O cuidado com o médico cooperado da Unimed Fortaleza é uma premissa importante. Em 2023, esse cuidado se
estendeu de maneiras diferentes e alcançou cada um dos cooperados da cooperativa, reforçando o compromisso
em cuidar cada vez melhor de seus médicos.
Nossos números
4.229
Médicos Cooperados
2.497
Homens
1.732
Mulheres
(Dados até 31.12.2023)
Saúde e Segurança do Cooperado
Em 2023, a cooperativa garantiu a qualidade em saúde de seus médicos com o objetivo de promover bem-estar e
uma vida mais saudável. Afinal, cuidar de quem cuida é importante para a Unimed Fortaleza.
Checkup dos médicos cooperados
Tradicionalmente, os médicos que compõem a cooperativa passaram por um check-up com atendimento
especializado. Médicos da Família, nutricionistas e educadores físicos fizeram parte da equipe que
reallizou esse atendimento. Além disso, o atendimento proporcionou exames laboratoriais e de imagem com
foco na prevenção.
Ao todo, 63 médicos foram atendidos em dois dias nas unidades de Saúde Integral do Hospital Unimed e
Espaço Saúde. A ação fez parte da Semana do Cooperado 2023.
Ética e Integridade do Cooperado
Um dos grandes objetivos da operadora é ser um canal de comunicação eficaz com informações confiáveis e
claras. Por isso, em 2023, ética e integridade continuaram sendo princípios trabalhados em todos os
processos para garantir essa relação de confiança com o médico cooperado.
Pesquisa de Satisfação do Cooperado
A operadora também se preocupa em ouvir os seus médicos cooperados com o objetivo de medir os reflexos do
trabalho realizado com foco em cuidar das pessoas. Para este fim, foi realizada uma pesquisa aplicada entre
março e abril de 2023, utilizando como base o ano de 2022. Foram ouvidos 435 médicos cooperados.
Com relação à satisfação do médico em ser cooperado da Unimed Fortaleza, 88,15% dos respondentes se
consideram satisfeitos ou muito satisfeitos. A respeito da importância em ser um médico cooperado da Unimed
Fortaleza, 93,24% afirmou que é importante ou muito importante ser cooperado. 79,76% consideram que é melhor
ou muito melhor trabalhar na Unimed Fortaleza em comparação com outras operadoras de saúde.
Os cinco principais pontos em que os cooperados percebem a Unimed Fortaleza superior aos concorrentes são:
pontualidade dos pagamentos, quantidade de usuários, relacionamento com os médicos, serviço de autorizações
e corpo clínico
O resultado enche a cooperativa de orgulho, pois oferecer sempre o melhor a cada ano que passa está entre os
princípios que norteiam o trabalho realizado diariamente.
Comunicação com o cooperado
Para o público de médicos cooperados, os movimentos foram pautados no comprometimento da atual gestão no
que tange à transparência quanto à tomada de decisões assertivas, sempre com o objetivo de ter uma
Unimed mais moderna, gerando mais negócios e melhores resultados.
Neste sentido, um novo canal chegou para ampliar a comunicação com esse público: o Instagram Gestão da
conexão, espaço fechado para médicos cooperados acompanharem as novidades da Cooperativa e estarem mais
próximos da Diretoria atual.
Além disso, os canais de comunicação se fortaleceram: Portal Minha Unimed Cooperado, Aplicativo Minha
Unimed Cooperado, WhatsApp Business, SMS, e-mails corporativos, Mural do Caooperado e InfoCooperado
WhatsApp, resultando em uma comunicação cada vez mais transparente e informativa.
Durante o ano, os médicos cooperados receberam atualizações sobre assuntos como:
Acreditação Hospitalar;
Informações sobre Centro de Imagem;
Inauguração Centro de Oncologia;
Empresa de Participações;
Estratégia da Unimed Fortaleza e cultura da cooperativa;
Programa Cooperativo;
Programa Excelência Médica;
Pronto atendimento virtual;
Rede própria;
Cursos, Happy Hour e outros projetos da Universidade Corporativa Unimed Fortaleza.
Em 2023, foi realizada comunicação intensa para convite aos médicos cooperados participarem dos
eventos: Fóruns para Médicos Cooperados, AGO (Assembleia Geral Ordinária), AGE (Assembleia Geral
Extraordinária), happy hour dos Médicos Aniversariantes, Semana do Cooperado e Festa de confraternização
dos médicos.
Compliance
Em 2023, a cooperativa realizou uma campanha de divulgação do Código de Conduta da Unimed Fortaleza para
todos os cooperados por meio do Portal do Cooperado e do App Minha Unimed. Ao acessar o portal, os
cooperados precisavam ler o Código de Conduta e aceitar o documento. Durante ao ano, houve um aceite de
81.68% dos médicos cooperados, o que indica o conhecimento dos cooperados em relação à existencia do
documento.
Além disso, foram revisados periodicamente todos os documentos da Unimed Fortaleza, incluindo aqueles que
abordam o papel, os direitos e as obrigações dos cooperados. A alta administração e os conselheiros
receberam reporte periódicos das ações realizadas pela área de Governança, Riscos e Compliance, bem como dos
resultados alcançados.
Treinamento e Desenvolvimento do Cooperado
O médico cooperado foi estimulado a desenvolver competências essenciais para compor sua performance e
desempenho. Por isso, o estímulo à edução médica continuada foi uma estratégia utilizada em 2023 e faz
parte dos princípios do cooperativismo, além de treinamentos complementares que auxiliaram na expansão
desse conhecimento.
Compliance em Foco
Ao longo do ano, foram feitas ações para promover o Programa de Integridade, como comunicações e
treinamentos.
Em novembro de 2023, aconteceu o "Compliance em Foco", evento que incluiu um painel sobre Cultura de
Compliance, Programa de Integridade e Ética Médica com a presenta de Dr. Marcos Aragão, presidente da
Unimed Fortaleza; Dr. Flávio Deulefeu, superintendente e médico cooperado; e da Dra. Regina Portela,
conselheira do Conselho de Medicina.
LGPD, Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
O planejamento estratégico da cooperativa já foi traçado com metas e indicadores que resultaram em um
novo plano de treinamento e conscientização e novos controles a serem implementados. Um dos principais
compromissos firmados foi o de tornar o Programa de Privacidade da Unimed Fortaleza uma referência a
nível nacional, inicialmente diagnosticando a posição da Unimed Fortaleza a nível Nordeste e fomentado
iniciativas para alavancar o programa localmente.
Como parte do novo Plano de Conscientização e Treinamento, no Dia Mundial da Privacidade (28/01), a
Unimed Fortaleza promoveu um bate-papo com as lideranças e o time de Proteção de Dados Pessoais e
Segurança da Informação do Grupo Edson Queiroz. O Grupo Edson Queiroz é um importante parceiro comercial
e aplica diversas boas práticas relacionadas ao tema. Tradicionalmente, foi promovido um bate papo
descontraído sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para os médicos cooperados.
Promover a capacitação dos cooperados e incentivar boas práticas de proteção de dados e segurança da
informação fortalece o ecossistema como um todo e contribui com a segurança dos dados dos pacientes da
Unimed Fortaleza.
Gestão e Valorização do Cooperado
No ano de 2023, a Unimed Fortaleza continuou investindo na gestão e valorização do Cooperado. As
iniciativas visaram reforçar ainda mais a importância deste público como dono do negócio.
Inauguração Casa do Cooperado
A inauguração da Casa do Cooperado, inaugurada em novembro de 2023, marcou um momento especial de
valorização dos médicos da operadora. O espaço é anexo à Sede da Unimed Fortaleza, conta com todo o
conforto e estrutura, e é destinado ao atendimento exclusivo deste público, com uma equipe preparada para
auxiliá-los em suas necessidades.
Relacionamento com o cooperado
O programa de visitação realizado pelas executivas de relacionamento da área de Relacionamento com o
Cooperado alcançou, em 2023, 3.155 médicos cooperados, tendo como objetivo otimizar a utilização dos
recursos atuais e fomentar o estreitamento do laço entre cooperativa e seus cooperados, estimulando a
divulgação, novas adesões e engajamento do cooperado nos Programas de Remuneração Variável. Em média, foi
aintigido o índice de 99% de satisfação dos cooperados com as visitas realizadas em locais de
atendimentos, hospitais e clínicas da rede credenciada.
A equipe de atendimento atua ainda com ponto focal importante entre os cooperados e áreas técnicas que se
dedicam diretamente às ferramentas digitais, construção e apuração dos indicadores do Programa GUIA, além
de ações de reconhecimento no atendimento presencial e nas unidades de recursos próprios.
Eventos
Semana do Cooperado 2023
A Semana do Cooperado ocorre desde 2018 e proporciona aos médicos cooperados da Unimed Fortaleza momentos
que viabilizam o networking e o aprendizado. Além de simbolizar a comemoração do Dia do Médico, que é
celebrado no mês de outubro. Em 2023, a programação incluiu a Corrida Unimed Fortaleza; Live "Consultório
On-Line e Personal Assistente Digital", Check-up dos cooperados e o espetáculo Musical Elton John: o Show.
Números da Semana do Cooperado 2023:
Corrida Unimed Fortaleza: cerca de 3.500 pessoas.
