GRI 3-3, 205-1, 205-3
A Unimed Fortaleza entende que a única maneira de obter sucesso é por meio do cumprimento irrestrito às leis e respeito às políticas, normas e procedimentos da empresa, que igualmente devem estar alinhados à legislação vigente. Preza sempre pela transparência e lisura na condução dos seus negócios e não tolera fraudes e desvios de qualquer natureza.
Dessa forma, a cooperativa adota políticas e procedimentos de auditoria e compliance, visando prevenir, monitorar e combater, no âmbito de atividades, toda forma de desvio de conduta ou prática de atos ilícitos. A Unimed Fortaleza vem avançando anualmente na implantação do seu Programa de Integridade, que está pautado nas boas práticas da Lei 12.846/13 e do Decreto 11.129/22. É ainda associada ao Instituto Ethos e tem o compromisso de apoiar a integridade social, sustentabilidade e combate à corrupção.
Em todas as operações da Unimed Fortaleza são avaliados os riscos de corrupção. No ano de 2024, assim como em 2023, não houve casos de corrupção.
Em 2024, o Código de Conduta foi revisado e atualizado, visando aprimorar as diretrizes em consonância com as boas práticas do mercado sobre as condutas esperadas de todos os membros da alta administração (conselheiros de administração, diretores, superintendentes e gerentes), dos colaboradores, dos médicos cooperados, das cooperativas, dos fornecedores, dos parceiros de negócios, bem como de todos aqueles que atuam em representação da Unimed Fortaleza.
Como parte do compromisso com a transparência, o Código é público e pode ser acessado a qualquer momento pelos canais de comunicação da operadora. Também foi realizada uma ampla divulgação para todos que atuam em nome da Unimed Fortaleza, com o objetivo de disseminar o conteúdo, disponibilizando em na plataforma educacional da cooperativa o treinamento para que todos fossem devidamente informados acerca das condutas esperadas e das não toleradas.
GRI 2-15
Com a finalidade de aprimorar as práticas de conformidade e minimizar potenciais conflitos de interesse, em 2024, a Unimed Fortaleza promoveu uma atualização da Política de Conflito de Interesses, bem como a atualização da Declaração de Vínculos, por parte de colaboradores, terceiros e cooperados. Eles realizam um autopreenchimento dos vínculos com outros colaboradores, membros da alta gestão, médicos cooperados, fornecedores e representantes da administração pública.
Essa abordagem proativa não apenas fortalece a transparência organizacional, mas também permite que a empresa identifique e mitigue prontamente quaisquer situações potencialmente conflituosas. Ao comprometer-se com a prática, o compromisso com a integridade, a ética e a conformidade é reafirmado, promovendo um ambiente de trabalho sólido e alinhado aos mais elevados padrões de conduta empresarial.
Em caso de dúvidas relacionadas à conformidade de ações, processos ou documentos corporativos, os colaboradores são encorajados a entrar em contato com a área de Compliance. O setor está sempre preparado para fornecer orientações e pareceres especializados em diversas situações, assegurando um ambiente laboral de acordo com os mais rigorosos padrões de conformidade. Em 2024, foram recebidas 42 solicitações de pareceres, duas estão em tratativa.
Em conjunto com a implantação da Política de Gestão de Terceiros, a Unimed Fortaleza aprimorou a prática da realização de Due Diligence de Terceiros, promovendo a investigação e avaliação de riscos relacionados à conformidade e à ética de pessoas jurídicas, antes de uma transação, parceria ou investimento significativo. Trata-se de uma prática crucial para identificar e mitigar potenciais problemas legais, reputacionais ou financeiros que possam surgir em decorrência de práticas prejudiciais.
No ano de 2024, foram expedidos 23 pareceres de Due Diligence.
GRI 2-23, 2-24, 2-26
De acordo com as orientações estabelecidas no Estatuto Social, Regimento Interno e Código de Conduta, as políticas corporativas expressam os princípios fundamentais da Unimed Fortaleza e fornecem orientações aos funcionários sobre as diretrizes estabelecidas pela alta administração, influenciando, dessa forma, os procedimentos de todas as áreas. Os documentos corporativos estão disponíveis nos principais canais de comunicação interna para todos os colaboradores.
Em 2024, 127 documentos corporativos foram geridos, mais de 90 foram atualizados e/ou elaborados, com o objetivo de aperfeiçoar as diretrizes internas, bem como atender aos requisitos da Resolução Normativa RN 507, editada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Tal RN visa melhorar o acesso e a qualidade dos serviços nos planos de saúde, protegendo os direitos dos consumidores e prezando pela eficácia dos tratamentos oferecidos.
Todas as normas, políticas e regimentos são devidamente analisados e aprovados pelo Conselho de Administração.
O Canal de Ética da Unimed Fortaleza é um instrumento que possibilita qualquer pessoa registrar situações que estejam em desacordo com as diretrizes do Código de Conduta, dos normativos e políticas internas ou que contrariem as legislações vigentes, em especial a Lei Anticorrupção nº 12.846/2013, e, portanto, que coloquem em risco a reputação e a integridade da cooperativa. Como princípios, são estabelecidos: a boa-fé, a confidencialidade, o anonimato e a não-retaliação.
