Neonatologia.
Em números
Em decorrência dos casos de Covid-19, o hospital priorizou atendimentos voltados ao perfil desses pacientes. A emergência do Hospital Unimed passou por algumas readequações na estrutura física e nos processos, melhorando para atender as normatizações vigentes. Apesar do volume de atendimentos realizados pela Unimed Fortaleza na Emergência do Hospital Unimed ao longo de 2022, as ações foram desempenhadas com sucesso, mesmo em meses de pico da pandemia.
No Centro de Imagem, o horário de atendimento da ressonância foi ampliado para os sábados, das 7h às 19h, e aos domingos, das 18h às 22h. A implantação da agenda de ultrassom de músculo esquelético e a redução do tempo de entrega de laudo de 2h para 1h45 também impactaram na satisfação do cliente.
Na hemodinâmica, em termos de procedimentos, de janeiro a outubro de 2022 foram feitos 3.592 procedimentos, entre diagnósticos e terapêuticos, sendo 43% da cardiologia, 27% vascular, 15% arritmia, 10% radiointervenção e 5% neurologia. Nos exames da cardiologia, as cineangiocoronariografias representam o maior quantitativo, 853 procedimentos, seguidos das angioplastias coronarianas, com 358. Cerca de 69% dos procedimentos foram eletivos, 11% urgências, sendo os demais procedimentos realizados extra mapas. No ano de 2022, observou-se um progressivo aumento do número de procedimentos, atingindo o maior número de procedimentos já realizados na hemodinâmica quando comparado aos anos interiores.
Em fevereiro de 2022, após a visita da Qmentum, iniciou-se o processo de automatização de rastreabilidade e descarte seguro de medicamentos e materiais. O objetivo é melhorar a segurança, controle financeiro, dimensionar melhor os recursos humanos e garantir sustentabilidade aos processos.
A Unimed Fortaleza conta com uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Em 2022, entre muitas ações, foi realizado o acompanhamento dos pacientes em isolamento, acompanhamento dos resultados de exames de COVID-19 e notificação de todos os casos suspeitos e/ou confirmados para o Ministério da Saúde, totalizando 354 pacientes internados por Covid-10 de janeiro a outubro de 2022.
Durante todo o ano, foram realizados 138.098 atendimentos de fisioterapia no Hospital Unimed (dados até novembro/2022), o que gera uma média mensal de 12.500 atendimentos. Diariamente, o serviço realizou mais de 400 atendimentos em todos os setores de internação hospitalar.
De junho de 2022 em diante, iniciou-se um projeto de redução de despesas com itens de enxoval hospitalar. O projeto foi baseado no uso racional e consciente do enxoval por parte da equipe de colaboradores. O resultado tem sido promissor, pois já gerou uma economia significativa. De maio a novembro, houve uma redução de 41.100,00 toneladas de roupa processada, que em valor representou uma economia real de R$ 145.844,46, ou seja, redução de despesa com lavanderia em 36% no ano de 2022.
Veja o conteúdo completo
(G4-PR1)
A operadora de saúde trabalha com o bem mais precioso que há na terra: a vida. E pela dimensão da importância desse bem é que, em 2022, foram realizadas as melhores práticas para garantir a promoção da saúde e a segurança de cada cliente.
A Unimed Fortaleza vem se destinando ainda mais no desenvolvimento da excelência do atendimento aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as inicativas, uma nova clínica de terapias começou a ser construída em 2022 e será entregue em janeiro de 2023, localizada na Av. Washington Soares no Edifício WSTC. A clínica dará uma capacidade maior de atendimento via recursos próprios, oferecendo ao cliente um serviço de excelência.
Foi criado também um processo de acolhimento e orientação para os clientes TEA e seus respectivos pais por meio de equipe multidisciplinar que avalia e acompanha minuciosamente o tratamento prescrito para cada paciente.
