Nossas Pessoas

(G4-14, G4-56, G4-LA6, G4-LA9, G4-LA10, G4-PR5 e G4-PR1)

YouTube

Com base no trabalho consistente que a Unimed Fortaleza realizou nos anos anteriores, com produção de conteúdo de qualidade alinhado à estratégia de inbound para o YouTube, em 2022, a cooperativa seguiu com a estratégia e o resultado foi um crescimento constante. Atualmente, o canal já reúne 309.803 pessoas inscritas na maior plataforma de vídeos da atualidade.

309.803

inscritos no Youtube

O canal do YouTube da cooperativa registrou, em 2022, um total de 175,8 mil horas de vídeos assistidos, além de ter conquistado mais 50,7 mil novas inscrições nesse período, um crescimento 45% menor em relação ao ano 2021.

Acesse o canal e confira Ícone seta

Blog

É o principal canal de produção de conteúdo da estratégia de inbound marketing da Unimed Fortaleza e está envolvido em todas as etapas da estratégia, desde atrair até gerar a conversão, unindo o interesse das personas com conteúdos que representem o seu momento na jornada de compra. O objetivo é criar um relacionamento e tornar a Unimed Fortaleza uma opção de compra para esse usuário.

O blog também é um dos principais canais de aquisição de tráfego orgânico da Unimed Fortaleza, sendo uma importante vitrine da cooperativa. Por meio dos conteúdos sobre saúde e bem-estar posicionados na primeira página do Google, novos visitantes são atraídos para o domínio da marca e impactados com as comunicações. De janeiro a dezembro de 2022, o canal somou 9.408.857 visualizações totais. Destas, 92,8% com origem orgânica.

Prezando pela qualidade e confiabilidade das informações passadas ao público, a cooperativa continuou convidando médicos cooperados e demais profissionais da saúde para contribuir com os posts publicados, oferecendo também uma oportunidade de visibilidade para esses profissionais.

Conheça o blogÍcone seta

Assessoria de imprensa

Os jornalistas são público estratégico e a Unimed Fortaleza quer se manter cada vez mais próxima. Em 2022, houve fortalecimento do relacionamento da Unimed Fortaleza com a imprensa local. Dentre as ações, estão:

Dia do Jornalista

Os jornalistas receberam em suas casas ou locais de trabalho o mimo personalizado, contendo um calendário, vela aromática e cartão convidando a viver cada dia do ano cuidando de si mesmo.

Coletiva Imprensa

Coletiva de imprensa para apresentação da nova diretoria

Após posse, a nova diretoria apresentou à imprensa seus planos e metas para condução da Cooperativa nos próximos quatro anos. Como resultado, estiveram presentes 13 veículos e comunicação e 34 publicações foram conquistadas.

Tour Jornalistas

Inauguração do Hospital Unimed Sul

O cuidado da Unimed Fortaleza cresceu para cuidar ainda melhor das pessoas e essa mensagem chegou também aos jornalistas, por meio de convite para coletiva de imprensa com tour guiado exclusivo para conhecer o hospital em primeira mão e para cobertura no evento de inauguração da nova unidade.

Principais temas trabalhados na imprensa local:

  • Campanha de vendas;
  • Inauguração de posto guarda-vidas;
  • Aclamação de nova diretoria;
  • 30 anos da Corretora Unimed;
  • Movimento #SaúdeNaCidade;
  • Ampliação do atendimento pediátrico;
  • Projeto BicicleTARTE;
  • Hospital Top of Mind;
  • Corrida Unimed Fortaleza;
  • Inauguração Hospital Unimed Sul;
  • Enfermagem da Unimed é reconhecida pela 3M do Brasil.

Solicitação de proposta e custo por solicitação de proposta

O número de solicitações de proposta e o valor de custo por solicitação de proposta digital continuam sendo um indicador estratégico para a Unimed Fortaleza, impactando diretamente em indicadores da cooperativa. Em um ano desafiador com objetivos comerciais definidos como prioridade, a meta proposta para o ano de 2022 teve um aumento de 15% em relação à meta do ano de 2021.

