Nossas Pessoas

(G4-14, G4-56, G4-LA6, G4-LA9, G4-LA10, G4-PR5 e G4-PR1)

Campanhas de branding

Para fortalecer a marca Unimed Fortaleza e também promover o bom relacionamento e benefícios para seus clientes, a cooperativa realizou grandes campanhas com foco em branding, como:

Lançamento Hospital Unimed Sul

Para inaugurar o novo gigante da Unimed Fortaleza estruturou-se um robusto plano de mídia e comunicação dividido em algumas etapas. A fase teaser, inciada nas redes sociais da cooperativa, foi o começo e focou na transferência do atendimento pediátrico para o novo hospital, apresentando um dos principais diferenciais: as pessoas.

Inauguração Unimed Sul

Alguns colaboradores que são referência em cuidado e atendimento humanizado foram convidados para contarem as primeiras novidades da unidade. Foram 5 vídeos publicados e, que somados, têm 144 mil visualizações. O segundo momento foi marcado por um ciclo de visitas guiadas. Cooperados, times de vendas, clientes empresariais, jornalistas e alguns influenciadores digitais puderam conhecer o hospital com exclusividade. Além de criar um vínculo com esses públicos estratégicos, a Unimed Fortaleza contou com a divulgação orgânica da visita, que auxiliou para que a mensagem da abertura da nova unidade fosse pulverizada para o máximo possível de clientes e não clientes.

Seguindo a estratégia de comunicação, houve uma grandiosa campanha de mídia. Entre os principais objetivos de comunicação esteve o posicionamento do Hospital Unimed Sul como uma unidade diferenciada em estrutura, atendimento e modernidade.

Durante 3 meses foram mais de 40 placas de outdoors pela cidade de Fortaleza e parte da Região Metropolitana, além de um filme para TV aberta, anúncio em jornais de grande veiculação, publipost nas redes sociais dos clubes Fortaleza e Ceará, parceria com 15 grandes influenciadores e jornalistas de Fortaleza e instalação de novas placas de sinalização em ruas da região sul da cidade, gerando buzz positivo para a marca. Essa etapa ainda contou com o evento de inauguração do hospital. A data reuniu grandes nomes da saúde no Ceará e no Brasil, marcando a entrega para a sociedade.

Após o lançamento, as campanhas de sustentação de comunicação continuaram até o final de dezembro de 2022, principalmente, no meio digital e depois deram lugar à estratégia de divulgação da abertura do eixo obstétrico, que seguiu as mesmas estratégias citadas acima. Nessa fase, investiu-se em visita guiada com cerca de 10 influenciadoras sendo elas, grávidas, doulas, consultoras em amamentação e fotógrafa de parto. Cada visita gerou um conteúdo diferente para rede social. Além disso, foi realizado um circuito de mídia indoor em locais estratégicos para nosso público-alvo, anúncio em jornal e mimo para presentear as primeiras mamães do hospital. Ao todo, os conteúdos sobre o tema Hospital Unimed Sul já somam mais de 1,5 milhões de visualizações nas redes sociais da cooperativa.

Desconto Teatro

Divulgação Teatro Riomar Fortaleza (parceria clube mais vantagens)

A operadora fechou parceria com um dos maiores teatros da capital, proporcionando aos seus clientes 50% de desconto no valor do ingresso de qualquer espetáculo. A parceria seguiu sendo um grande sucesso ao longo de 2022 e os números comprovam: foram 10.900 clientes aproveitando os descontos e mais de 90 espetáculos assistidos com desconto. Além disso, 3 grandes ações de marca foram realizadas no Teatro, em grandes espetáculos, reforçando que clientes Unimed Fortaleza têm mais vantagens e descontos exclusivos no local. Foram mais de 2 mil pessoas impactadas.

Vacina

Unimed Vacinas: Campanha Gripe

Incentivando o cuidado e o bem-estar, foram oferecidos valores especiais para vacinas contra a gripe pela Unimed Vacinas. A campanha aconteceu em fevereiro e teve como objetivo a imunização de clientes e sociedade por meio da venda do lote com 5 mil unidades da vacina.

Projetos e programas

Em 2022, a operadora continuou com dois grandes programas fixos e também trouxe um temporário para fechar o calendário de ações com muita saúde e bem-estar para clientes e sociedade. São eles:

Unimed Ativa

Unimed Ativa

Com o objetivo de proporcionar através do esporte, hábitos de qualidade de vida saudável aos clientes, colaboradores e médicos cooperados, a Unimed Ativa vem crescendo ao longo dos anos. O ano de 2022 foi marcado pela volta dos grandes eventos presenciais para o grupo.

Foi realizado, em julho, o 1º Desafio da Unimed Ativa, no qual 150 apaixonados por corrida de rua se reuniram na Praia do Futuro para realizar uma prova em 3 distâncias. O número de alunos inscritos no projeto após o desafio só aumentou. Além disso, houve um treinão aberto ao público para encerrar as atividades do projeto Unimed Movimenta, com a presença de 200 pessoas, entre alunos do projeto e frequentadores da Beira Mar, que além do treino também aproveitaram um café da manhã que foi preparado para ação. Atualmente, o projeto é composto por 5 turmas, 7 professores e cerca de 300 alunos ativos.

