Cuidar de Você 17 de Novembro de 2017

Percentual de gordura: descubra 5 mitos e verdades


Nunca se falou tanto em alimentação saudável como atualmente, a busca por um estilo de vida mais adequado está fazendo muita gente repensar suas atitudes e buscar mudanças na alimentação e na prática de exercícios físicos. O que muitos não sabem é que o percentual de gordura do nosso corpo pode esconder além das dobrinhas indesejáveis, muitas doenças. Nessa leitura você vai descobrir o que é mito e verdade sobre assunto.

Homem levantando peso na academia

1. Afinal, todo magro é saudável?

Mito! Pessoas acima do peso podem ser saudáveis ou não, assim como pessoas magras também podem ser saudáveis ou não. Estamos vulneráveis a ter várias doenças e isso se dá não somente por causa do peso e do percentual de gordura, mas por uma série de outros fatores, combinados ou não ao excesso de peso.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um adulto apresenta peso saudável quando o seu Índice de massa corporal (IMC) está entre 18,6 e 24,9 Kg/m2 e do idoso entre 22 e 26,9 Kg/m2. Porém, o IMC não distingue entre diferentes tipos de adiposidade, alguns dos quais podem estar mais associados às doenças cardiovasculares.

Aprenda agora a calcular o seu IMC: Descubra o seu peso ideal

2. Gordura visceral é perigosa?

Verdade! Muitos estudos têm demonstrado que a forma do corpo e da distribuição regional de gordura pode ser mais importante para a saúde do que a quantidade total de gordura corporal. Como é o caso da gordura visceral que se acumula em torno dos órgãos dentro da cavidade abdominal e têm um maior risco de diabetes, distúrbios lipídicos e doenças cardiovasculares do que aqueles com menos acúmulo de gordura visceral.

O maior acúmulo de gordura visceral depende não só das características genéticas, como também da idade, do sexo (feminino ou masculino), sedentarismo e fatores nutricionais.

3. É possível calcular o meu percentual de gordura?

Verdade! A composição corporal é formada basicamente por massa gorda e massa magra, sendo esta última formada por ossos, órgãos vitais e músculos.

Hoje, existem vários métodos para calcular o percentual de gordura total, de forma direta ou indireta, embora alguns sejam mais precisos do que outros. Um dos métodos indiretos é o Exame de Bioimpedância que mede através de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo a quantidade de água, gordura e massa magra. Neste método, a quantidade de alimentos e líquidos ingeridos pelo paciente no dia do teste, assim como atividades físicas praticadas, são fatores a ser levados em conta pelo profissional. Outro método indireto bastante difundido por não ser invasivo e pelo seu baixo custo operacional é o das Dobras Cutâneas.

4. Meu percentual de gordura está alto isso significa que preciso emagrecer?

Mito! Se o seu percentual de gordura está alto, você precisa perder gordura, se o peso estiver adequado, ele pode ser mantido, contanto que se mude a composição corporal, reduzindo a massa gorda e aumentando a massa magra.

5. A idade interfere no percentual de gordura?

Verdade! Com o envelhecimento é comum o aumento de peso, pois o metabolismo tende a desacelerar. Os indivíduos jovens são mais propensos a armazenar o excesso de gordura sob a pele (gordura subcutânea) do que ao redor dos órgãos da cavidade abdominal. Mas isso não pode ser desculpa para perder o foco, o exercício físico regular e a alimentação deve se manter saudável.

Confira 6 dicas para envelhecer com saúde

Para perder a gordura é necessário cortar calorias?

Mito! Para perder gordura não é necessário cortar drasticamente a quantidade de calorias consumidas e fazer dietas radicais. É mais importante focar na qualidade dos alimentos consumidos, aumentando a ingestão de fibras, proteínas magras, gorduras boas, água, controlar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, comer a cada 3 horas, fazer exercícios físicos regulares e dormir bem.

Na hora de se alimentar, a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar e entender o papel que desempenha cada alimento.

Recomendamos também: 6 opções de alimentos saudáveis e práticos

Mais que um corpo, saúde!

É importante saber que diminuir o percentual de gordura do corpo é muito mais que estética, pois essa mudança trará mais saúde e qualidade de vida. Investir em um estilo de vida correto é uma porta aberta para um futuro cheio de saúde e disposição.

nutri-giulianna

 

O conteúdo desse artigo foi desenvolvido com a orientação da nutricionista Giulianna Mastroianni (CRN6-6974), profissional da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.

Rodapé da página.