Em 2022, foi possível pensar nas campanhas desde a concepção da estratégia até a sua veiculação e resultados, o que possibilitou uma análise mais ampla e a implantação de melhorias em alguns processos, por exemplo, com a criação de landing pages responsivas pensadas para cada campanha, desenvolvendo uma comunicação mais assertiva para o cliente. Além, é claro, da definição de condições comerciais atrativas para serem trabalhadas que foram fundamentais para o bom desempenho nos números.

Diante desse cenário, a meta anual de solicitação de propostas cumpriu o atingimento de 140% da meta anual, considerando os meses de janeiro a novembro, representando um aumento de 62,15% no número de solicitações de propostas quando comparado ao mesmo período do ano de 2021. É importante destacar que em alguns meses de campanha superaram a meta em mais de 200%, resultados importantes juntamente com custo por solicitação de proposta que ficou abaixo do valor estipulado para a meta de 2022, alcançando, de janeiro a novembro, 130% a meta de custo por solicitação de proposta.

Trade marketing e ações de relacionamento com o vendedor

A área de Trade Marketing, que fica sob a responsabilidade da coordenação de Growth Marketing, se desenvolveu em 2022 e segue elaborando estratégias e desenvolvendo ações com objetivo de se relacionar e fazer com que os vendedores vendam mais e cada vez melhor. Mediante visitação e diagnóstico de cada loja, foi realizado o desenvolvimento e produção da ambientação de lojas parceiras em Fortaleza e Aracati ao longo ano.

Datas comemorativas e mês do vendedor

Para estreitar o relacionamento com os mais de 700 vendedores, foram desenvolvidas ações em datas especiais, como Dia da Mulher, Dia das Mães e Dia dos Pais. Entretanto, a mais significativa para a força de vendas é o Dia do Vendedor, 1º de outubro. As datas fazem parte do calendário de trade marketing da cooperativa.

Campanhas de incentivo à força de vendas

Valor por Meta, Copa Premiada e Campanha Trimestral

Neste ano, acompanhando a estratégia comercial, também foi tratado como prioridade nutrir de informações e estimular toda a força de vendas, que teve um ano bem agitado com diversas campanhas de incentivo durante o ano. Cabe destacar as campanhas de Valor por Meta, que premiava o vendedor a cada múltiplo de novos clientes implantados; e a Copa Premiada, que premiou alguns vendedores que tiveram o melhor desempenho com uma camisa oficial da Seleção Brasileira, o melhor vendedor ganhou com uma TV 4K. Essas ações ocorreram em paralelo com a Campanha Trimestral, que contou com o sorteio de uma moto 0 Km dentre os vendedores participantes.

Vendas

Na competência de 2022, os canais de vendas (equipe própria, lojas e administradoras de benefícios) apresentaram atingimento de 100% nas metas de vidas e 98% do indicador de receitas. Em relação aos tipos de vendas, a Unimed Fortaleza obteve os seguintes resultados: 9.697 pessoas físicas, meta de 9.221, atingimento de 105%; 8.456 micro e pequenas empresas, meta de 9.573, atingimento de 88%; e 831 pessoas jurídicas, meta de 556, atingimento de 149%.

Acompanhamento de performance

Com base na análise dos indicadores da área de vendas, foram realizados mensalmente os acompanhamentos de performances. Por meio de meritocracia, e da campanha de incentivo por vida, os vendedores que atingiram as metas das quantidades de vidas foram reconhecidos com cartões-presentes, também houve entrega de brindes aos melhores colaboradores internos e externos.

Como estratégica para atuação da gestão de vendas, foi inserido o programa de qualificação dos parceiros lojistas. Através de um acompanhamento mensal, o programa possibilita uma atuação mais assertiva quanto à qualidade dos resultados apresentados, além da classificação por mérito dos referidos parceiros com base nos indicadores operacionais.

