Espaço Zen 21 de Julho de 2017

Emagrecimento: entenda como a meditação pode ajudar nesse processo


Muitos mistificaram o significado de meditação, mas na prática nada mais é que um tipo de exercício que também pode ajudar no processo de emagrecimento, além de auxiliar no controle da ansiedade.

Mulher praticando ioga em um lugar tranquilo de casa

Meditar proporciona calmaria e sintoniza a mente ao corpo. Contudo, como podemos usar a meditação para emagrecer? É simples, basta ficar ligado nas dicas que daremos nas próximas linhas.

Como tudo começou

Vamos entender o que significa meditação. A palavra meditar tem origem latina, “Mederi”, que quer dizer tratar a atenção. Essa prática busca, através de um conjunto de técnicas, potencializar a concentração. Sua origem é muito antiga e remonta às tradições orientais, como o budismo.

De acordo com estudos, a meditação traz diversos benefícios à saúde, como o aumento do volume do cérebro, controle da ansiedade, emagrecimento e até mesmo combate à depressão.

Meditação e emagrecimento

O processo de perda de peso, geralmente, é acompanhado de reeducação alimentar e prática de exercícios físicos. A meditação para auxiliar no processo de emagrecimento requer uma disciplina frequente para se obter resultados, é precisa uma mudança de hábitos.

A compulsão alimentar também é uma dificuldade vivida por muitas pessoas e que pode ser gerada devido a vários problemas de saúde, como estresse, ansiedade, depressão ou obesidade. Nestes casos, a meditação é uma boa forma de tranquilizar a mente e avaliar como está a sua alimentação, respiração e rotina.

Da mesma forma que alimentamos o corpo todos os dias, precisamos alimentar a mente também. O primeiro passo para meditar é praticar a concentração, é preciso sentir o corpo, a respiração e estar em sintonia com a mente. O próximo passo da meditação é estar em um local silencioso para que você possa se sentir bem e à vontade para sintonizar dentro de si.

Dieta x Meditação

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Otago, Nova Zelândia, constatou que o ato de meditar funciona melhor que realizar uma dieta, quando o assunto é perda de peso.

O estudo foi publicado no American Journal off Health*, e foi realizado com 225 mulheres, durante dois anos. As mulheres foram divididas em três grupos, sendo que aquelas que praticaram a meditação tiveram mais sucesso na perda de peso do que as que não praticaram.

De acordo com os pesquisadores autores do estudo, a meditação auxilia a pessoa a ter mais atenção na sensação de fome e saciedade, ao invés de ficar focada unicamente na perda de peso.

Mulher praticando ioga na praia em uma manhã ensolarada

A ioga pode ajudar

Geralmente, a compulsão alimentar está associada ao psicológico, se a pessoa não está bem com sua mente, a vontade de se alimentar será maior para suprir os seus nervosismos psicológicos.

E no que a meditação ajuda? De acordo com a professora de ioga, Luciene Fontinele, “a meditação faz com que você consiga controlar sua mente, se está com o psicológico calmo, essas compulsões alimentares acabam. A meditação para emagrecer é uma ferramenta que ajuda nesse processo, pois alinhará o bem-estar físico com o mental”, finaliza a professora.

Ioga é uma forma de meditação ativa que trabalha a integração do corpo e mente, além de proporcionar benefícios à saúde. Para ajudar nesse processo, listamos cinco motivos em que vão te incentivar a praticar a ioga, confira.

     

  1. Em um curto prazo já é possível notar diferenças em seu corpo. Em um mês de prática, o nível de estresse baixa e as dores musculares somem;
  2. A ioga ensina como respirar corretamente, usando todo oxigênio do seu pulmão;
  3. Fortalecimento dos músculos do corpo;
  4. Prevenção de doenças cardiovasculares, pois regula a pressão arterial e diminui o percentual de colesterol ruim do corpo;
  5. Melhora a circulação, além proporcionar bem-estar do seu corpo e mente.

Comprovado: ioga melhora o humor

O objetivo da meditação é fazer com que você tenha autoconfiança em seu corpo, e estar de bem com sua mente fará com que tudo em sua vida seja mais leve. A correria do dia a dia não afetará sua mente se você medita.

A ioga atua beneficamente sobre o sistema nervoso, especialmente, o cérebro, o que acaba melhorando a qualidade do sono. Ao ficar com o corpo e mente relaxados, o praticante dorme mais rápido, levanta mais concentrado e com humor melhor. Não é demais?!

Veja outros benefícios de inserir a ioga no seu dia a dia

Imagine ainda você estando em equilíbrio com você mesmo diante de situações que afetam seu psicológico. A calmaria toma de conta da sua mente sem deixar que seu corpo internalize situações diárias que podem afetar seu humor.

Playlist para meditar

Confira opções de música para você ouvir durante a meditação, desfrute!

     

  1. CD de meditação dinâmica;
  2. CD de meditação Kudalini, que começa com movimentações de dança e finaliza com silêncio e concentração;
  3. Mantras budistas, disponível no youtube;
  4. Iconography ? Max Richter.

A meditação pode ser muito útil para quem deseja emagrecer e vale a pena aprender a meditar. Acrescente este hábito de meditar em seu dia a dia e se sinta bem com seu corpo e mente.

Ioga ajuda a manter a juventude? Confira a resposta

Para ajudar no processo de emagrecimento, é preciso ter também uma boa noite de sono. Veja como isso é possível. Gostou das dicas? Compartilhe no Facebook e espalhe notícia boa por aí!

*Link da pesquisa: http://www.healthpromotionjournal.com/
 



Compartilhe nas redes sociais:
Rodapé da página.