Cuidar de Você 13 de Junho de 2017

Truques simples para não fugir de uma vida saudável


Ter uma vida saudável diante dos percalços enfrentados diariamente é um desafio. O trabalho e as demandas pessoais preenchem boa parte do nosso tempo e, no final do expediente, só nos restam o cansaço e a vontade de relaxar.

Imagem de uma maçã e um bolinho em cima de uma mesa e uma mulher em dúvida de qual comer

Mas, sabia que é possível manter uma qualidade de vida sem fugir da dieta ou da prática de exercícios físicos? Conheça alguns truques simples, por meio da entrevista com a nutricionista Lineuda Lima e o profissional de educação física, Abel Rodrigues, que vão ajudar você nessa tarefa.  

Truques para manter uma vida saudável

Unimed Fortaleza – Muitas pessoas investem em uma alimentação saudável para manter uma melhor qualidade de vida, mas ao longo do tempo, algumas brechas surgem, como o desânimo e a vontade de consumir produtos gordurosos, por exemplo, por serem mais fáceis. Diante desse cenário, qual sua dica para não fugir de uma boa alimentação?  

Nutricionista Lineuda Lima – Comer consciente pode ser a solução para a nossa vida agitada. Essa prática se baseia na ideia de está presente e com atenção total ao que está acontecendo, devem-se evitar distrações ou perturbações, perceber as cores, os cheiros, os sabores e as texturas da comida, mastigar devagar, desligar o computador, a televisão e o celular. A prática de comer consciente pode ajudar a reconectar o corpo com a mente. Devemos comer escolhendo alimentos dos quais gostamos, claro que precisamos incluir alimentos saudáveis e variados, mas sem sermos restritivos.

Unimed Fortaleza – É comum as pessoas se privarem de consumir alimentos calóricos em prol da dieta, embora outras pessoas defendam que deve existir uma moderação. O que você indica para manter esse equilíbrio?

Lineuda Lima – Para manter o equilíbrio, é necessário mudança de hábitos.

Unimed Fortaleza – Quais alimentos são práticos e saudáveis para as pessoas que têm uma rotina corrida levarem para o trabalho?

Lineuda Lima – É importante utilizar alimentos variados, com a presença de todos os grupos alimentares (vitaminas, minerais, fibras, proteínas, carboidratos e gorduras boas), priorizando os alimentos naturais, evitando o consumo rotineiro de produtos industrializados.  Fruta in natura ou desidratada, castanhas de caju ou do pará, amêndoas, iogurte natural, cereal integral ou biscoito integral, são exemplos que ajudam na praticidade do seu dia a dia.
Mulher andando de bike ao ar livre com um lago ao fundo

É hora de praticar exercícios físicos!

Unimed Fortaleza – Quais exercícios físicos são indicados para as pessoas que têm uma rotina agitada e não tem muito tempo livre para se dedicar a uma atividade física?

Profissional de Educação Física Abel Rodrigues – Sempre o melhor exercício é aquele onde existe a identificação com o mesmo, seja ele aeróbico ou anaeróbico, lembrando que são necessários apenas 30 minutos diários ou 150 minutos semanais para obtenção de todos os benefícios que os exercícios realizados de forma regular proporcionam.

Unimed Fortaleza – Existe algum tipo de exercício que possa ser praticado no trabalho para melhorar o desempenho e produtividade?

Abel Rodrigues – Sim. Alongamentos diários são sempre benéficos para os colaboradores, além de utilizar práticas saudáveis de atividades físicas como ir de escada em vez do elevador.  

Unimed Fortaleza – E para as pessoas que seguiam um ritmo saudável, mas ao longo do tempo abandonaram a prática de exercícios físicos. Como retornar?

Abel Rodrigues – É interessante verificar o motivo que levou a desistência dos exercícios. Em seguida, sempre se deve optar por atividades que despertem prazer em realizá-las, aulas coletivas e atividades em grupo sempre são uma boa opção.

Unimed Fortaleza – Existe algum aplicativo que auxilie a pessoa durante a prática de atividades físicas e que mostre os resultados já alcançados?

Abel Rodrigues – Sim, porém pessoas iniciantes e sedentárias devem sempre procurar orientação de um profissional de educação física antes de se aventurar neste tipo de prática.

Agora ficou fácil não fugir de uma vida saudável depois dessas dicas, concorda? O ideal, além de seguir esses truques, é procurar auxílio médico para ter uma orientação em relação aos alimentos que devem ser consumidos e os exercícios físicos que devem ser praticados.

Banner clicável com a frase "Aproveite nossos benefícios exclusivos. Solicite seu plano". Ao fundo, a imagem de uma mãe e sua filha se divertindo com alimentos saudáveis

Rodapé da página.