ESG

Pilar ambiental

GRI 3-3

A cooperativa reconhece a relevante importância da gestão ambiental responsável diante dos desafios atuais. Por isso, está comprometida a minimizar os impactos ambientais de suas operações, contribuindo para a saúde e o bem-estar, tanto no presente quanto para as futuras gerações.

A Política Corporativa de Meio Ambiente reflete a crença de que saúde e qualidade ambiental são indissociáveis. Pautados por essa convicção, busca prover soluções de saúde integrais e sustentáveis, garantindo a satisfação de todos os seus stakeholders.

Nesse sentido, há uso consciente dos recursos naturais e da redução dos impactos ambientais gerados pela cooperativa, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável do planeta.

A cooperativa reconhece a relevante importância da gestão ambiental responsável diante dos desafios atuais. Por isso, está comprometida a minimizar os impactos ambientais de suas operações, contribuindo para a saúde e o bem-estar, tanto no presente quanto para as futuras gerações.

A Política Corporativa de Meio Ambiente reflete a crença de que saúde e qualidade ambiental são indissociáveis. Pautados por essa convicção, busca prover soluções de saúde integrais e sustentáveis, garantindo a satisfação de todos os seus stakeholders.

Nesse sentido, há uso consciente dos recursos naturais e da redução dos impactos ambientais gerados pela cooperativa, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável do planeta.

"Cuidar do meio ambiente pensando no hoje e nas gerações futuras."

Mudanças climáticas

O combate às mudanças climáticas é um dos compromissos da Unimed Fortaleza, pois seus efeitos estão diretamente ligados à saúde da população e, consequentemente, ao negócio da cooperativa. Ao contribuir para essa agenda, a Unimed Fortaleza se aproxima ainda mais do cumprimento da sua missão.

A operadora está atenta aos impactos de suas operações nas questões climáticas e, por isso, busca mitigar esses impactos e reduzir as emissões. Para tanto, mensura as emissões de GEE (gases de efeito estufa) por meio de um inventário realizado no sistema Carbonsys, ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Energia

302-1

Durante o ano de 2024, a cooperativa continuou com a estratégia de melhorias na gestão energética por meio de projetos de ecoeficiência e ações de conscientização entre os colaboradores. Foram implementados também esforços para desenvolver soluções alternativas de suprimento de energia, especialmente com o uso de tecnologias limpas. Foi adquirida energia de fontes renováveis no Mercado Livre de Energia e no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Iniciativa que teve início em 2016, o que reforça o compromisso com um futuro sustentável.

"A nossa energia é verde!" Esse foi o lema para as ações de sensibilização e capacitação dos colaboradores sobre o consumo de energia. Desde 2016, a cooperativa realiza a compra de energia no Mercado Livre de Energia, resultando em 97% proveniente de energias renováveis. Além disso, foi criada uma parceria para viabilizar o acesso dos colaboradores e cooperados na compra da sua energia

Sobre políticas, a Unimed Fortaleza dispõe da política de Gestão Ambiental e atua de forma compromissada com a gestão sustentável dos recursos naturais. Além disso, adota ações para minimizar os impactos na utilização de energia em todas as suas unidades.

Optou-se por comprar energia renovável. A troca de fontes convencionais por fontes de energia renovável trouxe significativas contribuições ao meio ambiente, além da redução de gastos financeiros para a cooperativa. Em 2024, houve ainda o avanço com a compra de energia do Mercado Livre. A meta é expandir o consumo de energia renovável nos próximos 3 anos. Para alcançar esse objetivo, o foco é desenvolver programas de educação e treinamento que promovam a conscientização sobre a eficiência energética e o consumo responsável.

O alto consumo de energia decorrente da alta complexidade dos serviços prestados pela Unimed Fortaleza, especialmente em unidades hospitalares e de pronto atendimento, são os principais impactos relacionados ao tema.

Água

303-1

A água utilizada na Unimed Fortaleza provém majoritariamente da Companhia de Água de Esgoto do Ceará - CAGECE. A captação é feita por meio de poços artesianos no Hospital Unimed e o descarte é feito por meio da empresa Aegea Saneamento e Participações S.A, após o tratamento primário.

A cooperativa adota medidas para o consumo consciente de água que envolvem ações de sensibilização realizadas internamente e medidas de redução de consumo, como uso de torneiras com arejadores e temporizadores e vasos sanitários com duplo acionamento.

