Espaço Zen 29 de Fevereiro de 2012

Técnicas simples para controlar o estresse


*Conteúdo atualizado em 26/07/2017 às 09:20.

Trânsito enlouquecedor, o carro quebra, você chega atrasado ao trabalho, vai para uma reunião interminável. A vontade é de gritar durante cinco minutos para ver se manda o estresse pra bem longe. Não, não é fácil para ninguém.

Jovem mulher sorrindo deitada na grama

Mas, nem tudo está perdido. Você pode aprender a manter o foco e relaxar nesses momentos de tensão. Quer saber como?

Como controlar o estresse

1. Mantenha uma palavra ou frase curta o suficiente para coordenar facilmente com a respiração: “um”, “paz”, “calma”, ”deixe estar”, ”relaxe”, “amor”, “deixe ir”.
2. Repita a(s) palavra(s) silenciosamente para si, coordene-a com sua respiração na forma que lhe pareça mais confortável;
3. Quando pensamentos interferirem (e isto acontece frequentemente) retorne ao seu foco.

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Para ajudar no relaxamento, opte também por outras técnicas

– Coloque-se em uma postura confortável para a prática do exercício. Pode ser em uma cadeira ou cama;
– Para facilitar a concentração, feche os olhos e focalize a sensação de tensão, que deve iniciar nos pés, pernas, quadril, abdome, mãos e braços, ombros pescoço, boca, olhos, nariz, testa e cabeça;
– Mantenha essa tensão por cinco a dez segundos e então relaxe todos os músculos ao mesmo tempo;
– Deixe a tensão ir embora e fique assim por 10 a 15 segundos;
– Repita o processo várias vezes, até que se sinta completamente relaxado;
– Relaxe também a mente, pensando em algo agradável e respirando lentamente;
– Após um ou dois minutos, abra os olhos e alongue os músculos, movendo-os lentamente.

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