Movimente-se 29 de Setembro de 2017

Saia do sedentarismo e veja dicas de corrida para iniciantes


Quem está começando no mundo da corrida também pode percorrer longas distâncias. Veja dicas de treinos de corrida para iniciantes, ideal para quem quer sair do sedentarismo de uma vez!

Casal feliz correndo ao ar livre

Você já comprou o tênis e a roupa adequada, mas nunca conseguiu dar o pontapé para praticar atividade física? Ou pior, quando tenta fazer exercícios acaba se lesionando e a dor no joelho interrompe a programação de uma vida saudável? Chegou a hora de descobrir um treino de corrida para iniciantes que você pode começar agora!

Corrida: como começar?

A corrida pode ser um esporte praticado por qualquer pessoa, inclusive sedentários. No entanto, antes de começar seu treino, é fundamental consultar um médico e fazer uma avaliação física personalizada.

Por que corrida faz bem?

A prática da corrida para iniciantes só traz benefícios!

  1. Uma noite de sono com mais qualidade;
  2. Liberação de endorfina, substância que traz a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar;
  3. Maior resistência muscular;
  4. Menos gordura e músculos mais fortes e definidos.

Fortaleça a musculatura e faça exercício em casa

Corrida: qual o tempo ideal?

Para que possa sentir alguma modificação considerável no metabolismo, a recomendação médica é de que cada pessoa pratique a corrida ou a caminhada, pelo menos três vezes por semana, durante 45 minutos, com intensidade média ou alta, intercalando um dia de atividade com um dia de descanso.

Para todos os praticantes de corrida, especialmente no caso de corrida para iniciantes, não é preciso levar em conta a velocidade para execução da atividade. A velocidade da corrida só deve aumentar quando o corpo estiver pronto, evitando lesões.

Mulher checando seu tempo de corrida no celular

Quando a corrida começa a fazer efeito?

O treino de corrida ideal varia de acordo com o perfil do corredor. Para emagrecer, por exemplo, é possível perder mais de 4 quilos por mês com um treino de, pelo menos, 45 minutos todos os dias se estiver com a alimentação também ajustada.

Dicas de alimentação pré e pós-treino

Em média, os corredores que fazem o percurso de 5 km por dia e mantém uma dieta equilibrada e saudável colherão os benefícios da corrida na primeira e na segunda semana, eliminando até 2 quilos (dados podem variar de pessoa para pessoa).

Tecnologia a favor da corrida

Que tal calcular o tempo da sua atividade, acompanhar a sua evolução por meio de gráficos e ainda ter um estímulo extra para correr, ao acompanhar os treinos dos seus amigos das redes sociais?

Confira alguns aplicativos gratuitos de corrida para celular:

  • Strava – rede social para corredores. Traz desafios e compara sua performance com a dos seus amigos.
  • Runkeeper – opção de treinos, avaliação da sua performance com gráficos e desafios no curto, médio e longo prazo.
  • Nike + Run Club – faz uma competição entre você e seus amigos por meio de rankings. Também é possível monitorar seu percurso, distância, ritmo, tempo e calorias queimadas via celular.

Veja mais aplicativos: como usar a tecnologia a favor da malhação?

Treino de corrida para iniciantes

Para receber um treino de corrida para iniciantes, confira o nosso guia com 3 planos de treinos para fazer fora da academia. No guia, você irá encontrar dicas para iniciar a prática de caminhada e corrida, instruções de profissionais da área, sugestões de alongamentos para fazer antes e depois da atividade física, além de dicas de alimentação pré e pós treino.


Assessoria de corrida para iniciantes

Para praticar a corrida sem medo de lesão e tendo um grupo para motivar você a superar seus limites, as assessorias esportivas de corrida para iniciantes são uma forma segura para realizar seus treinos.

A Unimed Fortaleza conta com a Unimed Ativa, uma assessoria de corrida para clientes, colaboradores e cooperados, com profissionais que realizam avaliação, montagem e acompanhamento do treino. Os treinos acontecem na Beira Mar, no Shopping Iguatemi e no Cambeba, sempre com 1 hora de duração. Para participar da Unimed Ativa, acesse o site.

Unimed Ativa

luis-eduardo
Conteúdo aprovado pelo profissional Eduardo Parente (CREF 3472).
Graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduado em Nutrição e Exercício Físico, com 10 anos de experiência em assessoria de corrida, correu 8 maratonas e 1 ultramaratona.

Rodapé da página.