Live "Consultório On-Line e Personal Assistente Digital": 1.230 visualizações e 491 registros de
presença de médicos.
Check-up dos cooperados: 55 médicos.
Musical Elton John: o Show: 297 médicos presentes. Estimativa de mais de 600 pessoas presentes, com 85%
de satisfação dos médicos, de acordo com pesquisa aplicada após o evento.
Dia do Médico
Celebrar e reconhecer também fazem parte da cultura da Unimed Fortaleza, por isso, para comemorar o Dia do
Médico, os médicos que trabalham na rede própria da Unimed Fortaleza e os que estiveram presentes na área
de Relacionamento com Cooperado, na Sede, receberam um presente simbólico.
Festa de confraternização do cooperado
Com tema Conexão Sunset, a celebração de final do ano dos médicos cooperados contou com 640 cooperados e
1.121 pessoas no total. A confraternização teve três bandas que animaram o fim de tarde e noite, além de
uma ativação de fotos da Corretora Unimed Fortaleza.
Universidade Corporativa
Com o intuito de ampliar os conhecimentos dos cooperados e outros profissionais ligados à cooperativa, a
Unimed Fortaleza promoveu qualificações com foco no desenvolvimento profissional e na educação médica
continuada por intermédio de cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento. Estimulando, assim, os
princípios do cooperativismo alinhados às estratégias da cooperativa, proporcionando uma maior aproximação
do médico cooperado com a sua instituição.
Nos últimos anos, houve uma maior presença dos cooperados nos cursos on-line, com isso, as aulas
continuaram nesse formato no ano de 2023. Foram realizados também eventos corporativos e de engajamento de
forma on-line, obtendo, em todas as categorias, excelente aceitação por parte dos participantes,
surpreendendo mais uma vez positivamente os resultados.
De forma análoga aos anos anteriores, os temas para os cursos oferecidos pela Universidade Corporativa no
ano de 2023 foram o resultado de levantamento junto aos cooperados quando, disponibilizou pesquisas de
opinião que obtiveram informações referentes aos conteúdos de interesse e relevância para os médicos.
Os referidos cursos foram ofertados com o intuito de possibilitar que os cooperados obtenham, de forma
satisfatória, o aprendizado nas áreas de interesse, tendo como retorno resultados positivos para a
cooperativa.
Dentre os assuntos abordados, destacam-se: cuidado emocional, imposto de renda, empreendedorismo em saúde,
inovações em saúde, neuronutrição, comunicação empresarial, investimentos financeiros, plataformas
digitais, Lei Geral de Proteção de Dados, marketing médico, administração do tempo planejamento
estratégico pessoal e governança corporativa, além da realização de seis cursos de pós-graduação,
aperfeiçoamento em sala de recuperação pós anestésica, terapia intensiva, cuidados paliativos e bioética,
auditoria em saúde e gestão de negócios de saúde. Os cursos de pós-graduação são certificados pela
Universidade de Fortaleza. E ainda foi iniciada uma turma de Nutrologia em parceria com a Faculdade
Unimed.
Ocorreu ainda a contratação de uma Plataforma de Ensino - LMS da Faculdade Unimed, que facilitará o acesso
dos cooperados aos cursos ofertados pela Universidade Corporativa. Sendo assim, obteve-se a participação
de:
2.274 cooperados em cursos de curta duração e pós-graduação oferecidos;
1.138 cooperados na Assembleia Geral Ordinária;
3.882 nas três Assembleias Gerais Extraordinárias;
655 cooperados nas comemorações dos aniversariantes;
2.165 nos quatro fóruns;
65 médicos não cooperados e outros profissionais participaram de cursos oferecidos.
Portanto, o resultado mais relevante para a Unimed Fortaleza foi a continuidade satisfatória na oferta de
cursos de curta duração, eventos corporativos e de engajamento, pós-graduações e eventos técnicos e
científicos que alcançaram números ainda mais expressivos no formato on-line. Com isso, possibilitou-se
uma maior participação dos cooperados em todas as categorias citadas, diminuindo, consequentemente, os
índices de desistência.
Base de dados de médicos cooperados
Quantidade de clientes por cooperados ativos
Analisando o ano de 2023, houve um aumento de 3,03% na relação de clientes por cooperado ativo, se
comparado aos 12 meses de 2022.
Quantidade total de cooperados e cooperados ativos com produção
A quantidade de cooperados diminuiu em 1,54% se comparado ao ano passado. A quantidade de cooperados
ativos com produção aumentou em 4,65%, passando de 3.271 cooperados em 2022 para 3.423 em 2023.
Quantidade de consultas pagas a cooperados
Comparando as informações dos 12 meses de 2023, observou-se um aumento de 0,17% em relação ao número dos
12 meses de 2022.
Quantidade de exames por consulta
Nos 12 meses de 2023 houve um aumento de 18,44%, se comparado aos 12 meses de 2019.
Custo com exames por consulta
Atrelado à elevação na frequência de exames por consulta, observa-se um aumento no custo de exames por
consulta, na ordem de 3,19%.
Remuneração média do cooperado com produção
Sempre com o objetivo de garantir melhor poder aquisitivo para os cooperados, a atual gestão vem
conseguindo manter índices de remuneração média do cooperado com produção sempre acima da inflação. No ano
de 2023, a remuneração média elevou-se em 26,68% em relação a 2019.
Produção Global dos Médicos Cooperados
A produção global de cooperados teve aumento de 52,01% em 2023 quando comparado a 2019, ressaltando a
valorização dos cooperados e a segunda maior quantidade de médicos ativos com produção.
Percentual da produção médica por especialidade
Participação das especialidades médicas na produção da cooperativa em 2023, com ênfase nas 10 maiores
produções.
Quantidade de cooperados por especialidade
Representatividade da quantidade de cooperados por especialidade no ano de 2023.
Nossos Colaboradores
Fazer sempre mais para cuidar das pessoas é o propósito que move a Unimed Fortaleza em cada passo
estratégico. Um propósito que tem se mostrado cada vez mais sólido porque acontece de dentro pra fora, a
começar pelo cuidado com os colaboradores, aqueles que fazem com que a excelência da cooperativa chegue à
ponta.
Em números
4.053
Colaboradores
1.057
Homens
2.996
Mulheres
(Dados até 31.12.2023)
Saúde e Segurança do Colaborador
A Unimed Fortaleza tem uma cultura corporativa forte baseada no cuidado. Tudo isso fortalece o vínculo do
colaborador, tornando o ambiente feliz para trabalhar. As práticas de saúde e segurança contribuem para esse
clima e, em 2023, elas foram ainda mais amplas.
Garantindo saúde e bem-estar
Consultas ocupacionais
Durante todo o ano de 2023, a Unimed Fortaleza seguiu com o calendário de realização de consultas
ocupacionais admissionais, periódicas, de mudança de função, demissionais e de retorno ao trabalho,
totalizando 3.655 atendimentos.
Campanha de vacinação
Em 2023, a Unimed Fortaleza realizou campanha de vacinação contra influenza, durante o mês de maio, para
todos os colaboradores da cooperativa, com aplicação das doses no Hospital Unimed, nas Clínicas Unimed,
laboratórios e Sede, totalizando 1.047 doses aplicadas.
Semana da Saúde
A Unimed Fortaleza é uma cooperativa médica que tem por vocação cuidar das pessoas. Nesse cuidado entram
cooperados, clientes, parceiros e colaboradores. Diversas ações de saúde são realizadas para contemplar
as mais diversas vidas que têm relações diretas ou indiretas com a Unimed.
A Semana da Saúde 2023 é uma delas, aconteceu dos dias 7 a 12 de agosto, surgindo com o objetivo de
proporcionar aos colaboradores práticas de incentivo à saúde e o autocuidado no ambiente pessoal e
profissional.
Durante a semana, várias ações ocorreram nas unidades da cooperativa administrativas e assistenciais,
além do Hospital Unimed e contemplando pela primeira vez o Hospital Unimed Sul.
Os momentos de autocuidado com os colaboradores abrangeram ações como check-up de saúde, aulas de
ginástica laboral, palestras de gerenciamento de ansiedade, alimentação saudável, feirinha de serviços e
promoção da saúde, além de campeonato interno de vôlei, beach tennis e carimba.
O cuidado com a saúde mental não ficou de fora. Antecendendo o Setembro Amarelo, as Pílulas de Saúde
Mental foram distribuídas em todas as unidades com profissionais da Psicologia e Serviço Social da
Unimed Fortaleza. O colaborador saudável tem mais comprometimento, produtividade, envolvimento com a
cultura, valores e propósitos institucionais. Por isso, na Semana da Saúde, foram proporcionados
momentos de autocuidado com uma programação diversificada e flexível para que todos pudessem participar.
Ressatou-se a importância de autocuidado dos profissionais que trabalham em serviços de saúde.
A cooperativa fornece em sua essência cuidados de saúde a nível primário, secundário e terciário, o
desafio foi engajar as mais diversas áreas de serviço da cooperativa, sejam internos ou terceiros.
Apresentou-se o propósito e o objetivo da ação, defendendo a premissa da Unimed Fortaleza que é a
vocação para cuidar das pessoas para que vivam mais e melhor. Planejamento, reuniões, participação de
especialistas e execução das ações foram o caminho trilhado nessa semana de promoção à saúde.