Clube de Vantagens

Clube Mais Vantagens

O Clube Mais Vantagens da Unimed Fortaleza é um benefício exclusivo para clientes Unimed Fortaleza. Atualmente, são mais de 40 parceiros ativos disponibilizando descontos em diversos segmentos espalhados pela capital: gastronomia, educação, entretenimento, saúde, shopping e serviços e conveniência.

Houve um intenso trabalho de divulgação com os grandes parceiros: Teatro Rio Mar Fortaleza, através de ações em espetáculos, e Drogasil, promovendo ações de prevenção à saúde. Um dos objetivos do Clube é posicionar a Unimed Fortaleza como a melhor escolha de plano de saúde, já que os benefícios ultrapassam a esfera do atendimento à rede.

Unimed Movimenta

Unimed Movimenta

Para a Unimed Fortaleza, lazer e hábitos saudáveis andam juntos. Por isso, a cooperativa promoveu ainda mais bem-estar às pessoas em 2022 com o Espaço Unimed Movimenta. Mais de 10 tipos diferentes de equipamentos esportivos ficavam à disposição do público para aluguel durante 1 hora. O público geral podia alugar fazendo a doação de leite em pó. O acúmulo das doações foi feito para 3 instituições beneficentes.

Foram 71 dias de funcionamento, 1882 aluguéis de equipamentos, 3 ações para movimentar o espaço e 10 influenciadores envolvidos na comunicação do projeto, alcançando mais de 114 mil pessoas diferentes nas redes sociais.

Eventos de relacionamento com a marca Unimed

A estratégia envolve contato com o cliente por meio de experiências positivas com a marca. Por isso, os eventos são essenciais para desenvolver essa relação e aproximar o jeito Unimed de cuidar de quem acredita na marca. Os principais foram:

Café com RH

Há 11 anos, a Unimed Fortaleza potencializa a troca de experiências entre profissionais da área de recursos humanos e gera debates sobre a gestão de pessoas com grandes profissionais do mercado por meio do Café com o RH. O evento apresentou temas relacionados à cultura de alta performance, saúde emocional e o futuro do desenvolvimento de pessoas e contou com palestras do CEO da Luizalabs, Ricardo Rocha, do professor e escritor, Luciano Santos, e da Doutora em Administração e professora da FDC e PUC-RS, Maria Flávia Bastos, além de um painel com o GPTW. Ao todo, cerca de 300 clientes empresariais da Unimed Fortaleza desfrutaram de um dia inteiro de programação.

Café com RH
Café com RH
BiciletArte

BicicletArte

Unindo a arte urbana e o uso de bicicleta como meio de estimular a arte local e a prática de hábitos saudáveis à população, o Instituto Unimed Fortaleza, com patrocínio da Unimed Fortaleza e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, lançou a 1ª edição do BicicletArte. O projeto promoveu intervenções artísticas em 30 bicicletas e 5 estações que compõem o sistema de mobilidade de Fortaleza, o "Bicicletar". Foram 10 artistas selecionados via edital e o projeto foi dividido em dois momentos. O primeiro foi um passeio ciclístico no Parque do Cocó, com a presença de mais de 100 ciclistas. O outro foi uma exposição do Museu da Imagem e do Som. Após cada etapa, as bicicletas eram entregues para uso da população por meio do aluguel no Bicicletar, projeto de compartilhamento de bicicletas.

Corrida Unimed

Considerado um dos principais eventos esportivos da capital cearense, a Corrida da Unimed Fortaleza retornou com força total, levando para as pistas cerca de 3.000 atletas no dia 9 de outubro, com categorias de 21km, 10km e 5km. Unindo o cuidado com a saúde e o bem-estar da população, a Unimed Fortaleza disponibilizou ao longo da corrida pontos de hidratação, além de ações programadas na arena, que incluíram espaço para guardar volumes, lanche, ativação de patrocinadores e uma grande apresentação da banda Mano Braz.

Corrida Unimed
Corrida Unimed

Patrocínios

Para posicionar a marca Unimed como uma marca que vai além de um plano de saúde, a cooperativa apostou em parcerias públicas e privadas com outras marcas relevantes para a sociedade, trazendo projetos memoráveis, como:

Guarda Vidas

Postos Guarda-Vidas Beira Mar

Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, foram construídos e inaugurados 4 novos Postos Guarda-Vidas na Av. Beira Mar, garantindo a segurança e proteção dos banhistas que frequentam as praias da região. O projeto faz parte de um planejamento da cooperativa de seguir investindo na segurança e bem-estar da comunidade, dentro e fora do espaço físico da Unimed Fortaleza. Além desses, o projeto ainda abraça 11 Postos na Praia do Futuro, totalizando 16 Postos na capital cearense.

