Quando pensamos em adotar uma alimentação saudável logo nos vem à cabeça o questionamento de por onde começar. Por isso, conhecer a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar; ela indica quais são os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para o nosso dia a dia, promovendo a saúde e nos prevenindo de doenças.
Se você deseja entender melhor a funcionalidade dessa pirâmide de alimentos, fique atento neste post, pois reunimos as informações mais importantes sobre o assunto, validadas por nossos profissionais da saúde.
A pirâmide alimentar pode ser usada para orientar sobre como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida.
Ela orienta a quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas. Dessa forma, ela permite visualizar o quê e o quanto se deve comer. Ela indica ainda o consumo adequado de água e da prática de exercício físico, como parte de hábitos saudáveis. Se aplicando, de forma geral, às pessoas que não tenham problema de saúde.
Na base da pirâmide, estão a água e a atividade física. Compondo a maior parte do corpo humano, a água é um nutriente essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, além das reações químicas em geral e manutenção da temperatura corporal.
Recomenda-se de acordo com a pirâmide alimentar, uma ingestão de aproximadamente dois litros de água por dia, nos intervalos das refeições. A atividade física aliada a uma alimentação saudável é de grande importância para melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde. Recomenda-se, portanto, no mínimo 150 minutos de atividade física por semana. Mas lembre-se! Consulte um profissional capacitado a lhe ajudar.
Conheça o nosso canal no Youtube e confira dicas da personal trainer, Ingrid Machado, para a prática de exercícios físicos!
Já os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos alimentares; são divididos em:
É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. Nele, encontram-se os alimentos fontes de carboidratos como aveia, pão, arroz, farinhas integrais, batata doce entre outros. Na pirâmide, o consumo destes é priorizado, pois são as principais fontes de energia do organismo, com carboidratos complexos (ricos em fibras), vitaminas do complexo B e fibras.
Neste encontram-se as verduras e os legumes. Ao consumi-los seu organismo receberá vitaminas, minerais e fibras. São essenciais para a regulação de diversas funções metabólicas e funcionamento adequado do organismo. No entanto, a ingestão inadequada pode levar a estados de carência e a manifestações clínicas.
Assim como as hortaliças, as frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais ao equilíbrio e funcionamento regular do organismo.
Neste grupo encontram-se os grãos, como: feijões, lentilha, grão de bico, soja e oleaginosas. Além do aporte proteico, são boas fontes de fibras. As leguminosas são fontes de proteínas de origem vegetal.
Este é o principal grupo fonte de proteínas de origem animal, que é um nutriente essencial para a formação de tecidos, enzimas e anticorpos. São ricas também em ferro e vitaminas B6 e B12 que têm efeito preventivo nas anemias. De acordo com a pirâmide, seu consumo deve ser de no máximo duas vezes ao dia, pois estes alimentos são geralmente ricos em gorduras saturadas e colesterol, por isso prefira as carnes magras.
Os alimentos deste grupo também fornecem proteínas ao organismo, além de cálcio, nutriente fundamental para constituição óssea e dentes. O consumo deve ser moderado, pois nos integrais há presença de gordura saturada e colesterol. Por isso, prefira leite e derivados desnatados.
São alimentos fonte de energia e são responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B. Por serem ricos em calorias, sua ingestão deve ser moderada e equilibrada. É preferível optar pelos alimentos fontes de gorduras boas como óleo vegetal, azeite de oliva extra virgem, linhaça, castanhas e amêndoas.
Este grupo na pirâmide alimentar é composto por açúcar, mel, doces e produtos açucarados como achocolatados, por exemplo. São carboidratos simples, não tem fibras. São pobres em nutrientes e seu consumo deve ser esporádico.
1. As informações contidas na pirâmide alimentar facilitam o entendimento dos nutrientes oferecidos, já que os alimentos são divididos em grupos, podendo reduzir o risco de obesidade e de carências nutricionais.
2. Facilita na escolha dos alimentos para ingestão diária, que permite uma alimentação saudável e, portanto, um físico melhor preparado e apto a realizar atividades físicas sem grandes esforços.
3. Auxilia no consumo equilibrado de alimentos e promove menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol, incentivando o maior consumo de frutas, legumes e verduras. Desta forma, o risco de doenças como diabetes e colesterol é menor.
Leia também: 5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto
Uma das maiores justificativas por não se ter uma alimentação saudável e equilibrada é a falta de tempo, por ser preciso pesquisa e orientação para uma alimentação adequada. Entretanto, ter o conhecimento da pirâmide alimentar é essencial para quem deseja reeducar sua alimentação de maneira prática.
Os grupos definidos apresentam uma alimentação variada e moderada, com os nutrientes necessários para o dia a dia, indicando quais os mais importantes. Desta forma, você já sabe quais são os alimentos indicados, facilitando para a adoção de um novo hábito: vida saudável.
No entanto, a distribuição correta dos grupos de alimentos da pirâmide alimentar deve ser individualizada, de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, antes de tomar qualquer atitude, o indicado é consultar um nutricionista, pois não seguir as orientações corretas pode comprometer a ingestão de nutrientes essenciais para seu corpo.
Para começar com o pé direito nesse estilo de alimentação saudável, separamos uma receita super saborosa para você adotar em seu cardápio!
Viu como receitas saudáveis também podem ser práticas? Agora é só colocar as mãos na massa e firmar as atitudes para perceber como mudar de hábito garante a você uma vida mais saudável!
Esperamos que este post tenha lhe ajudado a entender melhor a funcionalidade da pirâmide alimentar! Confira também nossa playlist de Receitas Práticas disponível em nosso canal no Youtube e fique por dentro de todas as dicas saudáveis pensadas para você!
Conteúdo desenvolvido em parceria com a profissional Maria Lineuda S. Lima (CRN:2249)
Nutricionista, Especialista em Administração de Serviços de Alimentação e em Comportamento Alimentar.
Seu download começará em instantes...