Movimente-se 14 de Dezembro de 2017

Idade não é limite: confira dicas para começar a praticar exercícios aos 50 anos


Começar a fazer exercício é uma decisão que pode mudar completamente a sua vida. E para quem pensa que apenas os jovens possuem essa oportunidade se engana, pois praticar exercícios aos 50 anos é tão importante e traz tantos benefícios quanto em qualquer outra fase da vida.

Mulher praticando exercícios aos 50 anos

Para aqueles que aceitaram o desafio de sair da zona de conforto e encarar uma atividade física de frente as recompensas são muitas, afinal, chegarão à terceira idade com mais disposição e saúde

Guia de exercícios: por onde começar?

É importante, antes de começar a se exercitar, consultar um médico para fazer um check-up e verificar se está tudo ok com a sua saúde. Essa consulta é fundamental para que o profissional possa orientar e junto com o profissional de educação física montar um plano de atividades mais adequado para as suas necessidades.

Exercícios aos 50 anos: qual o melhor?

Essa pergunta só você poderá responder, pois o melhor exercício é aquele que a pessoa possui afinidade e sinta prazer realizando. Esse momento precisa ser agradável e não massacrante, ou seja, não adianta nada fazer o exercício que um amigo indicou e não se adaptar. No entanto, exercícios aos 50 anos de força e resistência têm uma importância fundamental na manutenção da qualidade de vida.

Atividades mais recomendadas

Musculação, ginástica localizada, pilates e treinamento funcional, são alguns exemplos de atividades que irão promover a melhora na força e resistência muscular. Como em qualquer outra idade, para começar a fazer exercícios aos 50 anos, a recomendação é que comece aos poucos, e conforme seu corpo for se adaptando, pode aumentar a carga.

Musculação ou treinamento funcional: o que praticar?

Benefícios de se manter ativo

A atividade física promove centenas de benefícios à saúde. Os efeitos dos exercícios ocorrem em todas as estruturas, órgãos e sistemas do organismo, como a melhora do controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar e gorduras no sangue, na manutenção do peso corporal, da composição corporal, da força e da resistência dos músculos, da integridade dos ossos, da capacidade pulmonar, da oxigenação dos tecidos, na produção de neurônios e muitos outros benefícios que retardam o envelhecimento e atenuam de forma significativa todos esses sinais e sintomas.

O que comer antes da atividade física

Para praticar qualquer atividade física, é importante que você não esteja de estômago vazio. O ideal é que se alimente pelo menos uma hora antes de iniciar o treino. Mas cuidado, o equilíbrio é o segredo do sucesso, pois também não é recomendado fazer exercícios de estômago muito cheio.

Mas o que comer? Priorize carboidratos complexos como cereais integrais (granola, aveia), batata doce, massas integrais e frutas.

Dicas infalíveis de alimentação para iniciantes na prática de exercícios

50 com orgulho!

Hoje em dia chegar aos 50 anos de idade é sinônimo de energia e disposição. Para muitas pessoas essa é a melhor fase da vida. E energia é o que não falta para os alunos do Grupo Movimente-se promovido pela Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza às terças e quintas, das 17 às 18h, na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, que incentiva a população a sair do sedentarismo.

Participante do grupo desde seu início, a aposentada Silvelina Marques, de 61 anos, afirma que sua saúde melhorou muito com as aulas do grupo. “Minha diabetes era alta, hoje está normal e o grupo me ajudou a sair do sedentarismo”, comemora.

Palavra do profissional

abelPara o profissional de educação física da Unimed Fortaleza, Abel Rodrigues, as atividades físicas são de fundamental importância em qualquer idade da vida do indivíduo, mas com o passar dos anos algumas alterações metabólicas do corpo exigem ainda mais que o corpo se movimente. “A importância da atividade física não é apenas estética. Apesar de deixarem os músculos tonificados e a pele mais bonita, exercícios como caminhada, pilates, hidroginástica, ginástica, musculação e alongamento são cruciais para aqueles que já passaram dos 50 anos consigam dormir bem, ter uma boa flexibilidade, aprimorar a mobilidade, ter mais força e disposição no dia a dia”.
 


Mais saúde na sua vida!

E então, inspiramos você a iniciar mudanças no seu estilo de vida? Compartilhe este post com os seus amigos e espalhe a novidade!

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