Cuidar de Você 05 de Julho de 2012

Saiba como evitar as complicações para os diabéticos


Casal feliz andando na praia

Quem é diabético sabe que deve ter o cuidado redobrado com a saúde. A diabetes não pode ser curada, mas o controle da glicose, da pressão sanguínea e do colesterol podem contribuir para prevenir complicações mais sérias.

A obstrução da circulação nos órgãos causada pelo diabetes leva a complicações crônicas, que são fatais, como o infarto do coração. Além do coração, dos pés e dos nervos, os outros órgãos mais atingidos são o cérebro, os rins e os olhos.

A qualidade de vida para quem é portador de diabetes pode depender de práticas bem simples, como por exemplo, uma boa escovação e a redução do sal nas refeições. Hábitos aparentemente sem importância podem fazer a diferença para prevenir possíveis complicações.

Pensando na qualidade de vida dos diabéticos, reunimos alguns cuidados simples que garantem mais saúde para quem tem diabetes. Veja:

  • Realize uma boa escovação, usando o fio dental a cada refeição e vá ao dentista semestralmente;
  • Não adicione sal à refeição;
  • Fique atento ao sódio: ele está presente nas comidas congeladas, macarrão instantâneo e enlatados;
  •  Evite fumar: além de aumentar em cinco vezes a chance de ter um infarto, as substâncias presentes no cigarro promovem o entupimento das artérias e um consequente aumento da pressão arterial;
  • Evite ingerir açúcar e massas e inclua na sua alimentação diária verduras, legumes, fibras e frutas.
  • Evite ingerir álcool. Além de calóricas, as bebidas alcoolicas elevam o nível de glicemia no sangue;
  • Pratique atividades físicas regulares. Elas ajudam a queimar gorduras e contribuem para  a produção de insulina;

Se você é diabético ou tem parentes com esta condição, acompanhe os nossos posts específicos sobre o assunto aqui no Blog Viver Bem e em nossa FanPage do Facebook. É possível, sim, combater os fatores de risco e manter a qualidade de vida!

Rodapé da página.