Para obter uma alimentação saudável é necessário saber escolher os alimentos. O ideal é fazer refeições que possam combinar diferentes nutrientes, de acordo com sua função no organismo. Por isso, a pirâmide alimentar pode servir como um guia para uma alimentação balanceada.
A pirâmide alimentar permite visualizar o quê e o quanto se deve comer. Os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos, conforme os principais nutrientes que contêm. O número de porções diárias recomendadas é indicado. Há correspondência entre o número de porções e a área ocupada na pirâmide pelo grupo de alimentos.
Com o objetivo de facilitar a escolha dos alimentos, a Pirâmide Alimentar é dividida em quatro grupos. Veja:
1° nível ou Base : Grupo dos Carboidratos
- Os carboidratos são nutrientes energéticos, pois fornecem a maior parte da energia necessária para o corpo realizar suas atividades físicas e mentais. Este grupo representa os carboidratos complexos que são absorvidos de maneira mais lenta e por isso são mais saudáveis.
Onde encontrar: pães, cereais, massas em geral, tubérculos e raízes.
2º nível: Grupo das Vitaminas e Minerais
- As vitaminas e minerais são representados pelas frutas e hortaliças. São indispensáveis para o funcionamento adequado do organismo, principalmente para a regulação de diversas funções metabólicas.
- Onde encontrar: verduras, hortaliças e frutas.
3º nível: Grupo das Proteínas
- As proteínas são nutrientes construtores, isto é, realizam a síntese dos tecidos e órgãos. Têm origem tanto vegetal quanto animal.
Onde encontrar: leite, queijos, iogurte, coalhada, carnes em geral, ovo, leguminosas como o feijão, soja, ervilha, lentilha e grão de bico.
4° nível ou Ápice: Grupo das Gorduras e Açúcares simples
- São altamente calóricos, mas pobres em valor nutritivo. Devem ter consumo mínimo, uma vez que já existem de forma natural ou por adição em vários alimentos e preparações.
- Açúcares: são carboidratos simples, pois são rapidamente absorvidos. Incluem os açúcares de mesa, tortas, doces em geral, compotas, mel e outras guloseimas.
Onde encontrar: alimentos refinados, ricos em amido, açúcar e sacarose.
- Óleos e gorduras: as gorduras são nutrientes fornecedores de energia e de ácidos graxos essenciais. São importantes condutores de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e compõem as membranas de nossas células.
Onde encontrar: os alimentos que mais contém gorduras são carne, toucinho, leite e derivados, óleos e azeites.
Não esqueça que é importante também procurar a ajuda de um nutricionista para adequar a sua dieta às suas necessidades. Consulte o nosso guia médico.