Clubes

Clubes

Em 2022, a Unimed Fortaleza alcançou a marca de patrocinador oficial mais antigo dos dois maiores clubes do estado, Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club. A cooperativa apoia o futebol local com o objetivo de associar a marca ao incentivo da prática de atividades físicas que são fundamentais para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

Natal de Luz

Ceará Natal de Luz

A magia do Natal foi levada por mais um ano para toda a cidade através do patrocínio do Ceará Natal de Luz. O apoio é por meio da Lei Rouanet e a rota seguiu por dois dias com o coral itinerante de Natal por alguns dos hospitais que fazem parte da rede de atendimento da Unimed Fortaleza, tendo como ponto de partida o Hospital Unimed e o Hospital Unimed Sul. O apoio é uma das formas da Unimed Fortaleza reforçar seu compromisso em levar saúde e bem-estar a seus clientes e sociedade.

Calendário Promocional

Calendário promocional

A cooperativa escolhe datas estratégicas para estar em contato com seus públicos de interesse. Com o marketing se posicionando de forma cada vez mais humana e voltado para experiências, foram desenvolvidas ações anuais para trazer carinho aos clientes, como:

Dia das Mães

A campanha "Declare seu Amor" oportunizou que clientes, não clientes e colaboradores enviassem fotos e mensagens de amor para suas mães. Os registros estamparam dois grandes prédios de Fortaleza, o Hospital Unimed e um prédio comercial bem localizado na Av. Santos Dumont, por meio de projeções, transformando as fachadas em uma homenagem do tamanho que cada mãe merece: gigante. Ao todo, foram mais de 300 registros capturados e a ação virou um lindo vídeo case.

Dia dos Pais

Pensando em proporcionar um dia memorável entre pai e filho e também aproveitando a parceria com os clubes de futebol, a Unimed Fortaleza criou uma ação em comemoração ao Dia dos Pais na Arena Castelão. A iniciativa, voltada para clientes e público em geral, escolheu os seis vídeos mais criativos de torcedores, que ganharam um par de ingressos para assistir, junto do pai ou do filho, ao jogo do clássico Ceará e Fortaleza de camarote, com transporte exclusivo de ida e volta, buffet completo e camisa temática da ação. Ao todo, o camarote recebeu 24 torcedores, que aproveitaram muito o dia ao lado de seus filhos e pais. Uma experiência inesquecível!

Dia do Cliente

Dia do Cliente

A Unimed Fortaleza prestigiou seus clientes de uma forma diferente, entregando uma grande "loucura de amor". Músicos em um caminhão decorado visitaram nossas unidades para homenagear e presentear os clientes em atendimento e, claro, reforçar o quanto eles são importantes para a cooperativa. Cada reação de surpresa foi uma confirmação do propósito defendido dentro e fora dos muros verdes: a vocação para cuidar.

A Campanha "Loucos por Você" passou no Espaço Saúde, no Hospital da Unimed e nos laboratórios da Bezerra de Menezes, Oliveira Paiva e Parangaba, cantando músicas de carinho e entregando presentes para os clientes em atendimento. Com esta ação, foram contabilizadas nas redes sociais da cooperativa mais de 500 curtidas, 43 comentários, mais de 90 compartilhamentos e o vídeo case da ação ultrapassou a marca de 9 mil visualizações, trazendo um excelente resultado para a saúde da marca.

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Com o objetivo de chamar atenção para uma causa tão importante como o Outubro Rosa, desenvolveu-se uma campanha inspirada em histórias reais. Cinco pacientes que estão em fase de tratamento na oncologia no Hospital Unimed foram convidadas para contar suas histórias com muito cuidado e delicadeza em uma exposição inédita no hospital. As pacientes tiveram um dia especial com produção de cabelo e maquiagem, além de terem registros feitos por um fotógrafo profissional. Uma produção completa para marcar esse momento de uma forma cuidadosa. A exposição mostrou relatos emocionantes das pacientes contando suas histórias de luta contra com o câncer de mama. No hospital, foi reservado um espaço com bastante circulação para que todos pudessem prestigiar as fotos e as histórias dessas pacientes por uma semana. Além de todo o público presencial do Hospital, o vídeo da ação teve 7.939 visualizações, 243 curtidas e 94 encaminhamentos.

Dia das Crianças

Dia das Crianças

A Semana da Criança em 2022 foi marcada pela despedida do Centro Pediátrico e a chegada do serviço de pediatria ao Hospital Unimed Sul. Foram cinco dias de distribuição de brindes, visita dos personagens preferidos das crianças e momentos felizes, levando mais conforto e acalento para os pequenos pacientes e acompanhantes.

Mais de 300 brindes foram distribuídos em um dia inteiro de ação para a criançada. No dia seguinte, marcado pela transferência dos pequenos do Hospital Unimed para o Hospital Unimed Sul, as crianças receberam a visita dos personagens e foram recepcionadas com um kit infantil criado para acolhê-las da melhor forma no novo local de tratamento. Ao todo, 150 brindes. Para finalizar a semana, que foi recheada de ações, os pequenos foram contemplados durante atendimento na Unimed Vacinas e Unimed Lar, com brindes personalizados e muito carinho.

Unimed Fortaleza - Relatório Anual 2022