Com vistas à otimização do consumo e redução dos custos relacionados ao abastecimento de água, promoção da autonomia das unidades e minimização dos riscos de desabastecimento, implementou-se a instalação de poços artesianos nas unidades com maior demanda (Hospital Unimed, Sede e Unimed Lar).

Em virtude da natureza dos serviços prestados, a água é utilizada nas unidades apenas para consumo.

Nos últimos 3 anos, a Unimed Fortaleza tem intensificado suas ações voltadas para a gestão hídrica. O foco principal é o monitoramento e controle do consumo de água, assim como a mitigação dos riscos relacionados ao abastecimento das unidades.

A Política Ambiental da Unimed Fortaleza contempla os recursos hídricos. A cooperativa reforça seu compromisso com a sustentabilidade, com especial atenção à preservação dos recursos hídricos e à ecoeficiência, tanto em consumo quanto em custos.

303-2

Os efluentes hospitalares recebem tratamento primário antes de serem lançados na rede de esgoto. Nas unidades não hospitalares, dispensa-se tratamento adicional.

303-3

303-4

303-5

Resíduos

306-1

A Unimed Fortaleza possui um amplo gerenciamento de resíduos. A gestão inclui o monitoramento do atendimento à legislação, normas e boas práticas, a padronização de processos e procedimentos, auditorias internas e documentais, além do treinamento e engajamento de colaboradores e terceirizados. Também realiza reuniões mensais das comissões de gerenciamento de resíduos para garantir o alinhamento de todas as ações.

A cooperativa oferece um programa de capacitação e desenvolvimento profissional voltado para cooperados e colaboradores, baseado nos requisitos legais aplicáveis e na educação para a sustentabilidade.

Quanto ao gerenciamento, na cooperativa, todos os resíduos gerados são destinados de forma ambientalmente adequada e monitorados em conformidade com a legislação vigente.

A cooperativa dispõe da Política de Gestão Ambiental. São elaborados Planos de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde para todas as nossas unidades de negócio, garantindo assim o cumprimento das normas e a preservação do meio ambiente.

Salienta-se a importância para que todas as operações relacionadas a resíduos, incluindo destinação, tratamento, venda, doação e reciclagem (quando aplicável), sejam devidamente registradas no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) individualizado para cada unidade. Esse plano deve refletir as características e a realidade específica de cada unidade.

A Unimed Fortaleza possui metas relativas à reciclagem e índice de geração de resíduos infectantes por pacientes. A elaboração de um Manual de Gerenciamento de Resíduos está em curso com o objetivo de estabelecer um processo padronizado para o gerenciamento de resíduos, garantindo assim a proteção dos nossos colaboradores, terceiros e a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Quanto aos impactos relacionados ao tema, a gestão de resíduos em uma organização de saúde têm impactos ambientais, sanitários, econômicos, legais e operacionais. O descarte inadequado pode causar contaminação do solo e da água, emissão de gases tóxicos e aumento de resíduos plásticos. Na saúde pública, há riscos de transmissão de doenças e intoxicações. Os custos de tratamento e possíveis multas impactam financeiramente, enquanto falhas na gestão podem prejudicar a reputação e resultar em sanções legais.

306-2

A cooperativa orienta que todos os resíduos gerados em suas unidades sejam pesados por grupo, seguindo a classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

Reforça-se que as unidades hospitalares e de pronto atendimento devem pesar os resíduos também por setor, para um acompanhamento mais eficiente e implementação de melhorias no processo. É importante lembrar que a coleta, o manejo e o transporte desses resíduos seguem as diretrizes legais.

306-3

Em virtude da inauguração do Hospital Unimed Sul, em 2022, e da expansão dos serviços com amplo atendimento, observou-se um aumento na geração de resíduos. Esse aumento foi particularmente notável nos resíduos químicos devido à inauguração do Centro Oncológico em 2023. Paralelamente, foram empreendidos esforços para aumentar os índices de reciclagem.

As embalagens de produtos químicos (saneantes, desinfetantes, reagentes de laboratório) são descartadas rigorosamente de acordo com as orientações da Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ). Os resíduos medicamentosos e infectantes são segregados e destinados conforme as legislações vigentes e aplicáveis. Além disso, parte dos resíduos comuns é segregada e destinada à reciclagem, evitando seu encaminhamento a aterros sanitários.

E, assim, a cooperativa continua comprometida com melhoria contínua da gestão de resíduos, com foco em ecoeficiência e sustentabilidade.