Outubro Rosa
O mês de outubro foi marcado por palestras e ações de sensibilização sobre a prevenção do câncer de
mama. A Unimed Fortaleza realizou entrega de guias de exame de mamografia para 344 colaboradoras acima
de 40 anos que tiveram interesse em realizar o exame de campanha, no período, sem coparticipação. Além
de participação em palestras na Sede, Hospital Unimed e Hospital Unimed Sul para colaboradores,
terceiros e cooperados.
Ginástica laboral e massoterapia
A ginástica laboral é uma ação desenvolvida pela Unimed Fortaleza para proporcionar a promoção de saúde e
melhora da qualidade de vida de seus colaboradores. Em 2023, houve cerca de 27 mil participações de
colaboradores nas sessões da ginástica laboral (número referente à soma de todas as unidades da
cooperativa).
Plantão psicológico
A cooperativa disponibiliza para todos os colaboradores, terceiros e cooperados atendimento psicológico de
emergência. O objetivo é garantir todo cuidado a cada colaborador que se doa dia após dia. O plantão
psicológico é um acolhimento de forma mais pontual para atender a dor do colaborador com atenção naquele
momento. Caso as profissionais observem que o colaborador atendido necessita de um atendimento mais
especifico e prolongado ou de intervenção do médico psiquiatra, eles são encaminhados ao Serviço Social do
SESMT para que seja realizada a marcação da consulta e todo acompanhamento daquele colaborador, em especial.
O plantão psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe as pessoas em momentos de crises,
ajudando a lidar melhor com seus recursos e limites. Em outras palavras, é um programa da linha de cuidados
de saúde mental da Unimed Fortaleza que atua no acolhimento do colaborador pensando na melhora deste de
forma integral. Durante o ano de 2023, mais de 500 colaboradores foram atendidos, aproximadamente 1.500
sessões.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é o mês dedicado à temática da prevenção do suicídio em todas as unidades. O assunto
é envolto em tabus, por isso, ao organizar a campanha, acreditamos que falar sobre o mesmo é uma forma
de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do
momento em que as mesmas são identificadas.
Nesse sentido, a Unimed Fortaleza promoveu palestras na Sede, Hospital Unimed e Hospital Unimed Sul,
sendo realizadas também as blitzes de distribuição de pílulas de saúde mental, alcançando em média 1.700
pessoas.
Segurança
Visando uma segurança mais eficiente, mais precisão no controle, integração e infraestrutura
tecnológica, houve a implantação do controle de acesso com reconhecimento facial na Sede, afinal,
trabalhar a segurança dentro das unidades está entre os compromissos que visam o bem-estar do
colaborador.
Ética e Integridade do Colaborador
Promovendo uma cultura de integridade, a cooperativa orientou e garantiu a ética de seus colaboradores por
meio de diretrizes e princípios no desempenho de processos e sistemas que fazem parte da rotina de todas as
áreas.
Auditoria Interna
A Unimed Fortaleza atua no âmbito contábil, administrativo e financeiro, observa as determinações da
Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) n° 518/2022 (Anexo III, item 3), bem como
as recomendações do Programa de Integridade da Lei Anticorrupção (art. 7°, inciso VIII), do Código das
Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do
Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
As principais ações e trabalhos realizados em 2023 foram:
Auditorias nas seguintes áreas e/ou operações relacionadas a Operadora: Auditoria dos Indicadores Táticos
e Estratégicos; Gestão de Sinistralidade de Contratos Pessoas Jurídicas; Conta Contábil de Liminares;
Gestão de Regulação de OPME; Glosas de Prestadores Pessoas Jurídicas; Autorização de Serviços Diversos;
Gestão de Vendas por Adesão (inclusão e cadastro); Indicadores Táticos e Estratégicos; Gestão de Contas a
Pagar; Produção Médica Pessoa Jurídica; Gestão de Performance Financeira / Investimentos; Reembolso
Assistencial; Cancelamento de Contratos Pessoa Física por Inadimplência; Gestão de Terceiros; e, Gestão
dos Estoques;
Auditoria no âmbito dos Recursos Próprios da Cooperativa: Administração de Pessoal do Hospital Unimed Sul;
Atendimento a demandas pontuais solicitadas pelas Diretorias, pelas Superintendências e por parte de
outros órgãos sociais;
Investigações e/ou apoio na averiguação de algumas denúncias recebidas pelo Canal de Ética e por outras
instâncias.
Compliance
A Unimed Fortaleza desenvolveu um Programa de Comunicação focado no Código de Conduta, Canal de Ética e
temas Anticorrupção, Antissuborno e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, que foi implementado com sucesso.
Foram realizados treinamentos presenciais para cerca de 400 colaboradores, além de treinamentos virtuais
para 274 colaboradores através de uma plataforma on-line.
Em novembro de 2023, aconteceu o evento "Compliance em Foco", realizado no Hospital Unimed, Hospital Unimed
Sul, Sede e Instituto Unimed Fortaleza, com o objetivo de disseminar os pilares do Programa de Integridade da
Unimed Fortaleza e reforçar a importância do conhecimento e cumprimento do Código de Conduta, além de promover
a credibilidade do Canal de Ética. Aproximadamente 1000 pessoas foram alcançadas, incluindo colaboradores,
terceiros, alta gestão e médicos cooperados.
Com o apoio da alta administração, foi lançado o "Minuto Compliance - série Código de Conduta". Nessa série,
os diretores e superintendentes da Unimed Fortaleza gravaram vídeos curtos em apoio ao Programa de
Integridade, abordando diferentes tópicos do Código de Conduta, com o objetivo de disseminar os conteúdos
aludidos no documento.
Também foi realizada a revisão periódica dos documentos corporativos em parceria com as áreas responsáveis. Os
documentos foram disponibilizados no Voz para fácil acesso dos colaboradores. Para os stakeholders, foi
mantido o Canal de Ética, operado por uma empresa terceirizada, que recebe denúncias anônimas ou não de
práticas antiéticas que violem o Código de Conduta da Unimed Fortaleza.
Disseminando a cultura de proteção de dados pessoais
Alguns encontros estratégicos foram realizados a fim de disseminar a cultura de proteção de dados pessoais
por meio dos processos implementados. Os encontros aconteceram com os times do Escritório de Projetos e
Processos, internos e externos, e com os lojistas parceiros da área comercial.
Internamente, uma nova turma dos Guardiões LGPD foi iniciada, com menos integrantes, com a finalidade de
entregar mais qualidade nas capacitações. Na oportunidade, o guardião destaque da edição anterior foi
homenageado pelo seu engajamento e apoio ao programa ao longo do ciclo.
Na edição de 2023, os Guardiões LGPD foram concentrados, em sua maioria, nas áreas assistenciais e de
atendimento, somando 60 integrantes ao todo.
Mensalmente, receberam treinamentos para se tornarem difusores da cultura de proteção de dados pessoais e
privacidade na cooperativa.
Essa interação maior com as equipes assistenciais não se restringe aos guardiões LGPD. Para o ano de 2023,
foi criado o #PrivacidadeInFoco, que se dedica exclusivamente ao assistencial.
Mensalmente, a área de proteção de dados pessoais e privacidade visitou um recurso assistencial com o objetivo
de identificar e tratar possíveis dificuldades das equipes nos processos que envolvem o tratamento de dados
pessoais dos pacientes. Na oportunidade, também foi realizada a manutenção dos avisos de privacidade, além de
um papo com as lideranças, conscientizando suas equipes.
Treinamento e Desenvolvimento do Colaborador
Em 2023, com o intuito de promover o desenvolvimento de seus colaboradores, a cooperativa ofereceu
experiências de fortalecimento de carreira, mapeando oportunidades de aprendizagem e ensino.
Fórum de Engajamento
Na trilha estratégica da Unimed Fortaleza, vigente durante o período de 2023 a 2026, existem quatro
importantes pilares: engajamento, eficiência, crescimento e expansão. Foram realizados fóruns com as
lideranças com objetivo de revisitar a estratégia da cooperativa e estimular o engajamento de todos para
garantir os resultados esperados.
Em novembro, o ciclo de encontros foi encerrado com o Fórum de Engajamento, os líderes discutiram as
expectativas do referido pilar, proporam ações e projetos que contribuirão para o alcance das metas e
aproveitaram para priorizar as com maior impacto para a Unimed Fortaleza.
Participaram 67 líderes, entre presidente, diretores, superintendentes e gerentes, que sugeriram mais de
100 ideias e projetos. 21 deles foram priorizados para 2024.
Desenvolvimento
Ao longo do ano foram realizadas:
61 mil
horas de treinamento por ano
5.559
horas de treinamento por mês
1.863
colaboradores capacitados
20.493
colaboradores por ano
Programa Capacitar e Crescer
Buscando incentivar o desenvolvimento profissional, o programa Capacitar e Crescer viabiliza até 50% do valor
da mensalidade de cursos de pós-graduação (pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado) para os colaboradores.
Para participação, os colaboradores se inscrevem durante período estabelecido e devem atender aos critérios:
nota de avaliação de desempenho igual ou superior a 3, não possuir medidas disciplinares no último ano e ter
mais de 2 anos de contratação. A classificação é estabelecida através de critérios descritos na política. No
ano de 2023, foram beneficiados mais de 24 colaboradores.