O serviço de Saúde Integral, desde dezembro de 2018, realiza um modelo de atendimento focado em cuidar do colaborador, cliente, cooperado e família, com o objetivo de promover a saúde. O modelo propõe um acompanhamento integral e contínuo, com o objetivo de manter a saúde e bem-estar, permitindo uma maior agilidade no diagnóstico e tratamento e prevenindo possíveis complicações. O Saúde Integral traz a prevenção em diferentes níveis, que vão desde educar a todos sobre a melhor forma de cuidar da saúde até o acompanhamento contínuo de um médico e equipe interdisciplinar.
O serviço conta com o atendimento de enfermeiro especialista em atenção primária, médico especialista em Saúde da Família e de uma equipe interdisciplinar (nutricionista, psicólogo e educador físico) com foco no cuidado centrado na pessoa. Os atendimentos podem ser realizados de forma presencial ou através de teleconsulta, sendo a opção escolhida pelo paciente.
Gestão do Cuidado
Enfermeiros e acadêmicos de enfermagem realizaram a gestão do cuidado de pacientes crônicos através de ligações e mensagens entre as consultas com o objetivo de orientar e acompanhar o seguimento do seu plano de cuidados. Os pacientes portadores de doenças crônicas receberam orientações preventivas por meio de ligações telefônicas e mensagens para conscientizar o cliente sob sua condição de saúde, estimular o autocuidado e promover mudanças para um estilo de vida adequado às suas patologias.
Em 2022, foram realizadas pelo setor de atendimento 195.998 ligações ativas para captação, 45.481 atendimentos/consultas pela equipe de médicos/enfermeiros da Saúde Integral; 5.113 atendimentos pela equipe multidisciplinar e 22.273 atendimentos de gestão do cuidado.
Oficinas Terapêuticas
No ano de 2022, a Unimed Fortaleza, com o objetivo de proporcionar segurança para seus colaboradores e clientes, seguiu apostando no modelo de oficinas on-line, além do formato presencial já existente. O objetivo das oficinas terapêuticas é fornecer orientações psicoeducativas para a adoção de hábitos saudáveis e melhoria da qualidade de vida dos clientes, integrada com a atividade assistencial da Saúde Integral. O trabalho é feito através de sessões semanais em oficinas conduzidas por uma equipe interdisciplinar formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos.
Em 2022, foram realizados 1.562 atendimentos
Mais Saúde nas Empresas
A Unimed Fortaleza proporcionou também, para suas empresas-clientes, palestras nos formatos on-line e presencial. Em 2022, foram realizados 4.232 atendimentos com o suporte dos profissionais da Medicina Preventiva.
Pesquisa de Satisfação Medicina Preventiva
A cooperativa aplicou pesquisa de satisfação com os clientes que utilizam os serviços da Medicina Preventiva, obtendo um dos maiores índices de satisfação com as unidades de Saúde Integral. Em 2022, o nível de satisfação com os serviços da Medicina Preventiva foi de 98,88%.
(G4-56)
A Unimed Fortaleza seguiu as práticas necessárias e em conformidade com protocolos e exigências do mercado, proporcionando atendimento seguro aos seus clientes e uma relação sustentável com seus fornecedores, parte essencial do todo.
Em 2022, o Canal de Ética passou a ser disponibilizado para clientes, um poderoso instrumento que visa identificar e solucionar problemas, por meio de denúncias anônimas ou não.
Os avisos de privacidade têm papel fundamental de levar informação ao cliente e a todos os titulares de dados que se relacionam com a Unimed Fortaleza. Por isso, foram realizadas algumas ações focadas nos clientes, afinal, são eles o principal ativo. Atualmente, nas salas de espera e atendimento das unidades, o sistema de TV apresenta em loop informações sobre a LGPD e disponibiliza, através de QRCode, o link direto do portal de privacidade da organização.
As clínicas e laboratórios na rede própria da Unimed Fortaleza receberam avisos de privacidade nos ambientes de atendimento e agora clientes têm acesso rápido à política de privacidade e informações sobre como podem exercer seus direitos, basta que acessem o portal de privacidade da cooperativa.