Alimentação Saudável 07 de Junho de 2012

Saiba como a aveia ajuda a controlar a diabetes


homem comendo aveia na colher

Uma dieta equilibrada e diversificada é super importante para a saúde. O consumo de fibras faz parte desta alimentação e traz inúmeros benefícios ao organismo.

aveia é um cereal fonte de vitaminas do complexo B, proteínas, gorduras, minerais e fibras.

Na composição da aveia encontra-se a ?-glucana, uma fibra que auxilia a redução do colesterol LDL (colesterol ruim). Esta fibra pode trazer benefícios em relação à redução do risco de doenças cardiovasculares, como também auxilia no bom funcionamento intestinal.

Para quem tem diabetes, o consumo de fibras pode ajudar no controle de glicemia, melhorando a tolerância à glicose e o controle do diabetes tipo 2. Além disso, gera maior sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso. Para quem deseja perder uns quilinhos de forma saudável, uma  ótima estratégia é incluir cereais diversificados na dieta. Em um post anterior, tratamos de como emagrecer comendo cereais.

A aveia, além de rica em nutrientes, oferece inúmeras opções  de combinações para o seu consumo. Ela pode ser adicionada em sucos, vitaminas, sopas, biscoitos, bolos e frutas. Outra opção é colocá-la sobre o arroz ou outras preparações de refeições como o almoço e o jantar.

Farinha de aveia, o farelo de aveia, a aveia em floco, combinações de aveia com quinoa e amaranto, e as aveias com sabores (banana, chocolate) são exemplos de diferentes produtos disponíveis que você pode encontrar facilmente no supermercado.

Vale lembrar que a  recomendação para a ingestão de fibras é de 19 a 38g por dia.

Para levar uma vida mais saudável, nos acompanhe também no facebook e no twitter e receba atualizações sobre saúde e bem-estar.

Rodapé da página.