Integração
O modelo de integração da Unimed Fortaleza é focado na cultura e na segurança dos novos colaboradores,
promovendo o acolhimento, o encanto e o engajamento de todos, de forma a prepará-los para seus primeiros
dias dentro dos muros verdes. Em 2023, a adesão foi de 67%.
Programa de Desenvolvimento Evoluir
Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-CE), em 2023 os líderes da
cooperativa foram desenvolvidos em temas alinhados à estratégia, objetivando uma performance ainda mais
assertiva de toda nossa liderança.
Todos os módulos trabalhados no programa foram desenvolvidos e aplicados pelo time de desenvolvimento do
Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, com a curadoria da área de desenvolvimento
Unimed.
Os temas trabalhados foram: estratégia em saúde, desenvolvendo a cultura da gestão da performance, eficiência
operacional, inovação e intraempreendedorismo na saúde, inovação na saúde, gestão da experiência do paciente e
atendimento humanizado, liderança transformadora, comprometimento da equipe e pactuação dos resultados,
comunicação e feedback, accountability, gestão do tempo e comunicação para engajar e comunicar nossa
estratégia.
Avaliação de Desempenho
É uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações,
fornecendo instrumentos aos gestores para acompanhar e administrar o desempenho de seus subordinados e
incentivar práticas baseadas em diálogos, visando o desenvolvimento profissional das equipes. Para melhor
eficiência da operacionalização, a avaliação foi dividida em 2 ciclos: o primeiro com foco na gestão
(superintendentes, gerentes e coordenadores) utilizando o modelo 360°. O segundo com foco nos colaboradores,
utilizando o modelo 90º. No ciclo da liderança, 94% dos líderes foram avaliados.
Plataforma Sábios Journey
A plataforma disponibiliza conteúdo on-line que promove a vivência do aprendizado em programas de capacitação
de colaboradores em que jornadas de aprendizagem e suas trilhas imersivas são customizadas com base nas
necessidades específicas do colaborador, tornando o aprendizado autêntico, consistente e inovador. Em 2023,
foram oferecidas mais de 75 experiências de aprendizagens, entre elas Compliance e Riscos Corporativos, Código
de Conduta, LGPD e SIPAT, gerando 4.173 horas de desenvolvimento.
Parceria Sescoop-CE
O Sescoop-CE investiu em ações de desenvolvimento para a alta liderança, como Amana-Key, HSM, Fundação Dom
Cabral e visitas de benchmarketing para conhecer as melhores práticas na área da saúde. Para a média gestão,
houve o Programa de Desenvolvimento Evoluir, com aproximadamente 250 gestores treinados, investindo na
estrutura e logística de todo o desenvolvimento do programa.
Durante todo o ano de 2023, foram mais de 60 ações realizadas a partir da parceria com a parceria com o Albert
Einstein, também facilitada pelo Sescoop e da Fundação Dom Cabral. Também foi iniciado o Programa de
Desenvolvimento de Executivos para alta liderança, que se estenderá em 2024.
Alinhada ao propósito de cuidar das pessoas, a cooperativa está sempre pensando em novas maneiras de
demonstrar zelo com iniciativas que reconhecem seus colaboradores. Afinal, são as pessoas que constroem todo o
legado de excelência da Unimed Fortaleza.
Comunicação com o colaborador
A comunicação interna seguiu seu papel de manter os colaboradores alinhados às mensagens-chaves da
cooperativa e ao planejamento estratégico.
Em 2023, a Unimed Fortaleza mudou seu principal canal de comunicação do Workplace (plataforma do Facebook)
para o Voz (plataforma da BeeHome).
Houve migração de todos os conteúdos do grupo Comunicação Oficial, do Workplace para o Voz, com o objetivo
de manter o histórico das notícias oficiais publicadas nos últimos 3 anos. Nas primeiras 24 horas de
lançamento, 25% da base de colaboradores ativou suas contas no Voz, um alcance inédito comparado a outros
grandes clientes da Beehome, que levam semanas para atingir esse número.
Algumas das principais campanhas de comunicação interna com o colaborador: inauguração do Centro de Oncologia;
divulgação do Planejamento Estratégico e programa de reconhecimento do colaborador que realiza atendimento, o
Unimed Eleva.
Engajamento e valorização
GPTW - Clima Organizacional sustentado por uma gestão humanizada
GPTW é a abreviação para Great Place to Work, que traduzido para português significa "ótimo lugar para
trabalhar". Conhecido mundialmente, o Great Place to Work é uma Consultoria Global, que apoia organizações
a terem uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, com uma gestão mais interativa e humanizada.
A Unimed Fortaleza aplica a pesquisa de clima desde 2012 e, em 2023, obteve os seguintes resultados:
Adesão de 58% dos colaboradores, com 2.156 questionários respondidos.
69º melhor empresa de grande porte para se trabalhar no Brasil.
4ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, na categoria Planos de Saúde.
2ª melhor empresa para se trabalhar no Ceará.
Semana do Colaborador
Uma das celebrações mais esperadas pelos colaboradores da Unimed Fortaleza é a Semana do Colaborador,
afinal, faz parte da cultura da cooperativa festejar e celebrar muito. Em 2023, a programação foi diversa
e oportunizou colaboradores de todas as unidades da cooperativa.
Sessões de massoterapia, palestras de desenvolvimento em parceria com o Sistema OCB Sescoop/CE, live com
presidente, distribuição de gifts e jogos interativos, reforçando a cultura da Cortesia com Resultado,
foram algumas das ações realizadas. A programação foi encerrada com dois dias de Happy Hour no
estacionamento da Sede, totalizando uma média de 1.500 colaboradores contemplados durante toda a semana.
Em Festa
O "Em festa" é uma tradição da Unimed Fortaleza. Prática que visa presentear e celebrar o aniversário dos
colaboradores. Em 2023 foram distribuídos mais de 4.000 copos feitos de fibra de bambu e personalizados.
Os colaboradores foram, mais uma vez, encantados pelo gesto de cuidado.
Destaques da Excelência
A cada trimestre, os colaboradores que ganharam o maior número de pins de uma determinada Chave da Excelência,
no acumulado do mês, recebem o troféu Destaque da Excelência da chave na qual foram destaque. O reconhecimento
é entregue pelas mãos do presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Marcos Aragão, em uma cerimônia no auditório da
sede, com a presença de toda a hierarquia de liderança (diretor, superintendente, gerente, coordenador e
supervisor). Dr. Marcos entrega pessoalmente cada troféu, reforçando a importância da cultura para o alcance
de mais e melhores resultados.
Dia dos Pais
A ação de Dia dos Pais reuniu pais e filhos para oferecer uma experiência incrível com uma programação
personalizada envolvendo os dois públicos. Juntos, eles participaram de dinâmicas, além de terem
experiências separados. As crianças ficaram na parte da recreação com muitas brincadeiras interativas e os
pais participaram de um aulão de beach tennis. O objetivo da ação de favorecer a convivência e troca de
experiências foi alcançado. Isso fez com que a alegria contagiante envolvesse a todos que participaram.
Páscoa
A Páscoa Solidária teve como objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis para doar a instituições apoiadas
pela área de Responsabilidade Socioambiental. O time que arrecadasse mais alimentos seria premiado com a
oficina gastronômica "Eu só quero chocolate", tendo a oportunidade de reproduzir as delícias em casa.
Foram 437kg de alimentos arrecadados. Para completar a celebração da Páscoa, houve também a distribuição
de pães de coco aos colaboradores que estavam de plantão no domingo de páscoa, contemplando mais de 1.1500
pessoas.
Rituais de cultura
Dia da Mulher
No Dia da Mulher, um talk show foi promovido com colaboradoras trazendo um pouquinho das suas
experiências. Foi um momento leve e superdivertido, cada uma recebeu um gift contendo um cartão e um
brilho labial. 32 mulheres foram contempladas.
De carona com a nossa cultura
A prática "De carona com a nossa cultura" é sucesso na Unimed Fortaleza. Ao saírem de casa ou do
trabalho, os colaboradores são surpreendidos com um convite para uma carona com o presidente da
cooperativa. Durante o percurso, Dr. Marcos Aragão conhece mais sobre o colaborador e aproveita para
abordar pautas sobre cultura, propósito e estratégia. Em 2023 foram exibidos dois episódios, um em junho e
outro em dezembro.
Café com os Diretores
A iniciativa virou um ritual de cultura constante. Acontece em encontros trimestrais no qual 15 colaboradores
são sorteados, mediante inscrição. É um bate-papo com o presidente e os diretores da cooperativa, onde não tem
pauta definida, é um ambiente livre e seguro onde o colaborador pode debater pontos positivos, oportunidades
de melhoria e como também trazer sugestão de novas práticas. Ao todo, 45 colaboradores foram contemplados em
2023.
Lançamento da Nova Plataforma de Pins
Uma nova plataforma de pins foi lançada em 2023 para os colaboradores. A plataforma nova oferece muito
mais interação, como a rede social dos pins. Nela, agora é possível que todos vejam qual o comportamento
diferenciado do colega, podendo curtir e comentar. Na hora da dedicação é possível ter a certeza de quem
está sendo reconhecido, pois é possível verificar a foto do colaborador, além do setor. Outra novidade
bastante pedida é que agora não é mais necessário baixar mais um aplicativo para reconhecer o seu colega,
basta acessar o link da plataforma que você poderá acessar de qualquer lugar.
