Espaço Zen 14 de Junho de 2016

Quais os benefícios de uma boa noite de sono?


*Conteúdo atualizado em 07 de julho de 2017, às 14h33.

Você sabia que uma soneca de apenas 20 minutos durante o dia deixa a pessoa mais bem-disposta e substitui duas xícaras de café? De acordo com a NASA, agência espacial americana, uma soneca de 40 minutos aumenta o nível de alerta em 100%. O que dizer, então, dos benefícios de uma noite de mais de 6 horas de sono?

Mulher dormindo de lado em cima da cama

quantidade de horas de sono ideal varia de acordo com a idade de cada pessoa, porém, o mais indicado são de 7 a 8 horas ininterruptas. Ainda assim, mais de 6 horas de sono já são suficientes para reduzir as chances de problemas cardíacos em 48% e o risco de câncer de mama em 60%.

Além disso, o sono previne a obesidade. Enquanto dormimos, nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Outro fator importante na perda de peso é a aceleração do metabolismo após o sono.

Confira 10 dicas para um sono mais tranquilo

Dormir bem também nos torna pessoas mais felizes. De acordo com um estudo realizado em Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio (EUA), pessoas que dormem de seis a oito horas por noite apresentam índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão.

Diante de todos esses benefícios, não perca tempo: hoje à noite, tome um banho morno para relaxar, coma algo leve, desligue todas as luzes e prepare-se para uma ótima noite de sono!

Não dorme bem? Veja os tipos de insônia

Mulher dormindo em uma cama toda branca

Preocupações com o trabalho, saúde e família, dificuldades nas relações afetivas ou até mesmo impaciência no trânsito têm tirado o sono de muita gente. Isso porque essas características podem estar relacionadas a um problema que é mais comum do que se pensa, a insônia. A insônia pode levar a irritabilidade, cansaço, hiperatividade, dificuldade de concentração e até alucinações.

Veja os tipos de insônia

Rodapé da página.