Outras melhorias de sistemas

Modernização do Sistema MV

Foi realizada a modernização tecnológica do Sistema MV, sistema de gestão hospitalar, introduzindo suporte aprimorado, segurança reforçada e novas funcionalidades, como o módulo oncológico, beneficiando diretamente os colaboradores.


Consultório Online

Aprimoramento do Consultório Online, que passou a dispor de abas dedicadas e ferramentas especializadas para pacientes oncológicos e aos pacientes submetidos a tratamentos imunobiológicos. As novas funcionalidades oferecem cálculos de dosagem inteligentes e mecanismos automáticos para o agendamento de consultas e solicitações de exames, proporcionando um serviço mais abrangente e eficiente. No Consultório Online, a introdução de documentação personalizável e a assinatura eletrônica reforçam a eficiência e segurança do registro de informações. A autenticação de documentos passou a ser reforçada com códigos QR, proporcionando uma validação mais eficaz e segura.


Novo serviço de suporte tecnológico aos cooperado - Personal Assistente Digital

Uma nova forma de interação com os cooperados foi lançada, por meio do serviço "Personal Assistente Digital". A ferramenta permite aos médicos um acesso facilitado a uma gama de serviços, proporcionando uma maneira simplificada e direta de solicitar assistência em diversas funcionalidades oferecidas pela Unimed Fortaleza, melhorando a eficiência e a qualidade do atendimento ao paciente.


Atualização tecnológica da Teleconsulta

Foi realizado um aprimoramento nas teleterapias, proporcionando atendimentos virtuais eficientes e acessíveis através do Consultório Online. A expansão nos serviços digitais demonstra o compromisso em oferecer cuidados contínuos e personalizados. Paralelamente, a plataforma Twilio foi adotada para teleconsultas, uma escolha estratégica que melhora significativamente a qualidade e a confiabilidade das consultas on-line. O Twilio oferece uma infraestrutura robusta e flexível, assegurando comunicações claras e seguras, essenciais para a eficácia das consultas médicas virtuais. Essas inovações refletem o esforço para manter a Unimed na vanguarda da tecnologia de saúde, priorizando a conveniência e a excelência no atendimento ao paciente.


Robô de comunicação pró-ativa para guias eletrônicas

A Unimed Fortaleza implementou um robô de comunicação pró-ativa para aprimorar a interação com os clientes. A ferramenta é projetada para notificar automaticamente os clientes sobre as guias eletrônicas disponíveis, enviando-as por e-mail e atualizando o status de envio no sistema da empresa. O objetivo é simplificar a comunicação, garantindo que os clientes recebam informações importantes de forma rápida e que a cooperativa mantenha um registro atualizado das interações. Esse passo reforça o compromisso com a eficiência e a transparência no atendimento ao cliente.


Melhorias no atendimento

Foram introduzidos bots de atendimento, que agilizaram as interações em departamentos como Vendas, Rede Credenciada e Vacinas. Nos setores Financeiro e Agendamento, inovou-se com um menu inicial que permite uma avaliação da satisfação do cliente, direcionando casos complexos para atendimento humano e reduzindo a insatisfação.

No autoatendimento, um totem interativo permite que pacientes realizem o check-in de forma independente, contribuindo para uma significativa redução no tempo de espera e elevando a eficiência do serviço prestado nas Clínicas Unimed. Foi automatizado o processo de internação de emergência, eliminando a necessidade de trabalho manual e impressões, otimizando o tempo de atendimento para clientes e colaboradores. Pesquisas de Satisfação foram implementadas em algumas clínicas em busca de captar o feedback dos clientes, reforçando o compromisso com a qualidade e a melhoria contínua do atendimento.


Contact Center

Foi realizada a modernização do Contact Center com aquisição de novas tecnologias. A implementação dos serviços de URA expandiu a capacidade de atender chamadas eficientemente, reduzindo o tempo médio de atendimento e melhorando a experiência do usuário. Essas ferramentas, criadas e implementadas pela TI são a espinha dorsal de um Contact Center que passaram a operar com maior inteligência e agilidade, com isso, a Unimed Fortaleza passa a ter a gestão do serviço.


Controle do gasto de sala (Centro Cirúrgico):

Foi implementada a automação do controle de gastos em sala no Centro Cirúrgico. O avanço, com o desenvolvimento de um robô para processamento automático de faturamento, proporciona um controle mais eficaz dos insumos utilizados nas cirurgias.


Sistemas administrativos

Foram realizadas melhorias em sistemas administrativos, como TOTVS RM, Oracle EBS, que ocasionaram avanços em processos internos, como cumprimento de prazos, melhor alocação de recursos e contribuição para um fechamento contábil mais otimizado. Houve atualização de versões dos Sistemas, Gesplan, garantindo o suporte total das aplicações e TOTVS RM para atender a nova legislação do E-Social.


Centralização da Tesouraria

A implantação do módulo de Tesouraria Compartilhada no Hospital Unimed e Hospital Unimed Sul, em novembro, proporciona a redução de operações manuais de venda de serviços particulares, reduzindo horas de trabalho e melhorando a qualidade e velocidade das informações que trafegam entre os hospitais e a operadora. A solução traz mais segurança no processo, permitindo fechamento de caixas corporativo. Em 2024, a implantação em todas as unidades da rede própria continuará. Foi implementada a unificação das áreas de Tesouraria de algumas unidades de negócio, o projeto encontra-se em fase de operação assistida.