#aDiretoriaTáOn
Criar um ritual para tornar a comunicação da diretoria constante e mais transparente, reforçar a nova gestão
como próxima e que cuida do colaborador e disseminar em tempo real os resultados positivos da cooperativa,
além da cultura de Cortesia com Resultado, abrindo um canal para escuta ativa dos colaboradores, com
termômetro para análise das dores e dúvidas. Esses são alguns dos objetivos do programa #aDiretoriaTáOn,
publicado mensalmente no principal canal de comunicação interna da cooperativa, o Voz. Em 2023, a prática
permaneceu como um ritual para fortalecer a cultura e sustentar a estratégia.
Disseminando o propósito
Fortalecer a comunicação visando consolidar o proposito único entre as diretorias com colaboração, clareza
e alinhamento entre lideranças. Os encontros objetivaram refletir sobre novas perspectivas de negócios,
eficiência e sonso de dono para alcançar melhores resultados. Um deles foi feito com oficina gastronômica,
regado com colaboração e trabalho em equipe.
Remuneração, benefícios e parcerias
A cooperativa oferece remuneração e benefícios de acordo com as melhores práticas do mercado, o que
possibilita atrair e reter seus colaboradores. A Unimed Fortaleza acredita em uma remuneração justa e
competitiva, adotando critérios remuneratórios com base em um plano de cargos e salários e negociações de
Acordos Coletivos de Trabalho (ACT´s) com 12 entidades sindicais.
Negociações salariais coletivas
A Unimed Fortaleza realizou negociações salariais coletivas com 12 Sindicatos. Junto com as negociações, foi
negociado o reajuste dos benefícios, conforme abaixo:
Vale-alimentação/refeição: passando ao valor de R$ 729,26 com desconto de 3% ao colaborador.
Auxílio-creche e babá: 4,18% de acordo com negociação de cada categoria.
Benefícios e Parcerias
A Unimed Fortaleza renovou, em 2023, as parcerias já existentes com faculdades e universidades com o
objetivo de concessão de descontos em cursos de educação continuada, graduação e pós-graduação. Realizou
também novas parcerias com a Cacau Show, Coffee Coco Bambu, Mais 1 Café e MPTRANCE.
Ao todo, a cooperativa possui 38 parcerias, entre instituições de ensino e segmentos diversos (cafés, óticas,
supermercado, etc).
O contrato de parceria com a Fecomércio se manteve durante o ano de 2023. Os colaboradores e seus dependentes
possuem descontos nos serviços ofertados pelo SESC. Em contrapartida, a Unimed Fortaleza realiza a doação de
800kg de alimentos, mensalmente, para o programa Mesa Brasil.
Em 2023, a Unimed Fortaleza realizou negociação com os principais fornecedores de vale-alimentação/refeição do
país. Foi fechado contrato com a empresa VR Benefícios, fornecedora de val- alimentação/refeição aos
colaboradores, o contrato possui vigência até agosto de 2024.
No mês de agosto de 2023, a cooperativa negociou com o fornecedor Unimed Odonto, responsável pela
disponibilização do serviço de plano odontológico aos nossos colaboradores, sem reajuste financeiro no
contrato para este novo período de 12 meses.
Para os colaboradores em home office, uma ajuda de custo mensal foi concedida no valor de R$100,00.
Consultoria interna de recursos humanos
A cooperativa possui um time de consultoria interna de recursos humanos para toda a liderança e demais
colaboradores com atuação focada em quatro pilares: cultura e experiência do colaborador, liderança,
eficiência organizacional, negócio & estratégia.
A Unimed Fortaleza realiza pesquisa de clima anual e a partir do resultado realiza um trabalho de escuta e
diagnóstico do clima de algumas áreas específicas através da prática de Canal Aberto. No ano de 2023 foram
realizados canais abertos com 47 áreas, os colaboradores foram ouvidos sbre suas considerações a respeito do
clima da área e da empresa. Esse levantamento foi compartilhado com o líder da área para elaboração do plano
de ação e devolutiva ao time, estreitando assim as relações de confiança e contribuindo para o fortalecimento
e melhoria do clima organizacional.
A consultoria também tem como objetivo aprimorar e profissionalizar a gestão. Nas reuniões de grupos de
gestores, semanalmente, são realizados momentos pontuais de desenvolvimento em grupo a partir dos gaps
identificados em cada time. Também são realizados momentos de desenvolvimento individuais, quando necessário.
O propósito da cooperativa sempre é compartilhado, além de ações e rituais realizados com times e clientes
para inspirar e remeter ao que está no DNA de todos que compõem os muros verdes: cuidar das pessoas para que
vivam mais e melhor.
Nossos Clientes, Fornecedores, Prestadores e Sociedade
A Unimed Fortaleza sempre busca tornar cada vez mais sólida a relação de confiança com seus públicos,
sejam clientes, fornecedores, prestadores e sociedade. Muito além dos momentos de necessidade, a
cooperativa oferece o cuidado de forma contínua.
Prestadores
381
Dentre hospitais, clínicas, laboratórios e bancos de sangue.
Clientes
358.189
Clientes
210.963
Titulares
147.226
Dependentes
(Dados até 31.12.2023)
Nossa Marca
O jeito Unimed de cuidar é uma expressão conhecida que revela a referência em saúde que a Unimed Fortaleza
é, reflexo de uma marca bem consolidada no mercado e que oferece para toda a sociedade a promoção de bons
hábitos e melhoria da qualidade de vida, uma conexão que só se fortalece com o tempo. Nesse sentido,
campanhas e ações de relacionamento com clientes e sociedade foram executadas com excelência e cuidado
durante todo o ano de 2023.
Campanhas
Campanha 45 anos Unimed Fortaleza
Em 2023, a Unimed Fortaleza completou 45 anos de sua existência e quem ganhou o presente de aniversário
foram os clientes que aderiram ao plano de saúde entre março e maio desse ano, período em que estava
ativa no mercado a grande condição comercial para celebrar todos esses anos da cooperativa. Foi ofertado
desconto vitalício de até 25% e mais isenção de carência para consultas e exames simples.
A campanha presenteou clientes atuais e novos com um ano de acesso gratuito à Academia Foguete, a maior
academia on-line do mundo, que possui aulas gravadas, treinos ao vivo e diversas modalidades esportivas.
Além disso, a cooperativa preparou condições especiais para os seus produtos das linhas Salute,
Multiplan, Unifácil e Interplano Leste, com desconto vitalício, isenção de carência e seguro de vida ou
proteção familiar.
Como estratégia de divulgação, a Unimed Fortaleza trabalhou com mídia on e off para fortalecer ainda mais
sua marca e atrair novos clientes: TV aberta e fechada, jornal, rádio, mídia exterior e mídias digitais e
mídia mall.
Em números, a meta da campanha foi superada com um total de 4.776 novas adesões. Quanto à Academia Foguete,
de abril a dezembro de 2023, a plataforma on-line registrou 5.296 mil clientes Unimed Fortaleza com
cadastros ativos.
Dias Imperdíveis 2023
A campanha Dias Imperdíveis é a mais aguardada do ano pelo mercado cearense e pela força de vendas da
Unimed Fortaleza. Ela tornou-se tradição e está no calendário da cooperativa. Em 2023, mais uma vez, foi
sucesso de vendas. Durante os dias 21, 22 e 23 de agosto foi realizado o evento, mais de 500 vendedores
estiveram presentes, focados na prospecção de novas vidas, ofertando as condições imperdíveis, que
poderiam chegar até 380% de desconto ao ano. Foram mais de 7.000 prospecções realizadas e mais de 4.000
mil vidas implantadas, ultrapassando a meta inicial de 2.500.
Campanhas publicitárias
Em um ano desafiador para o mercado de saúde suplementar, foram realizadas três campanhas comerciais e
uma institucional. As campanhas comerciais tiveram condições especiais voltadas aos produtos da Linha
Multi e Linha Salute com coparticipação, incentivando a venda de produtos completos e estratégicos para
Unimed Fortaleza.
Campanhas da rede própria
Em 2023, a Unimed Fortaleza deu continuidade ao seu plano de fortalecimento da rede própria com investimento
em novas unidades, além do reforço de divulgação de alguns serviços. Com isso, ao longo de todo o ano, a
cooperativa promoveu aos clientes diversas campanhas com o objetivo de apresentar essas novas unidades e
ampliar o conhecimento dos serviços ofertados.
Os planos iniciaram em janeiro com umas das mais importantes inaugurações do ano: a obstetrícia do Hospital
Unimed Sul, marcando o início dos atendimentos de emergência e internação obstétrica, centro de parto
natural e UTI Neonatal.
Outro lançamento de destaque em 2023 foi o Centro de Oncologia da Unimed Fortaleza. Além da inauguração da
Clínica TEA WSTC, com foco em terapias assistenciais; e da reforma do Hospital Unimed. Quanto aos serviços,
destaca-se o foco em divulgação na Unimed Vacinas e no Pronto Atendimento Virtual.