Administrado por uma empresa terceirizada, o que garante total sigilo e segurança das informações fornecidas, o Canal pode ser utilizado de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em 2024, foram registrados 146 relatos, dos quais, 132 foram finalizados e os demais estão em tratativa.
144
Relatos registrados
91
Relatos finalizados
146
Relatos registrados
132
Relatos finalizados
Também foi atualizado o Regimento da Comissão de Conduta Ética, aprimorando as boas práticas relacionadas às investigações corporativas. Além disso, foi atualizado o layout do site do Canal de Ética, com o objetivo de aumentar a credibilidade, torná-lo mais acessível e autoexplicativo ao registro de denúncias, que podem ser registradas nos canais abaixo:
Site: www.contatoseguro.com.br/unimedfortaleza
Telefone: 0800 601 8654
Aplicativo: Contato Seguro
GRI 418-1
Cuidar das pessoas também é proteger seus dados pessoais e garantir sua privacidade. Por isso, a Unimed Fortaleza conta com um setor que atua para assegurar que suas atividades, seus processos e projetos estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/2018. Por meio do monitoramento contínuo das operações e da promoção de treinamentos e ações de conscientização junto a colaboradores, médicos cooperados e parceiros de negócios, são desenvolvidos projetos e processos cada vez mais seguros, alinhados às melhores práticas de mercado.
Em 2024, foram registrados 30 incidentes de segurança da informação envolvendo dados pessoais, número 65% menor que em 2023, quando este quantitativo foi de 86 incidentes. A Unimed Fortaleza solucionou 100% dos casos.
O mapeamento e o gerenciamento de riscos em todos os níveis de processos do negócio são parte das premissas do Programa de Integridade da Unimed Fortaleza, como medida de responsabilidade com todos os públicos e no qual a Política de Gestão de Riscos Corporativos, aprovada pelo Conselho de Administração, identifica, analisa, avalia, trata, monitora e reporta os principais riscos associados à estratégia e ao negócio da cooperativa, além de subsidiar nas tomadas de decisões.
A menção de que um risco, incerteza ou problema pode causar ou ter, causará ou terá "efeito adverso" ou "efeito negativo" para a empresa, significa que tal risco, incerteza ou problema poderá ou poderia causar efeito adverso relevante nos negócios, na situação financeira, nos resultados operacionais, no fluxo de caixa, na liquidez e/ou em negócios futuros.
Os principais fatores de riscos são:
Os negócios da empresa dependem, em grande medida, da reputação de sua marca junto às pessoas físicas, titulares ou dependentes, e às pessoas jurídicas contratantes de operadora de plano privado de assistência à saúde (beneficiários), aos seus fornecedores e à comunidade médica das regiões em que atua.
A cooperativa pode ser adversamente afetada por litígios relacionados à responsabilidade civil e/ou penal decorrente de atos e omissões de seus colaboradores e prestadores, quando da execução de suas atividades laborais, por litígios relacionados aos resultados dos serviços de assistência médica e/ou odontológica prestados, ou, ainda, por litígios relacionados à cobertura assistencial ofertada aos seus beneficiários.
Os resultados das operações poderão ser adversamente afetados se a Unimed Fortaleza não conseguir estimar ou controlar precisamente os custos de assistência médica e odontológica.
A empresa poderá ser afetada pela imposição de novas leis e normas regulamentares, bem como por alterações de leis e normas regulamentares atualmente vigentes que podem ampliar a cobertura, impor novos ônus e custos, e dificultar, restringir ou até mesmo impedir o pleno exercício de suas atividades, podendo ter um efeito adverso relevante sobre os negócios da empresa.
A entidade poderá enfrentar concorrência significativa em um mercado fragmentado, tanto com os concorrentes atuais como com novos concorrentes que possam vir a explorar este setor, o que pode afetar adversamente sua participação de mercado, situação financeira e seus resultados operacionais.
A cooperativa pode enfrentar potenciais conflitos de interesses envolvendo transações com partes relacionadas ou internamente por seus administradores e empregados, em desacordo com o Código de Conduta e demais normativos, o que pode ter um impacto adverso nos negócios, resultados operacionais e na situação financeira.
Em 2024, a Unimed Fortaleza mapeou e avaliou 89 processos, com a implementação de 34 planos de ação mitigatórios para os eventos identificados. Houve um aumento em relação ao ano de 2023, quando foram mapeados e avaliados 17 riscos. Esse crescimento se deve ao trabalho intensivo e eficiente na busca por identificar, de forma mais assertiva, oportunidades de correções e melhorias nos processos.
Priorizou-se a busca pela proteção contra os riscos inerentes aos processos que possam ter impacto no alcance de objetivos estratégicos da operadora. Além disso, o novo software de Gestão de Riscos, que está em processo de implantação, permitirá maior agilidade e monitoramento para todos os níveis.
GRI 2-16
Todas as preocupações cruciais são comunicadas para o mais alto órgão de governança por meio da Diretoria Executiva, que, periodicamente, reporta as principais preocupações do período, sendo registradas em ata. O número de preocupações durante o ano de 2024 não será reportada neste relatório, pois a cooperativa entende que esta informação é sensível e confidencial.