Ressalta-se ainda a atuação das 3 lojistas monomarcas (loja que vende exclusivamente Unimed Fortaleza) e 12 filiados multimarcas (lojas parceiras que vendem Unimed Fortaleza e outras operadoras de saúde). Ao todo, os 15 parceiros lojistas entregaram um resultado de mais de 16 mil novas vidas, um feito determinante para potencializar e garantir os resultados entregues em 2022. Os dados são de novembro de 2022.

Vendas Digitais

Em 2022, a área de Vendas Digitais apresentou um atingimento 120% da meta de vidas, totalizando 953 novas vidas vendidas. A área, que foi iniciada em 2021, aumentou o resultado anual em 150% em relação ao total de vidas vendidas na competência anterior. O resultado é reflexo do trabalho minucioso de tratamento de leads.

Um dos principais diferenciais da área é o núcleo de qualificação, que faz o contato inicial com possíveis clientes, após a solicitação de proposta, repassando as informações iniciais e validando a intenção de compra para avançar, potencializando os resultados. Ou seja, é um tipo de venda consultiva e qualitativa, buscando não apenas aumentar a carteira de clientes da operadora, mas um aumento saudável e rentável dessa base.

Reformulação de produto

Com uma pegada mais jovem e digital, a linha Essencial está passando por um processo de reformulação. Ela continua no portfólio de produtos da Unimed Fortaleza para oferecer ao mercado de clientes PJ um produto de baixo custo operacional, com preço acessível e de excelente custo-benefício. O objetivo é crescer o número de beneficiários PJ e ganhar market share na área de atuação da Unimed Fortaleza.

Relacionamento Corporativo

Relacionamento Corporativo

O ano de 2022 trouxe uma nova perspectiva para a carteira empresarial da Unimed Fortaleza. A operadora se aproximou cada vez mais dos seus clientes, fortalecendo o vínculo e a confiança nos seus serviços.

Relacionamento Corporativo

As ações de aproximação, acolhimento e resolução de demandas foram realizadas em formatos cada vez mais personalizados, entendendo os valores e as motivações de cada cliente. Nesse contexto, foram promovidas ações de promoção da saúde, datas comemorativas, entregas de brindes, visitas de relacionamento, eventos e formações, com clientes atuais e prospects.

Relacionamento Corporativo

Promoção da Saúde

A Unimed Fortaleza, em 2022 realizou três campanhas de saúde exclusivas para os clientes empresariais: Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Nesses três meses de campanha, foram atendidos 6.136 clientes em 103 empresas diferentes, com a realização de 154 ações de promoção da saúde, entre palestras, rodas de conversa, oficinas e atendimentos personalizados da equipe multidisciplinar. A cooperativa entregou experiências de cuidado, através de uma escuta ativa às solicitações dos clientes, experiências que agregaram valor aos serviços corporativos, aumentando a satisfação e fortalecendo o posicionamento e relacionamento com clientes estratégicos para a operadora.

Relacionamento Corporativo

Tais ações de saúde foram realizadas seguindo critérios comerciais e estratégicos importantes, com foco em crescimento, rentabilidade da carteira e sucesso do cliente.

Estratégias em operações comerciais

A cooperativa intensificou suas estratégias comerciais, aumentando sua participação em licitações e credenciamentos, e realizando campanhas personalizadas para os clientes empresariais. Com essa ação, a Unimed Fortaleza oxigenou contratos antigos e evoluiu em negociações importantes, melhorando a rentabilidade da carteira corporativa.

Além disso, com a melhoria dos processos internos, a operadora esteve ainda mais atenta à sinistralidade dos clientes, sempre sugerindo estratégias sustentáveis e flexíveis de negociação, entendendo as necessidades e particularidades em cada caso. Realizou um trabalho importante de aproximação com clientes corporativos, focando na maximização dos resultados para ambas as partes e utilizando, como principal estratégia, a celebração de negociações colaborativas.

Estratégias internas

Sempre visando a melhor performance, a Unimed Fortaleza investiu na melhoria de diversos processos internos da equipe de Relacionamento Corporativo, como por exemplo, com a construção do painel de contratos coletivos, que entrega em tempo real indicadores importantes de acompanhamento, que tornou uma ferramenta estratégica essencial de atuação dos executivos de relacionamento.