Campanha Dias Imperdíveis
O Dias Imperdíveis é um evento anual da cooperativa que tem por premissa ser a melhor oportunidade do
ano para adquirir um plano de saúde Unimed Fortaleza. Com poucos dias de duração e uma data que varia
todos os anos para manter o fator surpresa. Em 2023, o Dias Imperdíveis aconteceu nos dias 21, 22 e 23
de agosto.
O evento se divide em duas frentes principais: venda externa, com representantes autorizados; e venda
interna, com nossa equipe comercial e de vendas digitais. Ambas com metas desafiadoras e com o mesmo
objetivo: realizar excelentes vendas.
A campanha de vendas foi um sucesso; com meta inicial de 3mil vidas novas a serem incluídas e um
incrível resulado de 4.051 vidas novas que aderiram à campanha.
Campanha Corporativa - O Melhor Plano Empresa
Em setembro, foi veiculada uma campanha com condição comercial voltada para planos empresariais de até
29 vidas. Para essa campanha, o foco eram clientes empresariais com a oferta de descontos progressivos
para contratos a partir de 2 vidas para os produtos das linhas Salute e Multi e a partir de 3 vidas para
contratação Unifácil.
Para a divulgação da campanha foi realizado investimento em TV aberta e fechada, além de rádio, mídia
indoor, mídia de mall, mídia exterior, influenciadores e impulsionamento digital redirecionando para a
landing page criada, especificamente, para a campanha corporativa. Além das peças criativas com o mote
da campanha, para a performance digital também foram criadas peças direcionadas.
O conceito da campanha "o melhor plano empresa" representa a importância de cuidar das pessoas como um
investimento importante no seu negócio, independente do tamanho da empresa, mostrando que a escolha
certa do plano de saúde impacta diretamente na satisfação dos colaboradores e performance da empresa.
Semana de Vantagens
Com o sucesso da campanha Semana de Vantagens, lançada em 2022, a campanha voltou ao calendário de
campanhas comerciais no período da Black Friday. Por se tratar de um produto que possui um processo de
compra mais especializado, em 2023 o período promocional de divulgação foi estendido, começando mais
cedo e ocorrendo de 11 a 30 de novembro.
A campanha seguiu principalmente no formato digital e indoor (TVs em elevadores), com o acréscimo de
mídia OOH (out of home) em painéis de LED em locais estratégicos e mídia de mall em dois dos principais
shoppings da cidade.
Apesar de um período curto de realização, e considerando o recebimento de solicitações de propostas de
11 a 30 de novembro, a campanha trouxe bons números, sendo responsável por trazer uma quantidade de
solicitações de proposta equivalente a 103,62% do total da meta prevista para todo o mês de novembro.
Apesar de um período curto de realização, e considerando o recebimento de solicitações de propostas de 11 a
30 de novembro, a campanha trouxe bons números, sendo responsável por trazer uma quantidade de solicitações
de proposta equivalente a 103,62% do total da meta prevista para todo o mês de novembro.
Convenção Comercial
Com a última edição realizada em 2019, o ano de 2023 foi marcado também pelo retorno da Convenção
Comercial da Unimed Fortaleza ao calendário da força de vendas.
Atendendo ao objetivo de aumentar o conhecimento para vender mais e melhor, a programação do evento foi
montada com foco no conhecimento dos produtos, além de importantes novidades para motivar as vendas:
lançamento de um novo produto, ampliação da rede em um dos produtos, anúncio da parceria com a academia
on-line gratuita por um ano para todos os clientes e novos clientes durante o ano de 2023 e campanha
comercial com condições especiais para os clientes com desconto vitalício e isenção de carência para
consultas e exames simples.
Para finalizar, antes do happy hour de encerramento, foi anunciada uma campanha de incentivo anual com
sorteios mensais e um super sorteio ao final mediante o atingimento das metas.
No período de janeiro a dezembro de 2023, a Unimed Fortaleza foi citada positivamente e de forma orgânica
1.018 vezes na imprensa local. Os temas de maior impacto foram:
Abertura do atendimento obstétrico no Hospital Unimed Sul.
Aniversário da Unimed Fortaleza;
Inauguração do Centro de Oncologia.
Recertificação da Acreditação do Hospital Unimed.
Campanhas e ações de marketing.
Várias ações de humanização para pacientes, realizadas na rede própria.
A Unimed Fortaleza se tornou referência para a imprensa, pela agilidade de retorno, por ter boas parcerias
comerciais, por ser disponível para retornos aos veículos e por produzir conteúdo úteis, de serviço, à
população.
Coletiva de imprensa para apresentação do Centro de Oncologia
O cuidado da Unimed Fortaleza cresceu para cuidar ainda melhor das pessoas e essa mensagem chegou também
aos jornalistas, por meio de convite para coletiva de imprensa com tour guiado exclusivo para conhecer o
Centro de Oncologia em primeira mão, e para cobertura no evento de inauguração.
Como ação de relacionamento, para fazer a marca ser lembrada na imprensa local, no Dia do Jornalista,
foi enviado um presente para os jornalistas: uma caixa filosofal decorativa com frases motivacionais.
Presença digital
Redes Sociais
A Unimed Fortaleza, em sua busca constante por estabelecer conexões e se tornar referência em saúde, tem nas
redes sociais um importante canal de comunicação com clientes e a sociedade em geral. As plataformas, cada
vez mais consolidadas, funcionam não apenas como vitrine, mas como espaços de grande alcance para destacar
as ações e projetos da marca. Elas reforçam os valores da Unimed Fortaleza e diferenciam seus serviços e
atendimento.
A estratégia é baseada na produção de conteúdo relevante e transparente, agregando valor ao público. Isso se
reflete no fortalecimento da confiança na marca, consolidando a Unimed Fortaleza como referência em saúde e
o melhor plano do estado, impulsionando a atração de novos clientes.
Em 2023, além de comunicar serviços, projetos e ações, a cooperativa manteve uma abordagem bem-sucedida:
compartilhar experiências de humanização pelas equipes assistenciais e momentos significativos vividos pelos
clientes nas unidades. As redes sociais também foram fundamentais para divulgar rede própria.
Com diversos projetos e investimento em conteúdo de qualidade, o ano foi encerrado com um alcance
significativo:
79.6 mil
Seguidores no Facebook
96.7 mil
Seguidores no Instagram
124.8 mil
Seguidores no LinkedIn
3.6 mil
Seguidores no Twitter
Podcast Plano Business
Em sua busca contínua por inovação e por maneiras de se conectar com diversos públicos, a Unimed
Fortaleza lançou em 2023 o podcast Plano Business. Idealizado para oferecer insights e conhecimento a
empreendedores, líderes corporativos e profissionais do mundo dos negócios, o programa quinzenal foi
apresentado por Camila Coutinho, Daniel Demétrio e Pompeu Vasconcelos. Durante sua primeira temporada,
composta por 13 episódios, o podcast contou com entrevistas de especialistas e executivos de renome, os
quais compartilharam suas histórias, perspectivas e melhores práticas de gestão. Com um total de 4.559
visualizações no YouTube, o episódio com Tissiana Studart, Diretora da Pole Alimentos, se destacou,
alcançando 846 visualizações.
Saúde da Marca
A Saúde da Marca, um dos indicadores estratégicos de marketing da Unimed Fortaleza, traduz a reputação da
cooperativa no meio digital e na imprensa, refletindo o sentimento do público diante das ações e
posicionamentos da marca nos canais de comunicação.
Utilizando a ferramenta BuzzMonitor para coleta de menções nas redes sociais, é possível categorizar
individualmente cada item em uma conversa, expandindo a amostra de menções obtidas. Além disso, são
incluídas as marcações do perfil da Unimed Fortaleza no Instagram e as avaliações no Google Meu Negócio.
Durante o período de janeiro a dezembro de 2023, a Unimed Fortaleza recebeu um total de 39.312 menções nas
redes sociais. No âmbito da imprensa, nesse mesmo intervalo, a cooperativa foi mencionada 1.529 vezes.
Saúde da marca:
90,85%
YouTube
A Unimed Fortaleza continuou, ao longo de 2023, com sua estratégia consistente de produção de conteúdo para
o YouTube, alinhada à abordagem de inbound marketing, resultando em um crescimento contínuo. Além de abordar
temas relevantes sobre saúde e bem-estar, o canal também priorizou a divulgação do Pronto Atendimento
Virtual no Canal Viver Bem e lançou o podcast Plano Business, ampliando sua oferta de conteúdo.
Durante 2023, o canal acumulou um total de 105,957 mil horas de visualizações e conquistou mais 19,273 mil
novos inscritos.
Considerando os dados do Google Analytics 4 (GA4), nova plataforma de mensuração de dados do Google, de
janeiro a dezembro de 2023, o Portal recebeu 19.095.566 visualizações totais. Em 2022, esse total foi de
12.777.750 visualizações, representando um crescimento de 49%.
Da mesma forma, o número de usuários que visitaram o portal aumentou em 18% e o de novos usuários em
12%, resultando em 5.137.572 usuários totais em 2023. Destes, 4.842.725 são novos usuários.
Além disso, houve uma redução de 4% na taxa de rejeição do portal. O Minha Unimed é a página do Portal com a
maior quantidade de sessões (tempo de interação do usuário com seu site ou app), totalizando 1.015.247.
