Alimentação Saudável 17 de Agosto de 2017

Noz da Índia: mitos e verdades sobre o produto que promete emagrecer


A solução para o emagrecimento rápido. Com essa promessa, é comercializada a noz da Índia, famosa substância que assegura a diminuição da absorção de gordura pelo corpo. Com efeito diurético e laxante, o produto é comercializado no Brasil há cerca de cinco anos.

Cesta contendo Noz da Índia

Você sabia?

A noz da Índia é uma semente de cor branca, extraída da nogueira-de-Iguape. É uma planta nativa da Indonésia, usada como especiaria na Índia. No Brasil, muitas vezes, ela é confundida com o chapéu-de-napoleão, planta comprovadamente tóxica para o organismo.

Como a noz da Índia age no organismo?

O consumo de chá de noz da Índia ou da semente está na moda e promete o milagre do emagrecimento em pouco tempo. Mas é preciso ficar atento aos efeitos colaterais para não comprometer a saúde.

Noz da Índia: milagre ou ilusão?

Em 2017, a fabricação, comercialização e distribuição da noz da Índia foi proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em todo o país. A decisão gerou polêmica e aumentou as dúvidas sobre o assunto. Por isso, confira os principais mitos e verdades acerca deste produto da moda para emagrecer.

  • “A noz da Índia não faz mal, pois é um produto natural.”

Mito! O engano das pessoas é achar que produtos naturais não fazem mal. Isso depende de cada organismo, que reage de uma forma diferente. Qualquer produto, seja natural ou remédio, oferece risco tóxico.

Em casos mais graves, há possibilidade de desenvolvimento de uma hepatite fulminante, evoluindo para um transplante de fígado. Devido à sua ação laxativa, o consumo de noz da Índia pode fazer mal por atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais.

  • “O chá de noz da Índia emagrece.”

Mito! O chá tem propriedades tóxicas e laxantes, que causam diarreia, fazendo a pessoa perder líquido e dando a falsa impressão de emagrecimento. Não há comprovação científica que afirme a eficácia da noz da Índia na perda de peso.

Afinal, como funciona a noz da Índia no organismo? Há estudos que mostram que o extrato da folha tem um efeito na inibição da gordura, além de ação anti-inflamatória e analgésica, mas não a partir do consumo da semente.

  • “A noz da Índia apresenta efeito colateral.”

Verdade! O consumo de noz da Índia na versão chá ou semente pode gerar efeitos colaterais como dor de cabeça, diarreia e desnutrição decorrente da redução da absorção de gordura. É possível também o surgimento de hepatite.

  • “Há uma forma segura de consumir noz da Índia.”

Mito! Por enquanto, não há uma indicação que favorece o consumo seguro de noz da Índia, visto que é um alimento que já teve sua comercialização proibida pela Anvisa. Portanto, como medida de segurança, deve-se evitar o consumo.

?Não indico o uso de noz da Índia para emagrecer. Os efeitos colaterais são muitos, o que inviabiliza a inclusão deste alimento em rotinas alimentares com o objetivo de emagrecer. Inclusive, o alimento é proibido pelo órgão regulamentador de Vigilância Sanitária, principalmente quando se trata dos grupos de risco: gestantes, lactantes, diabéticos, pacientes com doenças renais e/ou hepáticas, entre outros?, afirma Lívia Maria Nogueira, nutricionista especialista em Nutrição Esportiva e Estratégias Avançadas para Suplementação no Esporte.

Como perder peso de forma saudável?

Há vários alimentos considerados funcionais e que realmente têm sua ação comprovada, além de serem regulamentados pelos órgãos responsáveis. A indicação de uso desses alimentos só pode ser feita mediante prescrição de profissionais especializados e sua recomendação e dosagem são individualizadas e requer bastante cuidado.

Entenda como a meditação pode lhe ajudar a emagrecer

Segundo a nutricionista Lívia Nogueira, o método mais seguro e eficaz, embora tenha se tornado um clichê, será sempre a orientação nutricional feita por um nutricionista e a prática de exercícios físicos regulares acompanhados por um profissional de Educação Física.

“Vale salientar que muitos produtos existentes no mercado, e que prometem emagrecimento rápido e milagroso, devem ser vistos com certa ressalva e até com desconfiança. Muitos deste, têm sua comercialização proibida ou seus efeitos estão relacionados muito mais ao efeito diurético do que à redução de percentual de gordura propriamente dito. Dessa forma, cria-se uma falsa ilusão com relação à perda de peso e, no entanto, o que há, de fato, é apenas uma eliminação mais acentuada de líquidos corporais e que refletem na balança. Em pouco tempo o organismo recupera esses líquidos e o peso volta ao inicial”, afirma a nutricionista.

Então, como emagrecer?

Para te ajudar na mudança em busca de qualidade de vida, conte com a ajuda de profissionais capacitados. Você sabia que a Unimed Fortaleza conta com grupos que ajudam os clientes a emagrecer de forma saudável? Acesse a página da Medicina Preventiva e confira as opções para você ter orientação nutricional, dicas de saúde e mudar de vida!

Gostou das dicas? Confira também os mitos e as verdades sobre os sucos detox e compartilhe com os amigos nas redes sociais!

 

Rodapé da página.