306-4

O aprimoramento da gestão dos recicláveis é uma prioridade da Unimed Fortaleza, refletindo o compromisso com o meio ambiente, a saúde e a sociedade. Em 2024, elevou-se as metas para a geração de materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, vidro e metal.

Foi identificado que alguns materiais com potencial para reciclagem estavam sendo descartados incorretamente. Para solucionar essa questão, orientou-se a utilização de materiais educativos para reforçar a ampla comunicação sobre o tema na cooperativa.

306-5

Projetos e Programas do pilar ambiental

GRI 3-3

Programa Carbono Neutro Fortaleza

O Programa Brasileiro GHG Protocol utiliza uma calculadora para quantificar o impacto ambiental. Como medida de compensação das emissões de GEE mensuradas, a Unimed Fortaleza realiza o plantio anual de uma média de 2.000 mudas de plantas nativas no Parque Botânico de Caucaia-CE, assumindo o compromisso de cuidar e manter essas mudas por um período de 2 anos.

Limpeza de praia

Na Unimed Fortaleza, além dos processos internos que promovem a sustentabilidade ambiental, a preservação e conservação do meio ambiente são valorizadas. A cooperativa também encoraja times para fazerem parte desse movimento de cuidar da natureza. Colaboradores e cooperados se reúnem para ação de limpeza de praia.

Juntos pela saúde do planeta

Em 2024, foi realizado o Mês do Meio Ambiente com o tema "Juntos pela Saúde do Planeta". A iniciativa, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi repleta de atividades que abordaram temas cruciais como água, energia, mudanças climáticas, biodiversidade, resíduos e consumo consciente.

A Unimed Fortaleza promoveu palestras, quizzes, premiações para colaboradores com melhores práticas, uma exposição ambiental em parceria com a ONG Aquasis e atividades com uso de tecnologia, como a experiência com óculos de realidade virtual, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Também realizou a doação de mudas para os colaboradores, em parceria com o Parque Estadual Botânico de Caucaia.

A ação é realizada anualmente com o objetivo de estreitar o relacionamento de colaboradores e cooperados com as questões ambientais e fortalecer o tema ESG em toda a cooperativa.

Fatura digital

Em 2023, foi alcançado um marco significativo com o envio de 57% de faturas em formato digital, representando mais da metade do total de faturas geradas no ano. Dando continuidade a esse progresso, em 2024, esse índice cresceu ainda mais, atingindo a marca de 77,60% de faturas digitais.

Carteiras digitais

Em 2024, foram emitidas 11.4399 carteiras digitais, representando 76,61% do total de emissões anuais, ou seja, houve uma crescente adesão dos clientes a essa modalidade. A carteira digital oferece comodidade e facilita o reforço do compromisso com a sustentabilidade.

Pilar social

A responsabilidade social da Unimed Fortaleza tem como foco principal promover o desenvolvimento humano, a saúde e o bem-estar, buscando contribuir para um mundo mais inclusivo e solidário. As decisões estratégicas são pautadas pela ética e responsabilidade, considerando cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores, o meio ambiente e a comunidade.

Para alcançar esses objetivos, há a atuação por meio de programas, projetos, campanhas e ações internas e externas durante todo o ano, além de oferecer treinamentos aos colaboradores. Essas atividades são direcionadas tanto ao público interno (colaboradores e cooperados) quanto ao externo (comunidades do entorno e sociedade civil em geral).

Projetos, programas e campanhas institucionais do pilar social

GRI 3-3

Programa Memória Viva

O Programa Memória Viva, em funcionamento desde 2008, é uma iniciativa da Unimed Fortaleza em parceria com o Lar Francisco de Assis. Atualmente, o programa atende 90 idosos, oferecendo atividades de Terapia Ocupacional que visam promover a cultura, cidadania, psicomotricidade e o resgate de memórias.

Além das atividades internas, o Memória Viva proporciona experiências externas enriquecedoras, como visitas a locais públicos e oficinas de fotografia em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza.

De Olho no Nosso Futuro - DONF

Em 2024, o Programa inseriu novos 23 jovens aprendizes na turma de 2023/2024 e, até dezembro de 2024, mais 15 jovens entraram na turma 2024/2025, contabilizando 38 inscritos. Desse quantitativo, 09 jovens foram efetivados, 04 jovens tiveram términos de contratos, 02 fizeram pedidos de desligamento e nenhum jovem foi desligado antecipadamente pela empresa.

