Acreditação

Acreditações vigentes

As certificações estimulam o aprimoramento contínuo e engajamento para as melhores práticas de saúde. Em 2023, o Hospital Unimed Fortaleza conquistou a recertificação de acreditação internacional Qmentum na categoria Diamond, conferido pelo QGA (Quality Global Alliance). O serviço de Home Care - Unimed Lar manteve a certificação ONA (Organização Nacional da Acreditação) nível 2 - acreditado pleno e os 10 laboratórios eletivos mantiveram a acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos).


Projeto Acreditação em Rede
Projeto Acreditação em Rede

A Unimed Fortaleza é a 1ª rede privada de saúde do Brasil a participar do Projeto 360° da Acreditação Internacional Canadense.

Há mais de 10 anos o Hospital Unimed é certificado pela metodologia Qmentum pelo QGA (Quality Global Alliance).


Houve um momento solene para oficializar o processo de Acreditação em Rede, que contemplará a certificação de cerca de 30 unidades de atendimento dos recursos próprios da Unimed Fortaleza (hospitais, laboratórios, clínicas, serviço de atendimento móvel, centro oncológico, serviço de atenção primária, home care e telessaúde).

O projeto prevê, no primeiro ano, a realização de uma avaliação diagnóstica (já realizada, em agosto, em todas as unidades de atendimento) e visitas de acompanhamento a cada três meses até a primeira certificação que deverá ocorrer em agosto de 2024.


Auditoria interna da Qualidade

Seguindo o cronograma de auditorias, em setembro foi realizada auditoria interna da qualidade nos 11 laboratórios da rede própria, com o intuito de avaliar os requisitos da Norma PALC.


Projeto Ofício 747

A Unimed Fortaleza, por meio do projeto Ofício 747, garantiu o cumprimento dos requisitos para adequação dos canais de comunicação e sistemas, definição de SLAs e redesenho de processos, trazendo melhoria no resultado do índice do monitoramento da ANS.


Ouvidoria

A Unimed Fortaleza disponibiliza para seus beneficiários a Ouvidoria como instância de mediação de conflitos, que atua em cada manifestação levando em consideração não só os normativos vigentes, mas também o relato dos clientes. Após tratativa da reclamação, a causa raiz é identificada com propósito de sinalizar as oportunidades de melhorias nos serviços da operadora, sendo esse um diferencial em relação aos recursos externos.


Demanda da Ouvidoria - RN 323

As manifestações são recebidas pela Ouvidoria através de seus canais exclusivos de comunicação, como o formulário no portal Unimed Fortaleza, e-mail: ouvidoria@unimedfortaleza.com.br e telefones 0800 275 0625 ou 4020- 3333 (para ligações de celular).

Em 2023, até o mês de outubro, a Unimed Fortaleza, por meio da Ouvidoria, recebeu 4.457 acionamentos, o canal telefônico foi o mais procurado, representando 84% das demandas, seguido dos meios eletrônicos (e-mail e portal) com 16%.


Jurídico

Sempre cumprindo suas obrigações legais, a Unimed Fortaleza implementou as diretrizes relacionadas à Resolução Normativa nº 518, da ANS, sobre a adoção de práticas de Governança Corporativa, Controles Internos e Gestão de Riscos, tendo sua comprovação atestada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, reforçando a prática dos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa já contemplados na cultura da cooperativa.

Dessa forma, com a utilização dos seus controles internos e gestão de riscos, as soluções jurídicas e administrativas contribuem cada vez mais, visando a resultados positivos para a operadora com foco na sua sustentabilidade econômico-financeira e em seu crescimento projetada para o futuro.