Alimentação Saudável 30 de Janeiro de 2015

Gordura abdominal e mastigação: saiba tudo


Mulher mastigando uma maçã verde.

Quando pensamos em vida saudável, nos vêm à cabeça inúmeras ideias, tais como ir à academia, entrar em uma dieta, etc. Porém, é pouco provável lembrar que a mastigação influencia ? e muito ? no processo de alimentação e digestão. Por ser a primeira fase do processo digestivo, a mastigação torna-se importante por triturar o alimento, deixando-o em pedaços menores, o que aumenta a capacidade de ação das enzimas sobre eles, facilitando, assim, a sua digestão.

Muitas pessoas, na correria do dia-a-dia, se alimentam tão rapidamente que não mastigam o alimento da maneira como deveriam, ocorrendo de ingerirem grandes pedaços ou, até mesmo, em consistência sólida, o que é errado, visto que após a mastigação, o alimento deve ter uma consistência cremosa. Com isso, o organismo demora a triturá-los, fazendo com que a sensação de ?estufamento? se amplie, favorecendo, assim, o acúmulo de gorduras na região abdominal.

A maneira correta de mastigar um alimento se dá através da quantidade de vezes que ele é triturado. É necessário mastigar, aproximadamente, 30 vezes cada garfada, pois, em cada uma delas, é estimulado o centro de saciedade, um controle que temos no cérebro que regula a ingestão de alimentos. Quando eles são bem mastigados, os músculos da face se movimentam de tal forma que é gerada uma resposta mais rápida ao estímulo da saciedade, ou seja, nos sentimos saciados mais rápido e com menor quantidade de alimentos.

Na sua próxima refeição, lembre-se de que a mastigação influencia no metabolismo e é uma etapa importante na digestão. Mastigue calmamente e saboreie os alimentos melhor, aproveitando a sensação de saciedade para ingerir alimentos na quantidade necessária, sem exageros.

Rodapé da página.