O programa é voltado para jovens na faixa etária de 18 a 21 anos e tem o objetivo de capacitá-los através de um curso de noções administrativas voltado para o mercado de trabalho. A ideia é que eles atuem em diversas áreas da cooperativa, tendo a oportunidade de desenvolvimento profissional.

Projeto Cidadão - "Educação para a Vida"

Através do programa, a Unimed Fortaleza ofertou um curso realizado para jovens de 14 a 17 anos, que ocorre no contraturno da escola. Para participar, os adolescentes precisam estar em dia com as atividades escolares. O curso é voltado para a capacitação em cidadania, noções comportamentais e preparação para o mercado de trabalho, contribuindo significativamente para o desenvolvimento humano desses jovens.

O destino de 50% das vagas é para filhos de colaboradores da Unimed Fortaleza. A outra metade é destinada a jovens da sociedade civil, por meio de parcerias com a Comunidade Maravilha e a Escola Santa Luzia. Há ainda a valiosa parceria do Museu da Fotografia, que oferta oficinas, visitas guiadas à Instituição, bem como atividades culturais.

O curso, realizado em formato híbrido, ocorre de agosto a novembro de 2024, com turmas nos turnos da manhã e da tarde. Em 2024, 52 alunos foram matriculados, com 35 concluindo o curso.

Eu Ajudo na Lata

Realizada dentro dos muros verdes desde 2013, a campanha tem promovido ativamente a participação voluntária de colaboradores, médicos cooperados, parceiros externos e da comunidade do entorno. Através da arrecadação de lacres de alumínio, que são posteriormente vendidos a um parceiro reciclador, a campanha converte o valor obtido em materiais de acessibilidade. Os materiais são doados a instituições sociais escolhidas pelos participantes que mais contribuíram com doações.

Em 2024, houve a arrecadação expressiva de 753,136 kg de lacres. Foram recebidas 1.253 garrafas pets de 2 litros cheias de lacres. A campanha contou com a participação de 23 parceiros doadores internos e externos, como a Assembleia Legislativa do Ceará, a CAGECE e o Grupo Escoteiros Santos Dumont.

O valor total arrecadado com a venda dos lacres foi revestido em 8 itens de acessibilidade: 3 cadeiras de rodas, 2 cadeiras de banho, 2 assentos elevados e 1 cadeira de transferência; doados para duas instituições beneficiárias: o Lar Três Irmãs e a Casa de Apoio Lar Nossa Senhora de Fátima, ambas em Fortaleza.

Solidariedade, um santo remédio

Em sua 24º edição, a campanha tem por objetivo engajar médicos cooperados, unidades e colaboradores no tocante a arrecadação de remédios que são classificados por tipo e validade e, posteriormente, doados a instituições sociais que tenham atendimento de saúde, como: Posto Comunitário Santa Rosa do Viterbo, Associação Maria Mãe da Vida, Lar Amigos de Jesus, Lar Torres de Melo, Associação Nossa Casa ? CRIO, Instituto Fortalecer Brasil e Hospital Infantil SOPAI.

Em 2024, a Campanha contou com doações vindas de médicos cooperados, colaboradores, clínicas e do Hospital Unimed, conseguindo arrecadar o montante de 6.373 caixas de remédios.

Páscoa Solidária

A Unimed Fortaleza, em seu compromisso com o cuidado contínuo e com um olhar solidário, promove campanhas que beneficiam a comunidade. Na recente campanha Páscoa Solidária, 1.673 itens de higiene e alimentação foram arrecadados e doados ao Lar Santa Mônica, instituição que acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Natal Solidário

Anualmente, a cooperativa promove a Campanha Natal Solidário. Colaboradores e cooperados se mobilizam para doar brinquedos que serão destinados às crianças da Comunidade Maravilha e do Conjunto Tancredo Neves, locais que foram socialmente abraçados pela Unimed Fortaleza, situados respectivamente ao lado do Hospital Unimed Fortaleza e do Hospital Unimed Sul. No dia da ação, aproximadamente 300 brinquedos foram entregues, fazendo a alegria da criançada.

Ação de Voluntariado

Uma série de ações sociais foram realizadas para impactar positivamente o ambiente interno da cooperativa e a comunidade externa. Essas iniciativas foram planejadas com o objetivo de envolver e engajar colaboradores como voluntários em diversas atividades.

Parte dessas ações foram voltadas exclusivamente para o público interno, enquanto outras foram realizadas em parceria com instituições, visando aproximar a cooperativa da sociedade civil e fortalecer os laços sociais com as comunidades do entorno.