Cuidar de Você 21 de Junho de 2012

Dicas para caminhada para portadores de diabetes


Uma atividade simples, que pode ser feita em qualquer lugar, sem custo algum, e ainda traz  benefícios tanto para a saúde física quanto mental.

A caminhada é um dos melhores exercícios físicos para o nosso organismo: queima calorias, reduz o nível de glicose no sangue, diminui a resistência à insulina, colabora para um aumento do condicionamento físico e proporciona o bem-estar.

Quem é portador da diabetes pode realizar sem restrições a caminhada, porém deve tomar alguns cuidados com os pés para evitar o aparecimento de ferimentos. Principalmente para quem tem diabetes do tipo 1 e pretende caminhar por longos períodos, deve ser submetido ao teste de glicemia para avaliar a  eficiência da medicação oral e da alimentação para um controle mais preciso da insulina.

Antes de praticar qualquer atividade física, é sempre importante passar por avaliação médica e, se possível, procurar orientação de um educador físico que ajudará no programa mais adequado ao seu objetivo.

Se você é portador da diabetes tipo 2, fique atento às recomendações específicas do quadro abaixo:

Tabela de caminhada para quem tem diabetes

Dicas para caminhada:

  • Mantenha a cabeça erguida, o abdômen contraído e as costas eretas;
  • Procure dobrar os cotovelos enquanto balança os braços;
  • Dê passos fáceis e leves;
  • Preste atenção ao seu calcanhar durante a caminhada. Ele deve ser o primeiro a tocar o chão; depois a planta do pé e, por último, os dedos;
  • Alongue-se antes e depois da caminhada;
  • Comece com um ritmo de caminhada leve, sempre respeitando os limites do seu corpo. Com o passar do tempo, aumente gradativamente a duração da atividade física;
  • Use um tênis confortável e apropriado para a caminhada. Modelos que absorvem o impacto com o solo são os mais indicados.

Rodapé da página.