Enquanto um conteúdo do blog sobre maternidade foi o responsável por atrair o maior número de novos usuários
para o portal, ao todo 553.219.
Blog
É o principal canal de produção de conteúdo da estratégia de inbound marketing da Unimed Fortaleza e está
envolvido em todas as etapas da estratégia, desde atrair o público-alvo até gerar a conversão. O objetivo é
unir o interesse das personas com conteúdos que representem o seu momento na jornada de compra com o
objetivo de criar um relacionamento e tornar da Unimed Fortaleza uma opção de compra para esse usuário.
O blog é um dos principais canais de aquisição de tráfego orgânico da Unimed Fortaleza, sendo uma importante
vitrine da cooperativa. Por meio dos conteúdos sobre saúde e bem-estar posicionados na primeira página do
Google, novos visitantes são atraídos para o domínio da marca e são impactados com as comunicações.
De janeiro a dezembro de 2023, o canal somou 5.572.741 visualizações totais e atraiu 3.896.636 usuários. Do
total de usuários visitantes, 94% tem origem orgânica, ou seja, foram atraídos de forma espontânea, sem
qualquer tipo de anúncio.
Prezando pela qualidade e confiabilidade das informações passadas ao público, os médicos cooperados e demais
profissionais da saúde continuaram a contribuir com os posts publicados, oferecendo também uma oportunidade
de visibilidade para esses profissionais.
Ser referência em saúde já está entre os grandes orgulhos da Unimed Fortaleza, mas chegou a hora de
também oferecer novos serviços com a mesma excelência. Dessa forma, a Unimed Fortaleza criou uma empresa
de participações para atuar em novas frentes de negócios e ampliar as oportunidades de faturamento, a
Unimed Soluções.
A estratégia
Ainda no início de 2023, o projeto Unimed do Futuro, debatido junto aos médicos cooperados, levantou todos
os riscos e possibilidades para esse novo cenário, incluindo análises sobre a consolidação do mercado da
saúde suplementar, a elevada concorrência e, claro, as oportunidades reais para o futuro. Após três fóruns e
uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), os cooperados da Unimed Fortaleza aprovaram a criação de uma
empresa de participações.
Os novos negócios
Entre as novas linhas de atuação estão: ensino e pesquisa, serviços assistenciais e até serviços
financeiros, buscando dessa forma disponibilizar soluções acessíveis a todos.
Nesse contexto, as operações em produtos já existentes serão ajustadas, entre eles: Unimed Vacinas,
Corretora de Seguros Unimed Fortaleza e serviços opcionais, como Unimed Urgente, Unimed Fone, Unimed
Aeromédico e Unimed Odonto.
Expansão do cuidado
A Unimed Soluções, e todas as suas possibilidades, marca um momento histórico dentro dos muros verdes,
afinal, é a expansão do cuidado na prática por meio de novas estruturas de atendimento e materializando a
percepção de solidez da Unimed Fortaleza.
Reformulação de produtos
Relançamento do Multimax
No primeiro semestre de 2023 foi relançado o plano Multimax, com o objetivo de agregar o portfólio da Unimed
Fortaleza com um produto mais exclusivo, uma rede seleta, contando com o Hospital Monte Klinikum, que é
bem-visto pelos beneficiários, e alguns produtos opcionais que também trazem mais valor ao plano (Seguro
Viagem Internacional, Unimed Unimed Urgente e Aromédico). O Multiplan também passou a ter o Seguro Viagem
Internacional incluso.
Linha Salute (Salute e Salute Max)
Em março, durante a Convenção de Vendas, foi anunciado que a Linha Salute (Salute e Salute Max) passaria a
ter atendimento nacional para urgência e emergência para dar ainda mais qualidade e confiabilidade aos
produtos da linha. Além da inclusão do Laboratório Clementino Fraga para o Salute Max.
Essencial Max e Unifácil
O produto Essencial Max passou a ter a orientação comercial para empresas acima de 100 vidas, enquanto o
Unifácil foi orientado para as MPEs. Esse direcionamento comercial ocorreu para fazer com que os produtos
tenham bons resultados, visto que são produtos com ticket mais baixo.
Coparticipação
No segundo semestre de 2023, a comercialização dos produtos MPEs sem coparticipação e com coparticipação de
20% para pessoa física e pessoa jurídica foi suspensa. A medida foi tomada com base em uma perceptível
tendência de mercado, já que os principais concorrentes também estão adotando essa prática e visando a
manutenção dos bons resultados financeiros e de sinistralidade.
Relacionamento Corporativo
O ano de 2023 trouxe uma nova perspectiva para a carteira empresarial da Unimed Fortaleza. A operadora
se aproximou cada vez mais dos seus clientes, fortalecendo o vínculo e a confiança nos seus serviços.
As ações de aproximação, acolhimento e resolução de demandas foram realizadas em formatos cada vez mais
personalizados, entendendo os valores e as motivações de cada cliente. Nesse contexto, foram promovidas
ações de promoção da saúde, datas comemorativas, entregas de brindes, visitas de relacionamento, eventos
e formações, com clientes atuais e prospects.
Além disso, em 2023, foi adotada uma nova estratégia para a área de Relacionamento Corporativo: as carteiras
Coletivas Empresariais e Coletivas por Adesão foram separadas. Essa estratégia foi necessária para perceber,
com clareza, as necessidades de cada cliente, bem como o tipo de tratativa, timing de resolução de processos
internos e melhorias a serem feitas.
Estratégias Comerciais
As estratégias comerciais foram intensificadas, aumentando a participação em renovações de contratos
importantes e realizando campanhas personalizadas para os clientes empresariais. Com essa ação, a Unimed
Fortaleza oxigenou contratos antigos e evoluiu em negociações importantes, melhorando a rentabilidade da
carteira corporativa.
Com ações mais estratégicas, a Unimed Fortaleza realizou renovações contratuais promovendo rentabilidade de
contratos, a sustentabilidade da carteira e da operadora, dividindo as participações dos custos
assistenciais e promovendo a utilização consciente do plano de saúde.
Além disso, através da melhoria dos processos internos, a Unimed Fortaleza esteve ainda mais atenta à
sinistralidade dos clientes, entendendo as necessidades e particularidades em cada caso. Foi realizado um
trabalho de perto para aproximar cada vez mais os clientes corporativos da Unimed Fortaleza, focando na
maximização dos resultados para ambas as partes, e utilizando como principal estratégia a celebração de
negociações colaborativas.
Ações de promoção à saúde
Clínicas Unimed e Unimed Lar. Com estes recursos, a Unimed Fortaleza manteve a sua presença ativa em
mais de 250 empresas em ações de prevenções, conscientizações e educações de saúde em meses tão
importantes como Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Somente em 2023, foram atendidos 18.321 beneficiários, de 284 empresas em 526 ações realizadas ao longo
deste ano.
Nesse projeto, a Unimed Fortaleza entregou experiências de cuidado, através de uma escuta ativa às
solicitações dos clientes; experiências que agregaram valor aos serviços corporativos, aumentando a
satisfação e fortalecendo oposicionamento e relacionamento com clientes estratégicos para a operadora.
Essas ações de saúde foram realizadas seguindo critérios comerciais e estratégicos importantes, com foco em
crescimento, rentabilidade da carteira e sucesso do cliente. Em 100% dos casos, houve uma análise
fundamentada para a realização da ação.
Cada vez mais, a Unimed Fortaleza amplia seu cuidado, especialmente, quando se fala da sua rede própria, que
cresceu para cuidar ainda melhor das pessoas em 2023 e vem acompanhando a expansão da cidade. Um dos
principais objetivos dessa estratégia, claro, é garantir a satisfação de seus clientes ao proporcionar a
melhor assistência possível.
Pesquisas de satisfação do cliente
A Unimed Fortaleza também realiza pesquisas de satisfação de forma independente na sua rede própria e
credenciada durante todo o ano com o intuito de acompanhar a percepção e a experiência dos beneficiários e
de estar em constante processo de evolução, melhorando sempre para cuidar cada vez mais de seus clientes.
Para essa mensuração é utilizada a pesquisa NPS, que tem como objetivo avaliar o quanto os clientes estão
satisfeitos com a experiência com a empresa, bem como a sua lealdade à marca. O NPS da rede própria da
Unimed Fortaleza, entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, foi de 85,91%. Já a rede credenciada,
durante o mesmo período citado, tem 75,42% de NPS.
É possível notar que o NPS da rede própria em 2023 foi 6,68% maior que em 2022. A rede credenciada, por sua
vez, manteve um percentual bem semelhante nos dois anos, mas em 2023 decresceu em 0,13 pontos percentuais em
relação a 2022. Em ambos os anos, nota-se que a satisfação dos clientes é maior com a rede própria da Unimed
Fortaleza do que com a rede credenciada, o que mostra a qualidade e a confiabilidade dos recursos próprios
da cooperativa.
Atendimento ao Cliente
Unidades de Atendimento Presencial
A cooperativa possui unidades de atendimento em diversos locais da cidade. Suas centrais estão nos
bairros Aldeota, Oliveira Paiva, Bezerra de Menezes e na cidade de Aracati (CE). Este meio de
atendimento é utilizado por aqueles clientes que preferem ser atendidos de forma presencial.
