Espaço Zen 08 de Fevereiro de 2012

Acupuntura: conheça os seus benefícios


Conteúdo atualizado em 17/11/2017 às 10:00.

Acabar com dores localizadas e proporcionar sensação de bem-estar são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelas agulhas da acupuntura.

pessoa-fazendo-acumpuntura

Aplicar agulhas no corpo pode parecer doloroso; no entanto, os chineses mostraram que essa aplicação é terapêutica e pode tratar doenças, promovendo assim, saúde. Dentre os diversos benefícios que a prática traz, há o cessamento de dores localizadas e a sensação de bem-estar. Neste post, listaremos mais benefícios da acupuntura, além de esclarecer dúvidas acerca da prática. Confira!

O que é acupuntura e como surgiu

A técnica terapêutica milenar foi criada e desenvolvida na China e é um dos tratamentos mais antigos que há no mundo. A prática consiste na aplicação de agulhas em áreas específicas do corpo, no sentido de tratar doenças físicas ou emocionais.

Os pontos em que são colocadas as agulhas são chamados de “Pontos de Acupuntura” e podem, de acordo com a aplicação, fazer com que se obtenham diferentes efeitos terapêuticos.

Como funciona?

No momento em que as agulhas são inseridas, há o estímulo de terminações nervosas que enviam diferentes mensagens para o cérebro. Estas mensagens provocam ações e efeitos no corpo. Estes diferentes efeitos podem trazer ao corpo diversos efeitos, tais como ação anti-inflamatória e/ou analgésica.

Quais os benefícios da acupuntura?

A prática é reativa e dá equilíbrio ao fluxo de energia do corpo, favorecendo tanto a estética quanto a saúde do paciente. Além disso, a acupuntura promove o relaxamento dos músculos, reduz a sensação de estresse e recupera o equilíbrio emocional.

A terapia com as agulhas pode ajudar o indivíduo no tratamento de diversas doenças, como:

Acupuntura emagrece?

O processo de emagrecimento também pode ser associado à acupuntura, pois a prática pode ser trabalhada em pontos que estão relacionadas ao controle da fome e também equilíbrio hormonal. De acordo com a Medicina Chinesa, o ganho de peso é causado por órgãos como o baço e o fígado e que pode ser tratado pela acupuntura.

Uma outra prática que também pode ajudar no emagrecimento é a meditação, em outro post, explicamos como ela pode interferir na perda de peso.

Ficou curioso? Clientes Unimed Fortaleza podem ter acesso a esta terapia através de nossos cooperados acupunturistas. Consulte o nosso guia médico online.

Rodapé da página.