Espaço Zen 23 de Maio de 2012

Técnicas para enfrentar situações de estresse e tensão


*Conteúdo atualizado em 26/07/2017 às 10:19.

Lidamos diariamente com situações que exigem de nós uma grande carga emocional. A todo instante, somos bombardeados por pensamentos  e ações carregados de estresse e tensão.

Mulher com braços abertos pulando ondas do mar

Enfrentar situações é a arte de encontrar um balanço entre aceitação e ação, de deixar ir pensamentos, ressentimentos, emoções negativas e tomar controle de si mesmo.

A técnica até pode ser ensinada mecanicamente, mas a prática de administrar melhor a resposta ao relaxamento dá a você uma grande oportunidade de se distanciar dos pensamentos automáticos  e agir em direção a reduzir o estresse.

Como enfrentar o estresse e a tensão

Na próxima vez em que você se deparar com uma situação de desafio emocional, leve em consideração os seguintes questionamentos:

– O que a situação está realmente exigindo de mim: ação ou aceitação?
– Será que eu me deixo ser pego por emoções e ignoro os aspectos práticos do problema?
– Será que eu estou me focando na solução do problema objetivamente?
– Será que, na realidade, o problema a enfrentar não é a minha reação emocional?

Outra técnica de resolução de problemas é assinar um contrato consigo mesmo. Se você é do tipo de pessoa que faz listas e se deixa bilhetes de lembrança, então você não achará isto nada estranho. Se você não é este tipo de pessoa, tente desta maneira: escreva um contrato que pode vir a ser um plano escrito para se fazer mudanças difíceis. No topo do contrato, você escreve seu objetivo. Agora, você avalia em que estágio você está, de acordo com os seguintes planos da mudança comportamental:

– Nunca considerou uma mudança; precisa de informação.
– Já considerou uma mudança, mas não se comprome­teu.
– Deseja uma mudança; requer motivação.
– Tentando uma mudança, precisa de um empurrão, conheci­mento e experiência.
– Fez mudanças; precisa de reforço.
– Fez mudanças, mas saiu da disciplina; precisa de uma reno­vada motivação.

Conheça os 5 alimentos anti-estresse

Seja qual for o estágio em que estiver o seu contrato, ele deve começar com o planejamento para conseguir o próximo estágio. Escreva seu plano. Agora, ache uma pessoa em quem você confia para testemunhar e colocar sua assinatura no documento.

Uma das boas coisas deste contrato é que você pode revisá-lo com freqüência, o que o faz mais eficaz. Escreva qualquer comentário que queira sobre o que aconteceu com relação ao seu contrato e seu objetivo. Procure revisar seu objetivo sempre que seu contrato for revisto.

 


Rodapé da página.