Sempre há uma equipe especializada pronta para atender às necessidades relacionadas a solicitações de
autorização, solicitações de agendamento, movimentações contratuais, inclusões de opcionais, etc.
As unidades também dispõem de um serviço de autoatendimento diretamente nos totens, disponbilizando emissão
de 2ª via de fatura, emissão de declarações e demonstrativos. Em 2023, 15.759 atendimentos foram realizados,
um aumento de 16% quando comparado ao ano de 2022.
Foram atendidos 110.436 clientes nas unidades durante todo o ano, um aumento de 16,56% em relação a 2022.
Totens de avaliação
Visando aprimorar constantemente os serviços, as unidades contam com Totens de Pesquisa de Satisfação. O
cliente é convidado a responder a pesquisa, permitindo classificar sua avaliação em muito satisfatório,
satisfatório ou insatisfatório, além de fornecer espaço para que o cliente explique o motivo dessa
avaliação (considerando estrutura física, cortesia no atendimento e tempo de espera).
Aproximadamente, 66 mil clientes participaram da pesquisa de satisfação em 2023. Em análise, 98% dos
clientes pesquisados declararam estar "Muito Satisfeito" e "Satisfeito" com o atendimento.
Outro ponto relevante é a avaliação da probabilidade, em uma escala de 0 a 10, de recomendar a operadora
a um amigo ou familiar. O indicador auxilia a compreender o nível de satisfação e confiança depositada.
Além disso, é dosponbiliado um campo aberto para registro de críticas, sugestões e elogios.
Call Center
Principal canal de contato com o cliente. Por ano, cerca de 900.000 mil chamadas são atendidas. Dentre as
demandas, são recebidas solicitações de quaisquer temas. Neste canal de atendimento, 90% das solicitações
são resolvidas de imediato. As demandas que o SAC não tem alçada de resolução, são direcionadas para uma
análise mais minuciosa, conforme o decreto 11.034/2022, e são respondidas ao cliente com a solução da
questão em até 7 dias corridos.
No ano de 2023, a cooperativa empreendeu uma modernização no atendimento do call center. Iniciou-se um
criterioso processo de seleção, envolvendo várias empresas em Business Process Outsourcing (BPO). Esse
processo foi meticulosamente conduzido através da elaboração de um Request for Information (RFI) e,
posteriormente, um Request for Proposal (RFP), culminando na identificação e seleção da empresa mais
alinhada às necessidades estratégicas da organização.
Paralelamente, também foi realizada uma avaliação tecnológica, resultando na escolha da empresa líder em
soluções tecnológicas: a Mutant. Tais decisões refletem o compromisso contínuo com a eficiência operacional
e aprimoramento da experiência do cliente.
A área está estruturada e preparada para atender de forma rápida e eficiente 24h por dia, 7 dias por
semana, o que mostra a eficiência e preocupação da empresa em resolver as demandas com gentileza e
agilidade.
É possível mensuar o nível de satisfação e de confiabilidade através do indicador "Nível de Satisfação".
Nele, foi atingido o patamar de 90%, estando acima da média de mercado, que é de 80%.
Call Center Empresarial
O Call Center Empresarial é um canal de atendimento exclusivo, voltado para as empresas PMEs (pequenas e
médias empresas), que recebe anualmente cerca de 60 mil ligações. Dentre as demandas, são recebidas
solicitações financeiras, demandas de portabilidade, inclusões de dependentes, pedidos de envio de
declarações, além de outras orientações.
Volumetria Empresarial
A área está estruturada e preparada para atender de forma rápida e eficiente em horário comercial de segunda
a sexta-feira, em dias úteis. A equipe do Suporte Empresarial é capaz de prover confiança, segurança e de
promover a imagem da Unimed Fortaleza, podendo mensurar o nível de satisfação e de confiabilidade através do
indicador "Nível de Satisfação". Em 2023, foi atingido o patamar de 95% nesse indicador.
BackOffice de Atendimento Comercial
Pensando em proporcionar experiências incríveis aos clientes, a Unimed Fortaleza conta com o apoio dos
setores de retaguarda que estão preparados para atender virtualmente diversas demandas com a mesma qualidade
e segurança do atendimento presencial.
Nesta célula, são tratadas diversas demandas: inclusão de dependentes, upgrades, análises e alteração de
contrato, atualização cadastral, vendas de opcionais, cancelamentos, portabilidade, entre outras.
Cada passo pensado dentro e fora dos muros verdes tem um alvo: ser a melhor operadora de saúde para seus
clientes, garantindo sua saúde e segurança de maneira completa e genuína.
Saúde Integral
O serviço de Saúde Integral da cooperativa traz a prevenção em diferentes níveis, desde educar a todos sobre
a melhor forma de cuidar da saúde, até o acompanhamento contínuo por profissionais. O serviço conta com o
atendimento de enfermeiro especialista em atenção primária, médico especialista em Saúde da Família e de uma
equipe multidisciplinar (nutricionista, psicólogo e educador físico) com foco no cuidado centrado na pessoa.
Os atendimentos podem ser realizados de forma presencial ou através de teleconsulta, sendo a opção escolhida
pelo paciente.
Gestão do Cuidado
Enfermeiros e acadêmicos de enfermagem realizam a gestão do cuidado dos pacientes crônicos através de
ligações e mensagens entre as consultas com o objetivo de orientar e acompanhar o seguimento do seu plano de
cuidados.
Os pacientes portadores de doenças crônicas recebem orientações preventivas por meio de ligações telefônicas
e mensagens para conscientiza-los sob sua condição de saúde, estimular o autocuidado e promover mudanças
para um estilo de vida adequado às suas patologias.
Em 2023, foram realizadas:
156.421
ligações ativas para captação pelo setor de atendimento.
51.503
atendimentos/consultas pela equipe de médicos/enfermeiros da Saúde Integral.
5.564
atendimentos equipe multidisciplinar.
23.327
atendimentos de gestão do cuidado.
Os serviços são estruturados nas seguintes linhas de cuidado: cardiovascular; diabetes e síndrome
metabólica; obesidade; saúde mental; saúde do idoso; promoção e prevenção em saúde.
Oficinas Terapêuticas
No ano de 2023, a Unimed Fortaleza retornou com a prática de realização das oficinas no formato presencial.
O objetivo é fornecer orientações psicoeducativas para a adoção de hábitos saudáveis e melhoria da qualidade
de vida dos clientes da Unimed Fortaleza, integrada com a atividade assistencial da Saúde Integral. O
trabalho é feito através de sessões semanais em oficinas conduzidas por uma equipe interdisciplinar formada
por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos.
Em 2023, foram realizados 1.361 atendimentos.
Ações de saúde nas empresas
A Unimed Fortaleza proporcionou, para suas empresas-clientes, palestras e rodas de conversa no formato
on-line e presencial sobre diversos temas relacionados à promoção e prevenção de doenças, bem como sobre
hábitos de vida saudável. As palestras são desenvolvidas e facilitadas com o suporte da equipe
multidisciplinar da Medicina Preventiva, bem como profissionais dos demais recursos.
Para a implantação dessas ações, as empresas são eleitas juntamente com a área de Relacionamento
Corporativo, que lidera as ações, conforme relevância estratégica para a Unimed Fortaleza. Em 2023, foram
realizadas 232 ações de saúde nas empresas com 7.591 impactados através do suporte dos profissionais da
Medicina Preventiva.
Pesquisa de Satisfação Medicina Preventiva
No ano de 2023, a Unimed Fortaleza, através de seus clientes que utilizam os serviços da Medicina
Preventiva, manifestou um dos maiores índices de satisfação com as unidades de Saúde Integral. Em 2023, o
nível de satisfação com os serviços da Medicina Preventiva foi de 99,11%.
Curso de Capacitação e Preparação Qmentum International
Junto com o Sescoop, a cooperativa promoveu o curso de Capacitação e Preparação Qmentum International
direcionado para a liderança que atua nos Recursos Próprios. O curso foi realizado por Ariadine Oliveira e
Regina Cardia, especialistas do Quality Global Alliance (QGA), e teve como objetivo compartilhar
conhecimento, habilidades e preparar profissionais, promovendo cada vez mais a cultura de segurança do
paciente e qualidade assistencial. Foram realizadas 3 turmas de treinamento com um total de 50 líderes em
cada uma delas.
Ética e Integridade do Cliente e Fornecedor
A transparência nos processos continuou sendo fortemente aplicada em 2023, garantindo que a Unimed Fortaleza
estivesse adequada às conformidades na relação com todos os seus públicos de interesse.
Proteção e Privacidade de Dados
O Centro Oncológico já nasceu com seus processos e ambiente físico adequados à Lei Geral de Proteção de
Dados. Os processos foram resivados e adequados com o objetivo de tornar ainda mais transparente o
tratamento de dados pessoais dos pacientes.
A nível Nordeste, a Unimed Fortaleza realizou um levantamento das principais obrigações previstas na LGPD
que precisam ser observadas pelas singulares e estar disponíveis aos clientes. Em um universo de 32 Unimeds,
verificou-se que a maioria dos controles necessários não foram ou foram parcialmente implementados. Dentre
os critérios avaliados, a Unimed Fortaleza figura no top 5 de excelência, concorrendo com outras
cooperativas de igual ou menor porte.