Algumas iniciativas relacionadas à automação e melhorias de processos foram implementadas ao longo do ano de 2024, como ferramentas para auxiliar a gestão de materiais e medicamentos, movimentar opiniões em projetos internos específicos, auxiliar na gestão de bens patrimoniais, solicitações de recursos não hospitalares, entre outros. Todos proporcionando mais agilidade nas operações administrativas.
Nova plataforma de força de vendas foi implantada nas lojas, com gestão de assinatura digital e integração com a operação comercial da operadora, facilitando a inclusão do cliente no plano de saúde e permitindo mais controle, transparência e agilidade.
Foi implantada uma nova plataforma de comunicação entre o prestador e a Unimed Fortaleza, centralizando toda a operação em um único local. Além das obrigações dos serviços TISS/ANS, também é possível enviar notas fiscais, acompanhar dados sobre equipamentos e corpo clínico, realizar ações de auditoria hospitalar para acompanhamento da auditoria concorrente e auditoria das contas cobradas pelos prestadores.
Houve também a implantação da nova solução de gestão de prestadores não credenciados. O objetivo é otimizar o controle de notas fiscais avulsas em casos de limitações na rede credenciada por meio de autorização com uso de token, controle no envio de notas fiscais e verificação de liminar. O token permite, ainda, a cobrança da coparticipação dos serviços prestados, a implantação de tempo mínimo entre validações e a criação de códigos destinados a serviços domiciliares sem interferência da geolocalização.
A gestão dos beneficiários com diagnóstico de TEA evoluiu com o novo fluxo e o cadastro exclusivo no sistema Sabius, o que viabilizou as tratativas de acompanhamento e autorização de forma mais segura e otimizada, desde a etapa de acolhimento, passando pelo cadastro do protocolo terapêutico, autorizações periódicas e reavaliações.
O Auditor Virtual com uso de Inteligência Artificial, baseado no estudo e aprendizado com os padrões já utilizados pelos auditores médicos em auditorias preventivas, passou a autorizar automaticamente as consultas, exames, materiais, serviços e procedimentos, resultando em mais agilidade no retorno das autorizações ao utilizado.
O novo fluxo de Solicitação de Reembolso Assistencial, desenvolvido no sistema Sabius, permitiu maior controle, rastreabilidade do atendimento que originou a solicitação, redução de riscos de fraudes, além de integração entre as áreas de Gestão de Fede, Financeiro e Contabilidade.
O módulo de OPME e a Nova Central de Auditoria receberam atualizações significativas para otimizar o processo de auditoria e pagamento. Com a timeline, o acesso rápido ao histórico do atendimento reduz o tempo de auditoria e melhora a precisão. Com as caixas de mensagens, as informações foram centralizadas, aprimorando a eficiência operacional. O módulo de Tesouraria também evoluiu por meio de integrações com os escritórios de cobrança e com sistema hospitalar (MV), agilizando fluxos de faturamento, cobrança e reembolso. Houve, ainda, a implantação da solução em laboratórios e clínicas da rede própria.
Com a ampliação da segurança dos processos envolvidos, foi realizada uma série de melhorias e automações, entre as quais:
A Unimed Fortaleza conta com uma Comissão de Mercado, em que são discutidas estratégias relativas aos contratos das pessoas jurídicas, que geraram um superávit de mais de R$ 1 milhão em novos contratos coletivos empresariais com mais de 30 vidas, entre outras ações, visando ao resultado positivo dos contratos.
Entre os estudos técnicos desenvolvidos, está a gestão das Provisões Técnicas, a exemplo da manutenção da nota técnica da Provisão para Insuficiência de Contraprestações (PIC) e colaboração na redução de quase R$ 18 milhões na Provisão para Eventos/Sinistros Ocorridos e Não Avisados (Peona) e na Provisão de Remissão, com análises, projeções e revisões metodológicas.